Lobo Solitário #5

Lobo Solitário #5 Kazuo Koike

Resenhas - Lobo Solitário volume 05

Marieliton M. B. 20/03/2020

E começa o "Casos de Família"
Uma ação da família Yagyu faz com que Itto Ogami se mobilize antes da hora para buscar a sua vingança contra aqueles que destruíram a sua família. No caminho de sua vingança, o Lobo Solitário segue fazendo crescer a sua reputação como assassino de aluguel.

Nesse volume de Lobo Solitário a trama principal, a da vingança de Itto Ogami contra os Yagyu, começou a dar os primeiros passos.

Das histórias desse volume, a que mais curti foi a que se passa no campo de plantação de arroz. É bacana ver como o pequeno Daigoro enxerga as ações do seu pai. E tô achando o máximo Itto Ogami em cada batalha se especializar no seu ataque especial de arremesso de espada. 8P Pra um samurai que sempre considera a espada como uma parte do próprio corpo, realizar ataques em que de livre vontade atira a própria espada no inimigo é um forte sinal de que ele realmente abandonou o caminho do bushido.

ProfVithorPraça6 16/04/2021

Adoro ler sempre!
Dos volumes anteriores esse é muito importante para o decorrer da história! Além de ter 3 história muito boas!
Movimentação dos desenhos é fantástico e os capítulos fluem!

Guilherme.Monteiro 17/09/2021

A cada capítulo que você termina de ler há aquela satisfação que foi uma leitura muito boa (no mínimo). Apesar dos capítulos apresentarem pequenas histórias sobre a jornada de assassino de aluguel de Itto Ogami, dá pra perceber que tem uma continuidade que é ligada pela trama principal da série como um todo, e é simplesmente incansável a leitura, pois as histórias mantém um padrão de excelente qualidade a parte e ao mesmo tempo a continuidade da trama principal te faz ficar cada vez mais interessado no próximo passo.
Meus dois capítulos favoritos dessa edição foram: "Kurohae, o segredo do vento do sul", que tem uma abordagem mais poética que é sensacional; "Sakaizutsu, o legado de uma arma", em que trata da condição humana, principalmente no que se diz da violência primal do homem quando tem noção do poder que há em suas mãos.

Barbara Miho 24/04/2023

Resenha no Instagram @livrosdamiho
É admirável como a história deste mangá melhora a cada volume! A história tem ficado cada vez mais profunda, a cada capítulo que se passa, mais vamos nos afeiçoando à Itto Ogami e a sua moral louvável.

Daigoro, o seu filho, tem todo o meu coração rs, mesmo sabendo do seu destino e a respeito do trabalho do seu pai, ainda no fundo, o que ele mais quer é ter um lugar para chamar de lar, com o seu pai tendo um trabalho "normal". Mas mesmo com apenas 3 anos de idade, ele sabe diferenciar o desejo e a responsabilidade.

Nesse mangá ainda, me surpreendeu em ver Itto com uma arma de fogo na mão, o que é bem diferente para um samurai rsrs.

Acredito que a cada volume que eu trouxer aqui, vou acabar falando que ele é melhor do que o anterior. Tenho gostado da forma como este mangá tem mexido com as minhas emoções!

Silvio 17/08/2010

Uma viagem impressionante ao Japão dos samurais
Um homem com as roupas quase em farrapos carregando seu filho em um carrinho percorre as estradas cobertas de neve durante o Japão do shogunato Tokugawa. Embora estejam cansados e com fome, em nenhum momento os dois deixam de mostrar em seus semblantes uma expressão ao mesmo tempo serena e decidida. Na cintura o homem carrega a inseparável "Dotanuki", espada que maneja com assustadora habilidade e o principal instrumento de sua profissão: assassino. Sua fama percorreu até as provínciais mais distantes, enchendo de pavor os senhores de terras, até se transformar na lenda do Lobo Solitário, o "assassino do carrinho de bebê".

Concebida por Kazuo Koike e Gozeki Kojima, a saga conta a história de Itto Ogami, ex-kogi kaishakunin (executor oficial do Shogun) que é injustamente acusado de uma suposta trama para derrubar seu soberano. Recusando a ordem de cometer o sepukku (suicídio ritual dos samurais) Ogami, junto com seu pequeno filho Daigoro, torna-se um assassino errante, um ronin (samurai sem mestre) buscando vingar a morte da esposa e restaurar a honra de sua família.

