Tião

Tião Tião Santos

Resenhas - Tião

Walney 09/09/2019

Encantamento
As aventuras e desventuras de Tião, de sua meninice a sua maturidade, das brincadeiras com urubus até as conquistas nem tão sonhadas, história emocionante de vitórias e derrotas, da busca infinda por melhores condições de vida e dignidade, de seu jeito simples a história é contada nos emocionando e cativando, são histórias como as de Tião que nos faz acreditar no futuro e em milagres. Dos nascimentos as mortes da histórias de migrantes Nordestinos até a periferia de um grande lixão Tião faz-nos ter esperanças.

Luzia 27/06/2015

TIÃO DO LIXÃO AO OSCAR
“A realização de um sonho é um passo que você dara no invisível, você não sabe o que tem mais a frente mas você tem que da esse passo para realizá-lo.” TIÃO
Essa frase Tião Santos me disse em novembro do ano passado em um fórum sobre sustentabilidade aqui em Fortaleza na qual ele participava, não pude assistir sua palestra por questões de horários, mas os quinze minutos que passei ao seu lado conversando foram incríveis, ao lado estava um rapaz que tem um projeto no Cuca barra e uma moça, que pasmem da minha terrinha maranhão que veio morar em Fortaleza a procura de vitorias, fiquei amigos dos dois e converso com eles através de redes sociais.
Conheci o documentário “Lixo extraordinário” no meu primeiro semestre da faculdade quando professora que dava a cadeira de meio ambiente e turismo sustentável nos indicou para assistirmos, muito cansada, pois ainda não estava acostumada com a rotina assistir e me apaixonei, meses depois encontrei o Tião Santos e adquiri seu livro.
O livro nada mais é que sua biografia narrada começando na primeira vez que ele pisou no lixão, seu caminho, seus desvios, a chegada à cooperativa ate o documentário e após ele. Simplesmente penetrante o livro não se tornou cansativa para mim apesar de ter lido ele no final do semestre da faculdade com trabalhos e apresentações não desisti dele, pelo contrario ele foi meu salvador naquele momento contra o meu estresse que estava em alta.
A vida de Tião é uma historia de cidadania e esperança, não se deixando abater pela sua condição ele não olhava pra trás sempre seguido em frente, quando via algo que não o levaria a nada ele se desvencilhava e buscava um novo rumo e coisas que ele havia deixado de lado ele resgatava novamente para ser usado em seu futuro próximo, um exemplo seus estudos que ainda hoje ele esta conquistando aos poucos.
Enfim #Recomendo não só o livro como o documentário, porque o difícil para essas pessoas não é nascer no lixo, difícil é não virar lixo!

site: http://outraspalavras2015.blogspot.com.br/2015/06/tiao-do-lixao-ao-oscar.html