A Formatura

Paula Juliana 23/03/2015

Resenha: A Formatura - Trilogia O Teste # 03 - Joelle Charbonneau

''Todos vieram pra Tosu City procurando ajudar o mundo. Todos estão mortos.''

UAUUUUU!
Como conseguir me expressar suficientemente bem sobre esse final?
Se O Teste tinha sido incrível, Estudo Independente melhor ainda... O que falar da A Formatura?
Esse livro foi forte! Intenso! Elitizante! Um grande fechamento com gostinho de quero mais!

Primeiro quero deixar claro que a resenha não vai conter spoilers das leituras anteriores e nem desse volume!

Acredito que todo mundo que frequenta o Blog já saiba da minha fascinação por distopias. Esse é um gênero que posso ler sem me preocupar, que em algum momento o meu eu idealista vai gritar! Vou me envolver com as situações, vou comprar as brigas dos protagonistas, vou entrar na história ao ponto de estar na história! Paixão é um elogio fraco para expressar o que foi esse leitura! A Formatura, da trilogia O Teste, da autora Joelle Charbonneau foi destruidor! Arrebentou e ainda fez uma dancinha da vitória!

''Os métodos do Teste são terríveis, mas têm obtido resultados. A água pura que bebemos e o número de colônias com terras revitalizadas provam que os líderes treinados pela universidade são experientes.
Dá para confiar na presidente para mudar o sistema quando este está produzindo resultados? Não sei. Enquanto o vento fustiga meu cabelo, percebo que, se quero tentar acabar com o Teste, vou ter de descobrir como.''

O enredo geral da trilogia conta a história de Cia, uma garota que é selecionada para o Teste que leva só os mais brilhantes estudantes para a faculdade! Cia é idealista, mesmo vindo de uma colônia pequena, ela quer fazer a diferença, quer ser como o pai que foi para a faculdade e depois foi para Cinco Lagos para ser uma grande Líder e fazer o bem para as pessoas!
Então quando conseguiu, essa uma grande vitória, entrar na competição, viajar para a capital Tosu City e competir pela sua vaga para ser essa grande líder que tanto queria ser, não poderia nunca imaginar o que estava por vir.

A primeira pista foi seu pai que não ficou nem um pouco feliz com sua conquista, segunda o conselho que lhe deu, que nunca deveria confira em ninguém. Quando chega a capital logo vê que esse Teste não é bem a grande prova que ela esperava! É muito mais cruel e MORTAL!

Cia não pode confiar em ninguém, não conhece ninguém verdadeiramente, está longe de casa, com estranhos que fariam tudo por uma vaga... até mesmo matar!

E agora a questão não é passar para a universidade é SOBREVIVER a universidade! E então esperar que chegue o fim.. a tão esperada FORMATURA!

''O título de líder só lhe confere autoridade se os oficiais e os cidadães com quem trabalha o seguirem. O termo ''presidente'' não quer dizer nada se as pessoas buscarem liderança em outra pessoa.''

Cia sofreu. Cresceu. Viveu uma aventura mortal. Descobriu que podia ser mais, que podia ser forte, uma verdadeira líder quando fosse preciso. Nesse volume, depois de tanto se convencer que o Teste é cruel, desumano e tem que acabar, Cia começa a se questionar. Ela questiona tudo. Os valores do Teste, a forma que ele é empregada, a forma que apesar dos pesares ele funciona, ela consegue ver a PARTE POSITIVA, que antes não conseguia, isso deixar o próprio leitor confuso, e nós mesmos começar a nos questionar. Começamos a fechar a história na nossa cabeça, a fechar o perfil dos personagens, estamos acostumados a separar mocinhos e vilões na nossa mente, queremos escolher e torcer para a pessoa certa, a boa mocinha, a idealista, a forte, a que faz o que é CERTO!

''O medo. O desespero de sobreviver a todo custo...''

