Oeste

Oeste Alexandre Fraga

Resenhas - Oeste: A Guerra do Jogo do Bicho

Ellie 31/08/2023

Poder
Senti que é a pura realidade, onde o poder e o dinheiro imperam, não se respeitando hierarquia, muito menos as famílias.

PorEssasPáginas 19/01/2015

Resenha: Oeste: A Guerra do Jogo do Bicho - Por Essas Páginas
Um livro pra fechar o ano com chave de ouro, Oeste já prometia só de ler sua contracapa – foi mais uma daqueles casos de amor à primeira capa. O jogo do bicho é um assunto muito pouco comentado e Oeste arranca a cortina e o glamour do jogo e nos mostra esse submundo cruel e cheio de intrigas.

Em Oeste somos apresentados aos chefões e herdeiros do jogo do bicho no Rio de Janeiro e todas as suas tramas para se manter no poder: Dr. Nabor, seu genro Plácido, seu filho Saulo seu sobrinho Roger, Jamil e seu filho Duda, Antenor Libanês, Dr. Estélio, Glauco Astuto e seu filho Zeca. Além de personagens menos importantes mas com nomes memoráveis como os assassinos Já Morreu e Bruxa do Mar.

Após a morte de Nabor o caos se instaura, os parentes querem uma fatia e os “sócios” também. É declarada a temporada de guerra no mundo do bicho. A partir daí começam as rusgas pelo poder, ameaças veladas, tentativas de controle e manter as aparências, filhos bravejando e guerreando tentando honrar ou obter o orgulho dos pais e o eterno olho por olho. No final, só sobrevivem os fortes.

O livro tem uma trama pesada e possui momentos visuais intensos, o autor soube impactar muito bem o leitor sem ser grosseiro – mas esse é sim um livro pra quem tem estômago forte.

Apesar de ter personagens marcantes e todos terem sua própria voz e brilharem a seu modo, um dos problemas de Oeste é ter muitos personagens. Conforme uma pausa e seguinte retomada da leitura isso pode confundir o leitor. Talvez seja necessário retornar alguns capítulos para entender quem é filho de quem ou quem exatamente é aquele chefão. Como eu reli o livro rapidamente para fazer esta resenha, numa releitura fica muito mais fácil saber quem é quem na história.

Outro ponto que achei inútil no livro foram os capítulos de Duda, o filho homossexual de Jamil. Entendo que o personagem serve para mostrar a intolerância e machismo deste submundo, mas somente alguns capítulos agregam algo à história e não são muitos.

- O faturamento tá muito alto. Já não dá mais pra lavar com restaurante, motel. Tá ficando foda. – página 161

É bom se preparar porque nesse livro tem muita gente passando a perna na outra pra se dar bem. Diria que é um dos temas principais do livro. Quando o leitor acha que as famílias se entenderam e os culpados estão exterminados, entra outro jogador no jogo ou alguém decide fazer uma jogada arriscada e o círculo de mortes e traições retorna com força total.

Um dos momentos mais impactantes do livro foi a transformação de Roger. Devido a uma tragédia decorrente da guerra do bicho, o bicheiro se transforma em empresário e manda-chuva em um assassino frio. São capítulos marcantes e que valem atenção.

Oeste é um livro para quem gosta de violência, belas mulheres, riquezas e muitas traições. Como cenário: o Brasil dos bicheiros, o país do jogo eterno, dos corruptos, dos mafiosos invencíveis e sua sede por luxúria. Tudo isso regado a muito sangue e famílias destruídas.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-oeste-a-guerra-do-jogo-do-bicho

Alisson Serigy 16/02/2022

Aquilo que se esperava
O livro é bom e narra com bastante perfeição o que o público em geral sabe e se imagina do jogo do bicho. Alguns pequenos problemas ao meu ver atrapalham as vezes, a grande quantidade de personagens, e a forma de descrever as histórias, narrando fatos futuros para depois junta-los na história, grande parte das vezes esse tipo de narração fez uma surpresa muito boa e divertida, porém em alguns pontos confunde o leitor.

No mais é uma boa história, de fácil compreensão e leitura rápida. Recomendo.

