Jack e Alice

Jack e Alice Jane Austen

Resenhas - Jack & Alice

Luísa 28/11/2023

Essa mulher nunca me cansa
Mas é de uma habilidade, um primor, um talento, que até quando vai escrever um livro ruim ele acabo sendo bom! Quando eu penso que já comecei a entender Austen ela vem e pá: "toma esse amontoado de loucura que eu escrevi". É a coisa mais louca, sem sentido, sem carisma e sem finalidade que eu li de bom grado nos últimos tempos!

Jane, eu te amo, mulher!!

Luci_books 04/09/2023

"Jack and Alice" é uma obra menos conhecida, mas ainda assim valiosa, que oferece insights sobre o desenvolvimento literário de Jane Austen e suas críticas sociais e femininas, que continuaram a ser uma parte importante de seu legado literário.

Alice, em particular, emerge como uma figura que desafia as expectativas da sociedade em relação ao comportamento feminino, com sua personalidade não convencional e suas escolhas de vida. A novela também explora a questão da classe social e como isso afeta as relações interpessoais, especialmente no contexto do casamento.

Através de Alice e de outros personagens, Jane Austen critica as restrições impostas às mulheres na sociedade do século XVIII, bem como as pressões sociais em torno do casamento e da conformidade com as normas sociais. Diria inclusive que poderíamos até considerar "Orgulho e Preconceito" uma versão mais ampla desta novela.

Thai.LittleFox 31/12/2022

Jane Austen e seu senso de humor refinado...
Jack e Alice é uma novela bem curtinha escrita pela Jane Austen.

Um baile de máscaras com convidados de diferentes personalidades e que aos poucos vão se descobrindo quem é quem.

É muito engraçado como ela descreve
cada um dos personagens, ressaltando principalmente seus defeitos de caráter, obviamente trazendo uma crítica a sociedade da época.

Jane Austen como sempre sendo genial em descrever o ser humano com senso de humor e ironia.

No final só me restou a dúvida: Quem raios é o Jack???

Maria Gabriela 31/12/2022

Resenha: Jack e Alice
"Jack e Alice" é uma novela de Jane Austen banhada na crítica à hipocrisia humana. A autora foi sagaz em apresentar um baile de máscaras como a epiderme da dualidade humana: as máscaras escondem as verdadeiras identidades daqueles que as usam. Ver como cada personagem teve sua "máscara" retirada pelas mãos de Austen conforme o enredo se desenrolava foi gratificante, em uma mistura certa de crítica e humor.

Os personagens são variados em suas verdadeiras essências, e a autora retrata cada uma delas com muita atenção. Devo admitir que a personalidade de Charles Adams foi a que mais me fez gargalhar durante a leitura: era quase cômico ver que ele sequer escondia o narcisismo e o ego nas alturas, mas todos os personagens apenas ignoravam esse fator e riam, como se dissessem "esse é o jeitinho dele". Ele é um dos personagens que eu mais estranhamente gostei, por ser o foco das paixões não correspondidos das damas e por ser a origem da crítica de Jane Austen. Creio que, em contrapartida, a personagem que mais detestei foi Lady Williams. Ela é, desde o início da novela, retratada como uma dama pura e bondosa, muito benevolente à sua época, quase uma santa de tão mártir que é; sua fachada de boa menina esconde a personalidade carente de atenção e de elogios. Quando Lucy, uma personagem nova, tem a chance de se aventurar no mundo e conhecer novas pessoas, é nojento ver como Lady Williams transforma isso em um problema voltado a ela, e não a menina. O quão desesperador seria ELA ficar sem a Lucy, o quão horrível seria se ELA jamais pudesse ver sua amiga de novo, a audácia de Lucy de largar ELA para se casar e ter novos amigos.

Lady Williams se torna a principal crítica devido à esse fator e, embora eu tenha detestado sua personalidade, admito que a construção do enredo sobre ela foi gratificante. Tanto que os demais personagem ficaram um pouco apagados, mas é justificável por não serem os protagonistas ou o principal foco da crítica (mesmo que isso não tenha impedido de sofrerem o lacre de Austen). Achei graça a principal crítica de Alice e sua família ser o problema com bebida, mas garante a autora que mesmo sendo bêbados incuráveis, eles são boas pessoas. Cômico.

Quanto ao título do livro, devo admitir que não o compreendi ao todo. Espera-se encontrar um personagem chamado Jack, que também seja vítima da crítica e que venha a apresentar uma personalidade igualmente asquerosa, mas não se encontra. É um nome que está ali... por estar. Não se sabe se talvez possua um significado oculto ou não. Quanto a sua escrita, é impecável (como sempre) e rica em detalhes que procuram desvendar cada motivação e traços de personalidade de seus personagens, algo a ser muito admirável em Jane Austen. Não é rebuscada como se espera, embora não seja tão simples; é uma mistura ideal de ambos, que tornam a leitura envolvente e de fácil entendimento. A autora não poupou detalhes para apresentar os problemas e os desfechos que as personalidades dos personagens os levaram a ter.

Dri 28/01/2022

A fina ironia
É uma noveleta de apenas 33 páginas que dá uma boa ideia da fina ironia de Jane Austen. No curto texto ela critica, através da ironia, a sociedade da época. Divertidíssimo. Uma amostra do que viriam a ser seus textos.

Levi_Motta 26/01/2022

O número de páginas não ajudou
Eu não tenho nada contra livros curtos, muito pelo contrário, mas esse não me pegou. Geralmente eu vou entendendo e gostando dos personagens da Jane Austen com o tempo, mas o livro é tão curto e corrido que nem dá pra acontecer algo do tipo, fora que em vários momentos eu literalmente não entendi nada, adoro ela, mas esse não me convenceu.

Celi Gomes 24/01/2022

Reli pq essa novela está no livro Persuasão da Zahar e como havia lido em 2017 nem lembrava mais. É uma novela curtinha, escrita por uma Jane Austen bem jovem e que apesar de ter como foco um amor não correspondido é cheia de personagens "no sense".

Bina 26/12/2021

Um curto romance
Um curto romance de Jane Austen, diferente dos que ela geralmente escreve.
Outra diferença além do tamanho, pra mim é mais um conto na verdade, é que o final do livro é realmente inesperado pois em alguns romances da autora já conseguimos perceber o final no meio de livro.

Carol Passinho 28/09/2021

Jack & Alice
Uma delícia de novela para ler, é rápida e fluida. A meta de vida é ter a auto estima do Charles.
Mas fica aqui meu questionamento: Quem é o Jack mesmo?

Rani 09/04/2021

Bem mais ou menos
Jane tinha uma escrita muito boa e que particularmente eu, acho muito fluída. Apesar de ser uma estória do comecinho de sua escrita é até divertida mas sem nenhum propósito. Vale a pena para conhecer o seu começo como escritora quando jovem mas é só

JuPenoni 24/01/2021

Divertidinho
Curta novela escrita pela jovem Jane Austen, que já nos permite vislumbrar o futuro da autora.
Serve como uma leitura para quando estamos sem ideia de o que ler.