Mas quando o certo se mistura com o errado? Quando aquilo que tem que ser feito não é moralmente a coisa certa? Muda tudo? Faz a pessoa em questão virar a vilã? Essa é uma boa pegadinha para nós que estamos acompanhando a série. Cia muda, ela amadurece, ela endurece. Como é bom e simples ser a garota sonhadora, amada e protegida por todos que ama, mas quando essa garota vai para mundo real, o mundo deixa marcas. Coisas ruins acontecem, e não podem ser apagadas, as cicatrizes podem ou não ser visíveis, mas elas vão sempre existir!

''Minha visão se tolda com a emoção, dificultando a leitura das últimas páginas. Raiva. Pena. Medo. Desespero. Esses sentimentos diminuem minha decisão de recusar o pedido da presidente, e cutucam as crenças que me ensinaram a valorizar.''

Em A formatura, temos essa Cia. A mocinha que tem seus valores e que acredita neles, mas que não tem mais a inocência de pensar que todas as pessoas são como ela. Que todas as pessoas vão fazer o que ela acha correto. Mas é nesse livro principalmente que ela tem a chance de ver que apesar das pessoas serem imprevisíveis e algumas valorizarem só o seu bem maior e não o do mundo, ela tem a chance de ser a líder que sempre imaginou poder ser, e vê que um líder não é nada sozinho, que para fazer a diferença, ela vai precisar de outras pessoas junto com ela. E voltamos a primeira questão... em quem confiar? Em nas mãos de que entregar sua vida?

''Cheguei a Tosu City sem marcas. Pensava que soubesse o que significava liderança, e o que enfrentaria se fosse selecionada para 0 Teste. As cinco cicatrizes em relevo me lembram de quanto fui longe e de quanto mudei. Porque não é apenas o exterior que ficou marcado. Onde minhas crenças eram, um dia, preto no branco, agora vejo tons de cinza.''

As escolhas de Cia são feitas em cima de seu conhecimento, de seus valores, do que viu no Teste, no perfil que moldou de cada um. E apesar de precisar entregar sua confiança, muito mais está em jogo, destruir o TESTE É O OBJETIVO, e as armas usadas podem ser qualquer uma, até matar.

A menina que não conseguiu pensar em matar nem para sobreviver, vai ter que se moldar para conseguir fazer o que precisa ser feito! Vale tudo? Causa maior? Sacrifícios? Mortes? Vidas sendo descartadas em prol de um objetivo, supostamente maior, para o bem universal de todos? Isso existe?

Equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça... O emocional brigando com o racional. O certo e o errado e sua fina linha que os misturam!

''- Não é a lógica que está liderando esta rebelião, Cia, é a emoção. Eles querem acabar com o Teste, mas, depois de terem investido tempo e energia, o que eles mais querem é fazer com o que o doutor Barnes e todos aqueles que fazem parte do Teste paguem. Estão pouco ligando que morram, desde que aqueles que acreditam ser responsáveis pelo Teste também estejam mortos. Se eles virem você como uma ameaça à vitória, não terão problema em sacrificá-la para garantir um causa maior. Saia daí enquanto é tempo. Não há nada que possa fazer para impedir o que está vindo.''

O ROMANCE:
Todos sabem que no começo tive uma grande resistência em aceitar o mocinho, em acreditar nele, no seu amor, em suas promessas. E ele acabou me surpreendendo, pelos dois lados durante toda a série, Tomas foi ótimo, ele conseguiu me conquistar, então me fez quebrar a cara, e por fim me reconquistou novamente. Eu que nem queria dar a chance de gostar dele, acabei levando um belo olé. O romance é uma constante na história, mas está mais como um ponto de força, em meio a tanta coisa triste, a tantas decisões horríveis que tem que ser tomadas, o romance simples e singelo, se torna um trunfo, um detalhe que torna a obra mais forte, não encontrei nenhuma montanha russa emocional entre Cia e Tomas, encontrei uma relação que foi se formando aos poucos e se tornado forte e constante! Um ponto positivo mesmo em meio a tantos problemas, decepções e enganos.

''Ele me abraça com força. Envolta em seus braços estou segura, mas sinto um fogo começar a arder. Minhas mãos tocam seu rosto, seu pescoço, seus braços, memorizando a sensação do seu toque. Minha respiração se acelera. Permito-me um último beijo, e então saio do aconchego dos seus braços.
Respirando compassadamente, digo:
- Quero que você diga que vai embora.
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto.''

