A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Alycia.Moreira 15/01/2022

Esse livro prendeu principalmente nos conflitos, que me deixaram naquela expectativa de saber o que aconteceria depois. Porém, teve alguns momentos que achei a leitura arrastada, e o final foi um pouco confuso. Mas, no geral, é um bom livro.

Gabriel.Sales 06/01/2022

Surpreendente e cativante
A conclusão da trilogia seguiu o nível em que as coisas estavam indo e apresentou um final digno para a maioria dos personagens. Me apeguei muito a esses livros por serem leves, envolventes e divertidos e por relembrar as distopias que quase não são mais vistas com frequência como antes. Tenho alguns pontos negativos pqra abordar, mas vou começar pelos positivos.

O maior que achei é a construção das mudanças causadas por tudo que a protagonista Cia passa desde o primeiro livro e que a ensinaram a ser mais lógica e racional para tomar suas decisões, assim como um líder de seu mundo precisa ser. Vi algumas pessoas falando que foi muito abrupto esse processo de mudança de paradigmas dela, em especial quanto ao valor da vida de alguns em detrimento da continuidade da paz na Comunidade Unida, mas eu achei isso algo que foi colocado aos poucos nos 2 livros para que chegássemos a esse ponto, sem contar que, por ser uma narração em primeira pessoa, acompanhamos seus pensamentos e é possível ver ainda mais claramente todo o estado de tensão, medo e insegurança que ela sente, mas que precisa ser deixado de lado para lutar pelo o que ela acredita ser o mais adequado.
Além disso, outro ponto positivo é a construção de mundo e como a autora focou em nos situar bem sobre o que se passa nesse universo e alguns elementos importantes sobre sua história para entender como chegaram até aquele ponto, o que é algo que sinto muita falta em outras sagas distópicas famosas.
De resto, gostei da construção da maioria dos personagens e consegui sentir medo pelo seus possíveis destinos, porém, não todos. Por fim, temos a questão da tensão o tempo inteiro sobre em quem confiar ou não e que foi levada até as últimas páginas, me deixando preso do primeiro ao último minuto sem conseguir parar de ler.

Sobre as questões negativas, indico o romance desnecessários e sem graça entre Tomas e Cia, o que inclusive parece ter atrapalhado a construção de Tomas para ser um personagem mais gostável e tridimensional. Ainda acho que eles como amigos trariam muito mais riqueza ao enredo e evitaria muitas reviradas de olhos pelas cenas chatas e monótonas entre o casal. Realmente fica claro que o romance foi colocado apenas para cumprir a cota para distopias adolescentes, pois não houve esforço algum para tentar melhorar a abordagem. A outra coisa que me incomodou foi a repetição excessiva de informações, algo que compreendo para relembrar o que aconteceu nos outros livros, já que há o intervalo longo para publicação de cada um, mas em um livro de pouco mais de 300 páginas a autora repetia informações que haviam sido ditas menos de 5 páginas antes em alguns momentos, algo que não acontecia com tanta frequência nos outros livros.

No geral, foi uma leitura muito divertida e acredito que não se deve levar tão a sério, esperando um novo Jogos Vorazes, pois não é. Vá com o coração aberto para o entretenimento e tente se divertir, pois é um ótimo passatempo.

ana 28/12/2021

Meu deus????? Levou 300 páginas (em cada livro) pra resolver quase [*****] nenhuma no final kkkkk deu umas respostas mal dadas e pronto. Acabou o livro.

De resto, não tenho muitos elogios pra dar também. Esse foi, de longe, o pior da trilogia. Até nas cenas mais animadas fiquei entediada e cansada da leitura. Me parece que a estória não tinha mais nenhuma novidade e três livros disso foi demais.
Tinha uma pequena esperança de que ela fosse se aprofundar mais nos outros personagens, mas também não aconteceu, continuou no superficial mesmo.

Em resumo, a leitura não foi tão terrível (e essa é a melhor coisa que vou poder falar sobre esse), mas não vale o tempo perdido.

carol1625 03/12/2021

Distopia que vai ficar no meu coração
A Formatura foi o ponto alto de toda trilogia, sem dúvida. A história continua a ser muito bem desenvolvida. Com uma escrita fluída e nada massante. Além de ótimos plots e personagens interessantes.

Foi gratificante ver o amadurecimento dos personagens. O de Cia Vale principalmente, ela costumava seguir conselhos de pessoas em que confiava, mesmo que não se encaixassem à situação e à personalidade dela. Nesse livro ela conseguiu se sentir mais livre para fazer as próprias escolhas, escolher em quem vai confiar, quais padrões morais vai seguir e de que forma vai fazer o que deve ser feito. Ela mostrou que não é mais a menina inocente de Cinco Lagos que foi apresentada em O Teste.

