A cruz de Zeta

A cruz de Zeta Fátima Venceslau

Resenhas - A cruz de Zeta

Amante dos Livros 14/11/2015

A Cruz de Zeta – Vol 1
Sabe aquela história de começar pelo começo?
É bem isso que vou fazer!

Gente, eu simplesmente me encantei pela capa do livro!

E daí já me veio aquele medo ("Não se pode julgar um livro pela capa")...

Ao começar me deparei com a descrição do local que retratava na capa e simplesmente não consegui parar de ler o livro até termina-lo... Bom, minto eu, tive que parar um pouco antes de começar o 2º capítulo apenas para conhecer um pouco mais desse lugar (mesmo que só virtualmente)

Vamos lá...

O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, é o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões. Localiza-se no município de São Miguel das Missões, na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

A recuperação das estruturas começou em 1925, e desde então o sítio tem sido crescentemente valorizado, passando por várias intervenções de restauro e sendo objeto de vários projetos para o fomento do seu legado material e imaterial. Sua igreja se tornou uma das imagens mais conhecidas no Rio Grande do Sul e o complexo, um forte polo turístico, constituindo-se ainda como o centro vital da cidade onde se localiza, a qual formou-se em sua função e está-lhe intimamente vinculada em múltiplos níveis. Comunidades indígenas guarani da redondeza têm o local como sagrado e como parte de sua memória e identidade coletiva. (Fonte: Wikipédia)

E sobre a Cruz de Zeta ou Cruz Missioneira....

A Cruz Missioneira era usada pelos índios como símbolo do bem contra o mal. Os dois braços simbolizam a fé redobrada e o portador da cruz ao fazer um pedido a Deus devia mantê-lo em secreto. A cruz é considerada como um amuleto, uma proteção espiritual contra todos os males. (Fonte: http://elmissioneiro.blogspot.com.br/)

Sobre o Livro:
No decorrer da história (Onde eu já estava apaixonada pelo livro), fui sendo surpreendida cada vez mais, gosto muito de ficção cientifica, e a autora me prendeu com uma história de Romance com Ficção Cientifica, em lugares reais e mais precisamente no nosso País (Como não amar a Literatura Brasileira?) e tudo isso contado de uma forma envolvente... apaixonante... rica em detalhes... e apesar de existirem três espécies diferentes no livro (humanos, nórdicos e reptilianos), tudo se passava em lugares extremamente comuns.

A personagem principal (a única que citarei o nome) Júlia estava concluindo o ensino médio e super envolvida com os estudos para o ENEM , quer algo mais normal e atual que isso?

E de repente a vida inteira dela começa a mudar, e aos poucos ela vai descobrindo as verdades revelada sobre sua vida... sobre outros mundos.

E diante de tudo isso a personagem supera tudo com com uma personalidade decidida, e como não poderia ser diferente (afinal é um romance) tudo em nome do amor!

Com certeza aquele final de ano escolar jamais seria igual aos outros... com certeza a vida da Julia e de todos os outros personagens, que são muitos e tornam a história ainda mais interessante, jamais seriam as mesmas.

E com certeza, eu estou esperando ansiosamente pelo Volume II. Por enquanto contamos com uma aliança feita, e uma paz parcial... Mas a jornada continua.

Eu super indico a leitura e quero parabenizar a Fátima pelo seu maravilhoso romance de estreia e desejo que continue a “dar asas a sua imaginação”, nós precisamos disso!

site: http://amantedoslivrosmercia.blogspot.com.br/

palomabele 05/11/2015

A Cruz de Zeta
O livro conta a historia de Julia uma adolescente de 17 anos que vive na Cidade Maravilhosa e aparentemente tem uma vida normal,no começo do livro percebemos que Julia esta focada estudando pro Enem.
A vida de Julia é normal como de qualquer adolescente nessa idade,só que de uma hora pra outra,ela descobre que suas origens não são exatamente aquelas que ela conhecia.
O livro é recheado de mistérios e de surpresas, o tempo todo você se sente na pele da personagem,fazendo com que o livro se torne agradável e inseparável.
No livro também Julia conhece um rapaz encantador que se chama Marcos ele surge do nada,como se tivesse saído dos sonhos,ele a ajuda bastante e compreende boa parte de seus problemas e medos.
Mas o que Julia não sabe é que na verdade Marcos veio pra Terra,para ser seu guardião e no decorrer da historia as estruturas de Julia ficam um pouco abaladas.
A Cruz de Zeta não é aquele livro de ficção cientifica chato e cansativo,ele é um livro que nos faz ficar admirados e completamente por dentro da historia.
No livro a o grupo de alienígenas nórdicos e reptilianos.
Julia conhece Saulo que faz parte dos reptilianos e que o tempo todo queria atrapalhar a vida dela.
O final do livro me surpreendeu bastante eu nunca imaginava que iria me apaixonar por essa historia,confesso que to ansiosa pra ler a continuação.

