A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Marisol 10/09/2015

Recomendo a série, mas infelizmente o final deixou a desejar.
#Trilogia - O Teste JoelleCharbonneau
O Teste Estudo Independente #A Formatura

“As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir.”

Num futuro, guerras travadas com armas químicas e biológicas levaram à extinção/mutação de animais e vegetais. O Teste é elaborado para selecionar os melhores alunos para a reconstrução do mundo pós-guerra.
Malencia Vale (Cia) uma jovem inteligente com habilidades espetaculares, sonha em competir por uma vaga na universidade. Quando é selecionada para o Teste, fica muito feliz, mas não poderia imaginar o que estava por vir.
Seu pai que participou do Teste, se mostra preocupado e aconselha Cia para nunca confiar em ninguém.
Quando iniciou a seleção, percebeu que não era o que ela esperava. Era muito mais cruel! Ia contra tudo o que Cia acreditava e seu objetivo é destruí-lo.
O romance não é o foco dessa série, então não esperem muito. Foi difícil de acreditar no amor de Cia e Tomas, faltou um pouco de química entre eles.

Recomendo a série, mas infelizmente o final deixou a desejar.

vsferreira 15/09/2015

Conclusão perfeita
Uma boa história, cheia de ação e reviravoltas. Fiquei satisfeita com a conclusão da trilogia. No primeiro livro eu via muita semelhança com outras séries, mas ao longo do segundo e do terceiro livros a série cria uma identidade bem bacana.

Fran Vila Nova 08/11/2015

Tchau Melancia, opa Malencia!
A trilogia fechou bem, embora eu tenha achado que os princípios de Cia nesse livro se perderam muito, ou se embaralharam, imaginei que a autora teria outras saídas para um personagem tão moralista. Mas ficou bem intrigante o final, e ficou algo no ar, como se esse não fosse de fato o último livro. Merece as 4 estrelas.

Minha Velha Estante 01/01/2016

Estou assustada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minhas ações possam mudar o curso da história do meu país. Que eu seja tão esperta a ponto de superar as ideias do doutor Barnes e de seus oficiais, e possa salvar vidas. No entanto, não existe outro jeito. As probabilidades são de que eu fracasse, mas mesmo assim preciso tentar.

A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia distópica O Teste, iniciada com O Teste e seguido por Estudo Independente, ambos já resenhados aqui no blog. Por ser uma sequência, é possível haver spoilers dos primeiros livros mas evitarei ao máximo!

Vamos encontrar Cia após os turbulentos acontecimentos de Estudo Independente. Agora Cia sabe demais e não poderá fingir que nada está acontecendo. Divida entre uma rebelião prestes a ser deflagrada contra Tosu City e os organizadores do Teste e o desejo de proteger sua família, seus amigos e a sua colônia, Cia, mais uma vez, será peça chave para a destruição do Teste evitando que mais mortes de adolescentes inocentes, inclusive seus amigos, aconteçam.

Os desafios serão muitos e ela não esquecerá do conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”. Mas dessa vez ela precisa de aliados para executar a tarefa final que a presidente Collindar lhe delega. Tendo que correr contra o tempo para pôr o plano da presidente em ação, Cia terá que escolher em quem confiar e terá muito pouco tempo pra isso. O coração e seus instintos ainda serão seus aliados para tomar decisões, mas ela terá que agir como uma verdadeira líder, muitas vezes agindo com a razão e sendo estrategista para conquistar o que deseja.

Ele me ensinou que mesmo o ,ais contaminado torrão de terra pode ser transformado em um lugar onde coisas vivas se desenvolvam, desde que alguém se dedique a essa causa. Está é a minha causa. Não posso fazer com que as plantas cresçam, mas posso me comprometer a eliminar a corrupção neste solo. talvez, se eu tiver sorte, algo forte e bom crescerá neste lugar.

