A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Estela | @euviestrelas 30/11/2014

Ótimo Final
No Terceiro e último livro da trilogia O Teste, Cia Vale quer mais do que nunca é acabar com O Teste e para isso, terá que fazer algo que nunca deveria fazer, confiar nas pessoas. Depois de todos os acontecimentos inesperados em Estudo Independente, Cia não tem outra escolha a não ser ela mesma assumir o controle e ser a líder que esperam que seja. Como primeiro passo, ela resolve contar todo o ocorrido para a presidente, mas ao invés de aliviar as coisas, é aí que tudo se complica.

"[...] Penso na folha de papel que está dentro da sacola que penduro agora no ombro, na tarefa que me foi dada e na minha crença de que O Teste precisa acabar, antes que seja permitido matar novamente. Vou ter de decidir se finjo que ainda sou a menina de Cinco Lagos que subiu no flutuador a caminho de Tosu City, ou tirar o melhor daquela menina e permitir que isso se molde em algo novo." (p. 77)

Agora, Cia tem uma tarefa, uma tarefa muito difícil e que terá que pensar muito bem se irá executar. Além disso, ela precisa de um meio de conseguir aliados, mas como saber em quem confiar? Só há um meio, um novo teste está por vir.

Quem me segue nas redes sociais, sabe o quanto fiquei desesperada para ler A Formatura assim que chegou na minha casa, era um livro muito esperado por mim e eu precisava saber como terminava essa trilogia incrível. Ao contrário do segundo, não consegui ficar um minuto desgrudada do livro. Logo no começo já temos vários acontecimentos que não param por aí, é um acontecimento atrás dos outros e nós ficamos ali torcendo para que Cia faça as escolhas certas e consiga completar seus objetivos. Claro que a desconfiança não ficou para trás, nesse terceiro livro, confiar nas pessoas é muito mais difícil e é possível questionar várias vezes se Cia está do lado certo.

Confesso que estava com um pouco de medo de me decepcionar com o final, já que a maioria das distopias nunca tem um final tão bom. Mas a Joelle conseguiu manter toda a qualidade da trilogia e não me deixou desapontada com final, tirando a parte de que eu queria um pouco mais de história, foi um final digno. Mas sério Joelle, escreve aí um livro que se passe alguns anos depois haha. A Formatura é um livro totalmente intenso e vocês não podem deixar de ler. E que venham mais livros da Joelle.

Ana Luiza 15/12/2014

Chegou a hora do teste final
Malencia Vale foi para a Universidade para se tornar uma líder e acabou tornando-se uma rebelde. Após experimentar os horrores do Teste, o sistema de avaliação que seleciona aqueles que vão para a Universidade, e continuar enfrentando, diariamente, rigorosas e perigosas avaliações, Cia juntou-se ao movimento rebelde que pretende acabar com o Teste e seus organizadores.

Entretanto, quando descobre que o movimento é uma farsa e vê seu amigo e aliado Michal ser assassinado, Cia percebe que terá agir por si só. Para piorar a situação, os rebeldes estão organizando um ataque a Tosu City, onde todos eles provavelmente serão mortos, inclusive Zeen, irmão de Cia. Correndo contra o tempo para salvar a vida do irmão, Cia aproveita seu estágio no gabinete presidencial e recorre a presidente da Comunidade Unida.

“Meu pai me preveniu, antes de eu vir pra Tosu City para o Teste, pra não confiar em ninguém, mas confiei. Agora tenho que confiar de novo.” Pág. 11

A presidente Collindar ouve Cia e acredita na garota, além de concordar que é agora o momento para o Teste terminar. Assim, ela dá a Cia uma tarefa de grande magnitude que, se realizada, acabará com o Teste de uma vez por todas. Entretanto, será que Cia terá sangue frio o suficiente para realizar o que é preciso? Ciente de que jamais poderia realizar sua missão sozinha, Cia irá recorrer a ajuda, mas, como ela aprendeu no passado, e da pior maneira possível, é impossível saber em quem realmente confiar. Correndo contra o tempo, enquanto se prepara para agir e decide quem são seus verdadeiros aliados e inimigos, Cia faz aquilo pelo o qual vem se preparando a vida toda: liderar.

A Formatura é o último volume da Trilogia o Teste, série que adoro. O final do volume anterior, Estudo Independente (resenha aqui), me deixou com o coração acelerado e gostinho de quero mais. Estava muito ansiosa por A Formatura, que não decepcionou minhas altas expectativas.

A Formatura começa logo após o final de Estudo Independente e já traz consigo todo o ar de tensão e ameaça do volume anterior, sensação que se estende por todo o livro. A autora conseguiu passar extremamente bem o sentimento de corrida contra o tempo que se apodera de Cia e o leitor fica igualmente ansioso, louco para saber o que vem a seguir.

A Formatura é muito mais ágil e envolvente que O Teste (resenha aqui) e Estudo Independente, o volume final superou os anteriores. A trama é recheada de ação, emoção e muitas surpresas. A escrita da autora continua fluída e detalhista na medida certa, e sua narração em primeira pessoa, na voz de Cia, ajuda ainda mais a fazer com que o leitor sinta tudo o que a protagonista está sentindo.