ZePPa 10/01/2024

Gostei muita , a escrita nao nos deixa parar de ler , e conta mais ou menos o que acontece no mundo real

Pedro.Ribeiro 20/11/2023

Ao fazer um livro com nomes de personagens tão explícitos, mas bem disfarçados, o autor aposta na curiosidade de quem quer conhecer esse mundo para fazer a leitura, e foi justamente isso que me levou a selecioná-lo entre tantas opções na Amazon.

"Oeste", tal qual muitos livros sobre o crime organizado carioca, navega entre o mundo real e o fictício, com personagens, bairros e histórias que provavelmente aconteceram mas com um disfarce necessário para não serem reconhecidas em primeiro plano. Para quem gosta dessa literatura, é um prato cheio.

Apesar disso, falando enquanto obra literária, "Oeste" busca abraçar o mundo e precisa correr para dar conta de tudo. É um bom livro, é muito bem escrito (por detalhes que trago mais a frente) mas tem uma narrativa bastante apressada, especialmente no terço final. O alto número de personagens, muitos desconexos uns com os outros, e o andar da história em diferentes frentes faz com que a parte final seja fraca, em que todo capítulo acontece uma execução, uma tragédia e a história passa a ser um jogo de Resta Um.
Naturalmente que a vida na contravenção é um jogo de resta um, porém, a maneira como o texto é escrito faz com que isso seja muito automático: o capítulo inicia, em 1 página morre alguém, o capítulo conclui e logo se inicia outro com um ciclo que se repete, repete e repete.

O que destaco como maior ponto positivo da série é a maneira como o autor desenvolve seus diálogos e seu repertório linguístico: o livro varia entre o vocabulário formal da narrativa e o xingamento com classe no meio de um diálogo. Embora se trate de um universo criminoso, a narrativa faz escolhas de palavras que trazem outra perspectiva e até reforçam os principais personagens, homens vindos de baixo mas que tentam reforçar sua classe social a partir de vestimentas e fala rebuscada.

Enfim, "Oeste" vale a leitura sem maiores expectativas, é muito bem escrito e traz um pouco do universo do Jogo do Bicho mas peca em momentos cruciais para tornar uma grande obra.

Lívia 19/08/2015

surpreendente se você não conhece a história do jogo do bicho no brasil
a falta da escrita primorosa é bem compensada por um enredo pra lá de envolvente. é um estilo meio 'família soprano' brasileira. gostei ainda mais de saber que o autor é policial federal há mais de 18 anos.
franzlira 05/01/2018minha estante
undefined

Edu Ribeiro 13/10/2015

Ação, tiros, explosões e um pouco de verdade
Se fosse um filme, este livro seria aquele que você tem dificuldade de convencer sua namorada a ir ao cinema com você. Com muita ação, tiros, explosão e violência é um thriller instigante e que seria pura diversão se não tratasse de um assunto tão sério e real que é o crime organizado no país.

É um romance, mas com contornos de documentário que é capaz de deixar arrepiado. Possui um ritmo ágil e escrita descomplicada e funciona bem como um passa tempo. Leve na leitura, pesado no conteúdo. Vale a pena.

Marcel 15/01/2016

Boooom
Muito bom, concordo que ele se perde com muitos nomes, as vezes achei meio sem pé nem cabeça! Mas gostei, o tema abordado é muito interessante e creio que o autor tenha utilizado sua experiência como policial federal.

O romance conta o dia a dia do jogo do bicho no Rio de Janeiro, com suas matanças, violência, podridão, boêmia, charme, corrupção e obviamente muito luxo e dinheiro. Intrigas entre famílias de bicheiros na busca do poder manchado por sangue com o paradoxo da proteção da família.

Livro de leitura tranquila e agradável, vale perder uns momentos com ele!!!

Boa leitura!

Jorge Luiz Nogueira 06/08/2018

Tem que respeitar!
Levei três dias inteiros, desde que comecei a leitura, até o término. Digo com propriedade, como autor, que o livro tem muitos pontos positivos. E vale, sem a menor sombra de dúvida, o seu investimento para adquiri-lo. O livro foi publicado pela Editora Record. O autor é policial federal e isso credencia a verosimilhança da obra para com o mundo sangrento do jogo do bicho e suas peripécias legais.