Narrado em primeira pessoa por Cia, você acompanha, ao mesmo tempo, o seu dilema e seu amadurecimento na hora de fazer as suas escolhas. A vida de Cia não tem sido fácil e ainda não será agora, mas o amor de Tomas, a presença de seu irmão e a esperança de voltar para Cinco Lagos e rever a família e amigos, mais o desejo de vingar a morte de amigos queridos fará com que ela seja forte e não desista, mesmo quando não acredite muito em sua própria vitória.

Muitas revelações acontecerão ao longo da história, desde descobrir verdadeiramente o que é o Redirecionamento e o que aconteceu com os alunos vítimas desse processo à verdadeira personalidade dos líderes e mentores do Teste. Como sempre, nem tudo é o que parece.

Como em todos os livros, o símbolo da capa tem um significado, mas o dessa é muito especial, pois será o símbolo de uma nova era surgindo.

Cia foi fantástica! Da menina inocente do primeiro livro sobrou apenas os princípios, os quais nunca abandonou, e o amor por Tomas. Hoje, depois de tudo o que viveu, ela é uma mulher decidida, realista, estrategista sem ser insensível.

Mas nem só de Cia vive A Formatura. Stacia, Raffe, Will e Tomas também dão o tom da história. A amizade deles fortalece Cia nas horas difíceis e amor de Tomas, muito bem dosado, nos oferece cenas de um amor doce mas maduro.

Não tem nada que eu queira mais do que me sentir assim pra sempre. Permito-me mais dois beijos, antes de me afastar do seu toque. Se se tratasse apenas desse momento, eu me deixaria perder no abraço de Tomas. Se fôssemos apenas nós, esqueceria o que o amanhã pode trazer. Entretanto, quero um futuro que depende de nosso sucesso no que pretendemos fazer.

A história de surpreende a cada capítulo e confirma as minhas expectativas de que essa seria uma das melhores trilogias do ano! A minha expectativa crescia a cada página e o final foi surpreendente. A autora foi fantástica, fez tudo se encaixar e ainda trouxe elementos novos sem se perder, fazendo com que cada novo elemento, novo personagem tivesse uma razão de estar ali, contribuindo para algo melhor do que o esperado.

A Única está de parabéns!!! Não só pela bela capa, pela diagramação e revisão perfeitas mas, principalmente, pelo respeito aos seus leitores que não precisaram passar meses a fio esperando pala publicação dos três livros. Sou fã de vocês!!!!

Joelle deixa no ar a insinuação de que o mundo não se resume à Comunidade Unida. Será que isso é uma deixa para uma possível continuação???? Vamos aguardar.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2014/11/leitura-da-drica-formatura-joelle.html

Nati 26/01/2016

Triologia Incrível!
Neste terceiro volume Cia precisa tomar decisões que poderão afetar não somente ela e as pessoas que ama, como todos de Tosu e das colônias. O livro é cheio de emoções e surpresas. Quando você pensa que a história vai se encaminhar de um jeito, Joelle vem e vira tudo de cabeça para baixo!

Se realmente me aprofundar na resenha, haverão spoilers dos livros anteriores. Aí você me pergunta: haverá um quarto volume? Bem, o final é um tanto quanto aberto, e como o lançamento de A Formatura é beeem recente, não é impossível recebermos a notícia de mais um por aí.

É uma trilogia tão demais que é complicado encontrar uma palavra que a descreva. O modo como as coisas vão acontecendo e se desenrolando, o raciocínio rápido de Cia, as FORTES emoções e a maneira como tudo é narrado tornam essa trilogia única e uma das minhas preferidas!

Super RECOMENDOO! Boa leitura (;

Lu.Fernandes 29/01/2016

a formatura - trilogia o teste
"talvez, depois que acabar, as pessoas entendam o que me tornei. talvez eu também entenda. " Vale, Malencia

apesar do livro 1 e do livro 2 conter diversos erros de gramática e de concordância, o livro 3 não possui estes, porém encontrei um erro grave nele.

o livro é repleto de ações e ansiedade, a menina que conhecemos no livro 1 se perde um pouco no decorrer da saga.
Cia, neste livro, luta pelos seus ideais, assim como nos 2 primeiros livros, e com isso mta ação, suspense e mortes.
o final é excitante porém não é surpreendente, ele segue o que acredita-se desde o livro 2.

vale a pena ler toda a trilogia pois apesar do que acredita-se após ler o livro 1, que seguirá a msm linha de jogos vorazes e maze runner e divergente, ele toma seu próprio rumo e sua própria linha de aventura.