A Formatura foi uma GRANDE obra. Me causou várias reações, me desligou totalmente do mundo, levei alguns sustos literalmente, durante a leitura, alguns pulos do nada, por estar tão absorvida na história que não via o que estava acontecendo a minha volta no mundo real. Liderança, fazer o certo e o errado, no momento que estamos vivendo no Brasil é um grande tópico a ser discutido, mesmo sendo ficção, a série ultrapassa essa barreira, as mensagens e questionamentos são reais, as qualidades dos líderes, a forma que agem, que pensam e lidam com vidas são perguntas reais. Emoção, política, humanidade, poder, vidas e mortes em um mundo onde a guerra pode ser fora e dentro de paredes ou começando dentro de nós mesmos! LEIAM!

''Aprendi que, quando sou pressionada, posso contra-atacar; que sou mais forte e tenho mais iniciativa do que jamais pensei ser possível; que minha disposição em acreditar que todo mundo confia nos valores com os quais este país foi formado, e eu fui criada, é infundada.''

''Dois raios, dois times. O fim da ignorância, o começo da esperança.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Gabriel 10/06/2015

Final apenas "muito bom" para uma trilogia fantástica
Depois de ser surpreendido inúmeras vezes nos dois primeiros livros, o terceiro fecha a história de maneira bem coerente, porém não tão avassaladora quanto os outros.
Este é o grande risco das trilogias, quando são acima das expectativas, nós sabemos que o gás já foi colocado e mesmo assim teimamos que o final seja ainda melhor que as pontes entre um livro e outro.
Leitura viciante, em primeira pessoa, onde vemos o amadurecimento claro da CIA e suas mudanças de perspectivas.
Muito bom, salvem as boas distopias!

Ana Letícia 09/09/2016

Amando
Não sei como a escritora faz pra escrever de forma tão envolvente, mas amo :D

Giselly 01/07/2015

Deixou muito a desejar
Acabei o livro a Formatura agora e achei um desperdício o que a Charbonneau fez com essa trilogia, tinha tudo para ter um ótimo desfecho mas ela se perdeu no meio do caminho e isso começou a acontecer já no Estudo Independente, tive que ficar me forçando a ler só pra poder terminar mesmo, mas achei normal já que o 2º livro das trilogias são meio chatinhos mesmo, então quando acabei comecei a ter esperança que agora ia ficar bom já que o último livro seria bom, mas não foi, até mais da metade do livro é chato e quando vem o final e você pensa que terá uma emoção, não de chorar mas de adrenalina ou algo parecido, não acontece, aí você pensa em tudo que está vago vai ter solução, o mesmo tbm não acontece e nada se desenvolveu e você fica frustrada e vai dormir que é melhor.
Enfim decepção total. Infelizmente.

vinibrog 03/07/2015

O Teste ARRRRRRR
Quando comecei a ler notei muitas algumas similaridades com sagas como Divergente e Jogos Vorazes...
O Teste me prendeu muito, literalmente devorei a saga, sentia a emoção dos personagens!
Super indico
?????

Marisol 10/09/2015

Recomendo a série, mas infelizmente o final deixou a desejar.
#Trilogia - O Teste JoelleCharbonneau
O Teste Estudo Independente #A Formatura

“As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir.”

Num futuro, guerras travadas com armas químicas e biológicas levaram à extinção/mutação de animais e vegetais. O Teste é elaborado para selecionar os melhores alunos para a reconstrução do mundo pós-guerra.
Malencia Vale (Cia) uma jovem inteligente com habilidades espetaculares, sonha em competir por uma vaga na universidade. Quando é selecionada para o Teste, fica muito feliz, mas não poderia imaginar o que estava por vir.
Seu pai que participou do Teste, se mostra preocupado e aconselha Cia para nunca confiar em ninguém.
Quando iniciou a seleção, percebeu que não era o que ela esperava. Era muito mais cruel! Ia contra tudo o que Cia acreditava e seu objetivo é destruí-lo.
O romance não é o foco dessa série, então não esperem muito. Foi difícil de acreditar no amor de Cia e Tomas, faltou um pouco de química entre eles.

