O Evangelho de Sangue

O Evangelho de Sangue James Rollins

Resenhas - O Evangelho de Sangue

Lina DC 23/10/2014

Narrado em terceira pessoa, o livro é divido em Prólogo + 5 partes. O prólogo nos leva inicialmente ao ano de 73 d.C em Massada, Israel, onde acompanhamos uma terrível situação envolvendo Eleazar e sua sobrinha Azubah.
Na parte I do livro somos levados aos tempos atuais, onde acompanhamos a Dra. Erin Granger, uma arqueóloga de 32 anos de idade e seu grupo de alunos explorando um local em Cesareia, Israel.
Desde o primeiro contato, o leitor percebe que Erin é uma mulher forte e determinada, que não gosta de misturar seu trabalho com sua vida pessoal. A história da vida de Erin é bem intrigante, que acaba definindo-a como uma mulher da ciência: para ela acreditar, ela precisa ver, tocar, presenciar. Tudo pode ter uma explicação lógica.
Em paralelo a história de Erin, temos a história de Tommy, um garoto de 14 anos que passou pela quimioterapia e seu prognóstico não é positivo. Tommy está em Massada, também em Israel, com seus pais, para um último momento marcante em família (apesar de ninguém assumir esse detalhe).Nesse passeio ocorre um desabamento que dá o pontapé inicial da trama na atualidade.
O Serviço de Inteligência militar israelense (Aman) é acionado e pede ajuda ao governo dos EUA, que enviam o sargento Jordan Stone, de 35 anos e a sua equipe. Jordan Stone é o homem dos sonhos de muitos leitores: é leal, preocupado ao extremo, inteligente e divertido. Ele também é um pouco ciumento e torna algumas cenas até mesmo fofas, em meio a tanta loucura.
O Vaticano também acaba envolvido e envia seu emissário, o misterioso Padre Rhun Korza. Um homem quieto, que não tem a intenção de se envolver emocionalmente e que guarda um grande segredo.
Na parte II, o trio descobre o que estão realmente procurando e qual seria o papel de cada um deles na história.
Também vão conhecer os Belial, o grupo que está do lado oposto e que fará de tudo para cumprir seus objetivos.
Alguns outros personagens de grande peso na história aparecem, como a Sua Eminência Bernard, que tem uma amizade de longa data com Korza.
O leitor também é apresentado a outras criaturas sobrenaturais além dos strigois, como os blasphemares, animais letais e assustadores.
A parte III se passa em Oberau, Alemanha e é basicamente o início da caça ao tesouro, onde conhecemos Nadia e Emmanuel, e também alguns icarops.
Na parte IV somos levados à São Petersburgo, Rússia e nos deparamos com um importante ícone da história, que com sua loucura e ações sem sentido deixam o trio em grandes apuros.
E não seria de se esperar menos em uma história que envolve fatos históricos, ciência e religião, que o livro terminasse em Roma, na Itália (parte V). Um ótimo final que deixa claro que o leitor vai ter grandes emoções no segundo livro.
A história toda é perfeitamente delineada. Os autores mesclam fatos históricos, ciência e religião, de modo que todas as explicações sobrenaturais se tornem convincentes. O aparecimento de figuras históricas "ao vivo" complementam todo o cenário. O cenário em si, é maravilhoso. Vamos de desertos à nevascas, de escavações embaixo da terra à bunkers debaixo d'água.
O modo como os strigois foram descritos, separados pelas suas crenças em Sanguinistas ou não, é interessante e desperta no leitor diversas reflexões.
A escrita é empolgante. Os autores sabem quando deixar o leitor na expectativa e nas cenas de ação as descrições são ricas e empolgantes.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. Encontrei um errino na página 44, mas nada que interferisse na leitura. A capa ficou um pouco escura demais e acabou se tornando um pouco sem graça. A parte interna é cheia de imagens e símbolos, e o leitor acompanha as pistas que os trios conseguem junto com eles.
"Enquanto Jordan e Erin se inclinavam para passar pela pequena porta, ele lançou um derradeiro olhar ao redor. Não descobriu nenhuma ameaça, mas uma sensação de perigo ainda espicaçava seus sentidos." (p. 226)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/
Eduardo Pescador 21/02/2022minha estante
Perfeito.... Excelente Resenha

Rubra Rosa 12/01/2016

Interessante
Os autores de fato criaram uma narrativa que mistura os mistérios historiográficos de Dan Brown com o romance e sensualidade de Anne Rice, são características muito marcantes desses autores e que os autores de Evangelho de Sangue também dominam bem e é meu tipo de narrativa favorito

Rosana 31/05/2017

Sensacional
Depois de ler alguns livros do autor e gostado esse realmente superou a todos, lembrando que o que me agrada pode não agradar a outros, mas esse realmente é ótimo, um assunto que de longe é meu preferido e com ação do começo ao fim é tudo que espero de um livro que mistura fatos históricos com ficção.

