A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Juh Estrela 12/08/2020

MUITO BEM ESCRITO
A autora desenvolve a história por completo, fechando cada ponto que começou. Eu amei o desenrolar e a maneira como ela escreveu. Foi uma leitura que amei realizar!

Shirlei 10/08/2020

enfim o final da trilogia. e vale cada pagina. muito bom. recomendo a leitura da trilogia.

Parceira Do Az 26/07/2020

Copycat...
Deus, que decepção! Minha experiência com esse livro foi como uma montanha russa. No primeiro livro foi uma subida muito boa, um bom desenvolvimento e um bom final que prometia muito.
Mas como tudo o que sobe desce, o segundo livro foi tedioso, com algumas cenas de ação legais no começo mas depois só enrolação e partes desnecessárias mas com um final que ajudou a salva-lo.

Agora esse terceiro livro foi triste de ruim! Do começo ao fim. Acho que foi um acúmulo de coisas mal desenvolvidas e muito, mas MUITA enrolação com narrações e detalhamentos do dia a dia da protagonista que não acrescentou nadica no livro, apenas o famoso encher salsicha. A autora teve um plot incrível no primeiro livro que poderia ter sido muito melhor aproveitado, alguns personagens que eram realmente cativantes mas que ela não soube desenvolver nem um pouco. O final foi apenas uma explicação ruim e mais enrolação como todo o livro foi. O livro teria sido muito mais rico se tivesse mais pontos de vistas alem da protagonista.

Sinceramente tudo o que sinto por essa trilogia é sinto-muito-por-ter-perdido-meu-tempo. Foi uma imitação de jogos vorazes e divergente que não deu certo.

Larissa 28/06/2020

Divagou DEMAIS
As primeiras 60 páginas foi ela decidindo se confiava ou não em certas pessoas, lá pela página 100 que foi acontecer alguma coisa, duas páginas de ação e depois mais 50 dela decidindo o que ia fazer e se confiava em tal pessoa.

O livro é basicamente isso, ela pensamento muito no que fazer e pouco tempo realmente fazendo.

Por ser o último livro da série foi bem ruim, se você pegasse só as partes de ação do livro ele teria 100 páginas (e olhe lá!!!!!)

lilly.ly 22/06/2020

Cheguei ao fim dessa série e continuo com o mesmo questionamento do primeiro livro: por que não a li antes? Vi algumas semelhanças com jogos vorazes em uma ideia nova e, como amante de distopias, achei sensacional. O plot final desse livro é insano e me deixou acordada até que terminasse. Recomendo muito!

Gihwest 13/05/2020

De tirar o fôlego.
Muito mais surpreende do que eu imaginei, sem duvida, tirando um ponto que já abordei, sobre voltar sempre no que já foi explicado, é um ótimo livro, chorei um pouco, não queria que tivesse acontecido algumas coisas com certos personagens, uma pena, mas ele é maravilhoso tem uma escrita leve e fácil de entender.
Recomendo.

Lele 04/04/2020

Satisfeita
Terminei esse livro com uma dorzinha no coração. Essa trilogia me conquistou muito, não esperava nada e agora se tornou uma das minhas favoritas.
Nesse livro, a Joelle conseguiu continuar a trilogia trazendo ação e plot twits muito bons e todos se encaixando muito bem na história. O final te deixa pensando sobre a trilogia inteira e sobre como ela foi bem pensada do início ao fim.
Apenas achei que faltaram algumas informações sobre alguns personagens e
suas posições, para que não ficasse meio desorientada sobre alguns acontecimentos no livro.
Ainda sim terminou o livro de uma forma boa, e nos ensina que não devemos confiar apenas nas palavras, e sim nas ações.

Luane 27/02/2020

Cia se desdobra para aguentar a carga de trabalho que lhe foi dada, o objetivo de quem montou sua grade era para que ela falhasse e não se mostrasse digna da universidade. Ao recuperar sua memória, tudo pelo que ela passou se torna um combustível para que ela busque o melhor. Amei a trilogia e este livro deixou um gostinho de quero mais.

Taciane 26/02/2020

Um final surpreendente
O final de uma trilogia que prende o leitor, cheio de reviravoltas e supresas, com muita ação.
Mesmo com o fim da leitura fiquei curiosa referente alguns assuntos não explicados direito.
Recomendo a leitura dessa mistura de Jogos Vorazes e Divergente com a própria história envolvente.

Suellen vieira 27/01/2020

A FORMATURA
encerramento da Triologia que começou com o livro " Teste" pra mim foi meio decepcionante, tudo foi resolvido de uma forma muita rápida e um tanto quanto confusa, mas ao mesmo tempo surpreendente, pois teve algumas viradas que nós fizeram mudar nossa opinião sobre determinado assunto e ou personagem.
Na história em si temos a resolução da questão se Cia conseguiu ou não derrubar os testes que são feitos para se estudar na Universidade e os testes feitos durante a faculdade e um pouco mais sobre como funcionar a politica nesse livro.
Agora o que fica desses três livros é que, eles nos faz pensar, mais uma vez sobre, primeiro quanto vale o poder? Se pra conquistar o poder tudo é válido, inclusive ser antiético e imoral? É em segundo o quanto as pessoas são confiáveis, inclusive em situações que o seu futuro está e jogo? Por fim, mesmo que talvez preferisse um final mais planejado, mais complicado, de forma geral o final me satisfez.