Flávia Nunes 21/10/2015

Um livro que vai fazer você se transportar para outro mundo.
Puro mistério, o livro vem nos contar sobre a vida de Júlia, uma jovem que leva uma vida normal, estudos, amigos, família. Tudo isso faz parte do seu dia a dia até conhecer e se apaixonar pelo Marcos, conhecer o Saulo e sua vida virar de cabeça para baixo.

“E se você descobrisse que não é quem você pensa?”
Essa é a pergunta base de toda história. Júlia descobre que tudo o que viveu até seus 17 anos era uma "mentira", e como encarar tudo isso? O que fazer?
A curiosidade me consumiu durante a leitura, eu queria saber o porque, o que aconteceu no passado de Júlia, o que estava acontecendo no presente e preciso saber do seu futuro!
São muitas as perguntas que vão surgindo e as respostas te deixando cada vez mais ligada na história.

"...Qualquer ser vivo esta envolto por duas situações: o bem e o mal. Ele pode escolher com qual viver e aquele que ele escolher lhe envolvera duplamente...."
Um dos pontos mais legais da história é o lugar em que ela acontece, ele é descrito minuciosamente e faz você viajar, se sentir como parte daquele cenário.

Parque Nacional da Serra Dos Órgãos no Rio de Janeiro.
Lindo, né? Boa parte da história se passa aí.

Por fim, o livro é muito bom. Um romance que diferente daquele clichê "romance adolescente" ao qual nos deparamos muitas vezes.

site: www.sobrevicios.com.br

The Best Words Br 03/10/2015

Resenha The Best Words Br
A Cruz de Zeta conta a história de Júlia, uma menina de 17 anos aparentemente normal que vive na Cidade Maravilhosa e que tem as mesmas preocupações de uma jovem de sua idade... no início do livro, vemos como nossa personagem corre com os preparativos para o ENEM, como aguenta fofoquinhas da escola e como vive uma amizade inseparável com Mariana, uma quase irmã para ela... só que Júlia nem imaginava que sua vida seria transformada de uma hora para outra e, muito menos pensava que suas origens não eram exatamente aquelas que ela conhecia...

Ah... mas que mistérios são esses de que você está falando, Alê? Bom, Júlia conhece um cara lindo, loiro, gato - e eu já disse lindo?-, chamado Marcos, que parece compreender tudo que acontece em sua vida e que parece ser o homem dos seus sonhos ( ou dos sonhos de qualquer uma de nós, né, meninas? )! O que ela não sabia era que Marcos era um alienígena e que estava aqui na Terra como seu guardião. E, após essa descoberta, muitas outras virão para abalar as estruturas de nossa protagonista, uma vez que ela mesma faz parte de toda a trama.

Como dá para perceber, se há um grupo pacífico de alienígenas, também há um grupo rival, não é mesmo? Marcos faz parte do grupo nórdico, e seus rivais são os reptilianos. Esse segundo grupo é conhecido por sua ambição e por entrar em guerras de dominação. E, dessa vez, o alvo pode ser nosso planeta Terra... Será que Júlia e Marcos conseguirão deter seus inimigos - principalmente Saulo, o novo colega de classe de nossa mocinha-, salvar seus povos e aceitar suas verdadeiras identidades? Para saber de tudo isso, você precisa ler essa obra de Fátima Venceslau ;)

A Cruz de Zeta é um livro recheado de ficção, e a abordagem da autora sobre o tema foi muito genial... sempre me perguntei sobre outra vidas no universo, e a sagacidade que a Fátima colocou no texto deixou tudo mais interessante ( para vocês terem uma ideia, no enredo, há acordos secretos entre os alienígenas e os nossos governantes!!)! Quando terminei de ler, fiquei com algumas coisas na cabeça: será que isso acontece mesmo e a gente não sabe? Hahahah... eu e minha mente mirabolante.