Os personagens, mais uma vez, estão cativantes e bem desenvolvidos. Em A Formatura a autora apenas confirma mais veementemente a impressões que tinha passado nos outros volumes: não existem vilões e mocinhos; todas as pessoas, sem exceção, são capazes de fazer tanto o bem quanto o mal, de serem egoístas ou caridosas, às vezes as duas coisas ao mesmo tempo. Os personagens de Charbonneau são extremamente humanos e complexos e vou sentir falta deles, especialmente da Cia. É impossível não apegar-se a protagonista, especialmente após acompanhar o amadurecimento dela durante os três livros. De uma garotinha boa e inocente, Cia transformou-se em uma mulher forte, ainda boa, mas nem um pouco bobinha.

Na verdade, irei sentir muita falta da Trilogia O Teste, que se provou uma distopia única. A série que no início me decepcionou um pouco, acabou ganhando um lugar no meu coração. Apesar de ser difícil dizer adeus e já sentir saudades, fiquei bastante satisfeita com o desfecho dessa história. A Formatura mostrou-se um final perfeito para a Trilogia, um livro recheado de ação e emoção, mas também questionamentos morais. Agora estou muito curiosa por outras obras da autora, que se provou uma escritora criativa, inteligente e cativante.

Quanto a edição, não há nenhuma reclamação. A tradução e diagramação estavam perfeitas. De todas as belas capas da Trilogia, essa é sem dúvida a melhor. O tom de roxo é simplesmente divino e ficou ainda mais bonito em contrataste com os detalhes em dourado. O que mais adoro nas capas da Trilogia é que todas trazem um símbolo que realmente existe na trama e que é muito importante. O símbolo desse último livro é de longe o mais bonito, o que apenas contribui para o meu amor a essa capa!

“Vim para Tosu City porque queria ser uma líder. Pensei que isso aconteceria depois que eu me formasse na universidade. (...) No entanto, não posso mais esperar pelo Dia da Formatura. A hora de liderar é agora.” Pág. 168

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/12/resenha-formatura-joelle-charbonneau.html

Clã 05/01/2015

Clã dos Livros - A Formatura
Esta resenha contém spoiler do livro 2. Se você ainda não leu Estudo Independente é melhor não ler a resenha! ;)

" Quando termino, porém, o desenho no centro do círculo ligeiramente oval é inconfundível: dois raios cruzados.Um símbolo de poder. Da eliminação da ignorância. E de uma rebelião que tem que superar probabilidades absurdas para triunfar. Um símbolo que combina meu passado e meu futuro. E chegou a hora de esse futuro começar."

Malencia se surpreende ao presenciar Symon, o líder da rebelião, matando Michal, um aliado que lhe entregava provas capazes de acabar com o Teste. Assim termina Estudo Independente, livro 2 da Trilogia.

A moça fica sem chão, pois tudo o que pensava sobre a rebelião estava errado. Ao refletir sobre o problema percebe que o melhor é contar tudo à presidente e deixar em suas mãos que resolva o que fazer. Mas Malencia não esperava que ao invés de assumir o problema, a Senhora Collindar devolvesse-o às mãos dela.

" - Não vou matar o doutor Barnes e seus seguidores. - Ela coloca a pasta na minha mão. - Você vai."

Cia se vê então, com a difícil tarefa de eliminar os líderes que controlam o Teste e acabar com a matança de tantos jovens.

"(...) não tenho certeza de que seja capaz de seguir a trilha que ela me apontou."

Ela precisa correr contra o tempo com a mais complicada das tarefas. Recrutar ajudantes capazes de matar e nos quais possa confiar, pois sozinha não conseguirá eliminar todos da lista que a presidente lhe incumbiu.
E agora, em quem confiar? Quem teria a capacidade certa para ajudar e não os entregaria aos inimigos? Como ter certeza do que fazer e de quem escolher?

" Tem havido muitas mortes desnecessárias. O peso da vida dessas pessoas pressiona meu peito, dificultando a respiração. Em quem acreditar? Na presidente? Em Raffe? Em Tomas? Em mim mesma?"

Cia amadureceu muito ao longo da trilogia e suas decisões estão a cada momento mais inteligentes. Ela se questiona a todo momento sobre o que deve ou não fazer, e muda seus planos ao longo da história, demonstrando, mesmo sem perceber, que foi a melhor escolha para liderar o grupo.

Ela e Tomas continuam apaixonados, mesmo com tantos problemas e os dois ganham algumas pequenas e merecidas cenas românticas.

"- Tomas? - Procuro tocá-lo, mas ele se afasta do meu toque.
- Prometa que, se a gente fracassar e a guerra estourar, a gente foge - ele diz.
- Você não pode...
- Posso sim. - Ele se aproxima e vejo seu rosto na penumbra. Tão bonito! Tão querido! - Não vou deixar que você faça isso sozinha.(...)
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto."

A Formatura foi, sem dúvida, um desfecho bem elaborado e inteligente, com reviravoltas impressionantes e surpreendentes.
Alguns personagens ganharam destaque e conquistaram nossa atenção, Raffe, Stacia, Will, o próprio Doutor Barnes, entre outros.

Se você já é fã da Trilogia, (que entrou na minha lista de favoritos) prepare-se para se surpreender com o desenrolar de A Formatura.

Amei e recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/12/resenha-formatura-livro-3-da-trilogia-o.html

@APassional 09/01/2015

A Formatura * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
A Formatura é o terceiro livro da Trilogia O Teste, e começa exatamente no ponto onde o segundo volume terminou. Desta vez, Malencia Vale (Cia) precisará de toda a sua inteligência, habilidade, intuição e coragem para encarar seu teste final.