Letícia 25/09/2019

Terminei essa trilogia na base do ódio, praticamente. É isso. Os dois últimos livros poderiam facilmente ter sido um. Esse daqui só foi ficar interessante mesmo nas últimas cem páginas.
E o plot basicamente igual de Jogos Vorazes. Vale a pena ler só o primeiro, porque mesmo que seja parecido com Jogos Vorazes, ainda tem sua singularidade.
Os outros são só encheçao de linguiça.

Luana Teles 20/06/2019

No último livro da trilogia o teste, Cia recebe uma missão perigosa e desafiadora para alcançar o objetivo de acabar com o modo cruel de selecionar os estudantes para a universidade e futuros líderes da nação.

Em a formatura temos uma personagem centrada em cumprir a tarefa que lhe foi dada, mas com tudo que passou desde que chegou em Tosu City, ela está preocupada, receosa e não sabe quem realmente diz a verdade sobre todos os fatos que envolvem o teste.

O ritmo desse livro é bem mais fraco que dos anteriores, eu havia me empolgado muito com a história no início, mas senti que durante o decorrer da saga as coisas foram esfriando um pouco, já não ficava tão animada pelo capítulo seguinte, por mais que tivesse bons ganchos ao final de cada um deles, fiquei com a sensação de que a trama já não se desenvolvia tanto.

Não gostei muito de Cia e seus “aliados” desenvolverem sua própria versão do teste para saber quem realmente era confiável para ajudá-los a executar o plano e atingir o objetivo final.

Em busca de acabar com “o grande Teste” eles acabaram fazendo uma “pequena versão do Teste” na qual os não confiáveis pagariam com a vida para evitar que vazassem qualquer tipo de informações ou prejudicassem o sucesso do plano. Entendo que era preciso provar a lealdade de cada um, que falhas não eram permitidas, pois havia muita coisa em jogo, mas repetir o modelo usado pelo governo não me pareceu a melhor forma….

Acredito que poderiam ter explorado melhor o que acontecia com os redirecionados e quais os tipos de experiências eram feitas, achei as revelações que envolviam essa parte bem interessantes (até porque explicavam/retomavam um acontecimento lá do primeiro livro), mas infelizmente acabaram ficando no ar.

A proposta da trilogia como um todo é boa. Este último volume é bom, apesar das falhas, mas a saga perdeu o ritmo empolgante ao longo do livros, embora Cia tenha conquistado muita coisa e conseguido um futuro diferente, o desenvolvimento da história poderia ter sido melhor.

LS0 30/05/2019

Poderia ter sido bem melhor....
Essa trilogia tinha tudo pra ser muito boa, mas a autora focou tanto na protagonista que praticamente só tem ela no livro. Os outros quase não aparecem... Ela ainda por cima não confia em ninguém, desconfia de todos. (Compreensível), Mas sério? Fica muito massante. E que personagem perfeitinha. Sabe tudo, entende tudo.

A autora limitou ao máximo as apariações de Thomas, o que achei desnecessário. Ele poderia ser muito mais do que um coadjuvante. Sem contar que o livrinho difícil de se ler... Demorei duas semanas. O cenário também é bem limitado, só tem a faculdade praticamente.

Não gostei. O Final ficou aberto, o que não tinha a mínima necessidade. Queria um final bem mais elaborado, e com pontos finais, mas não rolou. O primeiro livro foi incrível, mas o segundo e o terceiro deixaram e desejar.

Débora Teixeira 02/04/2019

Estou apaixonada pela trilogia O Teste
Começei essa trilogia sem nenhuma pretenção de gostar. Pois, quando fui ler algumas críticas, elas não eram muito favoráveis á história. Acho que isso me ajudou a gostar tanto. Não sei se o morivo de eu gostar tanto por não ter lido muitas distopias anteriormente (apenas a trilogia Jogos Vorazes).

Esse último Volume, em muitos pontos, foi muito previsivel. Porém, mesmo já sabendo pontos chaves que iriam acontecer, a narrativa ainda conseguiu me surpreender.

Esse livro foi cheio de emoções, adrenalina, e muito choro (pelo menos pra mim). Eu posso dizer que eu gostei muito mais dessa distopia do que de Jogos Vorazes. Mesmo que O Teste tenha uma história mais simples em comparação á Jogos Vorazes, em momento algum eu me senti entediada durante a leitura. Consegui compreender perfeitamente o que se passou em toda a história e, principalmente, parece que essa história foi feita com amor e dedicação da autora, ao invés de ter sido escrita apenas para encher páginas e ganhar dinheiro.

Essa história trata, ao meu ver, principalmente, sobre confiança. Mostra que só porque uma pessoa parece ser de confiança, isso não significa nada, apenas que as aparencias podem enganar. Mesmo que seja uma pessoa extremamente inteligente, muitas vezes podemos nos enganar. Que as pessoas não são perfeitas. Todos têm trevas e luz dentro de si, e que tudo vai depender da situação em que nos encontramos para pendermos para um desses lados. Mesmo que erros sejam cometidos, isso não define sua vida. Como lideres devem pensar em todos que estão sob o seu comando. Sempre deve analisar as situações com racionalidade, sem deixar completamente de lado as emoções e o bom senso. Nunca acreditar no que os outros dizem, só porque os outros estão dizendo. Etc. Eu poderia continuar listando as coisas que esses livros me fizeram refletir, mas isso só seria perda de termpo, porque o melhor modo de saber tudo o que é passado é apenas com a leitura.

Livros super indicados.