Minha vida sem banho

Minha vida sem banho Bernardo Ajzenberg

Resenhas - Minha vida sem banho

Orochi Fábio 11/04/2022

Cascão moderno?
Inicialmente parece comédia: mas a trama é séria, com personagens que propõem diversos questionamentos no sentido de "existir": o que sabemos sobre nossos sentimentos? Eles são claros para nós, logicamente? SE são, qual o verdadeiro peso em nossas escolhas? Prosa que fui incapaz de largar, altamente recomendável!
@trilha_de_livros 16/04/2022minha estante
Este livro é lindo... É uma pena tão poucas pessoas conhecê-lo, pois vale muito a pena leitura. Inesquecível

Orochi Fábio 16/04/2022minha estante
Engraçado que encontrei jogado num bazar...gostei da sinopse e batatolina! Fiquei muito satisfeito.

Rafa569 07/03/2022

Um bom livro
Um livro pouco resenhado, quase não se encontra algum vídeo de alguém falando sobre ele. Eu mesmo o encontrei por acaso em uma biblioteca e tive minha atenção capturada pelo título, e é sim um livro bom, em que as histórias de vários personagens (Célio, sua namorada Débora e Wiesen, advogado da família, e amigo do pai de Célio, o sr. Waisman) entrelaçam, através dos relatos de três personagens que falam sempre em primeira pessoa. Isso causa um estranhamento no início, mas logo nos acostumamos. O mote inicial da decisão de Célio de não tomar banho acaba sendo apenas um pano de fundo para acompanharmos os relatos dos dramas e mistérios nas relações entre os personagens, que vão sendo revelados aos poucos. Não é o melhor livro que já li, mas não é, nem de longe, uma leitura perdida.

Ingrid 08/12/2021

Surpreende
Típico livro de bolso, que você compra pra não carregar peso, mas vai se surpreendendo a cada página. A leitura é fluida e muito interessante. O título inusitado também te leva a uma imersão pessoal motivadora - porém leve - sem pressão.

Rafa.Ramos 08/02/2021

No começo fiquei confusa por conta das mudanças de narrativa que o livro tem, mas depois que entendi, achei muito interessante. A história contada por Célio é de fato, muito diferente do que eu pensei que seria, a experiência dele é algo que prendeu minha atenção, e por ser um livro brasileiro, fiquei feliz de ter lido, mas o final não foi tão bom quanto eu esperava, um pouco decepcionante.

cacai 03/02/2018

Estou desenvolvendo uma predileção por tramas fragmentadas, em que o autor não se preocupa em nos despejar enredos lineares logo de cara. Gosto do exercício que fazemos como leitor de construir a história aos poucos, envolvendo-se gradativamente com os personagens.
Se no início nos sentimos perdidos por não saber quem está narrando aquele novo capítulo (a ausência de títulos aumenta ainda mais essa sensação), com o passar as páginas identificamos o personagem apenas pela sua forma de escrever ou pela conteúdo do que está sendo contado.
Apenas não recomendo que ninguém resolva embarcar em um Projeto parecido com o de Célio.

Jeferson 09/07/2016

Não é sobre banho
O livro trata de um drama familiar, onde o autor usa uma abstração do personagem para desencadear a história. A maneira como foi escrito na minha opinião é pouco atrativa, entretanto alguns leitores prefiram livros assim - onde os capítulos e personagem inicialmente não se conectam mas no desenvolver da história as conexões aparecem e termina tudo fazendo sentido- podem gostar, já que é feito com maestria.
Mais interessante que o enredo ou a forma da escrita, para mim foram as discussões ideológicas, o melhor, como manter as discussões ideológicas. Questionamentos sobre a função individual de cada um no todo permeia toda a leitura, e fazem acima de tudo pensar.
Não é meu livro favorito, mas também não é tempo desperdiçado. As qualificações do autor justificam a leitura.

site: @brunomendrot
Michely Looz 14/07/2016minha estante
Embora aos míseros 14% de leitura, fiquei interessada em saber o que pensam a respeito desta obra. Só achei teu comentário, e nas poucas páginas lidas, já me identifiquei com as características que tu descreveu. Por vezes confuso por causa do personagem, há momentos em que não sei quem está narrando. Mas de fato não consigo parar a leitura. Me pareceu trazer algumas reflexões interessante acerca das coisas. Vou continuar... Quem sabe publico uma micro resenha para ajudar os que se interessarem futuramente pelo livro. hehe
Abçs.