Lobo Solitário #9

Lobo Solitário #9 Kazuo Koike

Resenhas - Lobo Solitário volume 09

Oscar.Valeriano 01/06/2023

Cada página é uma viagem na cultura e história do Japão medieval, as ilustrações são verdadeiras fotografias em movimento

Marieliton M. B. 11/04/2020

E a guerra está declarada
Se antes Itto Ogami apenas lidava com ataques esporádicos contra ele orquestrados pelos clãs Yagyu e Kurokuwa, dessa vez ele toma a dianteira e faz uma ação que infla a ira de Retsudo Yagyu que declara de vez a guerra contra o Lobo Solitário.

Ler esse volume de Lobo Solitário foi um misto de empolgação com muita raiva. Se em outros volumes também houveram histórias em que mulheres eram abusadas e violentadas, nas desse volume me causaram um asco enorme por conta das motivações por trás dos ataques contra as mulheres. Sério, homem que “pensa” apenas com a cabeça de baixo é desprezível demais. ¬¬

Pelo menos outras coisas desse volume conseguiram me distrair a ponto de me empolgar durante a leitura. Gosto muito da versão calada do Itto Ogami, acho que quando ele não fica papeando demais a sua áurea de intimidação só aumenta. Talvez seja por isso que curti tanto a “conversa” dele com o palestrinha que ele conheceu na hospedaria.

E pela forma que esse volume termina, parece que o bagulho vai ficar louco de vez nesse mangá. 8)

Gabi 27/04/2020

Meifumadou x mulheres?
Neste volume, refleti sobre o papel das mulheres nas sociedades como um todo. Me deu raiva pensar que as mulheres eram e continuam sendo tratadas como escravas sexuais. Elas que viviam um verdadeiro Meifumadou. Ainda vemos casamentos arranjados, estupros coletivos e alienação maridal. A mulher daquela época não tinha vontade própria, obedecia aos homens e sequer eram respeitadas, mesmos as mais nobres, viviam às sombras dos maridos ou pais poderosos. Triste pensar que isso é atual ainda.
Falando em um ensinamento importante na parte dos vermes nus, Ito nos ensina sobre saber esperar a vez, perseverar em algo mais simples para atingir um objetivo mais pra frente. Ser humilde e procurar fazer ou trabalhar em algo menos nobre, em uma hierarquia mais baixa para crescer e atingir seu objetivo futuro.
Gabi 27/04/2020minha estante
"obedecia e sequer era", no singular.

Polyanne 29/05/2020minha estante
Com certeza. Esse volume foi bem pesado de forma particular por essas questões das mulheres. E, como vc falou, ainda hoje às mulheres não são respeitadas. São muitas das vezes consideradas objetos.
É nojento. Excelente volume, por mais difícil que foi ler essas histórias horríveis .

Gabi 08/06/2020minha estante
Com certeza! Foi difícil mesmo, mas é importante refletirmos e repassarmos essas ideias para frente.

lexsouza 05/09/2021

Vol 9
As cenas de ação podem parecer confusas, rabiscadas displicentemente, mas é apenas pra dar uma ideia da velocidade na luta.

E.R.A.S 19/06/2022

Essa história realmente é intrigante! Os arcos são completos e dá vontade de acompanhar a história dos personagens. As lutas não tem nem o que falar?a arte fala por si só.

Marcos Han 02/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.

Trindade 27/08/2023

Yagyu se movimentam
O acordo foi quebrado e os yagyu vão atacar itto ogami diretamente. A questão é: quanto eles vão conseguir fazer sem que chame a atenção do governo?

Silvio 17/08/2010

Uma viagem impressionante ao Japão dos samurais
Um homem com as roupas quase em farrapos carregando seu filho em um carrinho percorre as estradas cobertas de neve durante o Japão do shogunato Tokugawa. Embora estejam cansados e com fome, em nenhum momento os dois deixam de mostrar em seus semblantes uma expressão ao mesmo tempo serena e decidida. Na cintura o homem carrega a inseparável "Dotanuki", espada que maneja com assustadora habilidade e o principal instrumento de sua profissão: assassino. Sua fama percorreu até as provínciais mais distantes, enchendo de pavor os senhores de terras, até se transformar na lenda do Lobo Solitário, o "assassino do carrinho de bebê".

