Pássaro da Tempestade

Pássaro da Tempestade Conn Iggulden

Resenhas - Pássaro da Tempestade

1 | 2 | 3 | 4

Marcos.Leste 05/03/2024

Empolgante, só não dei 5 estrelas pois ainda faltam 3 livros para terminar a série.
A narrativa se desenrola na Inglaterra, onde o Rei Henrique VI ascende ao trono após a Guerra dos Cem Anos. Contudo, sua saúde debilitada e falta de coragem colocam o reino em estado de alerta.

Henrique VI busca estabelecer um armistício com a França, arranjando um casamento com Margarida de Anjou, uma jovem francesa, e devolvendo dois territórios à França. No entanto, essa decisão não é bem vista por todos, dando início a uma conspiração liderada pelo Duque de York.

A trama é envolvente, com uma narrativa ágil e empolgante, repleta de intrigas e traições. Os personagens são fascinantes, cada um com suas próprias ambições e motivações pessoais.

Margarida é uma personagem que evolui ao longo da trama, demonstrando características de liderança e tomada de decisões que talvez ela mesma desconhecesse. Thomas é um personagem forte e cativante, com um espírito determinado, mostrando-se um excelente estrategista. Jack Cade é uma personalidade forte e cativante, com um espírito inigualável no livro.

A descrição dos lugares, personagens e conflitos é sensacional, mantendo a narrativa incrível. Recomenda-se ter algum conhecimento histórico, principalmente sobre a Batalha de Azincourt (há um livro de Bernard que narra, ou se preferir, pode-se assistir a um vídeo no YouTube para se situar), pois esta batalha é mencionada várias vezes no livro e, se você tiver esse conhecimento prévio, torna a leitura mais interessante.

bruprupru 26/01/2024

Uma boa entrada
Sendo uma ficção histórica escrita por um jornalista, a obra apresenta uma escrita mais fluida, sem o rigor e rigidez técnico e bibliográfico de um historiador. Mesmo que o autor favoreca uma linhagem, a narrativa não vilaniza nem humaniza em demasia. Uma distância respeitosa é mantida dos personagens, sem muitas invencionices e devaneios; quando eles existem, o autor teve a maturidade de assumi-los e responsabilidade de não superestimar o valor do seu trabalho e nem de vende-lo como um projeto histórico. Suas referências, embora numerosas, são antigas e possivelmente datadas.

JSenun 24/01/2024

Meio lento
O livro é bom, mas achei muito lento e sinceramente teve partes que a narrativa estava tão parada que chegava a dar sono.
Muitas visões de personagens e nem sempre elas levavam a algum lugar.
Espero que o resto da saga mostre um pouco mais de fluidez nos próximos volumes.

Hallisson 24/01/2024

Game of Thrones da vida real
É notório a inspiração de Game of Thrones na Guerra das Rosas, é possível fazer paralelos de vários personagens e similaridades de acontecimentos. Até me questionei se esse livro que foi escrito depois de Game of Thrones não utilizou um pouco essa fantasia como base também kkkkkk

lucky5 16/01/2024

Espero gostar mais dos próximos...
É louvável a escolha do autor em adiantar fatos históricos para que a narrativa permaneça fluída, porém existe um certo exagero na quantidade de pontos de vistas, tornando o livro arrastado em alguns momentos mesmo quando algo relevante para a história está acontecendo. Apesar disso, me apeguei a alguns personagens e estou curioso para o desenrolar da trama até a vitória dos Tudor.

É o primeiro livro de quatro, então é normal ser mais lento, no geral o saldo foi positivo e pretendo continuar essa série.

24/12/2023

O livro é bem parado. Muitas histórias, muitos personagens. Parecia que tudo estava jogado deixando muita coisa sem explicação.

Camila Felicio 21/07/2023

Adorei!
Narrativa super bem construída, o final deixou uma ponte magnífica para o 2º livro!Destaque para o personagem Jack Cade e o arquero Thomás que roubaram a cena (para mim!).
Detalhe que achei sensacional, foi o lado mais realista, com personagens extremamente reais, sem aquele dualismo
do bem e o mal (booom Ricardo de York ainda está vilãozão, mas creio que no próximo livro quando ele tenha mais destaque veremos outras facetas)! Dito isto,o autor é o primeiro que leio de ficção histórica que humaniza a incrível Margareth d'Anjou que não passava de uma criança quando se casou com um dos reis mais fracos da Inglaterra, que ao ser filho de Henrique de Agincourt deixa a sua fraqueza ainda mais nítida!
O livro foi construído através de uma vasta pesquisa histórica, e ameeeeeeei que ao final do livro foi exposto a liberdade literária que ocorreu, além de algumas explicações sobre o momento vivido na Inglaterra.
Amei o Iggulden, lerei brevemente o 2º volume até por ter comprado o box ( AINDA BEM!!!), suas narrativas misturam intrigas, batalhas extremamenteeee bem escritas, personagens em diálogos plausíveis e humanos e até uma certa pitada de um sentimentalismos mais ausente em autores aclamados como Cornwell!
Super indicado para fãs do Cornwell (eu que vim de ler a maravilhosaaaaa narrativa de Agincourt, esse livro inicia-se em plena guerra dos 100 anos e seus acordos para tentar um armistício) e Ken Follet (com aqueles diálogooos sensacionais e mtos conchavos)
Pedro 21/07/2023minha estante
Excelente resenha, Camila. ???

Camila Felicio 21/07/2023minha estante
Obgdaaaaa!!!!!! Acho q tu vai curtir essa saga, o primeiro é mais lentinho, vou ver as açoes no segundo kkkk

Pedro 21/07/2023minha estante
Ficção histórica + Conn Iggulden.
Não tem como não gostar dessa combinação.