Lili No Mundo dos Livros 04/03/2016

Desfecho ótimo!
Sempre fico relutante em ler os últimos livros de trilogias ou séries muito boas. Depois de Convergente, de Verônica Roth, um livro que detestei a forma como acabou, comecei a ficar com medo de um final insatisfatório corromper a percepção que eu tenho dos livros anteriores. Por esse motivo, me demorei a começar a ler A Formatura, último livro da sério O Teste. Neste caso, meus medos foram infundados e desnecessários! Ainda bem.

O desfecho que Joelle Charbonneau deu para essa trilogia fantástica foi ótimo e ficou dentro das expectativas. O que eu mais gosto na escrita da autora é sua capacidade de surpreender, de pontuar a história com reviravoltas que me deixaram boquiaberta. As pessoas nunca são quem pensamos, suas atitudes não são o que parecem ser em uma primeira olhada e a solução para os mistérios nunca ocorre como nós esperamos. Os momentos em que as revelações foram feitas neste livro são perfeitos, sendo estas surpreendentes e condizentes com o enredo traçado pela autora. Não me canso de recomendar essa trilogia, uma vez que a série O Teste é uma das melhores distopias que já li.

Confira a resenha completa no nosso blog.

Beijos Lili

site: http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

Juliana 05/03/2016

recomendo
Depois que Cia passa por tudo no livro passado, o estágio com a presidente faz abrir ainda mais os olhos, mas não se esqueça este livro é cheio de surpresas!! A presidente dá uma lista de pessoas que Cia precisa executá-las, mas ela não quer, pensa em desistir de tudo e fugir mas lembra dos amigos, será que ela consegue largar de tudo?
O que eu gostei da trilogia não foram só as surpresas e reviravoltas, mas como a autora conseguiu dar um final apocalíptico se baseando em fatos que ocorreram em nossa história mundial, quando ela comenta sobre o estopim das guerras você se lembrará que foi muito parecido com a da primeira guerra mundial com o assassinato do príncipe austro-húngaro.
E lembre-se as pessoas pessoas usam máscaras....

Pam 25/02/2018

A Formatura
A leitura é muito envolvente mas parece que ficou faltando alguma coisa, talvez estivesse esperando um final mais conclusivo e feliz. Indico a trilogia, Cia é uma personagem tão forte e determinada, impossível não gostar de acompanha-la.

Paula Juliana 23/03/2015

Resenha: A Formatura - Trilogia O Teste # 03 - Joelle Charbonneau

''Todos vieram pra Tosu City procurando ajudar o mundo. Todos estão mortos.''

UAUUUUU!
Como conseguir me expressar suficientemente bem sobre esse final?
Se O Teste tinha sido incrível, Estudo Independente melhor ainda... O que falar da A Formatura?
Esse livro foi forte! Intenso! Elitizante! Um grande fechamento com gostinho de quero mais!

Primeiro quero deixar claro que a resenha não vai conter spoilers das leituras anteriores e nem desse volume!

Acredito que todo mundo que frequenta o Blog já saiba da minha fascinação por distopias. Esse é um gênero que posso ler sem me preocupar, que em algum momento o meu eu idealista vai gritar! Vou me envolver com as situações, vou comprar as brigas dos protagonistas, vou entrar na história ao ponto de estar na história! Paixão é um elogio fraco para expressar o que foi esse leitura! A Formatura, da trilogia O Teste, da autora Joelle Charbonneau foi destruidor! Arrebentou e ainda fez uma dancinha da vitória!