Após descobrir (de uma forma muito dura) a verdade sobre a rebelião planejada por Symon, para extinguir O Teste comandado pelo doutor Barnes, Cia quer deixar de ser manipulada e dar seus próprios passos para acabar com as mortes e desaparecimentos de candidatos e estudantes, ocorridas nos testes de admissão e iniciação da Universidade de Tosu City.

Como estagiária da presidente Collindar, Cia utiliza seu fácil acesso ao gabinete dela para lhe revelar tudo o que descobriu sobre os planos do doutor Barnes. Mas, ao invés de livrar-se do problema, repassando-o para alguém que supostamente tem o poder para resolvê-lo, Cia acaba com uma dor de cabeça ainda maior, quando a presidente "lhe devolve a batata quente", e a incumbe de uma missão quase impossível, que vai de encontro a tudo aquilo que Cia acredita.

A questão agora não se trata apenas de acabar com o teste, mas também de evitar uma rebelião que poderá causar a morte de muitos estudantes, a queda da presidente Collindar e a possível destruição da Comunidade Unida. Cia conseguirá passar por cima de seus valores mais básicos para cumprir a missão que lhe foi dada? Quem ela escolherá para formar a sua equipe de confiança?

"Meus pais me educaram para acreditar nos meus conterrâneos e na Comunidade Unida para consertar as coisas. Fico imaginando o que diriam se soubessem que me disseram que, para consertar o país pelo qual eles deram duro, eu agora tenho de, deliberadamente, tirar vidas."

A Formatura fala principalmente sobre fazer escolhas difíceis e arcar com suas consequências. Que, infelizmente, a realidade na qual vivemos às vezes se choca com aquilo em que acreditamos, e que é preciso reavaliarmos o tempo todo nossas atitudes e o impacto gerado por elas, em nós mesmos e nos outros.

Tive dificuldades em digerir a leitura desse terceiro livro, porque as decisões que a Cia precisou tomar também vão contra os meus princípios de vida. A própria protagonista se questiona o tempo todo, entre agir como seus pais lhe ensinaram, ou de acordo com a necessidade imposta. A narrativa em primeira pessoa na voz de Cia é bem detalhista, tanto na ação física quanto na psicológica, portanto a leitura foi tensa, onde a minha consciência se misturava o tempo todo com a consciência dela. Mas Cia não me decepcionou em momento algum, questionando a tudo e a todos o tempo inteiro.

A Trilogia O Teste chegou ao final, surpreendendo até o último momento. Felizmente, Joelle Charbonneau deixou uma brecha para que a continuação dessa história possa ser contada, afinal, Cia é uma jovem de inteligência e habilidades espetaculares, que tão logo resolve um problema, já parte para o próximo. Essa protagonista não deve sossegar e, na minha opinião, impulsionará a autora a escrever mais sobre seus próximos desafios. Espero que sim!

"(...) Este não é o caminho com que sonhei enquanto crescia, mas é o que preciso percorrer."

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 09/01/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/01/resenha-formatura.html

Mila F. @delivroemlivro_ 12/01/2015

Final de trilogia que correspondeu as minhas expectativas
Graduation Day ou no Brasil: A Formatura, é o terceiro e último livro da trilogia O Teste (O Teste e Estudo Independente), escrita por Joelle Charbonneau que fechou com chave de ouro sua trilogia, não foi um final completamente perfeito, mas pelo andar da carruagem era o final mais esperado e o mais coerente.
Novamente estamos diante de Cia que irá narrar a história do ponto em que parou em Estudo Independente, entretanto neste último volume ela estará cada vez mais incerta em quem confiar e o que realmente ela é capaz de fazer. Seus valores são colocados em xeque, seus sentimentos se intensificam e seus medos se tornam ainda maiores.
Acredito que A Formatura teve um desenvolvimento incrível e detalhista, pudemos ver a transformação psicológica de Cia, Tomas, Raffe, Stacia e Zeen, mas nesse ínterim, a autora também soube nos confundir e nos fazer suspeitar de cada um dos personagens, medo deles estarem agindo como 'Cavalos de Troia' e a qualquer momento destruírem todo o complô rebelde.
O que fica claro desde o início é que Cia almeja fazer com que Os testes acabem, pois enquanto eles existirem e existirem os redirecionamentos, nunca poderá ter uma evolução. O teste vão contra tudo o que Cia acreditava e ela não quer que eles continuem.
Uma aliança inesperada e de certo modo esperada (devido aos acontecimentos de Estudo Independente) entre Cia e a presidente Collindar faz com que muitas revelações sejam feitas e ainda mais: irá mudar Cia irreversivelmente. Cia mesmo mudando, não consegue deixar de se preocupar com seus amigos e seus familiares.
A Formatura foi uma leitura muito esperada, realmente estava ansiosa por esse livro e ele correspondeu as minhas expectativas de uma certa forma, só tenho uma coisa que não gostei mas não foi questão de fatos, foi mais questão de desenvolvimento, achei que Joelle Charbonneau passou muito tempo nas preliminares e tentou ao máximo explicar todos os acontecimentos e fios soltos e até mostrar as mudanças de personalidade dos personagens, mas quando enfim chegou a hora da ação foi muito rápido e corrido, em poucas páginas tem-se a conclusão.
Não estou reclamando do final rápido, mas acho que poderia ter sido mais sanguinolento, com mais ação, entretanto gostei da forma rápida que aconteceu e, principalmente o fato de que todos os personagens saíram transformados, mas achei que faltou uma explicação maior sobre o que a população achou dos 'atentados' porque não foi algo sutil e a população não merecia mais continuar sendo enganada. No entanto, na vida real nem todos conhecem toda a verdade.
No geral, a trilogia O Teste é ótima e incrivelmente bem escrita e estruturada, os três livros tem uma razão de ser e cada um deles tem um detalhe a mais, o que é muito importante porque conseguimos ver o objetivo de cada livro e que eles não são uma tentativa de fazer mais volumes, fica claro que desde o primeiro livro haveria uma evolução paulatina e uma conclusão maravilhosa como aconteceu em A Formatura, sobretudo com a imensidade de significado da última frase do livro (uma frase de efeito). Que o poder não corrompa Cia.
Para concluir, ainda quero salientar que gostaria muito que essa trilogia tivesse um maior destaque, já indiquei para todas as minhas amigas que amam distopias e convido você, leitor, a conhecer esse universo também.

