A Vida Como Ela Era

A Vida Como Ela Era Susan Beth Pfeffer

Resenhas - A Vida Como Ela Era

fefs.saliba 08/03/2024

Achei muito interessante a progressão da história e o jeito que a escrita da miranda vai mudando dependendo dos acontecimentos.
parace que a genre vai percebendo junto com ela o valor de cada coisa que ela vai perdendo.
a riqueza de detalhes de cada acontecimento e a descrição do ambiente mudando é muito interessante, me prendeu muito.
não é obvio e parece que a coisas não vão acontecendo quando a gente espera, além de a própria miranda escrever os sentimentos que ela não deveria estar tendo.
no começo achei que ia ser muito infanto-juvenil e que não ia curtir mais mas eu adorei, quero os próximos da saga logo.

Rosangela Max 28/08/2023

Muito mais do que um enredo ?apocalíptico?.
Gostei da história porque adoro livros com tema ?fim do mundo?. Apesar desse ter um desenrolar lento, demorando para entrar nessa vibe, achei alguns pontos interessantes levantado pela autora em relação a cooperação e sacrifícios em família pela luta pela sobrevivência.
A maioria dos livros com este tema é direcionado mais para uma luta individual entre o(a) protagonista contra os desafios apresentados pela catástrofe, já este foca no papel da família em uma luta em conjunto. Também é uma jornada de descoberta do que realmente importa na vida e de saber apreciar, valorizar e estar grato pelas pequenas coisas.
Passar por privações tão intensas causa mudanças em uma pessoa. Me surpreendi com o desenvolvimento da protagonista Miranda. De uma garota imatura e mimada passou a uma garota batalhadora e responsável.
Animada pela leitura da sequência dessa duologia.
Recomendo a leitura.
Wagner Fernandes 05/09/2023minha estante
Tenho este livro aqui na estante há anos. A história fecha ou tem que ler o volume 2 também?

Victoria163 05/02/2023

Para nós lembrarmos de viver cada dia como se fosse o último
"A vida como ela era", primeiro volume da série "Os últimos sobreviventes", retrata um mundo apocalíptico sob o ponto de vista de uma adolescente.

A lua, ao ser colidida com um meteoro, teve sua rota alternada próxima a terra, gerando tsunamis, erupções vulcânicas e, com isso, o provável fim da civilização humana, tudo contado no diário de Miranda, uma jovem que tenta lidar com incontáveis desafios para sobreviver junto à sua família.

O livro, sendo definido em uma palavra, é emocionante. Você não o lê imaginando um filminho com atores a sua escolha, mas colocando-se no lugar da protagonista. Consegue ler suas palavras, seus pensamentos, julgá-lá como, muitas vezes, egoísta, mas também pensar que, em seu lugar, sentiria-se igual. É um tapa com luvas de como acreditamos que nossa vida é ruim, quando poderia estar bem pior, quando muitos vivem em situações piores.

É uma obra que, quando paramos de ler, nos faz observar nossa realidade e sermos gratos pelas nossas vidas, a eletricidade, as refeições, a liberdade e a comer chocolate na hora que quiser.

É um livro escrito para nós lembrarmos de viver cada dia como se fosse o último, porque, vivendo em um apocalipse ou não, pode ser.

Como Miranda pontuou, ao final do livro (aviso de spoiler leve):
"Escrevo neste diário para mim mesma, para que um dia, quando eu não precisar mais viver no solário, eu possa me lembrar da vida como ela era, da vida como ela é".

Isinha3 14/01/2023

Mané que porrada
Cara um livro mt bom por ser fácil de ler e eu me identifiquei bastante com como a família dela trata ela enfim amo

Mika 12/11/2021

Eu gostei muito, a história é contada em forma de diário então o único ponto de vista que temos é o da protagonista Miranda, porém ela é uma adolescente sensata e eu amei a forma como ela vê o mundo. É um livro tenso, que retrata, fome e desespero num período em que nada é certo. A mãe dela Laura e seus irmãos são pessoas maravilhosas que te cativam tanto quanto a personagem principal. No geral eu gostei muito. Super recomendo

Natália Sophia 05/10/2021

Não consigo acreditar que acabou, assim como não consigo acreditar que consegui terminar.
Esse livro teve uma mistura de ?AIMEUDEUS isso é o máximo? com ?AIQUETEDIO?.

Miranda, (sim, Miranda. E eu só fiquei sabendo o nome dela lá pelo segundo capítulo rsrs) passa a maior parte do tempo com medo de morrer de fome e medo de perder a mãe e os irmãos.
Eu fico imaginando se fosse eu, com certeza faria a mesma coisa que a mãe dela fez.
E fico imaginando como seria viver em um mundo onde não se dá para vê a luz do sol.
Realmente gostei da história e depois que se supera os detalhes da falta de comida, é bem mais fácil se apaixonar por ela.
E por Deus, por que acabou assim?

DeBem 07/06/2021

DE ROER AS UNHAS E EMOCIONANTE.
Um livro diferente, que trata de uma catástrofe apocalíptica, com muito tensão, emoção e amor. Um luta indescritível pela sobrevivencia, de enche de lágrimas os olhos, mas com um pitada de humor muito legal. É claro que eu recomendo esse livro, que com certeza faz com o leitor após ler, veja a vida com mais paixão pelas coisas simples e pelas pessoas que amamos.

Eduardo.Araujo 10/04/2021

"A vida como ela era"
Comecei a ler poucas páginas e guardei na estate. Não gostei do início. Depois por insistência minha voltei a ler-lo.

Nunca jugarei um livros pelas primeiras paginas lidas!

Desastre naturais, escassem de comida, isolamento em suas residências e pessoas tendo suas vidas sendo perdidas nos lembra um pouco o que estamos vivendo.

Ancioso pra continua a série.

Livros e Pão 07/04/2021

Um surto na pandemia
Foi desesperador ler esse livro durante a pandemia e, ok, talvez eu esteja um pouco traumatizada, mas foi uma boa leitura. Alguns pontos na história me incomodaram um pouco, mas a essência da narrativa prevaleceu e fiquei curiosa e animada (ou tensa, não sei) para ler a continuação.
Se tiver interesse em saber mais, fiz uma resenha em detalhes para o youtube :)

site: https://youtu.be/jqBXOIcDGvQ

Vanehelen 02/01/2021

É nada mais nada menos que um simples diário de uma adolescente mas que se transforma ao longo dos meses um relato de pré fim do mundo.
Não é nada como um apocalipse, a história demora um pouco para sair do mesmo estágio mas depois fica interessante acompanhar.
O único problema é com a editora eles simplesmente não fizeram mais edições 2014 então quem comprou os 4 livros comprou quem esta
adquirindo após 2016 fica vendo navios porque a segunda edição 2016 simplesmente ficou para o volume 1 e 2 e fim.... Decepcionada com isso e repensando se gasto dinheiro no volume 2 para depois nunca saber o final ... Fora que a nova impressão 2016 a capa é bemmm diferente e não será uma coleção em si do 1 de 2014 :(

Kah 28/05/2020

Bom pelo momento
Acho que esse livro teve muita importancia mais pelo momento que eu to vivendo, me identifiquei mt com a situacao dessa familia de estar em agonia e desespero e nao saber quando tudo vai voltar ao normal, apesar de não ter grandes acontecimentos o livro foi bem refrescante por assim dizer, Miranda ainda tem muito pra enfrentar nesse fim de mundo bem distopico, ansiosa pro proximo.