Koike o Kojima contam esta história ao longo de 28 volumes de forma magistral em todos os aspectos: a reconstituição da época, o código de honra dos samurais, a narrativa ágil, as histórias profundamente marcantes, a violência das lutas. Lobo Solitário é uma viagem no tempo, que nos remete ao Japão da época dos samurais.

Tanto que o mangá se tornou um clássico, gerando seis filmes, quatro peças de teatro, quatro discos e uma série de televisão (exibida no Brasil nos anos 80 pelo SBT). Também influenciou uma geração de desenhistas e escritores, entre eles Frank Miller, que reinventou a HQ norte-americana com "O Caveleiro das Trevas". "A trama de Kazuo Koike, aliada à narrativa visual impecável de Kojima, é uma das obras mais completas que conheço", elogia. "Babei como um idiota a primeira vez que peguei nas mãos um mangá do Lobo Solitário."

No Brasil, a publicação do mangá também se tornou uma saga em si. Começou em 1987 com a Cedibra (que traduziu a versão norte-americana da First Comics), passando pela Nova Sampa ao longo da década de 90. Nesse período, os fãs ardorosos tinham de se contentar com edições fragmentadas, sem periodicidade definida e qualquer sequência nas histórias. A questão só foi resolvida em 2004, quando a Panini relançou a série a partir da edição da Dark Horse. Eu particularmente vivenciei essa novela e tive de esperar quase 20 anos para conhecer o final da lenda do assassino do carrinho de bebê.

05/04/2018

Conta com 5 capítulos espetaculares e o que eu mais gostei foi a história no arrozal. Não só nos surpreendemos com o motivo do Lobo estar lá plantando arroz (!), como conseguimos ter um vislumbre de algo humano nos dois, principalmente no Daigoro. Coisa rápida, claro, porque continuam badass!

Falando em badass, eu acho impressionante como as cenas de lutas parecem estar em movimento. Eu sempre tenho que voltar aos quadros anteriores para entender como o cara morreu e fico besta comigo mesma por não ter visto a espada cravada no peito do adversário o tempo todo!
Gabi 05/08/2019minha estante
Adorei sua resenha, é exatamente meu sentimento. Tbm volto às cenas pq é tão rápido e fluido que alguma coisa sempre nos escapa aos olhos. Este volume, em especial, eu adorei. Achei o melhor até agora. Daigoro é uma graça, um olhar de criança inocente e ao mesmo tempo um olhar de quem é tão pequeno, mas já viu de tudo.

05/08/2019minha estante
Maravilhoso, ne? Se prepara que só melhora! =)

Gabi 06/08/2019minha estante
Bom saber!!!!

Gabi 05/08/2019

Sensacional
Excelente volume! Pra mim, um dos melhores. Um samurai em reflexão plantando arroz, em busca de novos sentidos. Uma criança pequena e tão astuta, que já viu de tudo mesmo sendo tão nova; por uns momentos na estória, a vemos contemplativa e feliz, no meio de mulheres, aprendendo um ofício e vendo seu pai em paz, Daigoro sentindo a natureza e tendo risos de felicidade. Por outro lado, o tempo todo temos batalhas por honra pessoal, pública e por pressões da sociedade. E pela primeira vez vemos mostras das batalhas guiadas por armas de fogo através do uso da pólvora, o que foi, pra época, algo revolucionário.

Gabi 05/08/2019

Sensacional

Igor.Banin 25/11/2020

Ótimos contos
Lobo continua sua jornada de vingança. Apesar de alguns contos serem um pouco mais fracos, em geral o volume é bom.

Clemente 07/04/2021

A história do plantio de arroz quase toda pela ótica do pequeno Daigoro é mais uma pérola dessa série.

lexsouza 27/08/2021

Cinematográfico
As páginas do mangá lembram um story board, é possível visualizar a ação e ter a perspectiva da câmera.

Léo 19/01/2022

Uma leitura que traz muita coisa...
Resenhar apenas um volume de Lobo Solitário é deveras estranho. Mas este em específico, me marcou muito por literalmente mostrar que o conceito samurai, é muito mais distante do que o romantizado no ocidente.

Dentre estas histórias, a que mais se destaca é o conto do armeiro. É incrível como uma das missões de assassinato de Itto Ogami, pode se tornar reflexiva quando aplicamos um parelho de realidade com relação à humanidade e seu desenvolvimento bélico e como, rivais sempre se retroalimentaram para isso.

Recomendo demais esse volume.

Marcos Han 02/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.

Wilber.Lacerda 04/06/2023

A qualidade não cai. Só aumenta
A cada livro a evolução da história mostra o quanto tem ainda para acontecer. Esse volume tem umas histórias mais emocionantes.