A trilogia segue o que é esperado de uma distopia padrão. Mas acredito que faz isso de forma envolvente e proporciona uma ótima experiência ao leitor.

A história fica melhor a cada livro, o que me deixou bem surpresa, considerando que geralmente acontece o contrário.

Normalmente opto por livros com finais fechados, mas devo admitir que gostei do final em aberto deste. Há vezes em que é melhor parar antes de estragar a série inteira. Isso ainda nos proporciona a liberdade de criar nossa própria versão de como Cia, Tomas e outros vão resolver o que está por vir.

Único ponto negativo que tenho a ressaltar é que Tomas não foi aprofundado tanto quanto deveria. Ele é um personagem extremamente útil e sem ele não haveria história, mas muitas vezes é passada a impressão de que ele não é nada mais do que o suporte emocional de Cia. Sabemos que ele teve tantos traumas quanto ela, mas não sabemos o quanto isso o afetou ou quais são suas motivações. Mas ele com certeza é um personagem muito amável.

Ler esta distopia foi uma experiência incrível! "Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir."

Wash7PR 03/12/2021

Fim, mas não parece...
A formatura encerra a saga iniciada em O Teste. De maneira geral o livro é bom, mas é uma queda em relação aos dois primeiros.

Pontos positivos:
A escrita fluida da autora se mantém, é muito fácil e rápido ler esse livro, sem descrições detalhistas e demoradas, mas sem objetivo, o livro vai direto ao ponto. Os personagens secundários são bem desenvolvidos, como nos outros dois, e os vilões também. A narrativa cheia de reviravoltas, algumas bem inesperadas, outras nem tanto.

Pontos negativos:
Cia é meio incoerente pois passa dois livros afirmando o valor de toda vida e sua aversão a matar, mas basta uma sugestão de duas pessoas que ela nem confia totalmente e ela diz: "dane-se, vou matar". Além de algumas mortes que dava pra evitar porque não eram necessárias. O fator confiança também pesa, já que ela teve um conselho explícito de alguém importante no começo pra "não confiar em ninguém", e nesse terceiro ela simplesmente ignorou isso, tendo várias consequências ruins, mas ela estava sempre no mood: "dane-se, tô sem tempo". Por fim, Tomas teve um desenvolvimento péssimo em todos os livros. O cara serve só pra ser um acompanhante romântico da aventura. Longe de ser um inútil, mas passa a impressão que tá ali só pra ser ancora emocional.
Por último, aquele fim foi bem cru, dando a impressão que faltava um livro, porque as coisas não foram realmente resolvidas.

Com todos esses pontos, o terceiro livro sozinho não é lá essas coisas. Dentro da saga, funciona bem. A saga completa é ótima e recomendo muito.

Karencrazy2 30/10/2021

Doida pra mandar um e-mail para a autora
Devia ser crime um autor(a) deixar um final meio em aberto e não ter um spin-off que seja para apaziguar os ânimos dos leitores. De qualquer forma, adorei o livro como um todo e principalmente o desenvolvimento dos personagens 💕

Anna 04/10/2021

Com toda a honestidade, o final me decepcionou, as mortes não tiveram tanto destaque, foi difícil criar uma conexão com os personagens, não gostei dos casais, os plots twists não tiverem o desenvolvimento que eu esperava... não posso dizer com toda a minha convicção que recomendo... mas posso dizer que foi uma boa trilogia para passar o tempo. Ela é curta e rápida, os livros não são monótonos, então eu considerei uma leitura fácil e relativamente leve.

gabriela.volpi 28/09/2021

Sobre a trilogia como um todo:
Vi um comentário por aí dizendo que ler os livros de "O Teste" era como assistir uma partida de xadrez, e fiquei impressionada com a precisão da analogia. Essa obra te dá a mesma sensação de estar presenciando algo extremamente inteligente e racional, que pode a qualquer momento ter uma virada para um lado ou outro. Entretanto, assim como o xadrez, essa distopia não te causa aquela emoção que te leva às lágrimas ou te faz torcer desesperadamente por um personagem, por que não te faz se importar com eles. Você só quer ver como o jogo vai se desenrolar. E nesse quesito, a trilogia não deixa a desejar. Consegue te surpreender a cada virada, e nesse livro final não foi diferente. Assim, recomendo pra quem gosta mais de um bom enredo do que do desenvolvimento de personagens/romance, mas não deixa de ser uma ótima coleção.

