A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

anterique 21/01/2023

Teste final
Finalizando essa trilogia da melhor forma, adorei esse universo e me surpreendi positivamente com a leitura, para quem gosta de Jogos vorazes, vai adorar esses livros. Cia foi uma protagonista que cativa e toma decisões bastante importantes para o rumo da narrativa, amei!

Kika.Castro 05/01/2023

Até que ponto você confia em alguém?
Depois da degradação à natureza, os conflitos de interesse e a guerra entre nações, um novo governo surgiu com o objetivo de recuperar as áreas danificadas e escolher futuros líderes através de um teste.

Se engana quem pensa que é algo simples selecionar os futuros representantes do país, eles são escolhidos após o encerramento do período escolar e apenas aqueles que se destacaram. Depois são encaminhados para a capital e passam por quatro fases que envolvem estudo sobre a guerra, trabalho em equipe e a última de sobrevivência em que o candidato está livre para matar e tem como objetivo permanecer vivo.

Aqueles que continuam vivos são designados a mais um teste, mas desta vez no formato prova, para saber qual carreira mais se encaixa com o perfil. Quem não atinge a meta proposta pelos líderes acaba ?redirecionado? ou no português claro: morto. Além disso, após o resultado os selecionados são encaminhados para cada carreira indicada no resultado da avaliação.

Quando parece que já encerrou toda dificuldade e processo de seleção, os candidatos ainda passam por uma iniciação dentro das repúblicas de cada curso no campus da faculdade. Mas como ter certeza que todo esse processo realmente funciona? Será que colocar pessoas em conflitos, sem necessidade, realmente mostrará um verdadeiro líder? Essas são perguntas que o terceiro livro ?A Formatura? da saga O Teste faz você pensar.

Malencia, a personagem principal, consegue avançar em cada etapa com muita sabedoria e destaque, ela consegue colocar o leitor ao lado dela descrevendo cada sentimento e pensamento. É Cia, como é conhecida pelos íntimos, que vai em busca da resposta e de achar uma saída para o fim do teste.

Durante seu trajeto na iniciação do curso, Malencia chama atenção da presidente Collindar que convoca a personagem principal para ser sua estagiária. Ao longo da jornada, Cia e a presidente conversam sobre como dar um basta no teste e tirar os responsáveis pela crueldade.

Em um determinado pedaço do livro, Collindar explica que tem apenas uma chance de acabar com o teste: matando o responsável por ele. Cia fica sem ar e sem saber como agir ou refutar essa ideia, mas com o andar da história, ela busca um plano para resolver esse problema.

Cia passa por muitas adversidades ao longo da trilogia e, mesmo com dificuldades ela não desiste de tentar buscar o melhor. Na hora de executar o plano, de acabar com o teste, Cia reúne amigos e sabe das possíveis consequências, mas mesmo assim acredita na melhor hipótese e apresenta essas atitudes ao leitor.

Porém, na temida hora de matar o Dr. Barnes, o realizador do teste, a personagem principal descobre que era para ser reprovada na fase de sobrevivência, mas que só chegou até a universidade, pois o mesmo Dr. acreditava na competência dela. Além disso, o próprio criador questiona a confiança de Cia na presidente e se ela realmente estava falando a verdade para Melancia.

Realmente, devorando o livro e pensando como a personagem principal, é impossível cogitar se a presidente está mentindo ou falando a verdade. Às vezes ficamos tão cegos com a confiança que acabamos esquecendo de realmente parar, pensar e fazer uma análise da situação tanto pró como contra.

A reviravolta da situação causa certo impacto no leitor por estar mergulhado na visão da personagem principal, pois o autor detalha de uma forma única, atrativa e clara mostrando as atitudes, sentimentos e opiniões de Malencia, que surpreende com o desfecho da narrativa.