Bom, preciso falar que gostei bastante dos personagens e de suas atitudes, e, dessa vez, minha personagem favorita não é a principal, pois não me identifiquei muito com Júlia... a pessoa que fez com que eu me vidrasse ainda mais em algumas ações foi Rana, uma reptiliana diferente e que tem ideias humanas e meio feministas... apesar de não aparecer tanto, ela me deixou muito orgulhosa e me fez torcer por seu final feliz.

Ah, por falar em personagem... adorei ver a mudança e o crescimento de um personagem que eu não gostava no início. Até conversei com a autora e disse que não gostava dele, e ela disse: "Por quê? Tantas pessoas o amam... " . E só depois entendi o motivo! E olha, Fátima, também me apaixonei, hahaa... tô mais encantada com ele do que com o Marcos.

Como vocês viram, eu adorei o livro, mas preciso fazer somente uma crítica construtiva sobre o ritmo do texto... em determinados momentos, nós ficamos um bom tempo concentrados em coisas que Júlia poderia ter se importado menos, e, em alguns momentos mais importantes e com mais ação, não tivemos tanto destaque assim. É claro que isso não ocorre em todo o enredo, mas eu senti essa oscilação, o que quebrou um pouco o meu ritmo de leitura. Poréééém, nós teremos uma continuação da história ( isso mesmo!!!!), então, tenho certeza de que teremos muitoooo mais cenas maravilhosas!

Fátima, muito obrigada pela oportunidade! Adoramos essa nova amizade e esperamos ansiosamente seus próximos livros!

site: http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2015/09/a-cruz-de-zeta-fatima-venceslau.html

KpopBrasil 13/09/2015

O que será que Marcos esconde?
Júlia, uma garotinha de 7 anos de idade estava no Rio Grande do Sul visitando as Ruínas de São Miguel, quando ela vê um índio um pouco diferente, loiro, com os olhos azuis e com uma roupa bem diferente, ele a chama e ela desaparece, seus pais ficam muito preocupados, e após seis horas do sumiço, ela reaparece. O que será que aconteceu?

Dez anos depois, Júlia com sua vida normal de estudante, no seu último ano do ensino médio, ela estuda muito por causa do Enem, então seus pais resolvem ir para Teresópolis, passar o final de semana lá para descansarem. Após chegarem lá, Júlia vê um rapaz muito bonito, loiro e de olhos azuis que fica lhe encarando, ela desvia o olhar por um momento e quando olha novamente para onde o rapaz estava, ele não está mais lá. A partir deste momento, em todo lugar que ela vai encontra esse garoto, e sempre acontece a mesma coisa, quando desvia o olhar dele por um momento ele simplesmente desaparece.

Em uma noite, Júlia resolve sair com seus amigos, eles vão em um show que está tendo na praça no centro da cidade. Ela resolve ir ao banheiro e quando sai é atacada por um rapaz muito bonito, com os olhos verdes e vestido com roupas pretas. Mas aparece alguém para salvá-la, e essa pessoa é aquele rapaz loiro que a observava, ele diz se chamar Marcos e a partir daí viram amigos.

Mas tem algo que Marcos esconde dela, que vai mudar o rumo da sua vida completamente. Antes ela achava que se conhecia, mas após a revelação de Marcos ela não terá tanta certeza assim. O que será que ele tem para contar?

Uma história totalmente diferente sobre alienígenas, os Nórdicos e os Reptilianos. Que também tem guerra e romance, que é algo que não pode faltar. Cheia de descobertas e mistérios. Venha se aventurar com Júlia e Marcos e descobrir todos os segredos que eles guardavam.