Lohanna12 27/09/2021

Uma Boa Conclusão!
Neste último livro, Cia agora tem uma forte missão para completar: liderar ações que são importantes para que ela consiga acabar com o teste.
Com uma nova guerra prestes a começar, Cia tem que ser precisa e rápida nas ações e escolhas que tem que tomar.

Vou logo dizendo que eu gostei da trilogia, ela não é perfeita tem seus altos e baixos e mesmo assim foi uma boa leitura para mim.
Teve momentos que eu achei que a cia conseguia resolver muito rápido, tinha um problema e logo ela já tinha a solução e isso era muito chato. O romance que tem é mais pra segundo plano e por isso pode ter gente que acha desnecessário, mas para mim não incomodou em nada - pelo menos não tinha triangulo amoroso - outra coisa que gostei na Cia era sua relação familiar, todos os ensinamentos que ela aprendeu com a família em algum momento ela usava para decidir ou mediar algo.
A autora também tem uma ótima escrita, mostrando uma narrativa fluida. Gostei da conclusão da historia, fiquei triste com o fim de um personagem, o plot que teve não foi uma surpresa para mim, pois já estava esperando isso.
Enfim, gostei da historia e indico a leitura.

Roberta.Souto 04/08/2021

Perdida
A série atende ao esperado de distopias, nada muito fora do padrão.
Eu particularmente gosto muito desse estilo de história, então gostei bastante da série. Infelizmente alguns pontos deixam a desejar.
Ficamos muito presos na cabeça da personagem e em suas desconfianças o que nos faz perder um pouco da ação. O romance principal é tosco e se mostra totalmente desnecessário. Cia e Tomas como amigos daria no mesmo. Algumas questões ficam em aberto e outras foram mal explicadas.
Mesmo assim, a escrita é muito gostosa e fluida. Vale muito a pena .

Ari 19/06/2021

Acabei essa série, gostei da forma como a autora desenvolver. Recomendo pra quem gosta de distopias pós-apocalítica.

Lucas.Domingos 17/06/2021

Um final um tanto corrido!
Achei muito prolongado o final e que poderia nos últimos 20% ter uma explicação um pouco maior. Foi muito corrido o final, acredito que dá forma que aconteceu, deveria ter, pelo menos, mais um livro para amarrar o final.

Sue.Bampi 09/06/2021

Trilogia distópica: O teste
Que surpresa feliz foi essa trilogia, não estava esperando personagens tão esperto, um fluxo narrativo tão sólido/rápido e o clima de suspense apresentados nessa distopia, principalmente da metade do segundo livro e todo o terceiro. Tem muita reviravolta difíceis de prever, porque a autora simplismente inverte as coisas pra uma linha inimaginável, mas de uma forma muito orgânica aonde tudo se encaixa e parece que sempre esteve lá sem estar, uma vez que os personagens são muito espertos e é difícil pensar que foram enganados. Senti que é uma trilogia que tende a entreter mais o público jovem adulto (mesmo que se passe com personagens adolescente), é mais política, com as decisões tomadas pelos personagens mais racional do que por impulso emocionais com em livros mais jovens, aonde a personagem não prende a trama por páginas e mais páginas se contorcendo pra tomar uma única decisão, aqui tudo precisa ser rápido e assertivo, porque nas próximas páginas outras tantas decisões precisam ser tomadas, sua vida depende disso. É no mínimo, no mínimo muito interessante de acompanhar.

Fica uma dica de leitura pra quem gosta de distopias mais densas com personagens jovens.
Manu._. 26/03/2023minha estante
Eu gostei muito dessa trilogia, foram os primeiros livros que eu peguei na biblioteca da escola nova

Gleiciane.Aline 28/04/2021

A formatura
Eu esperava mais desse livro. Depois de tudo o que lemos no primeiro e no segundo livro, eu esperava encontrar mais respostas nesse. Acredito que muita coisa ficou em aberto, principalmente a questão da Presidente, da real intenção dela. Odiei o fim de Zeen, depois de tudo, ele tinha que ter tido um outro final. Achei que ficou muito em aberto as intenções do Enzo também. Ninguém sabe se ele foi escutar para ajudar ou para usar a seu favor, queria que fosse algo mais explícito. Apesar disso, a trilogia é boa, mas acredito que seja para pessoas mais novas, adolescentes, porque eu tenho certeza de que se lesse esse livro mais nova, acharia perfeito. Enfim, é bom, mas tem falhas rsrsrs