Lisístrata

Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

JMartini 11/04/2024

Lisistrata
Eu achei que não ia gostar, mas depois de ler eu já mudei de ideia e depois de ter uma aula sobre o livro, minha opinião mudou completamente.
Hoje posso dizer que gosto desse livro!

Malylyi 11/04/2024

Vamo galera mulheres
Ok, se tu lê a sinopse tu fica ????, mas lendo tu vê o quão "icônico" é, foi um dos lidos para a escola, o primeiro do ano, além de ser leitura para a UFRGS.
Por ter lido apenas uma peça na vida, tive dificuldade de entender, mas foi divertido.

Maira Giosa 10/04/2024

Não bastasse ser difícil criticar o conteúdo da Antiguidade, é preciso, também, analisar a qualidade da edição e tradução, uma vez que obras como esta Lisístrata, já foram publicadas e republicadas centenas de vezes, e cada tradutor traz sua própria interpretação e decisões com relação ao idioma original, no caso o grego antigo. E é por isso que, neste comentário, eu irei falar também da edição da @editorahedra.

Porque, em si, a peça do comediógrado Aristófanes é uma das tantas que nos chegaram da Atenas clássica e, como muitas de suas outras peças, Lisístrata fala diretamente com o cidadão ateniense. E, nesta peça maravilhosa, o autor faz uma crítica irreverente aos políticos da época ao trazer as mulheres - que não tinham voz política - para resolver os problemas que os homens não conseguiam: por um fim definitivo à Guerra do Peloponeso, que já durava 20 anos - e ainda duraria outros sete após a apresentação da obra no festival das Leneias.

Após a catastrófica invasão da Sicília, que deixou a economia (e a reputação) de Atenas em frangalhos, Lisístrata convoca as mulheres da cidade - e também Lampico, de Esparta - a fazerem uma greve conjunta de sexo. Juntas, elas convencem os conselheiros e embaixadores de ambas cidades a entrar em um acordo. Não preciso dizer que a peça, recheada de palavras de baixo calão e referências sexuais, deviam fazer o público ir à gargalhada.

É uma pena, portanto, que essa edição tenha me decepcionado tanto. A introdução, apesar de situar bem o leitor comum, traz uma bibliografia bastante limitada (sequer listada ao final), e a tradução em si é truncada e muito literal. Embora respeite o vocativo (vós) do original, a construção no geral não torna a leitura fluida e de fácil entendimento, e perde-se um tanto do efeito cômico desejado pelo autor. Sem contar na impressão mal feita do número das páginas que se sobrepõe à dos versos.

Fiquei com a sensação de que devo buscar outras traduções em edições mais cuidadosas, que respeitem todos os tipos de público - versado ou não nas letras clássicas.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira

Larysa 31/03/2024

Sátira
Na minha cabeça quando as cenas com sarcasmo (todas?!) aconteciam as mulheres olhavam pra uma câmera imaginária igual Fleabag.
Extremamente atual, eu terminei sem saber quem havia escrito a obra (pensava que fosse uma mulher), e vi que foi um homem, o que torna ainda mais engraçado.
Acabei consumindo por conta das leituras obrigatórias da UFRGS mas acabei me impressionando. Recomendo para mulheres surtadas.

Carla 31/03/2024

Pensei que fosse ler um livro super chato, como é pro vestibular, mas foi muito engraçado do início ao fim

Rafaella 25/03/2024

Supreendentemente atual
Começou o semestre, o que significa que esse é mais um dos livros que li pra faculdade.
Eu realmente não sou a maior fã de peças, elas não chamam muito a minha atenção, mas para uma peça antiga, essa foi uma das que mais me agradou.
A leitura dela é rápida e fluída, e a história é supreendentemente atual, principalmente considerando que foi escrita antes da era comum.

Isadora 23/03/2024

Cômico
Eu me diverti demaais. É um ícone à frente do seu tempo, criado com a intenção de beirar ao ridículo, mas que hoje em dia é referência na luta das mulheres. É muito interessante ver como a sociedade funcionava na época e como isso ainda afeta a realidade atual. Leitura rápida e fluida, linguagem fácil e vulgar. Satírico, cheio de duplos sentidos e nada discreto.
??Leitura obrigatória UFRGS

Darah 09/03/2024

Vamo galera, mulheres!
Ambientado na antiga Grécia e em meio a uma guerra, a mulherada decide se abster de fazer nheco nheco com seus parceiros, por conta de que eles ficavam pouco tempo com elas e muito tempo nas guerras - causada por eles mesmo.

diria que é uma comédia " empoderada", embora tenha sido escrito por um homem. li para o vestibular da ufrgs 2024 e gostei da leitura, bem rápido e fluido. embora maçante em alguns momentos.

Cameater 07/03/2024

KKKKKKKKK???
Se não dissessem a data do livro eu teria julgado como recente. O humor de quinta série unido as críticas de objetificação das mulheres e aos verdadeiros motivos das guerras... ai... obrigado UFRGS, lacrou

Naluzvv 06/03/2024

"Por mim, nunca me cansarei de dançar em louvor de minhas camaradas. Meus joelhos jamais se curvarão ao peso da fadiga. E eu enfrentarei a tudo e todos, junto a minhas irmãs, sobre quem a natureza generosa derramou a virtude que emociona, a graça que encanta, a inteligência que convence."

Totoro4 28/02/2024

Lendo peças gregas pq o professor de história teve a brilhante ideia de fazer os alunos interpretarem, mas agr a gente tem que escolher alguma delas

marii torquato 27/02/2024

????????
O livro conta duas histórias que são aparentemente independentes mas que se intrelaçam e que abordam os mesmos assuntos. ambos narram a tragetória de mulheres gregas independentes e otimistas de forma bem humorada, todas em busca da liberdade feminina em uma sociedade extremamente falocêntrica. escrito em 411 a.c o livro questiona o real papel da mulher não deixando de criticar as ditaduras e as possíveis falhas da justiça.

julguei mt o livro no início por ser um gênero que eu não estou nem um pouco acostumada, mas dei boas risadas e valeu mt a pena

mcrgrath 26/02/2024

? Peça teatral acaba de se tornar um dos meus gêneros favoritos! A greve do sexo data do séc V a.C e aqui está muito bem adaptada.

? A história se trata de quando Lisístrata, cansada da guerra e da ausência dos maridos atenienses, reúne uma rebelião entre todas as mulheres gregas e espartanas para privar os homens de sexo, além de tomarem a cidadela que guardava o tesouro que financia as guerras.

? O livro se torna muito divertido pelos eufemismos, analogias e o quanto elas desafiavam qualquer homem que ousasse cantar de galo:
"[...] E eu gostaria que você tentasse pra te arrancar uma de cada coisa que você tem duas: um olho, uma orelha e um... sabe, não sabe?"