site: www.delivroemlivro.com.br/

Felipe Miranda 25/01/2015

A Formatura - Joelle Charbonneau por Oh My Dog estol com Bigods
Não faz sentido algum você, leitor, ler essa resenha antes de conhecer os dois livros anteriores O Teste e Estudo Independente. Como costumo fazer em desfechos de séries e trilogias, minhas impressões serão isentas de spoilers e maiores aprofundamentos que possam comprometer a leitura. A narrativa, que continua sendo em primeira pessoa, nos traz uma Cia disposta a lutar por aquilo que acredita, mesmo que não tenha muita certeza das atitudes que tem.

Para ser sincero, o livro anterior foi uma leve decepção. Depois de um primeiro livro morno, eu realmente esperava uma sequência extraordinária. O desfecho da obra escrita pela Charbonneau poderia ser melhor em incontáveis pontos. Admito que estava me surpreendendo até cerca de 90% das páginas. Infelizmente a autora não deu um final tão bom quanto eu esperava.

Em Estudo Independente, várias situações se repetiram e isso causou uma impressão ruim. Como se a trama não evoluísse e os personagens não fossem a lugar algum. Em A Formatura, os cenários mudam um pouco e novos personagens ganham espaço. Tornam-se co-adjuvantes de Cia, nossa protagonista destemida e incompleta. Aliás, incompleta é uma boa definição para essa trilogia. A autora construiu um mundo distópico e focou em um detalhe dele para desenvolver uma problemática: o Teste. O grande defeito disso tudo foi o fato dela inserir outras problemáticas e não resolvê-las. Um exemplo disso são os dissidentes que surgem no meio do livro e autora dá a entender que eles irão aparecer em algum momento, mas não. Eles são citados, instigam o leitor e logo são esquecidos.

Depois de Simon, líder da rebelião, ter destruído provas que poderiam ter dado um fim ao Teste, Cia se vê perdida. Ao expor a situação a presidente Collindar, ela ganha uma missão: matar todos que foram corrompidos e apoiam a tirania comandada pelo doutor Barnes. Com uma lista de 12 nomes nas mãos e um acervo de armas à disposição, ela terá que reunir o dobro de coragem que teve até aqui. Apesar da situação inédita, Cia continua com o mesmo dilema: "em quem confiar?". Confiança requer um tempo que ela não tem, logo, as decisões tomadas serão através do tato. Da intuição. O que interessa é o seguinte: ela não vai conseguir completar a tarefa sozinha e precisa de aliados. Aliados que consigam matar. O acordo com a presidente não será impecilho para Cia agir por conta própria. Um verdadeiro líder sabe que decisões tomar e quando tomá-las.

O romance nunca foi o foco de O Teste, então não esperem muitas coisas nesse lado. Ao terminar a leitura eu realmente considerei a possibilidade da autora escrever mais um livro. Material ela tem, ganchos também. Os furos que ela deixou podem não incomodar alguns, mas senti que faltaram explicações. Sobre o Teste em si, nem tanto, mas sobre os personagens mesmo. Até o básico, o futuro da Cia, ficou um tanto que vago.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2015/01/resenha-formatura-joelle-charbonneau.html

Minha Velha Estante 01/01/2016

Estou assustada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minhas ações possam mudar o curso da história do meu país. Que eu seja tão esperta a ponto de superar as ideias do doutor Barnes e de seus oficiais, e possa salvar vidas. No entanto, não existe outro jeito. As probabilidades são de que eu fracasse, mas mesmo assim preciso tentar.

A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia distópica O Teste, iniciada com O Teste e seguido por Estudo Independente, ambos já resenhados aqui no blog. Por ser uma sequência, é possível haver spoilers dos primeiros livros mas evitarei ao máximo!

Vamos encontrar Cia após os turbulentos acontecimentos de Estudo Independente. Agora Cia sabe demais e não poderá fingir que nada está acontecendo. Divida entre uma rebelião prestes a ser deflagrada contra Tosu City e os organizadores do Teste e o desejo de proteger sua família, seus amigos e a sua colônia, Cia, mais uma vez, será peça chave para a destruição do Teste evitando que mais mortes de adolescentes inocentes, inclusive seus amigos, aconteçam.

