Elric de Melniboné

Elric de Melniboné Michael Moorcock

Resenhas - A Traição Ao Imperador

Luquesy 11/06/2021minha estante
Clássico da espada e feitiçaria. Boa resenha!

Ari 11/06/2021minha estante
Obrigado!

Fernanda Bard Chagas 28/05/2020

Esse livro fininho, mas repleto de ação!
Demorei um pouco para tirar esse livro da estante e lê-lo, porém assim que o abri, quase foi impossível de solta-lo!
Eu tenho mais apreço por livros grandes, então fiquei meio desapontada quando comprei o livro e ele tinha apenas 170 páginas ( não costumo ver as informações antes de comprar). No entanto, o enredo me prendeu do início ao fim!
Melnibone é uma ilha cuja raça que a habita é conhecida por sua perversidade. Entretanto, Elric, o Imperador, nasceu com certa fraqueza física, o que fez dele um grande estudioso e dessa forma ele desenvolve uma moralidade diferente dos ditames de sua raça. Assim, é visto por muitos como um imperador fraco, e seu cargo é almejado por seu primo, príncipe Yyrkoon.

Logo percebemos a misericórdia e o receio de Elric em tratar seu primo ou qualquer um com a crueldade que sua raça exige, e isso o leva por maus bocados durante o livro. A forma da escrita é envolvente, com trechos descritivos que enaltecem o tom sombrio do livro, e que me agradam demais.

Esse é o primeiro livro de uma série, e mal posso esperar para ler sua sequência! Sem dúvida uma das minhas leituras favoritas desse ano!
S 01/08/2022minha estante
Boa descrição.

Wccastro 28/04/2021

Apesar de ser curto acontece bastante coisa. O autor é bem econômico nas descrições mas isso não torna o livro menos interessante.
A história é muito interessante e deixa bastante curiosidade pro que virá a seguir.
Super recomendo!
S 01/08/2022minha estante
O estilo dele é mais dinâmico.

Priscila 23/04/2016

Assustador, heroico, trágico e muito bom
Elric de Melniboné, foi uma surpresa muito boa, eu tinha ouvido falar, mas ainda não tinha lido, e foi interessante conhecer essa historia ver seu desenvolvimento seus personagens. Esse livro é muito conhecido principalmente fora do país, é umas das sagas mais conhecidas de Michael Moorcock. Nesse livros somos apresentados a Elric.

"Sua pele tem a cor de um crânio esbranquiçado; e o longo cabelo que escorre abaixo dos ombros é branco como leite. Da cabeça afilada, dois olhos oblíquos observam, rubros e taciturnos, e das mangas largas de seu manto amarelo emergem duas mãos esguias, também da cor de ossos, descansando cada uma em um braço de uma cadeira esculpida em um único e enorme rubi."

E assim é o nosso primeiro contanto com Elric, ele é o mais novo imperador da Ilha de Melniboné, uma nação que comandava o maior império do mundo. Algo interessante sobre Elric e seu povo é que eles não são humanos. Eles são uma raça antiga e poderosos que utilizam feitiçaria. E são adoradores de uma divindade chamada Arioch, seria um Deus do Caos. Logo na primeira pagina já fui envolvida na historia e tive certeza que esse se tornaria um dos melhores livros que já li. O livro nos apresenta uma imperador singular. Elric é albino, tem cabelos brancos e olhos vermelhos como sangue, e ainda é jovem, mas sofre de uma doença de nascença, desde seu nascimento sua saúde é frágil e ele precisa de poções e feitiços para conseguir sobreviver e comandar seu povo. Mas apesar disso, ele possui um senso de moral diferente de seu povo, enquanto seu povo é egoísta, orgulhoso, ganancioso e capaz de tudo para conseguir o que quer. Elric é moderado em suas ações, ele reflete muito sobre suas ações, isso devido ao tempo que se dedicou a leitura. E também por ter uma concepção de moralidade e ética parecida com a raça humana. Por sua saúde frágil, acaba lendo e relendo vários livros e aprendendo muito, e nessa aprendizagem acaba aprendendo muito sobre a filosofia humana.

Com o decorrer da historia conhecemos Yyrkcon, primo de Elric e irmão de Cymoril. Ele é ganancioso e quer o trono para si. Mas Elric acaba relevando e nunca toma uma atitude para acabar com isso, no começo do livro já vemos um embate entre eles, mas verbalmente. Elric é um meniboniano, mas não age como seu povo deseja.

Outro personagem muito importante, mas sem seu devido destaque é Cymoril, é ela o grande amor de Elric, mas seu primo não é favorável a essa união. Na minha opinião, ela é uma personagem forte, dinâmica e que luta pelos seus sonhos. E que espero que apareça mais nos próximos volumes.

