Jung e a Interpretação dos Sonhos

Jung e a Interpretação dos Sonhos James A. Hall

Resenhas - Jung e a Interpretação dos Sonhos

ToniBooks 14/10/2021

A língua esquecida
Este é um guia prático e abrangente para a compreensão dos sonhos com base nos princípios da análise psicológica de Jung.
O autor, Dr. James A. Hall foi psiquiatra na Medical School de Soutwestern.

LaraF 25/03/2013

Longe de ser um manual sobre sonhos, o livro tem a proposta de elucidar as ideias junguianas diante dos sonhos que se apresentam, pode-se encontrar inúmeros exemplos de sonhos onde encontramos os arquétipos, animus/anima, persona e sombra sendo manifestados pelo ego onírico ao ego vígil. a ideia de self tb aparece, mas pelo que entendi, são raros aparecerem diretamente nos sonhos! tb me chamou a atenção o fato de ser interessante verificar que sonhos em diferentes noites poderem ser continuações um do outro..além de, nos sonhos, ser possível, verificar o agravamento ou solução/abrandamento de determinado problema. Não é um livro fácil, mas bastante profundo e interessante!
SUPERNOVA 29/11/2016minha estante
Estou lendo este livro...realmente não é simples. Mas muito interessante. Legal seu comentário.

Larissa.Cifarelli 23/11/2021

Sonhos
O livro é escrito de uma forma bem simples e resumida, bom para iniciar leituras sobre sonhos pela teoria analítica, porém para dar início é importante saber os conceitos básicos de Jung (arquétipo, si-mesmo, sombra...).
Contudo se diferencia bastante da psicanálise freudiana (que é minha base teórica), então achei um tanto fantasioso, me fazendo desacreditar em muitos momentos na teoria Junguiana, como questões relacionadas a inconsciente coletivo, alquimia ou sincronicidade.
mappemonde 23/11/2021minha estante
ai, amiga, sim! desisti total de jung :c

FlAvia632 13/04/2023minha estante
Por odeio psicanalistas...

Beka 17/09/2022

Sonhos
Este é um guia prático e abrangente para a compreensão dos sonhos com base nos princípios da análise psicológica de jung. Segundo jung o modelo da psique é discutindo de forma concisa, com muitos exemplos clínicos de sonhos e do modo como eles podem ser interpretados em seu contexto.
Achei o livro bom ao todo, uma leitura nada complexa, pois é tudo bem explicativo, mesmo discordando de alguns pontos citados no livro e achando eles um tanto irrelevantes para análise em um todo, eu ainda assim o índico, para uma compreensão maior dos sonhos e seus significados.

Nazrat 11/05/2021

Jung acessível
Uma leitura tranquila que apresenta gradualmente conceitos junguianos com diversos exemplos. A questão de transferência e contratransferência, os complexos, os arquétipos, são explicações breves e práticas. Ao final há um glossário para dirimir dúvidas que permanecerem.

Mar 01/06/2022

Amei
Esse livro é realmente uma introdução. Não tem como concluir um estudo em 160 páginas mas o autor consegue estimular uma busca maior pelo tema proposto.
Acabei de terminar e já quero outro.

Atenção: Não é um livro com significados de sonhos. Até porque isso é muito particular.

Paulinha 06/08/2023

Mais uma introdução
Se a gente ignorar o sub título "um guia" e entender e interpretar somente como uma introdução, esse livro se torna aceitável.

O tema é muito interessante, mas as informações são jogadas superficialmente, como uma introdução mesmo, tipo, "leiam isso anotem as dúvidas e depois vamos aprofundar". É isso.

Vale a pena ler, sabendo isso, que é só uma introdução e que você sai com poucas coisas esclarecidas e muitas dúvidas.

A linguagem e o pensamento do autor são prosaicas e arcaicas, mas dá para ler.

BJekyll0 20/08/2022

Camada extremamente superficial do todo
De "manual" como intitulado, parece um panfleto. Na minha humilde e leiga opinião quanto ao assunto, achei o livro um grande breviário. Não aprofunda em absolutamente nada. Cita superficialmente conceitos que seriam interessantíssimos se fossem trabalhados em alguns parágrafos a mais.
O livro intenta dar uma ideia de conceitos utilizados por Jung, cita pequenos trechos de alguns sonhos. Entretanto, deixa tanto a desejar.
Parece que quando vai "engatar" em algo, se perde o todo e então é mais fácil mudar de tópico.
São leituras interpretativas generalistas e superficiais, retrógradas (o que até certo ponto é de se esperar, mas não deixa de ser incômodo).