A imperatriz de ferro

A imperatriz de ferro Jung Chang

Resenhas - A Imperatriz de Ferro

Thais645 07/10/2023

Uma mulher que todos deveriam conhecer.
Neste livro somos apresentados a Cixi a imperatriz- viúva, através do seu governo e sua influência, trouxe melhorias significativas para China. É nítido que durante a leitura da autora é pro ocidente, porém, é fácil entender o porque ela é assim. Conhecendo a história da China entendemos o porque era tão importante a China aprender a jogar o jogo ocidental. Através desta história conhecemos e se torna notório quantos as mulheres poderiam ter sido incríveis, se tivesse oportunidade de se desenvolver com mais liberdade. Cixi só é grande pois foi estimada. Há humanidade perdeu e perde de mais?. A autora tenta ser imparcial, e mostra os erros e falhas da governanta, contudo é importante não se simpatizar? aprendeu a jogar, perdeu alguns lances mais encaminhou seu país da melhor forma dentro de suas capacidades e limitações. Foi moderna mais sem perder as tradições e a sua essência.

Saádia 30/05/2023

Cixi foi revolucionária
Uma grande estadista, com política inovadora, pouco se fala sobre Cixi. Uma tremenda injustiça! O livro demonstra que Cixi esteve no mesmo patamar ou até mesmo superior a outros políticos por aí reverenciados.
Amei me aprofundar um pouco mais sobre a história da China, conhecendo melhor sua política, cultura, costumes e as bases de formação do Estado de hoje.
Um excelente livro para quem gosta de historio e geopolítica.

Kelly.Jesus 24/01/2023

Gostei bastante, saber que uma mulher se destacou em uma época e em uma sociedade que a mulher não era vista mais que um objeto é muito gratificante! Cixi transformou a China medieval em uma China moderna para a época, trouxe eletricidade, linhas férreas e outros avanços significativos! Vale muito essa leitura!

ZePPa 31/07/2022

Livro muito bom , legal entender um pouco da história do mundo através de uma ótica diferente da que estamos usualmente acostumados recomendo o livro muito legal

romulorocha 25/06/2022

A imperatriz de ferro, de Jun Chang - 10/10
JUNG CHANG nasceu em 1952, na China. É autora, entre outros, de Cisnes selvagens, que recebeu o NCR Book Award, e coautora da biografia Mao: A história desconhecida, ambos publicados pela Companhia das Letras. Seus livros já venderam mais de 15 milhões de cópias fora da China (onde são proibidos) e foram traduzidos para mais de quarenta idiomas.

Em A imperatriz de ferro somos apresentados à história de Cixi, também conhecida como imperatriz viúva ou velha buda. Cixi, entre idas e vindas sendo tutoras de dois imperadores com pouca idade para governar, governou a China por mais de 50 anos. Além do desafio de liderar um império com raízes profundamente patriarcais, Cixi ainda teve de lidar com atentados à sua vida, diversas crises financeiras e guerras com o ocidente e com o Japão. A despeito das adversidades, Cixi resistiu e permaneceu firme até seu último dia de vida. Mais do que uma biografia, o livro é um resgate da história de uma personagem importante na história da China, que por muitos anos permaneceu obscurecida nos registros históricos.

Para os que gostam do gênero biográfico, o livro não irá decepcionar. Caracterizado por uma leitura fluida, cronológica e repleta de referências, o livro nos prende do início ao fim. No epílogo, ainda somos presenteados com ilustrações e fotografias da época, ressaltando a grandeza da personagem.

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaChinesa
#AImperatrizDeFerro
#JungChang

Ester71 29/04/2022

Que aula sobre a China!!! Comecei a ler sem muito conhecimento, mas, ao final, me deu vontade de saber, cada vez mais, como um país tão grande, pode sair de tantas derrotas.

Fran Piva 01/02/2022

Cixi governou a China por décadas e foi uma das grandes responsáveis pelo processo de modernização do Estado Moderno Chinês no inicio do séc XX. Este biografia, proibida na China, relata a vida de Cixi, de seu nascimento à sua morte, e suas relações políticas, sociais e afetivas.
Achei um livro bastante curioso e muitas vezes me aterrorizei diante do relato sobre os costumes e práticas da época, tais como a naturalização da sentença de morte sem julgamento, ataduras nos pés das mulheres, castração dos eunucos, entre outros.
Quem gosta de livros históricos, super indico!

Stuart.bookster 27/01/2022

A Imperatriz de Ferro, de Jung Chang
Um livro espetacular e de uma personalidade pouco conhecida, a Imperatriz Viúva Cixi da China. Em que se conta as origens de Sua Majestade, desde o concubinato até o verdadeiro fato que marca a vida da Imperatriz, o golpe de estado que dá e passa a comandar a China em nome de seu filho, anos em que a China atravessa diversos problemas, mas com dignidade e poder. Cixi se torna o verdadeiro exemplo de governante, enfrenta as potências ocidentais de igual para igual e torná-se uma mulher calculista e feroz. Aborda também a temática da abertura da China as potências estrangeiras, a luta contra os estrangeirismos e ocidentalismos em sua nação, a resistência populacional e as mudanças que implanta seguindo o ocidente. Para além disso, o livro demonstra em certas partes a aversão aos ocidentais justificadas, exemplo:
- "Os ocidentais pregam amor a Deus e o amor ao próximo e parecem acreditar de fato em tais coisas. No entanto, fazem guerra com canhoneiras e peças de artilharia para conquistar povos a força [...] ao que parece, o amor a Deus é menos real que o amor ao lucro."

