O Livro do Perdão

O Livro do Perdão Desmond Tutu...

Resenhas - O Livro do Perdão

Luiza 19/03/2024

O livro do perdão
?Com cada ato de perdão, seja ele pequeno ou grande, avançamos em direção à completude?.

?O perdão é o modo como trazemos paz a nós mesmos e ao mundo.?

?A qualidade da vida humana no planeta nada mais é do que a soma total de nossas interações diárias. O perdão é o modo como corrigimos essas interações. É o modo como remendamos os rasgões no tecido social. É o modo como impedimos que a nossa comunidade humana se desintegre. Este livro é um convite para que você trilhe conosco o caminho do perdão.?

llalia 24/02/2024

O PODER DO PERDÃO!
Faz umas semanas que terminei, sendo que ainda estou encantada com esse livro. Ouvi versão audiobook, inclusive amei a experiência, mas pretendo ter um livro físico.

Esse livro é daquelas obras que você tem que ter um exemplar na estante, para que sempre que possível dar uma revisada, fazer uma releitura e aprender ainda mais com ele.

É fácil compreensão e aborda um tema tão importante e necessário para nossa vida em sociedade. Ele traz ensinamentos e exemplos de perdão que nos fazem questionar e se colocar no lugar de quem precisa perdoar ou ser perdoado e pensar: "o que eu faria se estivesse nessa situação?" ou "será que tenho exercido o perdão apenas em situações 'fáceis' do nosso cotidiano?" mas, "e se alguém matasse meu pai, mãe ou irmão, eu seria capaz de perdoar também?"

Essas e outras questões me fizeram refletir de que também tenho que perdoar aquilo que aparentemente seria imperdoável, aquilo que jamais poderia-se pensar em perdão. O maior exemplo que temos disso é o sacrifício de Jesus, nós perdoamos o imperdoável porque Ele perdoou o imperdoável em nós. Ele é o nosso maior e único exemplo! O amor de Deus deve ser mais forte do que qualquer outro sentimento de culpa, raiva, indignação ou rancor.

O perdão é antes de tudo uma libertação para nós mesmos. Não é só sobre o outro, é sobre nós e o quão bem estamos ou não. Vale lembrar que o auto perdão também é necessário para seguirmos em frente.

Espero que esse livro possa alcançar todas as pessoas que necessitam exercitar o perdão para consigo mesmo ou para com o próximo. E para quem precisa ou espera ser perdoado que ele seja um bálsamo na sua vida!

Vale a pena ler!
"Gaste" seu tempo nesse livro, por favor

??

Ly. Su 13/12/2023

Tutu
Fiquei receosa de fazer um comentário...
Pois bem...
Não foi uma leitura fácil.
Com todo respeito e admiração que tenho por D.T. , não consegui sentir prazer na leitura.
Com certeza vou tirar proveito, mas estava esperando algo mais.

Kawany Lima 22/11/2023

O poder do Perdão
Lembre-se que toda pessoa que você encontra carrega uma mágoa e uma luta.
O perdão muda vidas, o perdão liberta??

Thaysinha 13/11/2023

Amei esse livro, aprendi muito com ele. Sem dúvidas é um ensinamento pro resto da vida. Com certeza lidarei melhor com as situações menos boas da vida.

Karoline 30/10/2023

Uma bela reflexão sobre perdoar e ser perdoado. Desmond Tutu narra histórias trágicas em que o perdão libertou os envolvidos, nos levando por uma jornada de introspecção para lidar com nossas próprias mágoas.

Marina Mendes 26/09/2023

O Arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, testemunhou alguns dos piores crimes que o ser humano possa cometer contra seu próximo. Aonde quer que vá, sempre ouve a mesma pergunta. Este livro é a resposta. Escrito em parceria com sua filha, a Reverenda Mpho Tutu, o livro expõe verdades simples, mais profundas, sobre o significado do perdão, sua dinâmica, por que todos precisam saber como concedê-lo e como recebê-lo, e por que perdoar é o maior presente que podemos dar a nós mesmos quando alguém nos fere. "Com cada ato de perdão, seja ele pequeno ou grande, avançamos em direção à completude. O perdão é o modo como trazemos paz a nós mesmos e ao mundo".

Ariane Santos Tenorio 02/08/2023

Bons ensinamentos
Tive vários insights ao decorrer do livro, que ensina um passo a passo para perdoar alguém ou a si mesmo.
Não é uma leitura muito fluida, as vezes é um pouco redundante, porém faz sentido.
Através do Quádruplo Caminho, o autor nos guia em cada etapa para podermos chegar ao perdão, e, com alguns exemplos, fica bem ilustrado, e fácil de colocar qualquer situação que você precise.
Um ponto que achei bem interessante é sobre a vida do autor: Desmond Tutu foi arcebispo da igreja anglicana, sul africano, foi consagrado com um prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid (essa informação não está no livro).
No livro, ele fala bastante sobre a Comissão de Reconciliação e Verdade, que investigava, julgava e anistiava crimes cometidos no regime do Apartheid. (Ele presidiu a Comissão).