''Os métodos do Teste são terríveis, mas têm obtido resultados. A água pura que bebemos e o número de colônias com terras revitalizadas provam que os líderes treinados pela universidade são experientes.
Dá para confiar na presidente para mudar o sistema quando este está produzindo resultados? Não sei. Enquanto o vento fustiga meu cabelo, percebo que, se quero tentar acabar com o Teste, vou ter de descobrir como.''

O enredo geral da trilogia conta a história de Cia, uma garota que é selecionada para o Teste que leva só os mais brilhantes estudantes para a faculdade! Cia é idealista, mesmo vindo de uma colônia pequena, ela quer fazer a diferença, quer ser como o pai que foi para a faculdade e depois foi para Cinco Lagos para ser uma grande Líder e fazer o bem para as pessoas!
Então quando conseguiu, essa uma grande vitória, entrar na competição, viajar para a capital Tosu City e competir pela sua vaga para ser essa grande líder que tanto queria ser, não poderia nunca imaginar o que estava por vir.

A primeira pista foi seu pai que não ficou nem um pouco feliz com sua conquista, segunda o conselho que lhe deu, que nunca deveria confira em ninguém. Quando chega a capital logo vê que esse Teste não é bem a grande prova que ela esperava! É muito mais cruel e MORTAL!

Cia não pode confiar em ninguém, não conhece ninguém verdadeiramente, está longe de casa, com estranhos que fariam tudo por uma vaga... até mesmo matar!

E agora a questão não é passar para a universidade é SOBREVIVER a universidade! E então esperar que chegue o fim.. a tão esperada FORMATURA!

''O título de líder só lhe confere autoridade se os oficiais e os cidadães com quem trabalha o seguirem. O termo ''presidente'' não quer dizer nada se as pessoas buscarem liderança em outra pessoa.''

Cia sofreu. Cresceu. Viveu uma aventura mortal. Descobriu que podia ser mais, que podia ser forte, uma verdadeira líder quando fosse preciso. Nesse volume, depois de tanto se convencer que o Teste é cruel, desumano e tem que acabar, Cia começa a se questionar. Ela questiona tudo. Os valores do Teste, a forma que ele é empregada, a forma que apesar dos pesares ele funciona, ela consegue ver a PARTE POSITIVA, que antes não conseguia, isso deixar o próprio leitor confuso, e nós mesmos começar a nos questionar. Começamos a fechar a história na nossa cabeça, a fechar o perfil dos personagens, estamos acostumados a separar mocinhos e vilões na nossa mente, queremos escolher e torcer para a pessoa certa, a boa mocinha, a idealista, a forte, a que faz o que é CERTO!

''O medo. O desespero de sobreviver a todo custo...''

Mas quando o certo se mistura com o errado? Quando aquilo que tem que ser feito não é moralmente a coisa certa? Muda tudo? Faz a pessoa em questão virar a vilã? Essa é uma boa pegadinha para nós que estamos acompanhando a série. Cia muda, ela amadurece, ela endurece. Como é bom e simples ser a garota sonhadora, amada e protegida por todos que ama, mas quando essa garota vai para mundo real, o mundo deixa marcas. Coisas ruins acontecem, e não podem ser apagadas, as cicatrizes podem ou não ser visíveis, mas elas vão sempre existir!

''Minha visão se tolda com a emoção, dificultando a leitura das últimas páginas. Raiva. Pena. Medo. Desespero. Esses sentimentos diminuem minha decisão de recusar o pedido da presidente, e cutucam as crenças que me ensinaram a valorizar.''

Em A formatura, temos essa Cia. A mocinha que tem seus valores e que acredita neles, mas que não tem mais a inocência de pensar que todas as pessoas são como ela. Que todas as pessoas vão fazer o que ela acha correto. Mas é nesse livro principalmente que ela tem a chance de ver que apesar das pessoas serem imprevisíveis e algumas valorizarem só o seu bem maior e não o do mundo, ela tem a chance de ser a líder que sempre imaginou poder ser, e vê que um líder não é nada sozinho, que para fazer a diferença, ela vai precisar de outras pessoas junto com ela. E voltamos a primeira questão... em quem confiar? Em nas mãos de que entregar sua vida?