Camila Felicio 22/07/2023minha estante
É maravilhosaaaa!!!

anna.cochlea. 14/07/2023

Livro físico.
Olha, só dei meia estrela porque o livro físico que peguei as letras eram miúdas e a leitura demorava demaaais para passar, sendo bem difícil.
mas conseguiu contar o que precisava e eu li as notas finais, porque como é ficção histórica, tive que conferir e explicou tudo direitinho do que era e não era ficção, eu amei a forma que foi escrita e amo o derry brewer!

Vitória 27/04/2023

Acho que o comentário sobre esse livro vai ser curtinho porque, ainda que tenha sido uma experiência ok, sem nenhuma grande decepção, ele também não me surpreendeu em nada. Peguei indicação dos livros desse autor por causa da galera que sempre falava do estilo dele ser muito parecido com o do Bernard Cornwell e, já que o Cornwell ultimamente só tá me fazendo entrar em cilada, decidi tentar por um caminho diferente. Como já disse, foi bom, muito melhor que minha última leitura do Cornwell, mas eu acabei por perceber o mesmo problema nos dois autores, e isso me irritou um pouco.
A história acompanha, basicamente, uma guerra civil. O rei tá todo xoxo e capenga, sem uma moeda pra financiar a guerra com a França, e acaba realizando um casamento com a Margarida em troca de um armistício, e aí toda a treta começa. O autor sabe muito bem explicar o cenário político da época, e os acordos entre a própria nobreza que os faziam agir desse ou daquele modo, tudo fica muito claro pro leitor, sem que a leitura se torne cansativa, e isso é ótimo. Ao mesmo tempo, as cenas de batalha, apesar de não terem alcançado toda a beleza que eu vi durante a primeira leitura das Crônicas de Arthur, são ótimas. O leitor sabe a todo momento o que está acontecendo, onde cada personagem está, e isso faz com que a gente fique mais ansioso pra saber o resultado de tudo aquilo.
Os personagens são bons, o autor sabe bem balancear o momento em que cada um deles terá seu destaque merecido, e também gostei deles não serem completamente bons ou maus. Aqui, como era de se esperar, eu vou ter que dar um destaque pro Derry Brewer. O cara é um espião na maior essência da palavra, malandro, escorregadio, que adora soltar uma piadinha de vez em quando, e tenho que admitir que as cenas em que a gente vê ele se livrando de alguma armadilha armada pelos lordes que o odeiam forma de longe as mais divertidas do livro inteiro. A Margarida é uma personagem que vai se tornando mais interessante ao longo da história, e isso condiz com o crescimento e a evolução dela de uma adolescente de 14 anos da realeza pra grande rainha da Inglaterra. Eu fiquei a todo momento esperando a cena em que o romance proibido entre ela e o William de la Pole finalmente aconteceria, tanto que a morte dele foi uma grande surpresa pra mim. Talvez essa decepção tenha me ajudado a baixar um pouquinho a nota, eu estava precisando de pelo menos uma pitada de romance aqui.
Como no último livro que resenhei aqui e em vários outros, o meu grande problema foi a minha falta de apego aos personagens. Eu gostei de todos eles, mas em alguns momentos eles estavam tão envolvidos em intrigas políticas que eu sentia que não sobravam páginas pra que eu os acompanhasse no seu dia a dia, conversando e vivendo suas vidas, e isso pra mim é essencial pra que o leitor estabeleça uma relação de identificação para com o personagem. Talvez eu na verdade esteja numa ressaca literária das brabas e por isso não consiga me relacionar profundamente com livro nenhum? Acho que sim, mas nem a minha ressaca seria capaz de mudar a minha nota para esse livro. Comprei o box completo da série e foi caro, então lerei os outros em algum momento, só espero que o autor melhore isso com o decorrer dos volumes.

Eliza Carvalho 23/02/2023

O livro é denso. Não empolga. Arrasta, pois o autor vem explicando todos os pontos politicos na época e mostra um rei bem frágil, influenciável e inseguro. Só aparece uma trama, mas acredito de que por tras de toda essa tranquilidade aparente, vai descortinar muito auê. Para quem gosta de batalhas, tem.

Evaldo29 02/12/2022

...livro muito bom superou minhas expectativas no decorrer da história, com ótimos personagens secundários, só achei que faltou um pouco mais da presença do antagonista e das suar artimanhas na política da história, mais foi uma boa leitura valew a pena...

Dani 03/10/2022

Me surpreendeu
Peguei esse para ler, só por ser de um gênero que eu gosto muito, porém o final me prendeu, e me fez querer continuar a série.

otxjunior 26/08/2022

Pássaro da Tempestade, Conn Iggulden
A escrita, ou o que apreendemos da tradução fraca, lembra Bernard Cornwell; e a estrutura de alternar diversos pontos de vista, GoT. Dito isso, as personagens são mal definidas, feitas para caber na figura histórica, sem nuances.

Fer 25/08/2022

Aprendendo história
Gosto muito desse autor porque ele conta uma história do que de fato aconteceu. É muito interessante ficar empolgada e questionando os plots políticos das coisas que aconteceram no passado

Jessica Leite 18/07/2022

A Guerra das Rosas - Parte 1
Que narrativa! Conn Iggulden soube mesclar perfeitamente fatos históricos com uma trama de suspense que nos envolve do começo ao fim da história.
Eu consegui me sentir como se estivesse assistindo às cenas ao vivo, de tão boas que são as descrições das cenas de ação.
Os personagens principais são muito interessantes e muito bem construídos. E a forma como esse livro terminou foi um convite claro para continuarmos lendo essa quadrilogia.
Uma ficção histórica de peso. Maravilhosa.

1 | 2 | 3 | 4