Recomendo a série, mas infelizmente o final deixou a desejar.

vsferreira 15/09/2015

Conclusão perfeita
Uma boa história, cheia de ação e reviravoltas. Fiquei satisfeita com a conclusão da trilogia. No primeiro livro eu via muita semelhança com outras séries, mas ao longo do segundo e do terceiro livros a série cria uma identidade bem bacana.

Frannynh 08/11/2015

Tchau Melancia, opa Malencia!
A trilogia fechou bem, embora eu tenha achado que os princípios de Cia nesse livro se perderam muito, ou se embaralharam, imaginei que a autora teria outras saídas para um personagem tão moralista. Mas ficou bem intrigante o final, e ficou algo no ar, como se esse não fosse de fato o último livro. Merece as 4 estrelas.

Minha Velha Estante 01/01/2016

Estou assustada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minhas ações possam mudar o curso da história do meu país. Que eu seja tão esperta a ponto de superar as ideias do doutor Barnes e de seus oficiais, e possa salvar vidas. No entanto, não existe outro jeito. As probabilidades são de que eu fracasse, mas mesmo assim preciso tentar.

A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia distópica O Teste, iniciada com O Teste e seguido por Estudo Independente, ambos já resenhados aqui no blog. Por ser uma sequência, é possível haver spoilers dos primeiros livros mas evitarei ao máximo!

Vamos encontrar Cia após os turbulentos acontecimentos de Estudo Independente. Agora Cia sabe demais e não poderá fingir que nada está acontecendo. Divida entre uma rebelião prestes a ser deflagrada contra Tosu City e os organizadores do Teste e o desejo de proteger sua família, seus amigos e a sua colônia, Cia, mais uma vez, será peça chave para a destruição do Teste evitando que mais mortes de adolescentes inocentes, inclusive seus amigos, aconteçam.

Os desafios serão muitos e ela não esquecerá do conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”. Mas dessa vez ela precisa de aliados para executar a tarefa final que a presidente Collindar lhe delega. Tendo que correr contra o tempo para pôr o plano da presidente em ação, Cia terá que escolher em quem confiar e terá muito pouco tempo pra isso. O coração e seus instintos ainda serão seus aliados para tomar decisões, mas ela terá que agir como uma verdadeira líder, muitas vezes agindo com a razão e sendo estrategista para conquistar o que deseja.

Ele me ensinou que mesmo o ,ais contaminado torrão de terra pode ser transformado em um lugar onde coisas vivas se desenvolvam, desde que alguém se dedique a essa causa. Está é a minha causa. Não posso fazer com que as plantas cresçam, mas posso me comprometer a eliminar a corrupção neste solo. talvez, se eu tiver sorte, algo forte e bom crescerá neste lugar.

Narrado em primeira pessoa por Cia, você acompanha, ao mesmo tempo, o seu dilema e seu amadurecimento na hora de fazer as suas escolhas. A vida de Cia não tem sido fácil e ainda não será agora, mas o amor de Tomas, a presença de seu irmão e a esperança de voltar para Cinco Lagos e rever a família e amigos, mais o desejo de vingar a morte de amigos queridos fará com que ela seja forte e não desista, mesmo quando não acredite muito em sua própria vitória.

Muitas revelações acontecerão ao longo da história, desde descobrir verdadeiramente o que é o Redirecionamento e o que aconteceu com os alunos vítimas desse processo à verdadeira personalidade dos líderes e mentores do Teste. Como sempre, nem tudo é o que parece.

Como em todos os livros, o símbolo da capa tem um significado, mas o dessa é muito especial, pois será o símbolo de uma nova era surgindo.

Cia foi fantástica! Da menina inocente do primeiro livro sobrou apenas os princípios, os quais nunca abandonou, e o amor por Tomas. Hoje, depois de tudo o que viveu, ela é uma mulher decidida, realista, estrategista sem ser insensível.

Mas nem só de Cia vive A Formatura. Stacia, Raffe, Will e Tomas também dão o tom da história. A amizade deles fortalece Cia nas horas difíceis e amor de Tomas, muito bem dosado, nos oferece cenas de um amor doce mas maduro.

