Visões e Ilusões Políticas

Visões e Ilusões Políticas David T. Koyzis

Resenhas - Visões e Ilusões Políticas

Erberson 31/08/2021

Bom para começar a estudar o tema
Alguns teólogos dizem que o liberalismo (capitalismo) deve ser a ideologia correta para o cristão. Outros dizem que a mais correta para o cristão é o socialismo. Entretanto, David T. Koyzis mostra neste livro que todas as ideologias podem se tornar um ídolo. Ele mostra que todas elas são criações humanas que possuem pontos positivos e negativos.

Gostei muito. Não é num livro definitivo sobre o tema, mas serve como uma primeira leitura. Vou me aprofundar.

Luã 20/03/2021

Uma obra lúcida
O argumento central de Koyzis é de que as ideologias mais proeminentes como o liberalismo, o nacionalismo, o conservadorismo, a democracia e o socialismo têm uma natureza idólatra, na medida em que cada uma delas isola um aspecto da Criação de Deus (o indivíduo no liberalismo, a tradição no conservadorismo etc.), revestindo-as de uma importância divina que cabe somente ao Criador. Contudo, ele não deixa de demonstrar certas verdades e contribuições de cada uma delas à sua maneira, além de apontar a melhor postura para o cristão diante do mar ideológico/idólatra.

Ramon 27/06/2020

Idolatria política
Sempre ouvi falar muito bem sobre esse livro, e por fim, fui conferir para entende-lo melhor.
O autor irá fazer uma abordagem sobre o liberalismo, conservadorismo, nacionalismo, democracia e socialismo,demonstrando como essas ideologias podem ser idólatras.
O livro é bem escrito, com boas fontes e referências.
Tais ideologias não são idólatras em si, mas sim os seres humanos que as usam para corromper a ordem política, divinizando o status de cada uma delas e reduzindo toda a interpretação da realidade pela sua visão monolítica.
É um bom livro, vale a pela ler para conhecer melhor um pouco das ideologias que seduzem os corações corrompidos pelo pecado, e entender que a melhor forma de enxergar a realidade é pela visão cristã.

Paulo 02/12/2019

Praticamente resume meu pensamento político, nesse livro incrívelmente completo e intenso, o autor apresenta história das cosmovisoes e posições políticas centrais, apresenta de maneira sucinta os objetivos de cada uma. Em cada uma fazendo um contraste com o cristianismo. É um livro excelente sobre política, muito completa mas com um grande diferencial...A análise cristã reformada de todas elas

André 30/01/2015

Ideologia e Idolatria
Aqui são tratados as principais ideologias e nossos dias (liberalismo, conservadorismo, nacionalismo, democracia e o socialismo). Elencado seus ponto fortes e fracos, e a forma que cada uma dessas ideologias podem a vir ser idolatradas como forma única de solução final (salvação) para tudo e todos.