''Cheguei a Tosu City sem marcas. Pensava que soubesse o que significava liderança, e o que enfrentaria se fosse selecionada para 0 Teste. As cinco cicatrizes em relevo me lembram de quanto fui longe e de quanto mudei. Porque não é apenas o exterior que ficou marcado. Onde minhas crenças eram, um dia, preto no branco, agora vejo tons de cinza.''

As escolhas de Cia são feitas em cima de seu conhecimento, de seus valores, do que viu no Teste, no perfil que moldou de cada um. E apesar de precisar entregar sua confiança, muito mais está em jogo, destruir o TESTE É O OBJETIVO, e as armas usadas podem ser qualquer uma, até matar.

A menina que não conseguiu pensar em matar nem para sobreviver, vai ter que se moldar para conseguir fazer o que precisa ser feito! Vale tudo? Causa maior? Sacrifícios? Mortes? Vidas sendo descartadas em prol de um objetivo, supostamente maior, para o bem universal de todos? Isso existe?

Equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça... O emocional brigando com o racional. O certo e o errado e sua fina linha que os misturam!

''- Não é a lógica que está liderando esta rebelião, Cia, é a emoção. Eles querem acabar com o Teste, mas, depois de terem investido tempo e energia, o que eles mais querem é fazer com o que o doutor Barnes e todos aqueles que fazem parte do Teste paguem. Estão pouco ligando que morram, desde que aqueles que acreditam ser responsáveis pelo Teste também estejam mortos. Se eles virem você como uma ameaça à vitória, não terão problema em sacrificá-la para garantir um causa maior. Saia daí enquanto é tempo. Não há nada que possa fazer para impedir o que está vindo.''

O ROMANCE:
Todos sabem que no começo tive uma grande resistência em aceitar o mocinho, em acreditar nele, no seu amor, em suas promessas. E ele acabou me surpreendendo, pelos dois lados durante toda a série, Tomas foi ótimo, ele conseguiu me conquistar, então me fez quebrar a cara, e por fim me reconquistou novamente. Eu que nem queria dar a chance de gostar dele, acabei levando um belo olé. O romance é uma constante na história, mas está mais como um ponto de força, em meio a tanta coisa triste, a tantas decisões horríveis que tem que ser tomadas, o romance simples e singelo, se torna um trunfo, um detalhe que torna a obra mais forte, não encontrei nenhuma montanha russa emocional entre Cia e Tomas, encontrei uma relação que foi se formando aos poucos e se tornado forte e constante! Um ponto positivo mesmo em meio a tantos problemas, decepções e enganos.

''Ele me abraça com força. Envolta em seus braços estou segura, mas sinto um fogo começar a arder. Minhas mãos tocam seu rosto, seu pescoço, seus braços, memorizando a sensação do seu toque. Minha respiração se acelera. Permito-me um último beijo, e então saio do aconchego dos seus braços.
Respirando compassadamente, digo:
- Quero que você diga que vai embora.
- Só vou quando você for. Até lá, estamos juntos nisto.''

A Formatura foi uma GRANDE obra. Me causou várias reações, me desligou totalmente do mundo, levei alguns sustos literalmente, durante a leitura, alguns pulos do nada, por estar tão absorvida na história que não via o que estava acontecendo a minha volta no mundo real. Liderança, fazer o certo e o errado, no momento que estamos vivendo no Brasil é um grande tópico a ser discutido, mesmo sendo ficção, a série ultrapassa essa barreira, as mensagens e questionamentos são reais, as qualidades dos líderes, a forma que agem, que pensam e lidam com vidas são perguntas reais. Emoção, política, humanidade, poder, vidas e mortes em um mundo onde a guerra pode ser fora e dentro de paredes ou começando dentro de nós mesmos! LEIAM!

