A INCRÍVEL CIDADE QUE APODRECEU

A INCRÍVEL CIDADE QUE APODRECEU CHRISTIAN PETRIZI

Resenhas - A INCRÍVEL CIDADE QUE APODRECEU

Francisco Cabral 28/12/2014

Homo homini lupus
O ser humano é uma criatura extremamente complexa, por dentro e por fora. Primeiro o sistema nervoso tem a difícil tarefa de captar os fenômenos por meio de um delicado complexo sensorial, para depois seu córtex assimilá-lo, e então só depois, reduzí-lo novamente a uma condição apreensível, simples. Resumindo: estereótipos! No livro, o narrador traz flashes do movimento social de uma ciadezinha por meio de seus próprios habitantes. O resultado: a cidade que teria potencialmente toda a pureza de um lugar ao natural, se vê afogada no mau cheiro decorrente da hipocrisia, da corrupção, do preconceito, da vulgaridade e da inveja de seus habitantes. Como disse o filósofo, homo homini lupus.
Christian 06/02/2015minha estante
Francisco, melhor recompensa para um autor brasileiro é um comentário como o seu, elogiando, criticando ou sugerindo, enfim, um feedback que nos alimenta para melhorar sempre nessa arte. Muito obrigado pela atenção com meu trabalho! Abraços, Christian Petrizi.

Angel* 17/02/2015

Uma sátira e tanto!
A Incrível Cidade Que Apodreceu é uma típica cidade interiorana que tem, em sua praça central, uma enorme buganvília que na primavera encanta os que ali vivem com suas belas e coloridas flores. Mas enganam-se quem pensa que encantadores são os seus moradores. Não mesmo! Nessa aparentemente tranquila cidadezinha moram pessoas que, com certeza, todos querem distância, porque são preconceituosas, falsas, insolentes, maldosas, corruptas, promíscuas e... paro por aqui, caso contrário, ficaria um dia inteiro falando das qualidades, quer dizer, das não qualidades dos buganvilianos.

O livro é uma coletânea de contos que podem muito bem serem considerados como capítulos, uma vez que as histórias têm entre si um ponto de ligação: a cidade de Buganvília do Manancial. À medida que as histórias são narradas o autor salienta que um mau cheiro que todos acham vir da bela buganvília da praça central vai aumentando. O mau cheiro é, na verdade, a podridão dos moradores da cidade.

Em A Incrível Cidade Que Apodreceu Christian Petrizi inova o seu estilo literário (seus outros livros, Assassinato On Line, Crimes Bárbaros e Perdendo a Cabeça são romances policiais e, Censurado, uma coletânea de contos eróticos) presenteando seus leitores com uma sátira deliciosa que possui as doses ideais de humor e sarcasmo.

A leitura desse livro é diversão garantida!

Observação: a primeira edição está quase esgotada e a Cultura em Letras Edições está vendendo os últimos exemplares sem cobrar o frete, segue link a quem possa interessar.