Sandman: Um Jogo de Você

Sandman: Um Jogo de Você Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Sandman: Um Jogo de Você

alana 12/07/2023

Adorei a personagem da Wanda e a amizade dela com a Barbie mas esse arco foi tão cansativo e difícil de ler que quase abandonei.

Douglas 27/05/2021

Sem dúvidas da não é o melhor arco até aqui. Mas, como o próprio autor disse, é uma história que já estava pronta há tempos, mas que somente agora se sentiu confortável o suficiente para publicá-la.

Victor225 06/04/2023

SANDMAN é moldador de caráter
Minha primeira resenha por aqui não poderia ser sobre outra obra, Sandman, na minha opinião, é a história mais completa, abrangente e inspiradora que existe. E neste arco em particular, chamado Um jogo de você, que engloba as edições de número 32 a 37 do quadrinho, deixa claro a razão pela qual, além da sua qualidade como escritor de fantasia, Neil Gaiman é um autor à frente de seu tempo.

Um jogo de você, conta a história de Barbie, uma jovem residente de Nova York que divide apartamento com sua melhor amiga, Wanda. A trama da personagem principal se mostra uma brilhante história de fantasia, com uma interação fantástica entre dois mundos diferentes, a Terra e o mundo dos sonhos. Porém, o ponto principal para mim é a história de Wanda, que se mostra uma personagem muito mais complexa do que uma mera companhia para a protagonista.

Nos é revelado logo no início da história, que Wanda é uma mulher trans, fato que felizmente é comum em histórias atuais. Entretanto, Sandman é uma HQ do final dos anos 80, com esse arco específico tendo sido lançado em 1991, uma época onde era socialmente aceito, verbalizar na mídia, que qualquer indivíduo trans ou homossexual deveria MORRER ! Neil Gaiman, já nessa época, escreveu sobre uma mulher trans com um carinho imenso, falando sobre transfobia numa época em que, repito, era COMUM pregar a morte dessas pessoas em TV aberta.

Existe uma cena muito bonita no final desse arco, na edição 37, que representa exatamente tudo que o autor nos quis passar sobre esse tema e sobre Wanda, mas ela faz parte de um spoiler pesado, e você merece ler essa história sem informações de fora.
Anisans 25/11/2023minha estante
Sábias colocações!

Beatriz 31/08/2021

Todos merecem uma amiga como Wanda
Esse volume foi o mais complicado para mim, achei ele meio arrastado até o meio, mas depois gostei muito. O final me fez chorar. Wanda foi a personagem que mais gostei nesse volume, sem ela seria apenas mais um. É um livro sobre amizade, e é lindo.

Feline 17/10/2009

Talvez, a melhor história do Sandman
De tudo que Gaiman já escreveu para o Sandman, esta é uma das melhores histórias. Alguns podem até fazer de Um jogo de você a mesma reclamação que fazem de Drácula, quando dizem que o conde mesmo aparece muito pouco. O Sandman aparece para abrir e fechar a história, como um bom anfitrião num teatro.
Melhor assim. Sem deuses, o autor mostrou que é muito bom para contar histórias de humanos, porque cheios de mundos dentro de si.
Belo e poético, ainda que o acusem de preconceito - por matar um negro e um gay no final. Mas assim que essa onda do politicamente correto julgando a arte passar, vão dar a Um Jogo de Você o lugar de ponta que sempre mereceu.

Doc Brown 05/02/2011

O que aconteceu com este Vol. foi o seguinte: No prefácio o escritor Samuel R. Delany afirma que aquele é um texto feito pra quem esta RELENDO Sandman, que aqueles que estão lendo pela primeira vez deveriam ler a história primeiro e depois ler o prefácio (bizarro, mas eu aceitei a sugestão).