O cenário se passa no Rio de Janeiro. O que já acho ótimo, não apenas por ser minha cidade natal, mas porque eu amo romances nacionais que se passam no Brasil. O gostinho do café quente vem à boca enquanto o som das balas de fuzil vem à mente. Os personagens são envolventes e cumprem bem sua função, entreter.

Como ponto alto da trama eu gosto da narrativa. Embora alguns digam que faltou habilidade do autor, eu discordo. Se você acha que pode fazer melhor, senta e escreva algo desse gênero. Que sinto muito dizer: não é fácil. Só quem se aventura nesse tipo de obra sabe o que é. Aprendi muito, como autor, ao virar das páginas.

Como ponto baixo, eu digo também com propriedade foi o meio do livro. Acredito que o meio, ao contrário de alguns, seja a parte mais complicada. Porque precisa manter o equilíbrio e a atenção do leitor até o fim. Então, na falta de alguma coisa, o romance pode ficar chato, engessado, ou doido com várias invenções fora de contexto apenas para a brochura ganhar densidade para o final. Achei que no meio do livro algumas coisas foram desnecessárias. E outras poderiam ser melhores exploradas.

O final foi sucinto, espera algo maior. Não senti aquele clímax. Embora o livro tenha me capturado e eu não consegui parar a leitura até o término. Maaaasssssss, acho que deve haver alguma continuação para encerrar alguns desfechos.

Em suma, a proposta Oeste - A Guerra do Jogo do Bicho, rende. E rende muito! Principalmente se falarmos na esfera cinematográfica. Eu conseguia ler alguns parágrafos na voz de Wagner Moura. Como literatura, agrada. O enredo é característico como nos filmes de polícia e ladrão. Nuances de putaria e muita bebida. Com um bom samba, para variar.

Gostei!

Gustavo Rafhael 25/09/2022

Apesar de ser um mais do mesmo, na mesma pegada de Tropa de elite e vários outros que abordam o tema da contravenção, violência e corrupção no RJ, o livro é muito bom.
O ritmo da narrativa imposto pelo autor é bem dinâmico, vários acontecimentos em sequência não deixam o leitor querer largar o livro, sempre querendo saber o que vem em seguida.
Como entretenimento vale muito a leitura.

Victor Hugo 04/10/2023

Precisamos de mais ficção desse universo e até que retrata ele bem, mas achei mto machista e racista em algumas representações, bem típico da época que foi escrito

Luana 02/03/2024

Impuros meets Vale o Escrito
Ler esse livro foi bom demais! A muito tempo eu não ficava obcecada por uma história como fiquei por essa. Crime organizado é um assunto que me interessa muito e eu simplesmente não conseguia parar de ler. Acordava, trabalhava, comia pensando no livro e no momento que poderia voltar a ler.
A história conta com muitos plot twists e quase todas eram realmente surpreendentes. Isso me deixou mais instigada a ler pois estava muito curiosa para saber qual seria a reviravolta do próximo capítulo. Quando eu achava que a narrativa tinha chegado a um entrave, uma surpresa surgia e mudava tudo.
Algo que ajudou a tornar a experiência de leitura melhor foi o tamanho dos capítulos. Eu amo livros com capítulos curtos pois deixam a leitura mais fluida e parece que leio mais em menos tempo, e todos os capítulos tem 5 páginas, no máximo. O autor escreve de uma forma que representa muito bem os diálogos desses grupos, como gírias, palavrões, termos regionais, etc mas ainda consegue manter a formalidade e fluidez do texto.
Uma crítica é que algumas cenas com mulheres parecem ter saído diretamente de um filme pornô daqueles bem ruins. A impressão que dá é que o autor, em toda a sua vida, nunca teve contato com uma mulher real e usou o livro para descrever suas fantasias que gostaria que acontecessem. Chega a dar vergonha alheia pensar que essas cenas saíram da cabeça de alguém.
E falando do que importa: ZECA! Foi meu personagem favorito e tem todo o meu coração, reizinho que nunca errou e se errou foi tentando acertar. Ele era engraçado e carismático, mas trazia certa profundidade na relação com o pai e a vontade de ser competente nos negócios. Ele merecia mais destaque! (Inclusive tenho até meu fancast se o livro for adaptado: Sergio Malheiros