Concebida por Kazuo Koike e Gozeki Kojima, a saga conta a história de Itto Ogami, ex-kogi kaishakunin (executor oficial do Shogun) que é injustamente acusado de uma suposta trama para derrubar seu soberano. Recusando a ordem de cometer o sepukku (suicídio ritual dos samurais) Ogami, junto com seu pequeno filho Daigoro, torna-se um assassino errante, um ronin (samurai sem mestre) buscando vingar a morte da esposa e restaurar a honra de sua família.

Koike o Kojima contam esta história ao longo de 28 volumes de forma magistral em todos os aspectos: a reconstituição da época, o código de honra dos samurais, a narrativa ágil, as histórias profundamente marcantes, a violência das lutas. Lobo Solitário é uma viagem no tempo, que nos remete ao Japão da época dos samurais.

Tanto que o mangá se tornou um clássico, gerando seis filmes, quatro peças de teatro, quatro discos e uma série de televisão (exibida no Brasil nos anos 80 pelo SBT). Também influenciou uma geração de desenhistas e escritores, entre eles Frank Miller, que reinventou a HQ norte-americana com "O Caveleiro das Trevas". "A trama de Kazuo Koike, aliada à narrativa visual impecável de Kojima, é uma das obras mais completas que conheço", elogia. "Babei como um idiota a primeira vez que peguei nas mãos um mangá do Lobo Solitário."

No Brasil, a publicação do mangá também se tornou uma saga em si. Começou em 1987 com a Cedibra (que traduziu a versão norte-americana da First Comics), passando pela Nova Sampa ao longo da década de 90. Nesse período, os fãs ardorosos tinham de se contentar com edições fragmentadas, sem periodicidade definida e qualquer sequência nas histórias. A questão só foi resolvida em 2004, quando a Panini relançou a série a partir da edição da Dark Horse. Eu particularmente vivenciei essa novela e tive de esperar quase 20 anos para conhecer o final da lenda do assassino do carrinho de bebê.

22/11/2018

Se antes os volumes eram repletos de capítulos curtinhos, agora já tá ficando mais complexo!

Ele inteiro é sensacional, mas destaco dois capítulos como os meus preferidos: o primeiro, com a mocinha da balsa que passou a se prostituir para garantir a recuperação de um samurai que a defendeu no passado, e o capítulo sobre os Hadaka Mushi (Vermes Nus), responsáveis pela travessia do rio que se aproveitavam disso para abusar das mulheres e cobrar “gorjetas” absurdas dos clientes. Possuem zero de honra, ou seja, o oposto dos samurais. Aí adivinha quem vai se juntar a eles? Sim, Itto Ogami, mas óbvio, com um objetivo muito maior, que no final desse volume a gente descobre ter relação direta com os Yagyu.
Gabi 27/04/2020minha estante
A parte dos Vermes Nus teve um importante ensinamento que tem a ver, por ex, qd entramos para um emprego mais simples, ganhando menos, para ganhar confiança, experiência e crescer na empresa ou área para atingir um cargo melhor no futuro. Fez este sentido para mim, dentre outras simbologias. Mas a parte das mulheres, da misoginia, dos abusos que aconteciam me deu raiva. Como é atual!

Franklyn.Jeferson 18/07/2020

Histórias que começam a traçar o caminho para a redenção de Itto ogami!

Barbara Miho 22/06/2023

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Se antes os volumes tinham histórias curtas afim de conhecermos mais da personalidade de Itto Ogami e de seu filho Daigoro, agora as histórias estão ficando cada vez mais complexas. Percebe-se que "o cerco está fechando".

O Lobo Solitário não se importa em realizar desde de trabalhos "simplórios" até os mais "complexos" afim de atingir o seu objetivo.

O mangá finalizou com ele fazendo o que nós leitores estávamos esperando: desafiando a família Yagyu.

A história está começando a pegar fogo, preciso avançar o mais rápido possível nos outros mangás

Wilber.Lacerda 05/07/2023

Só melhora
Casa vez só melhora a história e a trama vai se desdobrando. Conhecer a origem do que levou a história acontecer é uma experiência incrível.