A Caixa dos Perigos

A Caixa dos Perigos Blue Balliett

Resenhas - A Caixa dos Perigos

Marcos 20/11/2014

Resenha feita por mim para o blog Psychobooks
Comentários

Quando peguei esse livro, resolvi ler algumas sinopses do mesmo antes de começar a leitura. Acabei pegando um spoiler (que não reproduzirei na resenha), mas que me motivou a começá-lo logo, uma vez que trazia um tema que adoro estudar e que nunca vi ser trabalhado em literatura infanto-juvenil.

Enredo

O Sr. Zip era um homem muito rico e que adorava charadas. Um dia ele resolveu fazer uma grande gincana. Colocou um misterioso objeto dentro de uma caixa e a escondeu em algum lugar dos Estados Unidos. Depois, contratou quatro jogadores para cruzarem o país atrás de pistas que levariam ao prêmio principal. Porém, o Sr. Zip veio a falecer antes de algum deles chegar ao destino final e ninguém soube ao certo qual o conteúdo da caixa enigmática.
Alguns anos depois Zoomy, um garoto de 12 anos que vive na cidade de Three Oaks acabou entrando em uma grande jornada envolvendo o grande prêmio do Sr. Zip. Seu pai, Buckeye, que era alcoólatra e nem sabia que tinha um filho, roubou uma caminhonete perto de um bar. Na carroceria, encontrava-se uma caixa selada, que foi levada ao sótão de sua casa. Zoomy e sua melhor amiga Lorrol Shein, ficaram intrigados com o novo objeto e com o seu conteúdo misterioso. É quando o avô de Zoomy resolve abrir a caixa e revelar o grande segredo que um novo mundo se abrirá para as duas crianças. Elas tentarão descobrir quem é o dono desse objeto e tentar devolvê-lo a ele, a todo custo.

Personagens

Zoomy, cujo nome só é revelado já próximo ao final do livro, é o protagonista narrador de toda a história. Por ter uma família problemática, ele usa de sua curiosidade e vontade de descobrir o mundo, como armas para manter-se vivo. Lorrol divide a cena com Zoomy e, junto com ele, partirá em sua jornada. Sabe-se muito pouco sobre essa personagem, apenas que ela adora ciência, livros e fatos históricos.
Um grande nome da ciência mundial é citado na história. Ele não chega a aparecer como personagem, mas os seus feitos guiam os protagonistas o tempo todo. O objeto misterioso tem forte ligação com ele e com a criação de uma teoria cientifica que mudou o mundo. A família desse cientista também aparece no livro, já próximo ao seu final.

Narrativa

A autora usa de uma narrativa muito peculiar em livros do gênero infanto-juvenil. No geral, ela estrutura as cenas de modo a revelar o ponto principal logo no começo do capítulo e ir desvelando ele ao longo dos parágrafos. Isso me soou estranho, uma vez que era um pouco confuso fazer um elo conectivo entre os capítulos e também ficava difícil definir a linha central do enredo principal.
Esse foi um livro com o qual não criei muitas conexões com a história e com os personagens. O início é muito confuso. Os períodos curtos e as palavras rebuscadas usadas pela autora fizeram a leitura começar extremamente truncada e confusa. Até a página 50 eu ainda não estava entendendo a história ou o que o livro tinha como proposta. Foi apenas depois que o conteúdo da caixa é revelado que o livro começou a acontecer e a história criou uma certa linearidade.
Há a inserção de um texto jornalístico entre um capítulo e outro. O jornal "Gazeta Gus" traz pistas, partindo das mais complicadas às mais óbvias, sobre a pessoa que esteve por trás do objeto encontrado na caixa.
Vale destacar a pesquisa histórica e científica feita pela autora. Vários processos descritos foram corretamente explicados e os fatos históricos usados, muito bem datados.

Considerações

"A Caixa dos Perigos" é um livro que deve ser lido com calma e atenção, ou então não se consegue avançar muito na leitura. Tive muitos problemas com a narrativa da autora e com o vocabulário escolhido para um livro infanto-juvenil. A maior motivação em continuar com a leitura se deu pelo spoiler que tomei ao ler a sinopse, o que fez com que a segunda parte da história fosse bem mais interessante e ágil. Toda a parte científico-histórica está bem feita, mas senti que o eixo principal do livro ficou um pouco confuso de ser absorvido.

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-sorteio-a-caixa-dos-perigos.html

Psychobooks 07/02/2015

Enredo

Personagens

Narrativa

Considerações

"A ferramenta de busca permite que qualquer um se torne um espião."
Página 51

"Por um instante fechei os olhos e desejei, desejei que o caderno me permitisse entrar, me permitisse ver o que o autor havia visto."
Página 181

Queila9 13/01/2021

Zoomy era o segredo, de um segredo. E mal sabia ele que junto a sua nova melhor amiga, iriam desvendar um segredo de um caderno. Trazido pelo seu pai Buckeye, dentro de uma caixa, em uma camionete roubada.
O livro é impecável, não quis dar muitos detalhes da trama para não estragar as surpresas que você pode encontrar nesse livro. Blue Balliett consegue dar voz a um menino de doze anos de uma forma totalmente cativante e super divertido.

jjoseppt 24/02/2022

a caixa dos perigos
leitura arrastada e o final parece que foi emprovisado de tão ruim...

a história em si é ate q boa.