Visões e Ilusões Políticas

Visões e Ilusões Políticas David T. Koyzis

Resenhas - Visões e Ilusões Políticas

André 30/01/2015

Ideologia e Idolatria
Aqui são tratados as principais ideologias e nossos dias (liberalismo, conservadorismo, nacionalismo, democracia e o socialismo). Elencado seus ponto fortes e fracos, e a forma que cada uma dessas ideologias podem a vir ser idolatradas como forma única de solução final (salvação) para tudo e todos.

Ramon 27/06/2020

Idolatria política
Sempre ouvi falar muito bem sobre esse livro, e por fim, fui conferir para entende-lo melhor.
O autor irá fazer uma abordagem sobre o liberalismo, conservadorismo, nacionalismo, democracia e socialismo,demonstrando como essas ideologias podem ser idólatras.
O livro é bem escrito, com boas fontes e referências.
Tais ideologias não são idólatras em si, mas sim os seres humanos que as usam para corromper a ordem política, divinizando o status de cada uma delas e reduzindo toda a interpretação da realidade pela sua visão monolítica.
É um bom livro, vale a pela ler para conhecer melhor um pouco das ideologias que seduzem os corações corrompidos pelo pecado, e entender que a melhor forma de enxergar a realidade é pela visão cristã.

Luã 20/03/2021

Uma obra lúcida
O argumento central de Koyzis é de que as ideologias mais proeminentes como o liberalismo, o nacionalismo, o conservadorismo, a democracia e o socialismo têm uma natureza idólatra, na medida em que cada uma delas isola um aspecto da Criação de Deus (o indivíduo no liberalismo, a tradição no conservadorismo etc.), revestindo-as de uma importância divina que cabe somente ao Criador. Contudo, ele não deixa de demonstrar certas verdades e contribuições de cada uma delas à sua maneira, além de apontar a melhor postura para o cristão diante do mar ideológico/idólatra.

Erberson.Rodrigues 31/08/2021

Bom para começar a estudar o tema
Alguns teólogos dizem que o liberalismo (capitalismo) deve ser a ideologia correta para o cristão. Outros dizem que a mais correta para o cristão é o socialismo. Entretanto, David T. Koyzis mostra neste livro que todas as ideologias podem se tornar um ídolo. Ele mostra que todas elas são criações humanas que possuem pontos positivos e negativos.

Gostei muito. Não é num livro definitivo sobre o tema, mas serve como uma primeira leitura. Vou me aprofundar.

Rodrigo.Dias 05/09/2022

Livraço
Você não pode passar dessa vida sem ler ele. Esse livro deveria ser distribuído nas ruas, principalmente em períodos eleitorais.

O autor realiza uma análise crítica das principais ideologias, incluindo o liberalismo, conservadorismo, nacionalismo, democracia e socialismo, onde apresenta com perspicácia a relação entre ideologia, religião e idolatria.

Desde o início deixa claro que entende as ideologias como ?tipos modernos do fenômeno perene da idolatria?, que trazem em ?seu bojo suas próprias teorias sobre o pecado e a redenção?. Assim, a ideologia tem uma visão distorcida da realidade e uma origem religiosa, onde absolutiza algum aspecto da criação.

Koyzis apresenta cinco fatores básicos na compreensão de uma ideologia: I) são inevitavelmente religiosas; II) deificam algo dentro da criação de Deus; III) localizam a fonte do mal dentro da criação; IV) tem uma visão distorcida do mundo; e V) na busca por seu objetivo final suplantam princípios. ?A maior parte das ideologias modernas fazem da mesma família religiosa. (...) De um jeito ou de outro, cada uma delas transforma a humanidade num deus, e por isso todas têm muito em comum?.

O autor demonstra que é necessário realizar um esforço para compreender os fundamentos da criação em cada ideologia. Sendo um absurdo pressupor que elas estão erradas antes de termos primeiro entendido onde estão os seus acertos.

Koyzis conclui afirmando que existe uma responsabilidade básica dos governantes em promover a justiça. Só que o cristão não pode esperar que o Estado resolva todas as questões, chamando os discípulos de Jesus Cristo a assumir a responsabilidade no mandato de promover a justiça. ?Cada ato que promove a justiça, seja ele na política ou em qualquer outro âmbito da atividade humana, aponta para a plenitude final do reino da justiça de Deus no novo céu e na nova terra?.

InAs163 06/02/2024

Demorei mas terminei
Comprei este livro com o intuito de aprender mais sobre a esfera política. Ele surpreendeu pela quantidade de informação histórica e detalhes.
Não é uma leitura fluida mas foi muito instrutiva

Paulo 02/12/2019

Praticamente resume meu pensamento político, nesse livro incrívelmente completo e intenso, o autor apresenta história das cosmovisoes e posições políticas centrais, apresenta de maneira sucinta os objetivos de cada uma. Em cada uma fazendo um contraste com o cristianismo. É um livro excelente sobre política, muito completa mas com um grande diferencial...A análise cristã reformada de todas elas