''Aprendi que, quando sou pressionada, posso contra-atacar; que sou mais forte e tenho mais iniciativa do que jamais pensei ser possível; que minha disposição em acreditar que todo mundo confia nos valores com os quais este país foi formado, e eu fui criada, é infundada.''

''Dois raios, dois times. O fim da ignorância, o começo da esperança.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Nat 28/05/2017

Entre Tomas, seus estudos, a preocupação com o irmão no meio dos rebeldes, o estágio e amizades inesperadas, Cia se vê as voltas com a verdade sobre a rebelião. O que ela não imaginava é que a presidente iria designá-la para uma missão muito séria: uma que irá acabar com as atrocidades do Teste de uma vez por todas. Ao aceitar, Cia precisa pensar em quem ela pode confiar para ajudá-la. Tomas está do seu lado, Raffe a ajudou e a acobertou, e ela gosta de Enzo, mas e o restante? E Stacia e Will? Será que ela confia neles? Seus questionamentos aumentam a medida que ela amadurece e ela se vê novamente não seguindo o conselho de seu pai: “Não confie em ninguém!” Porque ela não pode fazer tudo sozinha e precisa de ajuda, mesmo que venha daquele que menos se espera.

Confesso, não sei o que sentir depois de ler esse livro. Como toda distopia, a história começa cheia de ação, em seguida vem o terror (porque vamos combinar, distopia está virando sinônimo de “Não se apegue a nenhum personagem porque ele provavelmente vai morrer”), e depois vêm aquela sensação de “E agora? Acabou?”. É como se toda aquela ação diminuísse (até porque as coisas começam a ser resolvidas) até os personagens terem finalmente paz. Não sei lidar bem com o final de distopias desde Esperança, é como se eu não quisesse aceitar que tudo acaba, que os sobreviventes agora vão reconstruir seu mundo, as lutas acabaram, como se depois de tanta morte sem sentido (vide Prim, porque essa morte nunca vai fazer sentido para mim), ninguém merecesse tranqüilidade. Horrível isso, eu sei, mas é essa a sensação. O bom do livro é que as reflexões de Cia, que são uma constante na história, deixam o leitor analisando junto com ela o que é certo e errado, quem é mau ou bom. Novamente a autora consegue chamar a atenção para aquela questão: o líder que quer acabar com o terror mas que, quando você observa melhor, não se mostra tão simpatizante dos sofredores assim. Não que a presidente seja uma traíra, mas eu fiquei com o pé atrás com ela. Um final de prender a atenção do início ao fim.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/05/a-formatura-joelle-charbonneau-dl-l-2017.html

Luiza Helena (@balaiodebabados) 19/07/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Porque, apesar do que aprendi e do que fiz, ainda sou a garota de Cinco Lagos que quer liderar e ajudar meu país. E ainda há muito por fazer.

E é com essa citação que termina A Formatura e chegamos ao fim da distopia mais injustiçada que encontrei na vida.

A Formatura começa no exato momento que terminou Estudo Independente. O começo do livro pode ser um tanto parado, se comparado com tudo que aconteceu na reta final do anterior. Mas quando os tiros começam, saí de baixo que eles não vão parar tão cedo.

À Cia foi da uma missão bem no estilo mesmo de missão impossível. Ela pondera sobre aceitar ou não realizar, mas no fundo já sabe sua decisão. E é nessa decisão que vemos o quanto a personagem mudou desde o começo da história.

Cia ainda é aquela menina que saiu de Cinco Lagos com o propósito de ajudar a reconstruir Comunidade Unida, mas depois de tudo que ela e seus amigos passaram, ela também nutre um desejo de vingança a todos os responsáveis pelas atrocidades que viveram. E esse desejo é o que a move para realizar certas ações.

Para realizar o que lhe foi pedido, ela terá que ir contra o conselho de seu pai: não confiar em ninguém. Mas Cia sabe que ela não pode e não é capaz de realizar tudo sozinha, então ela confia em seus instintos e coloca sua confiança - e sua vida - nas mãos de alguns personagens.