No decorrer da história, posso dizer que me decepcionei, não pela história ser ruim, mas porque "Estação das Brumas" foi simplesmente incrível e minha expectativa pela continuação estava lá no alto. Quando chega a hora, nem Morpheus tem na história? Como assim?
Uma história de mistério interessante envolvendo uma personagem d' "A Casa de Bonecas" para qual eu tinha dado pouca importância, mas era só isso?
A sucessora de uma das melhores sagas que eu já li nos quadrinhos era só isso?
Ledo engano meu, fui ler o tal do prefácio e no texto o autor me fez olhar para uma personagem do arco para qual tinha dado menos importancia ainda...Wanda!
A forma sutil como Gaiman trabalhou a personagem deixando a história com esta dupla interpretação (e uma dupla sensação, subsequentemente) me fez voltar e ler tudo de novo com um novo folêgo e assumo que o último capítulo entrou pra lista de HQs que me emocionaram...
Enfim, após este relato, vamos a saga:

1: Massacre na Quinta Avenida - A apresentação de dois mundos. Em um Barbie é uma mulher estranha que tem uma amiga(o) transexual e vive em um prédio com vizinhos mais estranhos ainda e no outro a mesma Barbie é uma princesa que precisa salvar o mundo do Cuco, mas este segundo é apenas uma ilhota do mundo dos sonhos, pra onde Barbie viaja (ou viajava) quando dorme.
Um capitulo interssante que apresenta diversos personagens e deixa o leitor curiosos, dois so elhores talentso de Gaiman.

2: Cancoes de Ninar na Broadway - Gaiman nos dá um pouco mais de detalhes sobre a vida e, principalmente, dos sonhos e pesadelos de cada morador do prédio, além disso ainda faz um interligação com uma personagem de "Preludios e Noturnos" que encaixou perfeitamente.

3: Nasce a lua má - Antes de mais nada, é preciso dizer que o desenhista deste capítulo é o pior que trabalhou com Sandman até aqui e que a "quebra" entre um capítulo e outro não foi legal.
Aqui, as coisas começama a acontecer: Barbie fica preso em sua terra dos sonhos e precisa encontrar o Cuco antes que seja tarde, enquanto isso, no mundo dos despertos, suas amigas descobrem que Thessaly é bem mais que uma Nerd tímida e saem em busca de informações de como salva-lá, perguntando a um homem morto!
Eu achei uma idéia brilhantemente bizarra, mas Gaiman soube trabalhar direitinho o plot e o o Geoge (ou seu rosto, se preferir) se tronou um alívio cômico em uma trama que vai ficando cada vez mais tensa.

4: Começando a ver a luz - Barbie enfrenta vários perigos na Terra, sem nem suspeitar que ums de seus amigos trabalhava para o Cuco. Gaiman conseguiu me fazer ter uma imensa simpatia por bichos falantes.
Uma pena terem um fim tão trágico.

5: Sobre o mar, Até o Céu - O Cuco na verdade era a própia Barbie...inicialmente interessante...mas conforme as pontas vão sendo interligadas, tudo fica muito óbvio e isto foi um ds fatores que me fez me decepcionar (na primeira leitura) com esta saga. Enfim, o final do capítulo mostrando a destruição da Terra por Morpheus é deverás interessante e mostra um certo padrão de Gaiman: mostrar uma personagem interessante que com certeza aparecerá mais na frente, neste caso foi a tal Alianora...vamos esperar.
A morte de Wanda e da moradora de rua que ela acolheu foi a melhor passagem deste capítula em minha segunda leitura (como disse, duas experiências )

6: "Eu acordei e Um de nós estava Chorando" - O epílogo de "Um Jogo de Você" também segue o "padrão Gaiman" de deixar várias pontas soltas para futuras sagas. Entretanto aqui existe o diferencial do enterro de Wanda e como comentei início, entrou pro hall dos gibis que me emocionaram. O monólogo de Barbie ao lado da lápide, a entrega do gibi do Hyperman e a atitude final dela são difíceis de expressar por palavras...

O que mais me embasbacou mesmo no fim das contas foram as diversas camadas trabalhadas pelo autor...recomendo a leitura e a releitura deste arco.