Não tem nada que eu queira mais do que me sentir assim pra sempre. Permito-me mais dois beijos, antes de me afastar do seu toque. Se se tratasse apenas desse momento, eu me deixaria perder no abraço de Tomas. Se fôssemos apenas nós, esqueceria o que o amanhã pode trazer. Entretanto, quero um futuro que depende de nosso sucesso no que pretendemos fazer.

A história de surpreende a cada capítulo e confirma as minhas expectativas de que essa seria uma das melhores trilogias do ano! A minha expectativa crescia a cada página e o final foi surpreendente. A autora foi fantástica, fez tudo se encaixar e ainda trouxe elementos novos sem se perder, fazendo com que cada novo elemento, novo personagem tivesse uma razão de estar ali, contribuindo para algo melhor do que o esperado.

A Única está de parabéns!!! Não só pela bela capa, pela diagramação e revisão perfeitas mas, principalmente, pelo respeito aos seus leitores que não precisaram passar meses a fio esperando pala publicação dos três livros. Sou fã de vocês!!!!

Joelle deixa no ar a insinuação de que o mundo não se resume à Comunidade Unida. Será que isso é uma deixa para uma possível continuação???? Vamos aguardar.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2014/11/leitura-da-drica-formatura-joelle.html

NatAlia1823 26/01/2016

Triologia Incrível!
Neste terceiro volume Cia precisa tomar decisões que poderão afetar não somente ela e as pessoas que ama, como todos de Tosu e das colônias. O livro é cheio de emoções e surpresas. Quando você pensa que a história vai se encaminhar de um jeito, Joelle vem e vira tudo de cabeça para baixo!

Se realmente me aprofundar na resenha, haverão spoilers dos livros anteriores. Aí você me pergunta: haverá um quarto volume? Bem, o final é um tanto quanto aberto, e como o lançamento de A Formatura é beeem recente, não é impossível recebermos a notícia de mais um por aí.

É uma trilogia tão demais que é complicado encontrar uma palavra que a descreva. O modo como as coisas vão acontecendo e se desenrolando, o raciocínio rápido de Cia, as FORTES emoções e a maneira como tudo é narrado tornam essa trilogia única e uma das minhas preferidas!

Super RECOMENDOO! Boa leitura (;

Lu.Fernandes 29/01/2016

a formatura - trilogia o teste
"talvez, depois que acabar, as pessoas entendam o que me tornei. talvez eu também entenda. " Vale, Malencia

apesar do livro 1 e do livro 2 conter diversos erros de gramática e de concordância, o livro 3 não possui estes, porém encontrei um erro grave nele.

o livro é repleto de ações e ansiedade, a menina que conhecemos no livro 1 se perde um pouco no decorrer da saga.
Cia, neste livro, luta pelos seus ideais, assim como nos 2 primeiros livros, e com isso mta ação, suspense e mortes.
o final é excitante porém não é surpreendente, ele segue o que acredita-se desde o livro 2.

vale a pena ler toda a trilogia pois apesar do que acredita-se após ler o livro 1, que seguirá a msm linha de jogos vorazes e maze runner e divergente, ele toma seu próprio rumo e sua própria linha de aventura.

Lili No Mundo dos Livros 04/03/2016

Desfecho ótimo!
Sempre fico relutante em ler os últimos livros de trilogias ou séries muito boas. Depois de Convergente, de Verônica Roth, um livro que detestei a forma como acabou, comecei a ficar com medo de um final insatisfatório corromper a percepção que eu tenho dos livros anteriores. Por esse motivo, me demorei a começar a ler A Formatura, último livro da sério O Teste. Neste caso, meus medos foram infundados e desnecessários! Ainda bem.

O desfecho que Joelle Charbonneau deu para essa trilogia fantástica foi ótimo e ficou dentro das expectativas. O que eu mais gosto na escrita da autora é sua capacidade de surpreender, de pontuar a história com reviravoltas que me deixaram boquiaberta. As pessoas nunca são quem pensamos, suas atitudes não são o que parecem ser em uma primeira olhada e a solução para os mistérios nunca ocorre como nós esperamos. Os momentos em que as revelações foram feitas neste livro são perfeitos, sendo estas surpreendentes e condizentes com o enredo traçado pela autora. Não me canso de recomendar essa trilogia, uma vez que a série O Teste é uma das melhores distopias que já li.