A única pessoa que ela pode contar em Tosu City é Tomas. Apesar da relação deles estar um pouco balançada no livro anterior, aqui ela pondera e entende o porquê de Tomas ter escondido algumas coisas dela. Depois de tudo que eles passaram juntos desde que saíram de Cinco Lagos, não é fácil viver e relembrar de alguns acontecimentos.

Volto a repetir que Cia é uma das melhores mocinhas de distopias que já li. Em certos momentos, ela me lembra bastante June (Legend) com seu raciocínio rápido e capacidade de separar o emocional do racional. Com toda a experiência que viveu n'O Teste e o que passou depois que entrou na universidade, ela tem que tomar algumas decisões que vão contra seus princípios, mas sabe que se não o fizer, várias outras pessoas irão continuar sofrendo o que sofreu.

Outro fato que gostei bastante foi seu romance com Tomas. Desde o primeiro livro, ele ficou em segundo plano. Apesar de amar Tomas, Cia não deixa esse sentimento influenciar em suas decisões. O melhor de tudo é que Tomas, mesmo não concordando com algumas, respeita as suas decisões.

Nesse livro, outros personagens tiveram um maior destaque. Dentre eles, alguns protagonizaram surpresas de cair o queixo. Assim como Cia, por conta da narração em primeira pessoa, ficamos na dúvida se aquele personagem está sendo sincero ou não.

Perguntas que foram surgidas desde o primeiro livro são respondidas, principalmente sobre a criação d'O Teste. Afinal, como eles puderam criar algo tão cruel e viver com isso? Será que as pessoas sobreviventes realmente serão os líderes que Comunidade Unida precisa?

O final do livro foi do jeito que eu pensei que seria, mas em certos momentos fiquei com medo que fosse outro e com certeza não iria me agradar. Ele não é necessariamente aberto, mas deixa brecha para que a Joelle explore mais esse mundo distópico que criou.

Diferente de outras trilogias, Joelle não foca somente no cenário político, mas também no cenário ambiental. Os Sete Estágios da Guerra não só acabaram com o sistema político de um país, mas também todo seu ambiente e essas consequências ainda se fazem presente. Em várias passagens, Cia descreve como esses estágios da guerra afetaram e ainda afetam a natureza na Comunidade Unida. Essa revitalização ambiental é um dos focos dos líderes a serem formados.

No geral, essa trilogia foi uma ótima experiência. Provavelmente teria sentido o mesmo se tivesse lido na época que as distopias estavam no seu auge e creio que esse foi o maior problema pelo reconhecimento da história.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/07/resenha-188-a-formatura.html

Reinaldo (Estante X - @reeiih) 10/09/2017

Todo sistema "perfeito", no seu mais profundo, esconde alguma imperfeição.
Essa foi uma daquelas leituras que quando terminei fiquei satisfeito com a história, mas ainda cheio de muitas e muitas perguntas que a trama não responde (ou que ficam em aberto de propósito, quem sabe?). Finalmente Cia vai enfrentar os seus inimigos e descobrir que tudo o que ela sabe sobre o Teste pode não ser verdade. Como assim? Essa foi a mesma reação que eu tive ao concluir a série e devo dizer que foi uma sacada muito interessante da autora.

Cia já enfrentou diversos obstáculos para chegar onde está, e agora mais do que nunca, está com a vida em risco. Ao contrário de outras distopias, onde quem se rebela contra o sistema se torna visível, neste temos uma insurgente silenciosa, trabalhando por baixo dos panos, então todo cuidado é pouco e confiar é algo que ela não pode se dar ao luxo. Ao mesmo tempo em que ela precisa reunir informações do programa, ela tem em mente que há pessoas próximas que querem derruba-la ou até mesmo mata-la.

“Pela primeira vez em muito tempo, minha vida está em minhas próprias mãos. Embora eu não saiba se essa vida durará muito mais do que os próximos dois dias, pelo menos sei que esse período pertence a mim.”