Samuel 14/05/2020

Mistérios
Fazia um bom tempo que não lia um romance tão eletrizante

Tom 17/07/2020

Explosivo!
Um história guardada a duas chaves, as de São Pedro, esconde um lado obscuro e diabólico da história de Cristo.

Felipe Paranhos 01/12/2020

Uma boa ideia, porém desperdiçada
A história é boa, tem um começo cativante e pouco clichê (talvez até o 2o terço). Com referências históricas interessantes a trama te mantém no livro. Porém, o último terço do livro se perde, fica corrido e pouco envolvente.
O universo criado é muito interessante, mas pouco trabalhado, frustrando as expectativas criadas durante a leitura.

Bruna Melo 12/02/2021

Um livro bem gostoso de ler, uma história repleta de aventuras. Repleto de detalhes históricos e lugares da nossa realidade (ou próximo dela kkk). Contudo, é preciso atenção em alguns detalhes da história senão fica um pouco perdido. Mas de resto é uma história muito interessante e muito boa de ler.

Isa 21/06/2021

mais um livro de vampiros
Para quem gosta da pegada Dan Brown pode ser uma boa. Eu amei as referências históricas e de arte, basicamente foi isso que me prendeu a leitura. Mas os personagens são chatos, a trama não é lá essas coisas, e os autores ainda meteram um triângulo amoroso no final que não tinha nenhuma necessidade

DeiaMolder 22/09/2021

Vamos aos fatos....
Confesso que comecei a ler esse livro pela capa? fui de mansinho, numa noite de insônia....ui, peguei um ritmo e fui...
Meu dels...?
Tudo o que tem na capa o livro me deu, até mais ?

Temos um padre sanguinista, um guerreiro moderno, uma mulher do saber, atrás de um livro, que não é um livro, mas que foi escrito com o sangue de Jesus ?.

Esta Tríade, começa, então, uma corrida desenfreada com muito tiro, porrada, bomba e sangue, muito sangue ?

Nesse meio ainda tem Rasputin descrito como um gangster russo, a Condessa sanguinaria da Hungria ( esta louca está no Guiness book como a serial killer que mais vítimas fez, 650 entre crianças, meninas e mulheres)

Gosto de livros que me tiram o fôlego, muita coisa acontecendo, sem perder o ritmo, nem a história.
O enredo é muito louco, claro, na minha opinião, histórias com a igreja católica no meio sempre dá um caldo grosso. ?

Tenho mais dois livros pela frente.
Fui.....
Ah! Adoreiiiiii

Mariana 18/07/2022

Atraente e interessante
Uma leitura muito interessante em como é ambientada, todo mundo ficcional construido aqui tem nuances de verdades e um pouco história, me lembra um pouco os livros do Dan Brown nesses termos.

Eu li toda Trilogia e posso dizer que o começo é otimo, gostei muito. O meio segue sendo muito bom, mas senti que perdeu o ritmo ate chegar no 3° livro, achei que o final apesar de sucinto não me agradou tanto.

Sobre os personagens, os protagonistas sinceramente não são tão interessantes, digo, do trio apenas um deles ganhou minha simpatia, os outros 2 são decentes mas não o suficiente pra me sentir empática.

Mas mesmo com os personagens medianos o ambiente do livro me agradou MUITO, e a ficção construída sobre escrituras cristãs também, recomendo a leitura pra aqueles que gostam de história geral e vampiros

Vivianne19 13/04/2023

Uma mistura de Anjos e Demônios, Van Helsing e Crepúsculo
O livro me atraiu pela trama que se assemelha muito aos livros de Dan Brown, a escrita boa é super fluida que te coloca ali nos lugares como se estivesse junto aos personagens, e como uma trama do Brown, sempre tem lugares históricos incríveis. Toda a explicação sobre a linhagem dos vampiros é bem convincente e não fica nada forçado, só o que me fez tirar uma estrela foi o final que acredito ter me enrolado em algumas partes por ter sido rápido demais e o possível triângulo amoroso, no resto, pretendo continuar a série e ver no que vai dar.