As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Zampierre 20/03/2024

Grande amostra ao mundo.
O livro tem o intuito de te apresentar ao mundo político moderno, definindo noções que deveriam serem básicas para a maioria, de capitalismo, socialismo, inflação, etc.
Explicando do porquê o Reino Unido se assemelhava com a Alemanha de Hitler, até, explicando a queda do império romano.

Partes marcantes do livro:
"A Alemanha nazista não era capitalista, muito menos a favor do livre mercado, os donos das empresas não tinham o direito de se apossar dos lucros, e dependiam de salários para sobreviver".

"Enquanto a guerra acontecia, no Reino Unido, algo similar estava a se desenvolver, a partir do controle de preços de algumas mercadorias, assim, o governo britânico aumentava gradativamente, seu controle na economia, chegando a características do socialismo." (pg. 95)

"A inflação eleva os padrões salariais acima do nível que estes alcançariam num mercado desobstruído, e uma vez que os negócios não têm, como se manter sobre a sangria de prejuízos, fecham as portas e os trabalhadores perdem o emprego. A fixação salarial de altos padrões, redunda, inevitavelmente, no desemprego de parcela ponderável da população ativa."

"A inflação é uma política premeditada."

"No princípio do século XIX, no parlamento das principais nações, faziam-se pronunciamentos sobre os grandes problemas da humanidade, hoje, somos mais "práticos", e discutimos o preço do amendoim."

"Segundo a doutrina marxista, somente os proletariados tem boas ideias, todos os grandes autores marxistas, sem exceção, eram "burgueses", no contexto marxista.

Luke Lodge 24/02/2024

Comentário sobre "As Seis Lições" Ludwig Von Mises
A obra é deveras importante. Mises promove a ideia de que o conhecimento sobre economia pode tirar sociedades inteiras da miséria. No livro, que é um compilado de textos e palestras de Mises, busca-se demonstrar conhecimentos básicos para que governantes conduzam suas nações ao caminho da prosperidade, deixando evidente que este caminho só é possível numa economia aberta, ou seja através do capitalismo. Mises mostra também que as políticas socialistas/comunistas são ideias ruis, e que a cada dia mostram-se, nas sociedades, mais ineficazes, ineficientes e improdutivas, conduzindo o país a miséria. No século XXI, o marxismo já de muito se mostrou uma mentalidade/cultura mofada, empoeirada e carcomida, mas os textos e palestras de Mises só faltam "esfregar" no rosto do leitor esse fato.

Pâmela 16/02/2024

Leitura fácil pra uma temática complexa
Gostei muito. Acho que deveria ser mais lido pelo publico geral.
É uma excelente forma de introduzir assuntos que parecem complexos, mas que dizem respeito à todos nós.
É importante ler com a mente aberta, sem pré julgamentos. Deveria ser lido principalmente por pessoas à esquerda do espectro politico.

Andrey 13/02/2024

Ótimo livro sobre economia e política, já tinham me recomendado e acabei deixando de lado, se soubesse que era tão bom, tinha lido antes.
Leitura leve, fluida e prática.

Valeria242 12/02/2024

Li pra uma disciplina da faculdade e achei de fácil leitura, entretanto o conteúdo é raso e demasiadamente simplista kkkkk tipo, coisas do senso comum que são bem questionáveis.

Marcelo1145 11/02/2024

Aprendendo economia
Uma aula de economia. Simples, direta e clara. Ainda demonstra claramente porque o socialismo não dá certo.

Titi 17/01/2024

Breves lições de economia
Este livro é resultado de algumas conferências dadas pelo Mises que foram posteriormente transcritas; desse modo, este livreto pode ser lido em apenas um único dia e sem precisar pensar muito a respeito, pois sua linguagem é simples e clara. Todavia, um olhar mais crítico da obra de Mises revela certos problemas e incompatibilidades com certas teorias escolásticas a respeito da liberdade, Mises defende liberdade ao erro, já os escolásticos (ao menos os tomistas) defendem liberdade à verdade; portanto, há certa diferenças cruciais que demonstram uma incompatibilidade em certos pontos da doutrina misesiana da ética e da doutrina tomista da ética, que, no entanto, tem sido negada por uma crescente de pseudointelectuais liberais/libertários da internet, que tentam a todo custo unificar.

Mujin 09/01/2024

Simplesmente Mises
Fundamental para quem quer aprender um pouco sobre a ótica austríaca, muito didático e muitos exemplos de fatos históricos que nos mostram o que ocorre quando você aplica políticas ineficientes, particularmente o capítulo sobre inflação é muito interessante

Uezu777 04/01/2024

O básico da liberdade de forma saborosa
Nessa releitura das palestras que Von Mises ministrou em Buenos Aires em 1959, estão descritos de forma concisa e fácil de assimilar seis conceitos básicos da Escola Austríaca de forma que até eu, um completo amador em qualquer tópico de economia, consegui entender.Contudo, a grande capacidade de Mises de lecionar não deixou de me dar a impressão de que as palavras no livro não se traduzem na realidade.De toda forma, uma leitura que valeu muito a pena.

Elton.Oliveira 18/12/2023

Uma introdução sobre o liberalismo de Mises
O livro é uma transcrição de uma palestra realizada na Argentina, na qual, Ludwig von Mises discursa sobre os pilares do liberalismo da escola austríaca , suas bases econômicas.

