O Livro do Corpo

O Livro do Corpo Cameron Diaz

Resenhas - O Livro do Corpo

Luiza 08/11/2018

Para quem precisa de incentivo...
Eu AMO o estilo da Cameron Diaz! Então, eu estava esperando um livro mais com "a cara" dela... Mas, por óbvio, quem escreveu "O Livro do Corpo" foi Sandra Bark - certamente, uma profissional da área de nutrição, da área de fitness, uma profissional bastante embasada em todos esses conceitos, respaldada por um ou outro autor.
Como eu esperava "outra coisa", me arrependi um pouco da compra... Mas, para quem está esperando um texto detalhado a respeito de alimentação, fitness, bem-estar, bons hábitos de sono e uma boa dose de incentivo para mudar de rotina, aí, sim, o livro vale a pena, é bem abrangente e de leitura fácil. Alguns trechos são totalmente voltados para o público feminino, mas a maior parte dele serve para os dois gêneros.
Algumas passagens (poucas), que parecem relatos de uma vida íntima e familiar - ou mesmo profissional - podem ter sido mesmo escritas ou ditadas pela atriz. No mais, é o livro da Sandra Bark...
Para quem precisa de toques de incentivo ou nunca leu nada do gênero, recomendo. Mesmo para mim, que já li incansavelmente inúmeras obras a esse respeito, o livro me incentivou a movimentar--me. Nunca é demais relembrar aquilo que sabemos mas não colocamos em prática! :-)

Leilane 15/12/2014

Um livro para você se reconectar com seu corpo e sua saúde
Um livro que faz com que você dê valor e tenha vontade de cuidar com todo o carinho de seu bem mais precioso: seu corpo.
Este é um livro pouco comum aqui no Ler & Imaginar, um não ficção sobre saúde, na verdade, posso dizer que a imaginação tem de ser deixada de lado depois de ler este livro, pois ele é do tipo ler e agir, e é exatamente isso que a Cameron lhe incentiva com esta leitura, a agir, a mover-se, a rever seus conceitos e mudar seus hábitos conscientemente.
Acho bem difícil que alguém não conheça a Cameron Diaz, ela é conhecida por seus papéis em O Máscara, As Panteras e muitos outros filmes de comédia, romance, ação e drama. E foi quando fez o treinamento com um mestre de artes marciais para o filme As Panteras que ela mudou completamente seus conceitos sobre como cuidar de seu corpo. Talvez você esteja pensando que é só mais um livro escrito por uma celebridade, mas já deixo claro que ela não teve nenhuma pretensão de ser só mais uma escritora aproveitando sua fama, seu desejo é nos passar informações de uma maneira direta e bem estruturada sobre nosso corpo quanto aos aspectos nutricionais, físicos e mentais. E com a colaboração de Sandra Bark e de muitos profissionais da saúde, além de leitura de muitos livros e artigos sobre o assunto que estão devidamente relacionados no final deste livro, ela consegue atingir o seu objetivo e muito bem.
O público alvo são as mulheres em geral, mas há tantos assuntos importantes neste livro sobre saúde como um todo que acredito que os homens possam lê-lo sem problemas – só tenham em mente que a autora escreve o tempo todo como se estivesse falando com uma mulher e que há um capítulo que fala de um assunto mais íntimo também, se vocês não se incomodarem com isso, tenho certeza que vão apreciar muito a leitura.
Este não é um livro de dieta ou de metas com prazos definidos, é um livro com informações que devem ser aplicadas no dia a dia para o resto de sua vida. Ele é dividido em três partes: Nutrição, Fitness e Mente. Cada capítulo desses três temas trata de um assunto e destaco os que causaram mais impacto em mim:
- Comida, gloriosa comida! – Fast-food e alimentos industrializados não são comida de verdade, esses tipos de alimento não têm nutrientes que são essenciais para o organismo, pois são refinados, cheios de conservantes, corantes e sabores artificiais;
- Açúcar não é nutriente – O açúcar que contém nas frutas é saudável quando comemos a fruta em si, pois estamos ingerindo fibra (quando com casca), minerais e vitaminas, mas açúcares que são extraídos de plantas doces e são refinados para serem adicionados a qualquer outro alimento perdem todos esses benefícios do alimento, deixando-os sem nutrientes, o que os transformam em calorias vazias;
- A magia do movimento – Quando seu corpo quer energia, nem sempre quer alimento, na verdade, ele quer movimento. O movimento faz com que a oxigenação corporal fique mais ativa, gerando energia para nosso corpo que não foi feito para ficar parado por longos períodos;
- O abc do sono – Privar-se de sono deixa o indivíduo mais irritável, confuso, aumenta os níveis do hormônio relacionado ao estresse e armazenamento de gordura no abdômen (cortisol), além de com vontade de beliscar a todo o momento, pois está com carência de energia que o sono proporciona;
- Analisando seus hábitos – Hábitos podem ser prejudiciais se você não prestar atenção aos sinais do seu corpo, você sente inchaço e dores de cabeça com frequência, e acha que esse é seu normal, mas é provável que algum de seus hábitos como ingerir muitos laticínios ou muito café possam ser a causa, entretanto, não é normal se sentir mal, por isso avaliar seus hábitos pode ser a chave para se livrar para sempre desses desconfortos;
- Encontrando a atleta que existe dentro de você – Não importa a sua idade, você tem condições de ser um atleta, não precisa ser do tipo que compete e ganha troféus, mas do tipo que busca atingir todo o seu potencial, é só organizar-se e começar, e o melhor de tudo é que você não precisa necessariamente pagar por isso, é só caminhar, correr, subir escadas etc. Seu corpo foi programado para se movimentar e quando você se movimenta faz com que você se sinta bem tanto fisicamente quanto mentalmente.
Esta leitura definitivamente me motivou muito a refletir sobres meus hábitos e colocar em ação novos hábitos alimentares e de exercício; desde que comecei a leitura comecei a aumentar a quantidade de exercícios que eu fazia, era quase nada antes, pois eram muito esporádicos, mas aos poucos fui me organizando e hoje já consigo ir de segunda à sexta-feira antes do trabalho ao clube público que fica perto da minha casa para caminhar em volta dele e fazer exercícios nos aparelhos que a prefeitura disponibiliza para condicionamento físico – que, aliás, são ótimos, você faz exercícios para braços, pernas e abdômen com o benefício de respirar ar puro, cortesia das árvores, e tomar um pouco do sol da manhã.
A resenha ficou um pouco longa, mas este livro merece muito, já fiz algumas pessoas adquiri-lo com meu entusiasmo – espero que você leitor também seja uma delas – e tenho muito a agradecer a Cameron Diaz por ter reunido todas essas informações essenciais motivadoras nele. E para terminar, vou deixar uma citação do livro que é muito importante para quem também quer melhor a saúde e qualidade de vida:
“Para criar os hábitos que tem hoje, você precisou de tempo; também vai precisar de tempo para mudá-los. E a única maneira de conseguir fazer isso é não se exigir demais. Parte da tarefa de assumir a responsabilidade pela sua saúde é ser boa e paciente consigo mesma, é apoiar-se. É preciso chegar a um equilíbrio entre manter a responsabilidade sem se punir caso as coisas não saiam da maneira desejada o tempo todo.” (p. 288)

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2014/12/15/o-livro-do-corpo-cameron-diaz/