Um Deles

Um Deles Margaret Peterson Haddix

Resenhas - Um Deles

ThiHenrique 26/01/2022

Sobrou espaço para muito mais
É um livro de leitura bem fácil e tem uma história que prende e comove, mas não dá para não citar a forma como foi escrito.
Talvez na intenção de faze-lo curto ou quem sabe numa falta de repertório, ou até mesmo propositadamente para não 'encher linguiça' o livro aborda tudo de forma muito rápida (e por vezes superficial) e fica o gostinho, muitas vezes, de que você gostaria de saber mais sobre algo ou ver um desenvolvimento maior.
Mas isso não desmerece a boa história sobre crianças que nasceram em um país onde o controle de natalidade afirma que elas não deveriam existir.
Vale a leitura e por ser tão pequeno, cativante e simplório faz você querer terminar no primeiro dia.

Kah 22/12/2021

Simplesmente incrível!!!
Essa leitura valeu muito a pena, a história é incrível, tem momentos que te deixa eufórico, estupefato, triste. Esse livro me deu um mar de emoções... Tem certos momentos em que ele faz você refletir.
Recomendo muito, essa leitura vai valer a pena.

Jacky 05/03/2022

É um livro de rápida leitura, não só por ter apenas 128 páginas, mas porquê a leitura é extremamente leve e os acontecimentos diretos. Creio que poderia ter mais conteúdo pra não ficar tão corrido, mas por ter mais dois livros acho que tudo se encaixa no final, pelo menos espero.

Carolina.Noriega 18/10/2023

A leitura é super rápida porque além de pequeno o livro tem uma história cativante, fiquei super empolgada para ler o segundo; porém muitos assuntos são tratados de forma superficial!

Danielle 03/10/2014

Impactante
Margaret Peterson Haddix Os filhos das sombras Um deles Livro 1

Em mundo distópico Lucas é o terceiro da família, um filho proibido pelo governo devido ao controle da população que se iniciava, mas seus pais resolveram tê-lo às escondidas e desde então mantêm o menino preso dentro de casa, ninguém sabe da existência dele.

Havia uma lei contra Lucas. Não especificamente contra ele, mas contra todos como ele, crianças que nasceram após os pais já terem tido dois filhos.

Lucas está com 12 anos quando o governo resolve demolir o bosque na frente de sua casa e construir lindas mansões, o que faz com que Lucas não possa nem mais ficar no quintal, com a casa completamente exposta, Lucas vira um prisioneiro em sua própria casa.

Lucas dentro de seu cárcere provado no sótão resolve espiar pelas brechas da janela a vida de seus novos vizinhos para passar o tempo, quando a acaba descobrindo uma terceira filha que vive escondida dentro de casa, igual a ele. E eis que ele tem a brilhante ideia de tentar falar com ela quando ambos estiverem sozinhos em suas casas. E então ele e Jen acabam se conhecendo após ele invadir a casa da menina, e após ela descobrir que ele também é um terceiro filho, um filho das sombras igual a ela, eles irão iniciar uma bela amizade. Jen é muito mais sábia que Lucas, ela sabe muita coisa sobre o mundo e o motivo de tanta crueldade. E então irá emprestá-lo para que ele fique mais a par de tudo que tá acontecendo.

Lucas gostaria de ter tido coragem de perguntar sobre a Lei de Controle da População, sobre as crises de escassez de comida ou mesmo sobre alguma história de família.

Lucas e Jen não são os únicos filhos das sombras, existem muitos outros espalhados e vivendo às escondidas e Jen por ser de família rica conhece alguns deles e pretende arrastar Lucas e todos os outros para os seus planos malucos e corajosos, tentando acabar com a lei de Controle da População para que possam viver livremente. Será que Lucas irá ceder? Será que junto os filhos das sombras, adolescentes e crianças irão conseguir convencer o governo a acabar com tamanha crueldade?
-São pessoas como você que mudam a história. (disse Jen)
-Gente como eu... apenas deixa as coisas acontecerem.(respondeu Lucas)

Logo de cara eu já me interessei por este livro, a sinopse me deixou louca por ele apresentando uma realidade distópica, que não é nada improvável que possa vir acontecer futuramente se houver um excesso de população no mundo, ocasionando escassez de alimentos e levar o governo a tomar medidas tão drásticas para controlar o caos e quem sabe a extinção humana da Terra.