Os desafios serão muitos e ela não esquecerá do conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”. Mas dessa vez ela precisa de aliados para executar a tarefa final que a presidente Collindar lhe delega. Tendo que correr contra o tempo para pôr o plano da presidente em ação, Cia terá que escolher em quem confiar e terá muito pouco tempo pra isso. O coração e seus instintos ainda serão seus aliados para tomar decisões, mas ela terá que agir como uma verdadeira líder, muitas vezes agindo com a razão e sendo estrategista para conquistar o que deseja.

Ele me ensinou que mesmo o ,ais contaminado torrão de terra pode ser transformado em um lugar onde coisas vivas se desenvolvam, desde que alguém se dedique a essa causa. Está é a minha causa. Não posso fazer com que as plantas cresçam, mas posso me comprometer a eliminar a corrupção neste solo. talvez, se eu tiver sorte, algo forte e bom crescerá neste lugar.

Narrado em primeira pessoa por Cia, você acompanha, ao mesmo tempo, o seu dilema e seu amadurecimento na hora de fazer as suas escolhas. A vida de Cia não tem sido fácil e ainda não será agora, mas o amor de Tomas, a presença de seu irmão e a esperança de voltar para Cinco Lagos e rever a família e amigos, mais o desejo de vingar a morte de amigos queridos fará com que ela seja forte e não desista, mesmo quando não acredite muito em sua própria vitória.

Muitas revelações acontecerão ao longo da história, desde descobrir verdadeiramente o que é o Redirecionamento e o que aconteceu com os alunos vítimas desse processo à verdadeira personalidade dos líderes e mentores do Teste. Como sempre, nem tudo é o que parece.

Como em todos os livros, o símbolo da capa tem um significado, mas o dessa é muito especial, pois será o símbolo de uma nova era surgindo.

Cia foi fantástica! Da menina inocente do primeiro livro sobrou apenas os princípios, os quais nunca abandonou, e o amor por Tomas. Hoje, depois de tudo o que viveu, ela é uma mulher decidida, realista, estrategista sem ser insensível.

Mas nem só de Cia vive A Formatura. Stacia, Raffe, Will e Tomas também dão o tom da história. A amizade deles fortalece Cia nas horas difíceis e amor de Tomas, muito bem dosado, nos oferece cenas de um amor doce mas maduro.

Não tem nada que eu queira mais do que me sentir assim pra sempre. Permito-me mais dois beijos, antes de me afastar do seu toque. Se se tratasse apenas desse momento, eu me deixaria perder no abraço de Tomas. Se fôssemos apenas nós, esqueceria o que o amanhã pode trazer. Entretanto, quero um futuro que depende de nosso sucesso no que pretendemos fazer.

A história de surpreende a cada capítulo e confirma as minhas expectativas de que essa seria uma das melhores trilogias do ano! A minha expectativa crescia a cada página e o final foi surpreendente. A autora foi fantástica, fez tudo se encaixar e ainda trouxe elementos novos sem se perder, fazendo com que cada novo elemento, novo personagem tivesse uma razão de estar ali, contribuindo para algo melhor do que o esperado.

A Única está de parabéns!!! Não só pela bela capa, pela diagramação e revisão perfeitas mas, principalmente, pelo respeito aos seus leitores que não precisaram passar meses a fio esperando pala publicação dos três livros. Sou fã de vocês!!!!

Joelle deixa no ar a insinuação de que o mundo não se resume à Comunidade Unida. Será que isso é uma deixa para uma possível continuação???? Vamos aguardar.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2014/11/leitura-da-drica-formatura-joelle.html

stsluciano 10/03/2015

Excelente desfecho de trilogia
Não são todos os dias que se termina uma série. Para ser sincero, confesso que gosto mais de começá-las que de terminá-las.

Ler séries demanda tempo, dedicação, e muita paciência com o autor quando ele toma um rumo que nos desagrada. E, o mais importante, fortes relações entre leitor e personagens. Como abandonar um personagem que acompanhamos por tanto tempo? Eu vi Harry entrar em Hogwarts, todo bobinho morando com os piores tios trouxas da terra da rainha, foi doído olhar para ele sete anos depois – na cronologia da série – e dizer adeus. Sinto um pouco disso com toda série que termino. É o que estou sentindo agora terminando “A Formatura”.

Como disse na resenha do primeiro livro da trilogia, no mundo de “O Teste”, trilogia da autora Joelle Charbonneau, “os personagens estão inseridos em um mundo, o nosso, em um futuro onde uma série de guerras com uso de armas químicas, biológicas, atômicas e o quanto mais que se puder imaginar tiveram curso, que levaram a um esgotamento da capacidade de regeneração do planeta, e, claro, à extinção ou mutação de formas de vidas animais e vegetais”.

“A sociedade que emergiu após o sétimo estágio se reagrupou em torno de um sistema que evidencia a figura do líder, uma vez que atribuem à fraca liderança das potências mundiais quando do colapso, em especial a americana, a principal razão para que a guerra não fosse terminada mais cedo.”

De cara gostei do elemento “respeito ao líder”. Em distopias, geralmente temos o “temor ao líder”. No mundo do Teste, a “Comunidade Unida”, o líder é alguém respeitado por ser formatado de tal maneira que seja alguém pronto à responder com energia a todo e qualquer empecilho que se colocar frente ao desenvolvimento social e bem-estar da população. Suas atitudes não são personalistas, ele não quer um trono, longe disso, visa um bem maior. E, ainda, não é temido por determinar massacres e boicotes. Apesar de terem recursos bastante limitados à disposição, há o entendimento de que a sociedade faz o que é necessário para se reerguer, e com o que se tem disponível no momento.