Entretanto, por se tratar de uma biografia, aborda elogios comedidos a Imperatriz e suas capacidades intelectuais e estadistas, por exemplo:
- "A Imperatriz não era como o infeliz sapo que, sentado no fundo de um poço, afirmava que o céu era do tamanho da manha que ele enxergava ali."
- "É sem dúvida, notável que homens há muito no poder, dispondo dos recursos do Estado e de seu amparo, tenham caído sem um tiro de resistência e sem que uma voz ou uma mão se levantasse em sua defesa."

DeiaMolder 22/09/2021

Vamos aos fatos.....

Uma relés concubina torna-se Imperatriz regente da China. Numa época em que as mulheres não tinham nome próprio por serem insignificantes, não havia registro de nomes femininos. ?
A Imperatriz viúva Cixi, regeu o império chinês por trás de um biombo, simmm ?. Eram tantas regras que não sei como não se enrolavam nelas.

Levou a China a era moderna, derrubando muitos tabus.
Por dels, as vezes dava muita agonia com a luta que Cixi travava contra obstáculos os quais eram muito fundamentados na filosofia de vida dos chineses, o confucionismo.

Nada contra, enquanto filosofia pessoal, mas quando se misturam as estações, "dá ruim".

Como toda a biografia, chega uma hora que começa a encheção de linguiça, principalmente na parte da aposentadoria. ? Situações da sua vida cotidiana foram minuciosamente descritas, assim travando o livro.

Mas, de resto foi tranquilo e muito interessante.
Cixi, foi a frente de seu tempo.

Alessandra 30/06/2021

Biografia fantástica!
A autora narra maravilhosamente bem a vida de Cixi, Imperatriz viúva q levou a modernidade para a China.
Cixi não era santa , aliás era muitas vezes cruel, mas soube com liderança levar ao país ferrovias, eletricidade, telégrafo, medicina oriental, forças armadas eficientes e meios modernos de conduzir o comércio exterior e a diplomacia.
A descrição dos costumes chineses são as vezes chocantes, mas uma aula de história.
Leitura muito prazerosa e fluida.
Adorei !

Denis Job 24/04/2021

Indispensável
Em um momento histórico onde tanto se fala da China, este livro se torna uma leitura indispensável. Conhecer a história deste país e de como ocorreu a transição política no início do século XX se torna tarefa indispensável.
O livro é fluido, dinâmico e muito bem escrito. Uma leitura agradável que certamente levará o leitor a se aproximar bastante desta cultura tão distante da nossa realidade ocidental.
Recomendo fortemente.
Dione 26/04/2021minha estante
Gostaria muito de ler todos os livros dessa autora.

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

Verificado A imperatriz de ferro, de Jung Chang
Considerada como uma das mulheres mais importantes da história da China, a imperatriz viúva Cixi governou o país por décadas. E é sobre a vida dessa polêmica governante, que morreu com mais de 70 anos, que a autora se debruça para apresentar ao leitor uma biografia completa e cheia de curiosidades.

Aos 16 anos, Cixi foi escolhida como uma das concubinas do imperador chinês. E é já nesse momento inicial que a história narrada chama a atenção do leitor, sobretudo pelas diferenças que marcavam a cultura e sociedade daquele país, no início do séc. XIX. Um verdadeiro choque de cultura, que muitas vezes me deixou bem incomodado com os costumes daquela época.

Com a morte do imperador, quem assume o trono é o filho que o governante teve com Cixi. Mas é a partir de um golpe político que a viúva consegue chegar ao poder, mesmo em um período em que o papel da mulher na sociedade era muito limitado.

E os próximos capítulos da história da imperatriz são bem conturbados, tendo Cixi se envolvido em sérias polêmicas que a deixaram com a fama de uma governante sanguinária. No entanto, a autora tenta desmistificar muito essa imagem criada sobre Cixi, a fim de garantir o seu papel merecido na História - que muitas vezes foram roubados das mulheres. O papel da mulher responsável por levar a China da Idade Média para a Idade Moderna.

Confesso que as partes da obra que descrevem os detalhes da rotina da imperatriz e dos demais que vivem a sua volta me deixaram muito mais interessado quando comparado com as partes dedicadas aos fatos políticos. De toda forma, fica clara a densidade da pesquisa da autora e a relevância de Cixi para a história da China. A edição também possui várias imagens sobre a vida da imperatriz e do país ao longo do século XIX. Para quem gosta de biografias mais extensas, essa é uma excelente escolha!

Nota 8/10

site: http://instagram.com/book.ster

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

Verificado A imperatriz de ferro, de Jung Chang

Nota 8/10

site: http://instagram.com/book.ster

carolmureb 22/02/2021

Concluindo hoje meu calhamaço de estreia no Kindke - presente de Natal do irmão @eduardomureb ?.
Um obra que busca resgatar a história da imperatriz-viúva que conduziu a saída da China da Idade Média para a Idade Moderna. Salvou seu país de governos desastrosos de dois imperadores (seu filho e seu sobrinho), ainda que por golpes. Reconheceu seus erros, sobreviveu a tentativas de assassinato, desencadeou reformas, abriu a China ao Ocidente, previu uma monarquia constitucional e até a República. Morreu e entrou para a História como responsável pelo que aconteceu de pior, ou não aconteceu, na China no período que viveu. Grandes mulheres, não santas, mas grandes mulheres que, mesmo sendo capazes, não tiveram seus direitos reconhecidos e nem sua inteligência unicamente por serem mulheres. E assim segue a História....