A Conspiração do Rei James

A Conspiração do Rei James Phillip Depoy

Resenhas - A conspiração do rei James

Nivia.Oliveira 26/04/2021

O livro prometeu revelar segredos chocantes que a Igreja Inglesa gostaria de esconder por ameaçar as bases da fé cristã. Uma conspiração é armada para impedir a tradução da Bíblia do Rei James publicada em 1611.
Os personagens, exceto um, são reais (1540-1605).
Pensei que abrangeria o contexto histórico-geográfico e religioso do Reino Unido. Entretanto, o autor se preocupou apenas com os assassinatos. Deixando o rico contexto histórico de lado. ☹
O pior é que o autor deixou as anotações dos fatos históricos no final do livro... foi isso que me atraiu. Tampouco destrinchou os problemas de tradução da Bíblia. Se ateve a fatos corriqueiros dos evangelhos gnósticos.
Não estou questionando a crença religiosa e sim a fraca fundamentação. Até as citações de Shakespeare são forçadas. Senti que o autor quis privilegiar o Protestantismo...
Estudando a história do Reino Unido encontrei fatos contraditórios aos explicitados no livro de Depoy sobre o Rei James e a tradução da bíblia.
Gostei da “Roda memória”! Um aparelho que ao girar enquanto vc lê, faz você gravar literalmente o texto na sua memória. Não encontrei nada que comprovasse a existência deste.... gadget! Mas já pensou livros inteiros na mente?? Um sonho!

Mauro 19/08/2013

suspense até a última página.
Excelente, Depoy consegue manter o clima de mistério e suspense até a última página, vale a pena ler.

Alê 13/10/2013

Este livro fala sobre uns tradutores que a pedido do Rei James estão tentando traduzir algumas partes da Bíblia.Só que alguns tradutores começam a ser assassinados misteriosamente e ninguém imagina quem seja o assassino.O responsável por essa tradução chamado Marbury contrata um detive para descobrir quem está matando os tradutores,um detetive é o ex monge Timon que esconde grande segredos.No final se descobrira que o assassino nada mais é que um dos tradutores que está trabalhando juntamente com a igreja,que não quer que se revele o que está nesta tradução.O tradutor também é movido por vingança contra o Rei James para fazer esses assassinatos.O interessante disso tudo é que o próprio tradutor inventou a sua própria morte para que ninguém desconfiasse dele.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Cambridge, abril de 1605. Um dos estudiosos que trabalhava na tradução da Bíblia para o inglês, a pedido do rei James, é encontrado cruelmente assassinado. O diácono Marbury, responsável por esse grupo de tradutores, tenta acobertar o assassinato e ao mesmo tempo dar prosseguimento ao trabalho de tradução. Contrata, em segredo, um misterioso monge para investigar o caso. No entanto, os assassinatos continuam acontecendo, e os estudiosos começam a acusar um ao outro pelos crimes. Enquanto isso, alguns segredos encontrados nos originais hebraicos, contendo informações que modificam radicalmente a mensagem bíblica que fora transmitida até então, fazem agravar ainda mais a situação. Em 'A conspiração do Rei James', o autor aborda um importante momento histórico e mostra a dificuldade de o rei James ter a tradução da Bíblia concluída.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579270222