A estrutura social tem cara de maquinário de relógio, com cada um sendo parte da engrenagem que permite o bom funcionamento da comunidade como um todo, sendo os líderes aquelas pessoas que foram aprovados n’O Teste e conseguiram se graduar na Universidade.

O Teste é quase que um personagem do livro. O foco na educação tanto como formadora de lideranças capazes como quanto esperança de um futuro melhor é algo bem trabalhado,mas que não deixa de acrescentar à sociedade uma camada de ingenuidade, na forma de uma confiança cega que a aproxima das demais sociedades distópicas. O fato de que, a cada ano, candidatos de cada colônia são escolhidos para concorrerem a uma vaga na universidade tem pra mim um significado duplo, que depende do tipo de governo no poder: se ele é sincero e age realmente em prol do povo, escolher os melhores alunos de cada colônia faz com que sejam maiores as chances de que sejam aprovados n’O Teste os efetivamente mais capazes, que por fim se tornarão os líderes mais aptos. Se não, se pensam apenas em continuar como classe dominante, retirar dessas colônias suas mentes mais brilhantes é apenas condená-las ao julgo da capital, calando vozes que poderiam se tornar opositoras.

E, em distopia, você tem de ler para tirar a prova.

Cia é uma das selecionadas para o Teste. Gostei dela. Ela pensa, não apenas morre de amores por alguém. Ela tem sangue nos olhos e coração mole. Questiona. Se sente insegura, mas acata ao que tem de fazer. Ela evolui muito durante os três livros, mas o que me faz admirá-la ainda mais é que em nenhum momento ela se torna dona de uma força ou caráter sobrenatural. Ela segue a mesma menina com as raízes entranhadas na distante colônia de Cinco Lagos, que sente falta da família, e se pergunta se tudo um dia terminará bem.

Não vou falar sobre o enredo desse último livro, mas a autora teve que dar uma boa mexida para fazer o final acontecer. Achei bem diferente dos recursos que ela utilizou nos dois primeiros livros mas serviu para dar uma refrigerada na narrativa, que vinha ficando perigosamente linear. E o melhor de tudo é que as coisas não demoram a acontecer. O livro começa do ponto onde o “Estudo Independente” terminou, e ela, Joelle Charbonneau, ganhou comigo um ponto positivo enorme com isso: não precisei de uma ou duas páginas para me situar na história ou me aclimatar ao mundo de Cia novamente; pelo contrário, foi algo automático, e poucos autores conseguem isso.

Ela, a autora, já tinha se mostrado bastante inteligente ao jogar com o leitor no quesito “em quem Cia pode confiar”, lembrando-nos a todo momento de um conselho dado à Cia pelo pai dela pouco antes de ela deixar Cinco Lagos, mas aqui isso toma proporções gigantescas, e os cenários possíveis vão sendo validados até as páginas finais do livro. Não fica claro para o leitor durante o livro quem é o bom e quem é o ruim. Arrisco até a dizer que muitos leitores vão levar um tempo para definir o que acham quanto à isso após a leitura.

Gostei bastante do livro, assim como de toda a trilogia. A autora cuidou para dar respostas sobre o destino de cada personagem, mas as palavras finais do livro, “E ainda há muito por fazer”, me soaram como uma promessa. Não sou eu quem vai reclamar.

site: http://www.pontolivro.com/2014/11/a-formatura-o-teste-livro-3-de-joelle.html

Paula Juliana 23/03/2015

Resenha: A Formatura - Trilogia O Teste # 03 - Joelle Charbonneau

''Todos vieram pra Tosu City procurando ajudar o mundo. Todos estão mortos.''

UAUUUUU!
Como conseguir me expressar suficientemente bem sobre esse final?
Se O Teste tinha sido incrível, Estudo Independente melhor ainda... O que falar da A Formatura?
Esse livro foi forte! Intenso! Elitizante! Um grande fechamento com gostinho de quero mais!

Primeiro quero deixar claro que a resenha não vai conter spoilers das leituras anteriores e nem desse volume!

Acredito que todo mundo que frequenta o Blog já saiba da minha fascinação por distopias. Esse é um gênero que posso ler sem me preocupar, que em algum momento o meu eu idealista vai gritar! Vou me envolver com as situações, vou comprar as brigas dos protagonistas, vou entrar na história ao ponto de estar na história! Paixão é um elogio fraco para expressar o que foi esse leitura! A Formatura, da trilogia O Teste, da autora Joelle Charbonneau foi destruidor! Arrebentou e ainda fez uma dancinha da vitória!

''Os métodos do Teste são terríveis, mas têm obtido resultados. A água pura que bebemos e o número de colônias com terras revitalizadas provam que os líderes treinados pela universidade são experientes.
Dá para confiar na presidente para mudar o sistema quando este está produzindo resultados? Não sei. Enquanto o vento fustiga meu cabelo, percebo que, se quero tentar acabar com o Teste, vou ter de descobrir como.''

O enredo geral da trilogia conta a história de Cia, uma garota que é selecionada para o Teste que leva só os mais brilhantes estudantes para a faculdade! Cia é idealista, mesmo vindo de uma colônia pequena, ela quer fazer a diferença, quer ser como o pai que foi para a faculdade e depois foi para Cinco Lagos para ser uma grande Líder e fazer o bem para as pessoas!
Então quando conseguiu, essa uma grande vitória, entrar na competição, viajar para a capital Tosu City e competir pela sua vaga para ser essa grande líder que tanto queria ser, não poderia nunca imaginar o que estava por vir.