Eu acredito que a história não é só mais uma trilogia sobre uma nova sociedade e um novo formato de governo, mas uma maneira de fazermos uma autocrítica sobre as nossas atitudes e de quem está à nossa volta. Além disso, a história fala sobre família, morte, sociedade, relacionamentos, confiança, determinação, vivência em grupo e confiança. Até que ponto você confia em alguém?

elisa887 04/01/2023

Mediano
Uma conclusão mediana para uma história mediana. A reviravolta final não foi nem totalmente inesperada e nem completamente óbvia. A maioria dos personagens teve desfechos aceitáveis e condizentes com o resto da narrativa. Não foi perfeito, não foi horrível, muito melhor do que o segundo livro pelo menos. A conclusão da Cia foi satisfatória, uma pena que o resto do livro não teve tanto impacto. Vale ler só pra completar a trilogia.

Prii.Cristhian 01/01/2023

Me surpreendeu
A história é muito bem construída, os personagens são ótimos e o final me rancou umas lágrimas. Surpreendente, tem uma reviravolta bacana. O único problema foi que acabou e agora eu não tenho mais pra ler kkkk mas muito bom

Wendy 25/12/2022

Bom mas...
Fiquei com a sensação que poderia ter desenvolvido um pouco mais. A leitura nós prende do início ao fim, instiga, deixa a gente curiosa. Mas, achei que algumas coisas ficaram muito abertas e outras muito fáceis. Vale a pena a leitura é claro, só não vá esperando um final tão "redondo".

Lary 05/12/2022

uma indicação que valeu a pena
Esse é o tipo de livro que indo para aquelas pessoas que como eu adoram uma distopia. Ele é uma misturinha de todas mais famosas praticamente.
Não vou negar que esse livro da trilogia foi o que menos gostei, porém foi uma leitura boa mesmo assim.

natholvr 26/10/2022

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E
Finalmente terminou.
Terminei essa trilogia na força do ódio pois o casal não me desceu e a história não me prendeu em nada (o primeiro continua sendo o melhor entre os 3). Confesso não lembrar muito da história já que terminei faz meses e só agora estou escrevendo uma resenha, porém o final de certa forma foi satisfatório e é isso.

Eyshila.Silva 23/10/2022

?As coisas nem sempre acontecem como a gente espera?
Sem ter muito o que dizer sobre esse livro e essa maravilhosa trilogia !!!
Me surpreendi com cada personagem e reviravolta da história. Uma pegada bem bolada de suspense. Valeu cada tempinho que dediquei para ler !!!

Bruna.Liandra 13/10/2022

Fim
O primeiro livro me prendeu bastante, então eu achei que o resto da série também,e arrastei pra terminar o último ( nem terminei) muito parado e lento

Glabys 19/09/2022

O fim de um Teste opressor e mortal! ????
Apesar de não ser a minha distopia preferida, a trilogia do Teste finaliza exatamente do jeito q eu amo: com várias bombas (literalmente), perdas de partir o coração e esperança de um futuro melhor!

Ainda acho q a história podia enrolar um pouco menos e trazer plot twists mais elaborados.
Quanto aos personagens, não tenho do q reclamar. Podemos ver q ninguém é inteiramente mal e frio, como tbm ninguém é completamente bom e ingênuo. Amei ver a evolução de cada um deles ?
A parte da política tbm é bem aprofundada, o q faz a gente se questionar sobre os dias de hj (vai ser uma mão na roda em citação de Enem , tenho certeza!).

É um tipo de leitura q se tem q persistir, mas no final vale a pena! ?

Mel 22/05/2022

Não é minha distopia favorita
Apesar de não ser um dos meus livros de distopia favoritos, dos três da trilogia esse foi o melhor na minha opinião.

leomathes 15/05/2022

A trilogia me prendeu bastante (sou um grande fã de distopias) e a leitura foi leve e fácil. Apenas uma ressalta pro final, que foi um pouco confuso e a morte de alguns personagens em aberto e mal elaboradas te deixam sem entender.

Seria legal um spin off ou alguma continuação contando mais sobre! No geral, recomendo bastante

Bruna 07/05/2022

Li algumas resenhas antes de começar o livro e esperei alguns acontecimentos que me desagradassem, todavia, terminei o livro que vinha em uma alta tensão, com o sentimento de esperança e paz. A trilogia foi em uma crescente e eu gostei de cada livro por sua característica. A evolução dos personagens é nítida de ler e os valores e princípios ganham a sua importância na escrita. Vale a pena a leitura.