Em resumo, a lição que se tira do livro é que ninguém pode obrigar o outro a perdoar, pois o perdão está dentro de cada um, apenas você mesmo pode encontrá-lo. Além disso, o maior beneficiado ao perdoar é você mesmo, pois se liberta do ódio e ressentimento.

Luis Henrique 21/03/2023

Excelente
Desmond tutu e sua filha nos conduzem para um mundo mágico do perdão, não só ensinam a perdoar e como fazer este processo, mas nós dão exemplos de pessoas que perdoaram seus algozes ou quem lhes fez mal. Neste livro você entende que há esperança e muita bondade no mundo.

Thainara Ramalho 28/01/2023

O livro do perdão
Este é um livro muito bonito, que fala sobre o perdão. O perdão para mim, é o gesto mais nobre que nós podemos expressar, porém também o mais difícil.
Todos nós precisamos perdoar e ser perdoados inúmeras vezes em nossas vidas, e nem sempre é fácil. Este livro nos traz uma luz sobre o perdão, não nos dá uma passo a passo que facilitaria no processo de perdoar, mas nos mostra que sem o perdão, o peso da culpa, do medo e da vergonha não nos deixará, seja perdoando os outros ou nos perdoando, esse é o melhor caminho para uma vida leve e feliz.

Iva 02/01/2023

Leitura obrigatória
Apesar de uns exemplos um tanto quanto sombrio, digamos assim, todos deveriam ler esse livro.

Me ajudou muito, inclusive coma as práticas ao final de cada capítulo, a entender algumas situações que passei e a seguir em frente de forma mais leve.

O mundo seria um lugar melhor se as pessoas soubessem perdoar mais, tivessem mais compaixão e aprendessem a pensar antes de agir.

Fabiana 02/09/2022

Necessário
Todos nós ao decorrer da nossa vida temos que perdoar inúmeras vezes,quando perdoamos falhas menores de pessoas sem ser próximas a nós é até fácil. Porém quando, temos que perdoar aqueles a quem depositamos nossa total confiança e amor,então é um processo bem mais doloroso e às vezes longo, conceder esse Perdão.
Nesse livro, o autor nós demonstra passos para podermos perdoar aqueles que nos prejudicaram de algum modo.

Cap 25/03/2022

O livro do perdão
Livro reporta várias histórias sobre o ato de perdoar. Apresenta uma metodologia para incorporação do perdão na vida do leitor. Ótimo livro para reflexão, principalmente em tempos conturbados como atualmente.

Marcela Prado 11/02/2022

O poder do perdão.
?Duas verdades simples: não há nada que não possa ser perdoado, nem ninguém que não mereça ser perdoado.?

O Arcebispo Desmond Tutu, detentor do Prêmio Nobel da Paz de 1984, escreve o livro em parceria com sua filha Mpho, uma sacerdotisa da Igreja Anglicana. Ambos experenciaram uma lastimável perda em suas vidas em detrimento de uma aterrorizante tragédia, o que os encorajou a deliberar sua experiência aos demais, contaram com a ajuda de indivíduos que também decidiram por compartilhar suas experiências para que dessa forma fosse possível inspirar os leitores, se assim desejassem, a alcançar a paz interna, visto que o enredo traz inúmeras vezes a citação de que um dos muitos benefícios causados é justamente obter uma conciliação intrínseca consigo mesmo. Os autores expõem a maneira que enxergaram, viveram e vivenciaram, reflexões e revelações e tudo que envolveu o processo até o alcance do perdão. A obra aborda profunda e amplamente o tema, traçando passos que desenvolvem e auxiliam em prol do propósito pretendido, o exemplar não é um remédio milagroso, onde assim que o leitor finalizar a leitura terá cumprido seu intento, seja ele perdoar ou ser perdoado, no entanto os escritores destrincham de modo exemplificado, didático e também conceitual. O perdão requer um conjunto de atributos, que não necessariamente é exigido que possua de início, haja visto que é discorrido caso não os tenha e desenvolve-se meios para que seja trabalhado a fim de obter o proposto. Alguns dos muitos adjetivos que o escrito menciona é a determinação, perseverança, empatia, compreensão e entendimento a respeito de tudo que o envolve, inclusive é citado a escritora e pesquisadora Brené Brown que em suas publicações esquadrinha temas como: culpa, vergonha, aceitação e empatia temas esses pertinentes ao que é retratado no livro. Em primórdio é principal e mais concludente ante a todos os predicados: o perdão requer uma escolha e decisão. Não poderia deixar de dividir minha intima experiência de modo breve e sucinto, confesso que não foi uma leitura fácil, ao dizer isto não me refiro ao vocabulário utilizado, no entanto a todo despertar de sentimentos, foi necessário realizar pausas para digerir, assimilar e absorver todo o conteúdo exposto. A obra proporcionará uma experienciação de feitio singular, levando em consideração a intenção, finalidade, objetivo e período escolhido para aprofundar no tema. Mergulhar no conteúdo deste escrito pede uma escolha talante e a estes eu indico a leitura.