A primeira pista foi seu pai que não ficou nem um pouco feliz com sua conquista, segunda o conselho que lhe deu, que nunca deveria confira em ninguém. Quando chega a capital logo vê que esse Teste não é bem a grande prova que ela esperava! É muito mais cruel e MORTAL!

Cia não pode confiar em ninguém, não conhece ninguém verdadeiramente, está longe de casa, com estranhos que fariam tudo por uma vaga... até mesmo matar!

E agora a questão não é passar para a universidade é SOBREVIVER a universidade! E então esperar que chegue o fim.. a tão esperada FORMATURA!

''O título de líder só lhe confere autoridade se os oficiais e os cidadães com quem trabalha o seguirem. O termo ''presidente'' não quer dizer nada se as pessoas buscarem liderança em outra pessoa.''

Cia sofreu. Cresceu. Viveu uma aventura mortal. Descobriu que podia ser mais, que podia ser forte, uma verdadeira líder quando fosse preciso. Nesse volume, depois de tanto se convencer que o Teste é cruel, desumano e tem que acabar, Cia começa a se questionar. Ela questiona tudo. Os valores do Teste, a forma que ele é empregada, a forma que apesar dos pesares ele funciona, ela consegue ver a PARTE POSITIVA, que antes não conseguia, isso deixar o próprio leitor confuso, e nós mesmos começar a nos questionar. Começamos a fechar a história na nossa cabeça, a fechar o perfil dos personagens, estamos acostumados a separar mocinhos e vilões na nossa mente, queremos escolher e torcer para a pessoa certa, a boa mocinha, a idealista, a forte, a que faz o que é CERTO!

''O medo. O desespero de sobreviver a todo custo...''

Mas quando o certo se mistura com o errado? Quando aquilo que tem que ser feito não é moralmente a coisa certa? Muda tudo? Faz a pessoa em questão virar a vilã? Essa é uma boa pegadinha para nós que estamos acompanhando a série. Cia muda, ela amadurece, ela endurece. Como é bom e simples ser a garota sonhadora, amada e protegida por todos que ama, mas quando essa garota vai para mundo real, o mundo deixa marcas. Coisas ruins acontecem, e não podem ser apagadas, as cicatrizes podem ou não ser visíveis, mas elas vão sempre existir!

''Minha visão se tolda com a emoção, dificultando a leitura das últimas páginas. Raiva. Pena. Medo. Desespero. Esses sentimentos diminuem minha decisão de recusar o pedido da presidente, e cutucam as crenças que me ensinaram a valorizar.''

Em A formatura, temos essa Cia. A mocinha que tem seus valores e que acredita neles, mas que não tem mais a inocência de pensar que todas as pessoas são como ela. Que todas as pessoas vão fazer o que ela acha correto. Mas é nesse livro principalmente que ela tem a chance de ver que apesar das pessoas serem imprevisíveis e algumas valorizarem só o seu bem maior e não o do mundo, ela tem a chance de ser a líder que sempre imaginou poder ser, e vê que um líder não é nada sozinho, que para fazer a diferença, ela vai precisar de outras pessoas junto com ela. E voltamos a primeira questão... em quem confiar? Em nas mãos de que entregar sua vida?

''Cheguei a Tosu City sem marcas. Pensava que soubesse o que significava liderança, e o que enfrentaria se fosse selecionada para 0 Teste. As cinco cicatrizes em relevo me lembram de quanto fui longe e de quanto mudei. Porque não é apenas o exterior que ficou marcado. Onde minhas crenças eram, um dia, preto no branco, agora vejo tons de cinza.''

As escolhas de Cia são feitas em cima de seu conhecimento, de seus valores, do que viu no Teste, no perfil que moldou de cada um. E apesar de precisar entregar sua confiança, muito mais está em jogo, destruir o TESTE É O OBJETIVO, e as armas usadas podem ser qualquer uma, até matar.

A menina que não conseguiu pensar em matar nem para sobreviver, vai ter que se moldar para conseguir fazer o que precisa ser feito! Vale tudo? Causa maior? Sacrifícios? Mortes? Vidas sendo descartadas em prol de um objetivo, supostamente maior, para o bem universal de todos? Isso existe?

Equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça... O emocional brigando com o racional. O certo e o errado e sua fina linha que os misturam!

''- Não é a lógica que está liderando esta rebelião, Cia, é a emoção. Eles querem acabar com o Teste, mas, depois de terem investido tempo e energia, o que eles mais querem é fazer com o que o doutor Barnes e todos aqueles que fazem parte do Teste paguem. Estão pouco ligando que morram, desde que aqueles que acreditam ser responsáveis pelo Teste também estejam mortos. Se eles virem você como uma ameaça à vitória, não terão problema em sacrificá-la para garantir um causa maior. Saia daí enquanto é tempo. Não há nada que possa fazer para impedir o que está vindo.''

