Lobo Solitário #4

Lobo Solitário #4 Kazuo Koike

Resenhas - Lobo Solitário volume 04

Igor.Banin 16/11/2020

Continua ótimo
Ótimos capítulos que continuam a saga de lobo e daigoro. O traço também se mantém muito bom.

Calado 01/07/2020

Lobo Lendário
O nível desse mangá é absurdamente bom. A história do Daigoro procurando seu pai na chuva e a última história, em que a garota tatuada é revelada, são obras primas.

Guilherme.Monteiro 19/08/2021

Quarto volume da saga e o alto nível se mantém. Já da pra perceber que a marca mais forte desse mangá é a narrativa, e é impressionante como vai evoluindo ao passar dos capítulos, mesmo em histórias que tenha plots parecidos (a princípio), as formas como são contadas são fantásticas. Nessa edição destaco o capítulo "Geada de Despedida" que dá um foco bem maior para o Daigoro e o faz ser uma incrível força da natureza, tanto em sua presença que vai de frágil à imponente, quanto em seu desenvolvimento como personagem que só está ficando cada vez mais cativante.

Wilber.Lacerda 03/06/2023

Que obra incrível
A cada livro dessa saga. Eu me deparo com uma história mais emocionante e incrível que a outra. A maneira de como essa história está se desenvolvendo é surreal.

Rodrigo Leão 18/03/2024

Otimo
Leitura rápida, muito agradável. Lobo solitário tem muita poesia embutida, a cada página um detalhe.

E.R.A.S 29/06/2023

Voltei aos furos da minha coleção hahaha como é bom continuar e entender mais a história?o Daigoro pra mim é o melhor personagem e olha que ele nem fala

Silvio 17/08/2010

Uma viagem impressioante ao Japão dos Samurais
Um homem com as roupas quase em farrapos carregando seu filho em um carrinho percorre as estradas cobertas de neve durante o Japão do shogunato Tokugawa. Embora estejam cansados e com fome, em nenhum momento os dois deixam de mostrar em seus semblantes uma expressão ao mesmo tempo serena e decidida. Na cintura o homem carrega a inseparável "Dotanuki", espada que maneja com assustadora habilidade e o principal instrumento de sua profissão: assassino. Sua fama percorreu até as provínciais mais distantes, enchendo de pavor os senhores de terras, até se transformar na lenda do Lobo Solitário, o "assassino do carrinho de bebê".

Concebida por Kazuo Koike e Gozeki Kojima, a saga conta a história de Itto Ogami, ex-kogi kaishakunin (executor oficial do Shogun) que é injustamente acusado de uma suposta trama para derrubar seu soberano. Recusando a ordem de cometer o sepukku (suicídio ritual dos samurais) Ogami, junto com seu pequeno filho Daigoro, torna-se um assassino errante, um ronin (samurai sem mestre) buscando vingar a morte da esposa e restaurar a honra de sua família.

Koike o Kojima contam esta história ao longo de 28 volumes de forma magistral em todos os aspectos: a reconstituição da época, o código de honra dos samurais, a narrativa ágil, as histórias profundamente marcantes, a violência das lutas. Lobo Solitário é uma viagem no tempo, que nos remete ao Japão da época dos samurais.

Tanto que o mangá se tornou um clássico, gerando seis filmes, quatro peças de teatro, quatro discos e uma série de televisão (exibida no Brasil nos anos 80 pelo SBT). Também influenciou uma geração de desenhistas e escritores, entre eles Frank Miller, que reinventou a HQ norte-americana com "O Caveleiro das Trevas". "A trama de Kazuo Koike, aliada à narrativa visual impecável de Kojima, é uma das obras mais completas que conheço", elogia. "Babei como um idiota a primeira vez que peguei nas mãos um mangá do Lobo Solitário."

No Brasil, a publicação do mangá também se tornou uma saga em si. Começou em 1987 com a Cedibra (que traduziu a versão norte-americana da First Comics), passando pela Nova Sampa ao longo da década de 90. Nesse período, os fãs ardorosos tinham de se contentar com edições fragmentadas, sem periodicidade definida e qualquer sequência nas histórias. A questão só foi resolvida em 2004, quando a Panini relançou a série a partir da edição da Dark Horse. Eu particularmente vivenciei essa novela e tive de esperar quase 20 anos para conhecer o final da lenda do assassino do carrinho de bebê.

04/12/2017

Esse volume conta com quatro capítulos incríveis, mas destaco dois como os meus favoritos: o segundo, que foi dedicado ao Daigoro, na qual acompanhamos os seus movimentos ao ser encurralado no meio de um incêndio e o último sobre uma mulher com tatuagens bizarras que te prende do começo ao fim para saber qual é a história dela.

O final de cada um desses capítulos não só entrega o que promete como vai além!
leonel 05/12/2017minha estante
Só melhora.

06/12/2017minha estante
Simmm! A Panini só anda atrasando os lançamentos, mas tudo bem. Tipo o próximo volume que tava programado para Outubro, mas só tá saindo em Dezembro...=/

Myke 13/02/2018minha estante
Comecei a ler por recomendação de um amigo, que segundo ele, é o melhor quadrinho que ele já leu...
Sinceramente fico impressionado com o nível dos contos, estes que você citou então... Acabo de lê-los e fico pensando neles durante muito tempo.
Bom, a outra coisa que ele me informou é que a partir do quinto fica linear, não fica mais em formato de contos, já não sei se isso é bom ou ruim.

16/03/2018minha estante
É Myke, também não sei se isso é bom ou ruim, mas pago pra ver! =)

Marcos Han 02/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.

Marieliton M. B. 08/03/2020

Os árduos caminhos de uma vingança
Através de seu trabalho como assassino de aluguel, o ronin Itto Ogami testa os limites da honra de um pai, a de órfãos e a de uma mulher que assim como ele, decidiu trilhar um caminho de vingança.

Esse foi o volume de Lobo Solitário que mais curti até aqui, principalmente por conta das duas últimas histórias Geada de Despedida e Gomune Oyuki. Essa primeira mostrando o quando que o pequeno Daigoro não é uma criança comum, e a última (a melhor dessa edição) contando a história de uma mulher que encontrou uma forma de usar o próprio corpo como arma na sua busca por vingança. Achei espetacular o lance das tatuagens e de como mesmo simpatizando com a causa da Oyuki, Itto Ogami ainda faz cumprir a sua missão.

Sigo ainda meio perdido em muitas cenas de ação? Sim! Mas dessa vez as histórias conseguiram me “distrair” desses detalhes da arte. Talvez isso seja sinal de que eu já esteja me acostumando com a narrativa do mangá.

lexsouza 27/08/2021

O caminho do assassino
A trama ganha corpo e entendemos os motivos da vingança de Itto. Sem nada a perder continua vendendo seus serviços e honrando a palavra.

Trindade 21/05/2023

Lobo 4
O enredo continua com pequenas histórias paralelas à trama principal, mas todas desenvolvem os personagens principais, Itto Ogami e Daigoro, e sua relação. Cada parte trabalha um conceito diferente que vai de um dever familiar de gerações agora interrompido a uma trama de vingança e honra.