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Cristiane 12/08/2015

Uma leitura gostosa e empolgante
O livro A cruz de Zeta conta a história de Júlia, uma jovem comum prestes a terminar o Ensino Médio. Entre finais de semana em Teresópolis e uma rotina agitada de estudos no Rio de Janeiro, seus dias são passados sem grandes emoções.
Num desses fins de semana na região serrana do Rio, Júlia começa a perceber coisas estranhas acontecerem à sua volta. Primeiro, um rapaz alto e muito bonito ela vê em vários lugares por onde passa. Seus olhares se cruzam, ela desvia os olhos, e ao olhar novamente não o encontra mais. E se isso já não fosse estranho o suficiente, ao visualizar as fotos de um passeio que fez com os pais ela vê um grande cachorro branco que não havia visto do seu lado. É como se ele a estivesse seguindo.
Apesar das estranhas coincidências que a cercam, Júlia decide ir a um show com seus amigos de Teresópolis, e ao se afastar deles para ir ao banheiro, ela se vê puxada por um rapaz forte para uma rua escura sem que possa fazer nada para se defender. É quando o rapaz loiro aparece para defendê-la. Os dois brigam e o raptor desaparece prometendo voltar. O salvador se apresenta como Marcos, e a jovem inicia uma amizade, que logo se torna um algo a mais com ele.
Dizem que amor de praia não sobe serra, mas tanto o novo amor de Júlia, quanto o seu estranho raptor, não desaparecerão da sua vida. Isso porque, ao voltar para o Rio, ela descobrirá que irá conviver de perto com os dois.
Júlia sabe que tem algo mais naquela história. O que ela não faz ideia, é que em breve estará envolvida em uma guerra envolvendo duas espécies alienígenas diferentes, nem que sua origem não é exatamente a que pensava que fosse...
Gostei muito do livro. Ele começa suave, com uma típica adolescente cujos dilemas envolvem passar nas provas finais e se divertir quando possível. Júlia tem um namorado à distância, e sua vida não é mais emocionante do que a da maioria dos jovens da sua idade. Tudo muda quando ela conhece Marcos e Saulo. De repente, ela se vê passando por situações que não acreditava ser possível. Com uma narrativa fluída, a autora nos transporta para um mundo de ficção científica e romance, e o final é tão legal e cheio de acontecimentos, que ficamos esperando pela continuação dessa história para descobrirmos mais sobre esses clãs alienígenas, assim como o futuro de Júlia e seu amado.

Priscila 23/07/2015

A Cruz de Zeta

" E se você descobrisse que não é quem pensa?"

Leitura surpreendente, a escritora Fátima Venceslau tem uma escrita contagiante, magica, emocionante, neste livro ela nos traz a estoria de Julia uma jovem com 17 anos, inteligente e muito aplicada nos estudos, ela se surpreende com ela mesma com algumas matérias escolares que para muitos é uma tortura e muito difícil, como por exemplo matemática, eu particularmente sou péssima em matemática kkkk, que para Julia é simples e fácil, que para disfarçar saber tudo, ela acaba deixando questões sem responder pra parecer "normal" como todos seus amigos de escola. Mora com sua família no Rio de Janeiro. Em umas de suas viagens costumeiras com a família Julia conhece Marco um belo jovem loiro, olhos azuis, alto, forte, enfim lido de viver, sonho de consumo de todas as garotas, que a salva de ser sequestrada.
Mas muitos mistérios e segredos envolvem Julia e Marco, que encontraram um no outro o verdadeiro amor.
A escritora Fátima conseguiu mesclar a nossa realidade abordando temas muito comuns em nossa sociedade como a exploração de nossas riquezas naturarias de uma forma muito especia,l misturando com a ficção cientifica ou seja seres de outros planetas, onde os alienígenas querem tomar as nossas riquezas naturais e as de outros planetas trazendo assim destruição por onde passam.
Uma leitura gostosa, rápida com personagens marcantes e muito bem descritos, a ambientação, a descrição de locais planetas e povos me deixou encantada com detalhes perfeitos nos leva em uma viagem magica onde Humanos e alienígenas lutam por um bem comum. Parabéns Fátima Venceslau amei a leitura e já estou ansiosa pela continuação, como uma boa leitora que ama os vilões estou torcendo por "Saulo".