Não tenho tanta expertise para criticar um monstro desse , mas cá entre nós... Acho que o liberalismo proposto por Mises é um pouco utópico, um país que não tenha uma política social , na minha visão, será de grandes disparidades. O problema é muito complexo , deixar a classe dominante e privilegiada sem regulamentação é acreditar/confiar demais no "ser humano" .

As sociedades confluíram para um misto de capitalismo/socialismo e esse equilíbrio tem que ser buscado. Em alguns governos observamos excessos de ambos os lados, a corrupção parlamentar ainda é o encalço de um futuro melhor ....

Um bom livro , conhecer um pouco sobre economia não faz mal a ninguém!
Adamastor Portucaldo 18/12/2023minha estante
Corrupção. Desde os tempos bíblicos os juízes também são citados.
Outro dia eu li alguma coisa que me fez concluir que o CONHEÇA A TI MESMO, do Delphos é mais trabalhoso do que os doze trabalhos de Hércules!

Elton.Oliveira 19/12/2023minha estante
Então Adamastor.... A corrupção faz parte do cerne humano ... Uns conseguem combater , outros conseguem neutralizar , mas tem uma turma que usa como ferramenta !

Fabio 19/12/2023minha estante
Esses últimos, infelizmente, são a maioria Elton

Elton.Oliveira 19/12/2023minha estante
Pois é Fábio ! Não é fácil viver , o mundo é injusto , a balança é viciada !

Fabio 19/12/2023minha estante
Você disse tudo, a inópia esta entranhada no ser humano, mas quem eclode essa imperfeição e a própria sociedade

Mathfms 14/01/2024minha estante
É natural que haja disparidades. Não é possível existir uma sociedade de ricos. Nem uma sociedade só de pobres. O problema que ocorre em países como o Brasil, é que grande parte da população pobre vive em condições sub-dignas.

Jonnas0 17/12/2023

Von Mises estava certo, infelizmente aconteceu...
Von Mises, com toda sua capacidade técnica e educadora, leciona de forma ímpar, e olha que irônico, a palestra sobre livre economia na Argentina, que hoje se vê justamente do jeito que ele supôs em que um país estaria se utilizassem os metodos errôneos.
Infelizmente para quem quis experimentar o que Mises dizia, como congelamento de preços (Intervencionismo), inflação (diluição da moeda) e provar que daria errado, esse país foi a Argentina, que recebeu o célebre Ludwing V.M. , ouviram suas aulas e mesmo assim, seguiram um rumo completamente oposto aos seus ideais.

Francieli.Triches 14/12/2023

Livre mercado
Uma resenha de uma professora, que fez a leitura do texto buscando referência para discutir algumas ideias em sala de aula.
Confesso que não foi fácil ler este texto e por muitas vezes ter que concordar com Mises que o ideal seria que o governo se preocupa-se apenas em garantir a segurança dos cidadãos e garantir que os contratos feitos fossem de fato cumpridos. Tendo assim um governo super enxuto. E que a interferência do governo nas outras atividades econômicas da sociedade acaba interferindo na liberdade dos cidadãos e afetando negativamente a economia. Bom mas para entender os argumentos de Mises ao defender estas ideias é necessário ler este texto com bastante criticidade, sinto que terei que ler mais algumas vezes.
Penso ser este livro uma referência importante para quem está tentando entender um pouco sobre economia, me sinto portanto na obrigação de indicar a leitura para os meus alunos na disciplina de Engenharia Econômica.

Jenner Azevedo 24/11/2023

Indispensavel para entender o básico de economia
"As Seis Lições" de Ludwig von Mises é uma obra notável que destila conceitos econômicos complexos em lições acessíveis e perspicazes. Mises, um dos grandes expoentes da escola austríaca de economia, oferece uma exploração envolvente da importância da liberdade individual, propriedade privada e mercado livre.

Em linguagem clara e argumentação sólida, Mises defende os princípios do liberalismo clássico, destacando como a intervenção estatal excessiva pode minar o progresso econômico e a liberdade. Sua abordagem direta e lógica faz deste livro uma leitura valiosa para quem procura compreender as bases da teoria econômica.

"As Seis Lições" não é apenas uma introdução acessível à economia, mas também uma poderosa defesa da liberdade e da responsabilidade individual. Uma leitura indispensável para aqueles que buscam insights claros sobre os fundamentos do liberalismo e da economia de mercado.

Pode ser lido em 2h
letizinhq 24/11/2023minha estante
Li este para defender o livre mercado e o individualismo em um debate...mt bom!!

Jenner Azevedo 29/11/2023minha estante
Massa! Com certeza se saiu bem, esse livro é muito esclarecedor, e apesar de antigo explica muito sobre o que acontece hoje.

Maria16970 23/11/2023

É importante reconhecer que nos livros é possível alcançar uma variedade de temas e abordagens e nem todos os livros serão do nosso agrado pessoal. Este livro é um exemplo, persiti na leitura dele por que era necessário para uma prova. Apenas isso.

Rauny 22/11/2023

Quando pensei em ler esse livro imaginava ser um conteúdo denso, de difícil assimilação. Agora que li acredito esse ser um livro básico de iniciação as idéias sobre liberdade em todos os aspectos, principalmente no ámbito económico. Acredito que esse livro deve ser um dos primeiros a ser lidos por quem quer investigar mais sobre as ideias do autor.