Danicidreira 03/02/2012minha estante
Nunca esqueci a frase de despedida de Bárbie: "E se há alguma moral nisso tudo, eu não sei, só sei que talvez devessemos dar nosso adeus sempre que nos fosse permitido, e isso é tudo." (pode não estar totalmente correto pois li este livro há mais de dez anos...

Manezera 07/08/2021

Impossível não dar nota máxima
Sou suspeito qdo se trata de Sandman, a cada leitura me surpreendo com novos detalhes nao percebidos nas primeiras leituras.

Ness volume acompanhamos como anda a vida de Barbie, após o divórcio, vivendo em Nova York com amigos incomuns, sem sonhar, desde os acontecimentos envolvendo o Reino de Morpheus.

CoolGabe642 17/12/2021

Avassalador! Um trabalho magistral de Neil Gaiman.
Eu não imaginei que chegando quase na metade do caminho, depois de ver tantas histórias e arcos que me deixaram maravilhados, seria quando eu me depararia com o que possivelmente é o melhor que Sandman tem a oferecer. Pode ser algo ousado de se dizer tendo tanto para ler ainda, mas a carga dramática e o trabalho narrativo e simbólico que A Game Of You possui é simplesmente incomparável. É excelência em storytelling e algo que simplesmente merece completamente a alcunha de clássico.

Rilley1 15/06/2022

Lindo, maravilhoso, impecável
Meus Deus que incrível, to amando sandman demais. Um jogo de você é simplesmente incrível, uma das melhores até agora, apenas.

Fimbrethil Call 17/10/2009

Muito bom, e muito louco, ótimo como tudo que Neil Gaiman faz, esse Sandman é demais, uma história bem surreal, onde os sonhos entram na realidade, e um elemento do sonho quer sair de lá, cometendo atrocidades. É muito bom, precisa ler pra entender.

Janus 10/04/2009

Conte-me seus sonhos, Princesa Barbara !!!
Até que ponto os nossos sonhos interferem na nossa realidade, ou melhor, até que ponto os nossos reais sonhos podem se tornar realidade.
A Princesa Barbie irá mostrar isso para nós.

Gustavo Simas 01/09/2013

O jogo do Sonhar
Continuando com os contos individuais, Sandman torna-se melhor a cada edição. E é em "Um Jogo de Você" que ocorrem os acontecimentos mais macabros e violentos. Este é um arco que divide alguns leitores de Sandman, sendo que alguns o acham um dos melhores de toda a série e outros dizem o contrário. Eu sou do primeiro tipo.
Aqui as características se acentuam perceptivelmente. E, apesar de Lorde Morpheus não estar presente em grande parte e só aparecer certo tempo depois, sua entrada é triunfal e decisiva, fazendo com que os leitores o vejam como o resolvedor da situação, o verdadeiro mestre que controla o Reino do Sonhar.
E é em "Um Jogo de Você" que Gaiman explicita questões de homossexualidade, preconceito e outros assuntos acerca disso.
Há também a contribuição de inúmeros desenhistas que elaboram desenhos detalhados e que se conectam ao argumento.
Sandman é um clássico dos quadrinhos.

Na Literatura Selvagem 07/06/2016

#LendoSandman Um jogo de você [6º arco]
Estou de volta para mais uma etapa do Desafio #LendoSandman e trago para vocês as impressões que tive com o sexto arco do projeto...

Em Um jogo de você, reencontramos Barbie, personagem que apareceu pela primeira vez no arco A Casa de bonecas, que volta a sonhar depois de dois anos sem conseguir fazer isso. Ela mora num apartamento e recebe a visita de sua amiga Wanda. Logo elas saem num passeio pela cidade e Barbie começa a ver coisas sem explicação lógica... De volta a seu lar, uma de suas vizinhas aparece à porta pedindo conselhos, pois - apesar de ser lésbica - está grávida.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/06/lendosandman-um-jogo-de-voce-6-arco.html