site: www.leituraecia.com.br

Raffafust 08/06/2015

Não sabia muito o que pensar da história até terminar de ler. É a primeira vez - que me lembre - que a protagonista de um livro se encanta com um alielígena. Mas vamos a história.
Júlia é uma adolescente carioca de 17 anos. Estudiosa e família sabemos que além de se preparar para o ENEM ela ama viajar nas férias com os pais, quando tinha 7 anos por exemplo ao lado deles visitou as Ruínas de São Miguel no Rio Grande do Sul e lá ela sente algo que não esperava, algo que irá se revelar somente quando ela for mais velha.
Voltando ao presente a menina se apaixona por Marcos em uma de suas viagens para Teresópolis com a família onde seus pais tem uma casa . O cara é tudo de bom, um pouco mais velhor e tem ares de galã de seriado adolescente.
O que já sabemos pela sinopse é que na verdade o tal jovem não é nada humano, ele na verdade é de outro mundo literalmente, um E.T que se finge de humano e que está aqui na Terra para proteger a moçoila.
O bacana do livro está exatamente no inédito, não se trata de um livro de ficção científica mas envolve personagens dignos de histórias do gênero com uma forte dose de romance que é esse o mote principal que nos faz querer saber o que acontecerá quando uma humana se apaixona por alguém de outro planeta? Que aparência esse E.T terá de verdade?
Há também mistérios que envolvem a presença do Marcos na Terra, uma guerra entre os de outro planeta e o nosso que querem nossas riquezas mas que ninguém pode nem imaginar que está prestes a começar. Confesso que foquei muito no amor porque temas de ficção com muitos detalhes me confundem e no segundo livro já não lembro de nome algum, defeito de fábrica meu. Por exemplo , amo filmes de ficção mas preciso assistir mais de uma vez para decorar os nomes de grupos, planetas e personagens.
O Zeta do nome - confesso qeu fiquei curiosa - é um planeta assim como também existe outro de nome Rode cada um com seu povo e suas ambições.
Por ter continuação já sabia que caso tivesse qualquer dúvida deveria esperar a continuação.
Mas aqui já fica minha torcida para que Saulo - acho que nem falei dele com medo de spoiler - se dê mal e Júlia e Marcos vivam felizes para sempre, seja nesse planeta ou em outro.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/06/resenha-cruz-de-zeta-volume-1.html

gabenaste 04/03/2015

#Resenha
A história se inicia no ano de 2002 quando Júlia aos 7 anos de idade, juntamente a seus pais Paulo e Vitória vão as Ruínas de São Miguel no Rio Grande do Sul e uma experiência inesperada ocorre com Júlia.

Dez anos após o ocorrido Júlia aos 17 anos e seus pais estão localizados em um condomínio de casas na Barra da Tijuca-RJ, Júlia por ser uma garota dedicada aos estudos está estudando arduamente para prestar a prova do ENEM e ao mesmo tempo leva uma vida um pouco pacata. Sua melhor amiga é Mariana, a mais tagarela da dupla, pois Júlia é uma garota tímida, porém muito criativa.

Aos finais de semana os pais de Júlia costumavam ir para sua casa em Teresópolis para descansarem, e em uma destas idas a cidade Júlia acaba tendo um problema com um cara e por deslize do destino é salva por Marcos, um biólogo de 23 anos, que despertou interesses da jovem Júlia.

“E se você descobrisse que´não é quem você pensa?”

Enfim, durante toda a história possuem diversos outros personagens como também vários acontecimentos na vida de Júlia, aos quais acho melhor não comentar para não falar Spoilers sobre a história, pois sei que isso é chato.

Uma coisa que gostei da parte da autora é que ela soube montar uma história do tipo Ficção Científica e Romance envolvendo cidades brasileiras, o que pelo pra mim é difícil de se ver, pois na maioria das vezes as cidades são cidades inventadas “fantasias e tals” mas em A Cruz de Zeta, a Fátima conseguiu fazer algo que me deixou surpreso, além do mais esta foi um dos primeiros livros de ficção brasileiro que me fez ficar prendido na história, portanto eu super indico este livro para todos em geral.

site: http://frasestrechosepensamentos.blogspot.com.br/2015/03/resenha-cruz-de-zeta.html
Obrigada pela resenha.
Fico muito feliz que tenha gostado da história e aguarde o volume 2.

Janaina Vieira - Escritora 18/01/2015

Romance e ficção científica.
Gostei muito do primeiro livro da querida Fátima Venscelau! A história de Júlia e seu misterioso namorado é agradável, envolvente e recheada de surpresas a partir das verdades reveladas sobre mundos distantes da Terra. A trama central nos faz pensar e questionar nossos próprios costumes e modo de vida. E nos leva a ter a certeza da importância do amor em tudo que fazemos. Na verdade, a nossa humana capacidade de amar é a nossa salvação, com certeza, desde sempre. Apesar dos nossos defeitos e falhas, nós, seres humanos, temos uma longa jornada pela frente rumo ao equilíbrio e, talvez um dia, à perfeição.

Aprovadíssimo! :)
Obrigada pela resenha.
Sua opinião é muito importante para mim, por toda experiência que sei que tens, nessa área tão fascinante.