É aí que a protagonista terá os seus dois maiores momentos de destaque. O primeiro e talvez mais complicado é como ela fará para saber quem é seu amigo e quem é espião. Ainda que ela não queira agir desesperadamente, conclui que única forma de fazer isso é criar algo que mate quem se mostrar contra ela. Mas ao fazer isso, o quão distante do Dr. Barners e do Teste ela fica? Diante dessa dúvida é que entramos no segundo grande momento da personagem. Ela começa a refletir sobre a forma como o Teste age, sobre como seleciona os mais inteligentes e passa a concordar com o programa, já que querendo ou não tem mostrado resultados eficientes, e ela mesma é a prova disso.

Achei bastante pertinente esse conflito da personagem. Como lutar contra algo que você vai usar a seu próprio favor? Por mais inteligente que ela seja, ela é um ser humano como qualquer outro, passível de falhas, de escolhas erradas, de conclusões incorretas. É o momento onde personagem e leitor se tornam um só e compartilham da mesma dúvida: o que fazer nessa situação?

“Perco o fôlego. Meu peito se aperta, enquanto as palavras ditas casualmente se instalam nos meus ombros como uma canga. Ela está aqui porque pedi. Ela não vai matar por paixão pelo nosso propósito, mas por minha causa, meu pedido, minha crença, minhas escolhas.”

Cia se mostrará uma boa líder e comandará a própria rebelião de forma muito eficaz. Ainda que seja difícil confiar nas pessoas que se juntam à ela, o teste que cria dá uma certa segurança e motivação de continuar em frente. Seu objetivo não é apenas confrontar o sistema, mas tornar o mundo melhor, onde as pessoas tenham uma forma mais justa e menos cruel de serem recrutadas. Não é um pensamento exclusivo desta distopia, mas funciona super bem para justificar toda a luta da personagem e de seus aliados.

As cenas finais são tensas e cheias de reviravoltas também. O final é convincente, mas como eu falei no início, deixa muitas perguntas em aberto e nos mostra que o Teste era muito mais complexo do que parecia ser. Vi alguns leitores dizendo que não gostaram dessa abertura do final, já que vemos o surgimento de uma nova era, mas eu penso que seria muito chato o livro terminar com tudo resolvido 100 por cento. Ao meu ver, o final torna a história mais fiel à realidade.

“O título de líder só lhe confere autoridade se os oficiais e os cidadãos para quem você trabalha o seguirem.”

A Formatura encerra a trilogia de uma forma bem satisfatória. É bacana terminar a trilogia e ficar pensando em como será o amanhã da personagem. Acredito que o único ponto negativo da história é a limitação que a visão da Cia dá sobre tudo o que está acontecendo. Se tivéssemos desde o começo o ponto de vista de mais personagens, sobre os rebeldes, sobre a presidente, etc, acredito que a narrativa teria sido bem mais fluida e envolvente.

Nem preciso dizer que vale a pena conhecer A Formatura se você já leu e gostou dos dois livros anteriores ou se simplesmente gosta de distopias. Sem dúvida também vai gostar da forma como a personagem lida com os problemas, como ela pensa e como promove a diferença em um mundo onde todos acreditam que esteja bom.

site: http://resenhandosonhos.com/formatura-joelle-charboneau/#comment-10113
Pati 10/09/2017minha estante
Muito boa esta trilogia!

Mads 15/11/2017

Bom...e para por ai..
Eu acompanhei a saga da "Cia" esperando um pouco mais, Não sei dizer o que faltou.
O livro inteiro é muita explicação e corrido, a cada capítulo vão acontecendo coisas que não fui sendo preparada no contexto.
Os últimos 10% foram enchurradas de palavras e acontecimentos que acredito que vão deixando o leitor meio insatisfeito assim como estou.
Eu gostei muito dos dois primeiros livros e me senti sendo enganada com esse último. Eu estou bem insatisfeita e apesar de gostar dos personagens não gostei do final deles.