Eu li muita critica sobre a capa e o livro lançado aqui, mas não entendi o motivo delas, porque o livro tem um acabamento lindo, toda a estrutura do livro é perfeita, sabe aquele livro que é gostoso para ler, então esse é o caso de Elric.

Michael Moorcock fez um excelente trabalho nesse livro, ele tem escopo, profundidade, complexidade, mas ao mesmo tempo é uma historia leve para ler. Seus personagens são bem desenvolvidos, o mundo que eles estão inseridos é interessante.

Algo curioso, enquanto lia esse livro, foi quando eu divulguei suas fotos nas redes sociais, foi ver que poucas pessoas conhecem ele, e o melhor foi ver que muitas ficaram interessadas na historia. Enfim é um livro que recomendo, por ter um enredo leve mas ao mesmo tempo com uma historia cheia de detalhes que te conduz para dentro do livro. Um universo rico. Posso dizer que é o melhor livro de fantasia que já li. Espero que tenham gostado da resenha.

site: http://www.leituramanialer.blogspot.com.br/2016/04/resenha-elric-de-melnibone-traicao-ao.html
Mario Jose 27/05/2016minha estante
Ótima resenha!!!

Editora Évora 20/04/2017minha estante
O Elric Livro Dois está em pré-venda na Amazon.

Orlando 21/11/2017minha estante
como sempre fazendo um excelente trabalho Pri... ótimo texto, em breve mergulho nesse universo também

rafael 11/11/2015

Livro muito interessante. Escrito a mais de 50 anos atrás por um dos grandes autores que inspirou os criadores do Dungeons & Dragons, este é apenas o primeiro de muitos (espero ver outros traduzidos!).

Elric não é um herói comum. É fraco, faz julgamentos precipitados, e comete erros catastróficos. Contudo, não é o "anti herói" que alguns tanto almejam.
Ele quer apenas o que é bom para si, em primeiro plano, e depois , para seu povo.

Um peão na guerra entre deuses do Caos e da Ordem, Elric parece necessita de ervas especiais para manter a saude, semelhante ao mago Raistlin, de Dragonlance.
Contudo, nesta edição, ele consegue a espada negra "Stormbringer", artefato que rouba a alma de quem elimina, abastecendo seu usuário de vitalidade. Elric percebe, porém, que a espada parece ter desejos proprios, e deve lutar contra seu impeto.

Como história introdutória, este livro dá um gosto da ambientação, que será melhor explorada em outros volumes. O primeiro livro q saiu no Brasil foi "A Espada Diabólica", que ironicamente é o último volume da saga. Se vc ja leu A Espada Diabólica, mergulhe neste volume da Generale. Se nao conhece ainda, pode ler sem receio que será uma viagem rápida e emocionante!
Editora Évora 20/04/2017minha estante
O segundo volume está em pré-venda na Amazon.

Andrea 09/07/2022

Um livro intenso,mas fluido
Elric de Melniboné já estava na minha lista de leituras há anos, desde que assisti a um vídeo sobre ele no canal Pipoca & Nanquim, gostei bastante dessa história e achei bem interessante a construção dela, isso porque o povo de Melniboné não é humano e tem costumes que para nós são extremamente cruéis, mas que para eles são completamente comuns.

neo 08/12/2014

Esse livro só não é a encarnação do tédio em forma de história porque é curto demais.

Ele simplesmente... Não faz sentido.

Nada em Elric de Melniboné faz sentido.

Sabe, acho que clássicos da fantasia simplesmente não são pra mim. Sim, eu sei que O Senhor dos Anéis é um clássico (e Nárnia também), e acho que a essa altura do campeonato todo mundo aqui já sabe que eu adoro O Senhor dos Anéis e coisa e tal, mas acho que o resto dos clássicos não funciona comigo. Mago, A Espada de Shannara e agora Elric de Melniboné... Nenhum deles me convenceu. Na minha opinião são mal escritos, com péssimos personagens, sem nenhum senso de ritmo ou worldbuilding. Mas a fantasia de hoje em dia é dominada pelo grimdark, subgênero que eu também odeio, então o que fazer?

Mas né, voltemos para Elric de Melniboné e para o motivo pelo qual escolhi dar uma nota baixa pra ele.

Bem, as ideias do livro são boas. Temos um país, Melniboné, lar de um tipo de criatura (humanos??) que governou o mundo durante dez milênios, mas que nos últimos quatro ou cinco séculos perdeu a força. Melniboneanos são diferentes; eles não se importam em ser do bem ou do mal, e praticamente são a favor de fazer tudo para se conquistar a satisfação deles próprios. Eles não sabem o que é compaixão ou misericórdia ou qualquer outra coisa do tipo, e é por isso que Elric, o atual Imperador de Melniboné, é visto como estranho e até mesmo fraco. Elric costuma "negar" as tradições melniboneanas e pensa em ter "consciência" e "morais". Acho que o plano era fazer o leitor simpatizar com esse cara que, diferente de todos de seu povo, consegue ter o mínimo de hm, bondade, para ser considerado humano.