Confira a resenha completa no nosso blog.

Beijos Lili

site: http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

Juliana 05/03/2016

recomendo
Depois que Cia passa por tudo no livro passado, o estágio com a presidente faz abrir ainda mais os olhos, mas não se esqueça este livro é cheio de surpresas!! A presidente dá uma lista de pessoas que Cia precisa executá-las, mas ela não quer, pensa em desistir de tudo e fugir mas lembra dos amigos, será que ela consegue largar de tudo?
O que eu gostei da trilogia não foram só as surpresas e reviravoltas, mas como a autora conseguiu dar um final apocalíptico se baseando em fatos que ocorreram em nossa história mundial, quando ela comenta sobre o estopim das guerras você se lembrará que foi muito parecido com a da primeira guerra mundial com o assassinato do príncipe austro-húngaro.
E lembre-se as pessoas pessoas usam máscaras....

Nanda 08/04/2016

A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia O Teste, que foi uma grata surpresa neste ano. A autora seguiu a mesma receita distópica utilizada por muitos, mas acrescentou e modificou partes, tornando a história única. Claro que depois dos eventos nos livros anteriores, uma rebelião iria estourar e a forma como ela foi tratada me incomodou um pouco.

Mas antes vamos falar sobre a evolução de Cia. Eu juro que não dava NADA pela personagem e aí ela vem me dando dois tabefes na cara, me deixando com a cara na poeira. Foi surpreendente ver como ela deixou de ser uma garota bobinha e sonhadora, para se tornar a líder que deveria ser. Porém, ela pecou em alguns aspectos na sua ascensão à liderança.

Por ser narrado em primeira pessoa é fácil ser conduzido para dentro da mente da personagem. Os questionamentos levantados por ela são bem razoáveis, só que alguns são muito fora de hora. Além disso, a falta de pulso firme em algumas cenas me deixou com vontade de entrar na história e dar um sacode na menina. Felizmente, isso foi só na parte inicial. Acredito que fez parte da construção da personagem, foram precisos alguns choques de realidade nela.

Os coadjuvantes, entre eles Thomas, ganharam seu momento de brilho neste livro. Dois deles em especial me chocaram de tal forma que só me restou aplaudir de pé. Outros, porém, se provaram não tão dignos de confiança. Eu gostei da maneira como praticamente todos os personagens inseridos nos livros anteriores foram utilizados. Não foram apenas mais um adendo à história, eles fizeram sentido.

A frase de capa já diz tudo e realmente as partes de ação são de tirar o fôlego. Algumas cenas me lembraram de A Esperança, mas nada forte o suficiente para eu levantar o dedo e dizer que era plágio. Eu penso que, querendo ou não, todas as histórias distópicas tendem a seguir a mesma linha: revolta/aceitação em relação ao sistema, conflito gerado por isso, batalha. Portanto, não foi tão surpreendente (nem frustrante) perceber isso.

A narrativa fluiu de forma maravilhosa (e eu me arrependi de ter deixado o livro encostado por um tempo). Chegando perto do fim, um sentimento saudoso veio me acompanhando. Aprendi muito com Cia e seus companheiros, a confiança é importante e dá-la a alguém é mais importante ainda. A Formatura foi um desfecho muito bom para a trilogia, mas as duas últimas páginas deixaram a desejar, meio que terminando em aberto. Apesar dos pesares, vale a pena conferir.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/11/resenha-formatura-joelle-charbonneau.html

Fernanda 22/10/2014

Resenha: A Formatura
Resenha: A formatura é o terceiro e último volume da trilogia Teste, de Joelle Charbonneau. O livro já inicia repleto de tensão, mas o melhor é que a narrativa se encarrega de apresentar todas as problemáticas que ficaram para traz nos acontecimentos anteriores, estes que foram repassados em O Teste e em Estudo independente, respectivamente livro um e dois.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/10/resenha-formatura-joelle-charbonneau.html