O livro aborda bem esse tema onde o governo consegue controlar o aumento da população, porém de uma forma bastante cruel, o leitor verá muita injustiça dentro da trama, um governo cruel que beneficia os mais ricos e prejudica os mais pobres, por exemplo, as comidas conhecidas como Junk Food (batatas fritas, hambúrgueres etc.) que foram proibidas, ainda continuam a existir na clandestinidade para os magnatas. As pessoas não podem ter mais animais de estimação, por conta da comida. Para que uma família possa ter um terceiro filho deve pagar uma fortuna de multa, se ela não tiver a criança vai à execução.

O livro não só atendeu como superou minhas expectativas, o final me deixou muito ansiosa pela continuação, agora só me resta aguardar. Recomendo muito a leitura, rápida, leve e ao mesmo tempo impactante.
Cleiton 25/12/2014minha estante
parabens pela resenha, me motivou a fazer a leitura da série. Feliz NATAL ;-)

Arca Literária 04/10/2014

Margaret Peterson Haddix Os filhos das sombras Um deles Livro 1
Para ler a resenha acesse:

site: www.arcaliteraria.com.br

Karini.Couto 04/02/2015

Um Deles - Os Filhos das Sombras (primeiro volume de uma série) é uma história interessante, pois nela o governo proíbe as pessoas de ter um terceiro filho, chegando até a impedir com algum tipo de intervenção médica. Porém isso não impede que terceiros filhos nasçam, e quando isso acontece, os pais são obrigados a ocultá-los mantendo-os trancados dentro de casa. Sem poder interagir com o mundo! Isso é no mínimo desconcertante e é assim que conheceremos Lucas, um menino de doze anos que não sabe nada sobre o mundo além do que os seus pais lhe contam, antes para ele era normal viver assim, porém conforme foi crescendo passou a não ser suficiente brincar escondido no quintal ou ajudar seu pai na fazenda. Ele tem vontade de ir à escola, conhecer pessoas e etc. Mas isso é impossível, pois caso seja descoberto pelo governo ele poderá até ser morto. Lucas não sabe com certeza as motivações para ter de se esconder e descobre quando uma parte de sua fazenda é vendida para a construção de casas. A partir desse momento, o pouco de liberdade que ele tinha passa a ser nenhum. Nem mesmo sentar-se com sua família a mesa da cozinha para uma refeição é permitido. Ele tem de ficar a beira da escada que dá para o sótão, pois com a proximidade de uma nova vizinhança onde antes só havia bosques traz o terror da descoberta até a sua filha cobrando-lhe um preço ainda mais alto do que pagou até hoje por ser um terceiro filho. Lucas sente-se cada dia mais triste e passa a ver o pouco do mundo exterior através do duto de ventilação do seu improvisado quarto.. Quando descobre um possível terceiro filho na casa dos esportes (ele dá nome às casas que consegue ver). Isso o faz ficar curioso e pouco a pouco ele desenvolve um plano para ir até a casa e investigar o possível terceiro filho que há nela! É quando descobre Jen, uma jovem destemida que planeja uma caminhada de "filhos das sombras" rumo ao governante na intenção que possam ser autorizados a existirem, sair das sombras e ser livre!
Será que isso é possível? Em um governo que insiste que as motivações são pela falta de comida? Motivações essas que são desacreditadas inúmeras vezes por biografias da oposição.
Jen insiste para que Lucas faça parte da passeata, e ele com medo, decide não participar, afinal sua família não tem condições financeiras como a dela ou a de tantos outros que Jen acredita que lutará na causa. Com isso algo devastador acontece e acaba dando a Lucas a oportunidade de sair das sombras com uma nova identidade, sendo ajudado pelo pai da Jen que é alguém do governo.

O que será que vem a seguir? Conseguirá o grupo de Filhos das Sombras ser livres? Descubram lendo!