Ana.Faria 13/01/2015

Fantástico e apaixonante
Você acredita que há vida em outros planetas? Você se apaixonaria por um jovem loiro, lindo, forte, de olhos azuis, educado e inteligente? Você já desejou ter um colega de sala gato, moreno, de olhos verdes, musculoso e com personalidade forte? Já sonhou em ter um professor bem bonito para poder admirar durante as aulas? Já quis ser uma pessoa mais especial e importante do que imagina ser? Gosta de motos, de mistérios, aventura e adrenalina? Se respondeu SIM para algumas dessas perguntas, com absoluta certeza irá achar o livro A CRUZ DE ZETA sensacional. É um dos livros mais legais e interessantes que já li na minha vida e recomendo a todos que gostam de romance, ação e ficção científica. Li o livro em dois dias, não conseguia parar de ler tamanha a minha curiosidade. Ainda bem que a história não acabou. Já estou na expectativa para o volume 2 para descobrir mais segredos dos personagens e viajar mais um pouco nesta história de vários mundos possíveis. Parabéns à autora!
Obrigada, Ana!
Seu comentário me fez ficar com vontade de ler o livro, rsrsrs.
Espero poder despertar nos jovens a vontade de ler minhas aventuras em mundos tão diferentes.

LAPLACE 24/11/2014

A Cruz de Zeta - Fátima Venceslau
Apesar de fã de Ficção Científica, não li muitas obras do gênero. E algo interessante de A Cruz de Zeta é que não é um livro de ficção científica, é um romance com ficção científica. As características fictícias apresentadas na obra não requerem um embasamento precedente a leitura da obra. São menções simples e que são explicadas ao longo da trama pela autora.

Algo que gostei bastante foi que a Fátima valorizou nosso país, desenvolvendo uma história que se passa aqui. A forma como a autora linkou fatos da nossa história com o enredo espacial é bem interessante.

Outro ponto positivo, ao meu ver, é a personagem Júlia. Ela não é aquela mocinha sensível, apagada da face da Terra, que vive em um universo paralelo ao resto das pessoas e em crise com seus conflitos interiores. Júlia apresenta sim certas características das protagonistas das protagonistas desses romances fantasiosos, mas ela é mais decidida, mais forte e não vive em crises com tudo que acontece ao seu redor.

O livro é curto, possui apenas 170 páginas. É uma leitura rápida e agradável que se pode ler tranquilamente em uma tarde.
Obrigada, Laplace!
Espero que esse livro possa ter te dado vontade de voltar-se para a ficção científica, que é fascinante.

Lina DC 04/10/2014

Com 32 capítulos + epílogo e narrado em terceira pessoa, a história começa no ano de 2002 nas ruínas de São Miguel - RS, onde uma Júlia de apenas sete anos de idade e acompanhada pelos seus pais Paulo e Vitória tem uma experiência que muda a sua vida.
Dez anos se passam e a família está no Rio de Janeiro, lá na Barra da Tijuca. Júlia já tem 17 anos, está estudando para prestar ENEM e tem uma vida bem pacata. Sua melhor amiga é Mariana, que é a tagarela da dupla, pois Júlia é bem introspectiva na escola, apesar de criativa e possuir uma imaginação bem fértil (normal nas adolescentes do sexo feminino).
Quando sua família decide passar um final de semana em Teresópolis, a jovem tem um encontro inesperado com um rapaz desconhecido e é salva por Marcos Broz, um biólogo de 23 anos, muito bonito que desperta o interesse de Júlia.
Eu não consigo imaginar como a autora Fátima Venceslau conseguiu mesclar nesse contexto alguns alienígenas, mas ela o fez!
O leitor irá conhecer a Ordem dos Cavaleiros Estelares, um Grupo de Resistência, seres do planeta Zeta e seres do planeta Rode. As características de cada povo são bem distintas e o leitor conhece os dois lados da história desse conflito que atravessa gerações.
A autora destacou alguns personagens em cada núcleo: dos terráqueos, temos Júlia, sua família e amigos, de Zeta, temos Zorb, Zig e Zara (amei todos os nomes com Z, trouxe uma musicalidade diferente na pronúncia) e de Rode, temos Ret, doutora Rana, Rino e outros.
Essas perspectivas diferentes trouxe uma maior profundidade à trama, pois permitiu que o leitor não ficasse "preso" apenas na Júlia e na importância dela na história.
Observamos que existem outros personagens que irão ganhar destaque nas continuação, principalmente após as duas grandes reviravoltas que ocorreram perto do final do livro.
Uma trama que consegue mesclar diversos temas sem se tornar confusa ou maçante. Um livro que fala um pouco da nossa história, mas que também tem um novo universo criado.
Obrigada, Carolina!
Não apenas pela resenha, mas por toda a ajuda que tens me dado na divulgação do meu livro. Os escritores brasileiros precisam de pessoas como você.