O ROMANCE:
Todos sabem que no começo tive uma grande resistência em aceitar o mocinho, em acreditar nele, no seu amor, em suas promessas. E ele acabou me surpreendendo, pelos dois lados durante toda a série, Tomas foi ótimo, ele conseguiu me conquistar, então me fez quebrar a cara, e por fim me reconquistou novamente. Eu que nem queria dar a chance de gostar dele, acabei levando um belo olé. O romance é uma constante na história, mas está mais como um ponto de força, em meio a tanta coisa triste, a tantas decisões horríveis que tem que ser tomadas, o romance simples e singelo, se torna um trunfo, um detalhe que torna a obra mais forte, não encontrei nenhuma montanha russa emocional entre Cia e Tomas, encontrei uma relação que foi se formando aos poucos e se tornado forte e constante! Um ponto positivo mesmo em meio a tantos problemas, decepções e enganos.

''Ele me abraça com força. Envolta em seus braços estou segura, mas sinto um fogo começar a arder. Minhas mãos tocam seu rosto, seu pescoço, seus braços, memorizando a sensação do seu toque. Minha respiração se acelera. Permito-me um último beijo, e então saio do aconchego dos seus braços.
Respirando compassadamente, digo:
- Quero que você diga que vai embora.
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto.''

A Formatura foi uma GRANDE obra. Me causou várias reações, me desligou totalmente do mundo, levei alguns sustos literalmente, durante a leitura, alguns pulos do nada, por estar tão absorvida na história que não via o que estava acontecendo a minha volta no mundo real. Liderança, fazer o certo e o errado, no momento que estamos vivendo no Brasil é um grande tópico a ser discutido, mesmo sendo ficção, a série ultrapassa essa barreira, as mensagens e questionamentos são reais, as qualidades dos líderes, a forma que agem, que pensam e lidam com vidas são perguntas reais. Emoção, política, humanidade, poder, vidas e mortes em um mundo onde a guerra pode ser fora e dentro de paredes ou começando dentro de nós mesmos! LEIAM!

''Aprendi que, quando sou pressionada, posso contra-atacar; que sou mais forte e tenho mais iniciativa do que jamais pensei ser possível; que minha disposição em acreditar que todo mundo confia nos valores com os quais este país foi formado, e eu fui criada, é infundada.''

''Dois raios, dois times. O fim da ignorância, o começo da esperança.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Gabriel 10/06/2015

Final apenas "muito bom" para uma trilogia fantástica
Depois de ser surpreendido inúmeras vezes nos dois primeiros livros, o terceiro fecha a história de maneira bem coerente, porém não tão avassaladora quanto os outros.
Este é o grande risco das trilogias, quando são acima das expectativas, nós sabemos que o gás já foi colocado e mesmo assim teimamos que o final seja ainda melhor que as pontes entre um livro e outro.
Leitura viciante, em primeira pessoa, onde vemos o amadurecimento claro da CIA e suas mudanças de perspectivas.
Muito bom, salvem as boas distopias!

Mônica 26/06/2015

A Formatura
Avaliando a trilogia toda, gostei da história. Meio que lembrou Jogos Vorazes.
Porém achei que o final deveria ser melhor explicado.

Giselly 01/07/2015

Deixou muito a desejar
Acabei o livro a Formatura agora e achei um desperdício o que a Charbonneau fez com essa trilogia, tinha tudo para ter um ótimo desfecho mas ela se perdeu no meio do caminho e isso começou a acontecer já no Estudo Independente, tive que ficar me forçando a ler só pra poder terminar mesmo, mas achei normal já que o 2º livro das trilogias são meio chatinhos mesmo, então quando acabei comecei a ter esperança que agora ia ficar bom já que o último livro seria bom, mas não foi, até mais da metade do livro é chato e quando vem o final e você pensa que terá uma emoção, não de chorar mas de adrenalina ou algo parecido, não acontece, aí você pensa em tudo que está vago vai ter solução, o mesmo tbm não acontece e nada se desenvolveu e você fica frustrada e vai dormir que é melhor.
Enfim decepção total. Infelizmente.

vinibrog 03/07/2015

O Teste ARRRRRRR
Quando comecei a ler notei muitas algumas similaridades com sagas como Divergente e Jogos Vorazes...
O Teste me prendeu muito, literalmente devorei a saga, sentia a emoção dos personagens!
Super indico
?????

Marisol 10/09/2015

Recomendo a série, mas infelizmente o final deixou a desejar.
#Trilogia - O Teste JoelleCharbonneau
O Teste Estudo Independente #A Formatura

“As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir.”

Num futuro, guerras travadas com armas químicas e biológicas levaram à extinção/mutação de animais e vegetais. O Teste é elaborado para selecionar os melhores alunos para a reconstrução do mundo pós-guerra.
Malencia Vale (Cia) uma jovem inteligente com habilidades espetaculares, sonha em competir por uma vaga na universidade. Quando é selecionada para o Teste, fica muito feliz, mas não poderia imaginar o que estava por vir.
Seu pai que participou do Teste, se mostra preocupado e aconselha Cia para nunca confiar em ninguém.
Quando iniciou a seleção, percebeu que não era o que ela esperava. Era muito mais cruel! Ia contra tudo o que Cia acreditava e seu objetivo é destruí-lo.
O romance não é o foco dessa série, então não esperem muito. Foi difícil de acreditar no amor de Cia e Tomas, faltou um pouco de química entre eles.

Recomendo a série, mas infelizmente o final deixou a desejar.

vsferreira 15/09/2015

Conclusão perfeita
Uma boa história, cheia de ação e reviravoltas. Fiquei satisfeita com a conclusão da trilogia. No primeiro livro eu via muita semelhança com outras séries, mas ao longo do segundo e do terceiro livros a série cria uma identidade bem bacana.