Eu adorei cada página virada, pois realmente fico imaginando que coisas assim poderão nos acontecer daqui a alguns anos, ou muitos. Pois nosso mundo cresce de forma desenfreada ao mesmo tempo em que esgota os recursos naturais necessários para a sobrevivência humana!
A forma como Margaret Peterson escreve é fácil e fluída fazendo com que o leitor sinta-se completamente ligado e interessado!
A capa condiz muito com a história e a diagramação, apesar de simples está bem feita!
Recomendo! Um livro que pode ser facilmente lido e apreciado por pessoas de diferentes idades!

www.mixliterario.com

Milena Melo 22/03/2018

Filhos das sombras
Esse livro conta a historia de Lucas, um terceiro filho, também chamado de filho da sombras. Na sociedade em que Lucas vive existe uma lei, que todos os casais só poderiam ter 2 filhos, qualquer outro numero de filhos acima de 2 eram proibidos pela policia de controle de população. Lucas nunca tinha conhecido outras pessoas, somente o pai, a mãe e os dois irmãos. Sua vida era baseada em brincar no quintal(que era escondido por um bosque), ajudar a mãe nas tarefas de casa, e se esconder. Mas um certo dia derrubam as arvores, aquelas arvores que permitiam a Lucas brincar como uma criança “normal”, para se construir um condomínio fechado, destinada as pessoas da alta sociedade, ou como o pai de Lucas as chamam “magnatas”. A partir do momento da construção desse condomínio, Lucas é obrigado a viver como um prisioneiro, sem poder sair, nem mesmo ir na cozinha comer com sua família, nesse momento ele adquire uma rotina, que consiste em observar as casas dos vizinhos ricos, todo dia ele contava quantas pessoas saiam das casas, sempre o mesmo número “28”, Mas um certo dia, mesmo depois de todas as 28 pessoas terem saído de casa ele avista um rosto na janela de uma das casas. Empolgado com a possibilidade de conhecer outra pessoa como ele, e movida pela coragem e raiva de ter que ficar trancado, ele vai até a casa onde supostamente existe um terceiro filho como ele. Lá ele conhece Jen, um terceiro filho assim como ele, mas as semelhanças param por aí, enquanto Lucas já se conformou com a vida se escondendo, Jen pensa diferente, ela acredita em uma vida diferente, do seu ponto de vista, a lei de controle populacional é uma invenção do governo para enganar a todos. Jen tem um espirito revolucionário, quer mudar o mundo pois acredita nos seus ideais, com esse espirito ela organiza uma passeata com todos os filhos das sombras que ela conhece, para protestarem por seus direitos, Lucas que não tem esse mesmo espírito não vai com Jen, o que acontece nessa passeata é algo pra chocar a todos, os policiais atiraram sem dó em cada um dos filhos da sombra lá presentes, inclusive Jen. Lucas fica com medo de ser descoberto, e conhece o pai de Jen, que ajuda ele a conseguir um passaporte, uma identidade falsa, e vai morar em um internato em outro pais, com o nome de outra pessoa.
Com uma critica bem simples ao governo e a falta de informação de certas pessoas esse livro desperta vários sentimentos diferentes no leitor, o que mais prevaleceu em mim durante a minha leitura foi a raiva. Raiva do modo como Lucas é tratado, uma criança obrigada a se esconder de todos simplesmente por ser diferente, o modo como ele é tratado ao longo do livro, principalmente pelos seus pais, que apesar de só fazerem aquilo pelo bem dele, ainda sim era uns grandes babacas. Raiva também pela morte da Jen e de todos aqueles filhos das sombras inocentes que só queriam ser tratados como pessoas normais e foram assassinados a sangue frio, por um governo que não se importa com as pessoas. Deixou um sentimento de curiosidade pra saber o que vai acontecer com o Lucas depois dele adquirir uma identidade falsa
Amandiann 08/12/2018minha estante
Lê o 2° livro, bjs

Ramon F. 30/11/2019minha estante
marca isso como spoiler. Tenha senso de noção. Falar que tal personagem morre no livro...

dora_isacz 13/01/2023

Filhos das sombras (1)
A coleção é muito boa. Apenas o primeiro livro em particular que eu achei meio chato. Mas não é igual uma tortura para se ler. É pequeno, fácil, e rápido. Eu amo demais a coleção.

Beca1616 04/03/2023

Um deles
Que livro, eu não tinha nenhuma espectativas e então ele me surpreende totalmente, que história viciante e fascinante. Eu senti tanta coisa nesse livro que nem sei descrever. MEU DEUS JEN VOLTAAAAA ?. Lucas boa sorte e estou ansiosa para o próximo livro. Só tenho a dizer uma coisa leiam essa obra de arte