Mas não funcionou. Sabe por quê?

Porque Elric é um hipócrita. E burro. Um hipócrita burro.

Melniboné tem escravos. Elric está sempre perdoando Deus e o mundo (mas principalmente seu primo que quer 1) roubar seu trono, 2) roubar a guria que ele gosta e 3) matá-lo) e falando sobre ter "morais" e "consciência", mas em NENHUM momento do livro este nosso projeto de humano e de pessoa supostamente boa gasta uma vírgula de energia para considerar o fato de que o país onde ele é rei/imperador tem escravos e que, hey, talvez isso não seja algo correto. Os escravos servem a ele, mas não, ele vai ficar todo mimimi morais mimimi pra cima de outros melniboneanos ou com humanos de outros reinos. Ter morais e consciência para se tocar que ter escravos não é algo certo??? Pra quê???

É por isso que ele é um hipócrita. As morais e a consciência dele só servem para quem ele considera como igual. O resto que se dane, ué.

Ele também é burro. Muito burro. Sabe, Elric nasceu doente. Ele não tem muita energia e sempre tem que tomar umas poções aí para recuperar a força, e tem que tomá-las todo dia. O que você faria se tivesse que tomar um remédio todo dia para continuar vivendo? Carregaria-o por aí o tempo todo, certo?

Elric não faz isso. Ele vai pra batalhas o tempo todo sem ter tomado a poção e sem tê-la por perto. Isso é burrice, gente. Ou melhor, isso acontece porque o plot said so. E não faz sentido.

Como eu disse lá em cima, nada nesse livro faz sentido.

Nenhum personagem convence. Mas nenhum mesmo. São todos tipo NPCs de jogos online; só estão ali para dizer a coisa certa no momento certo para que o protagonista possa seguir para a próxima missão e fim. Nenhum tem personalidade e voz própria. E a Cymoril, a amada do nosso querido personagem principal, bem, ela é a clássica princesa sequestrada que precisa ser salva. No início eu até tive esperanças de que ela seria uma boa personagem e cheguei a concordar com ela várias vezes no momentos em que ela tentava colocar um pouco de senso no cabeça dura do Elric, mas no final ela só serviu mesmo para esperar o príncipe não tão encantado quietinha no covil do maligno primo do mal.

Mas, sabe, até que a sociedade de Melniboné não foi tão sexista quanto poderia ter sido. Não tem nenhuma mulher na história além da Cymoril e a própria Cymoril é ruim e coisa e tal, mas poderia ter sido bem pior, levando em conta como alguns livros de hoje em dia escolhem construir suas sociedades. Continua sendo muito ruim de qualquer jeito.

E a escrita... Uma tragédia. O ápice do tell e a completa morte do show. O autor conta tudo para o leitor. Tudo. Temos infodumps a cada quatro frases e a biografia praticamente toda de cada personagem no momento em que ele aparece. As descrições são sofríveis, as cenas são corridas e o livro todo se passa num tapa sem causar emoção alguma além de enfado.

A parte triste é que Elric de Melniboné poderia ter sido uma ótima história. Algumas ideias me chamaram a atenção: os dragões adormecidos, os Senhores do Caos, os Elementais, as espadas com consciência própria e como os personagens teriam que lidar com elas, etc. Elementos que seriam incríveis em uma história bem escrita e com bons personagens, mas que aqui são tipo agulhas perdidas no palheiro.

Conclusão: esse livro não tem qualidade nenhuma. Zero. Neca. None.

Mas é curto e a edição da Generale é muito linda (encontrei uns dois erros na revisão, porém). Então é um livro ruim, mas pelo menos acaba cedo. 1.0 estrela.

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/
Sergio Roberto 13/12/2014minha estante
é só o primeiro da sério de livros =)
Tipo,não sei se vc já leu A TORRE NEGRA,é uma série de 7 livros,e o primeiro é nessa pegada do primeiro de Elric,extremamente no-sense,com um final mais estranho ainda e sem algum tipo de explicação^^ Mas na boa,achei o livro supremo =) Os outros são bem melhores,acredito que vc consegue encontra-los facilmente em inglês pela internet ^^

neo 02/01/2015minha estante
O problema foi que eu odiei a escrita. Se ela fosse melhor até tentaria dar uma segunda chance, mas nossa... Provavelmente nem rola ):

tharisu. 02/01/2015minha estante
A principio estou gostando do estilo narrativo do livro... mas é bem no sense mesmo XD
nema/lynx tente ler a Cronica do Matador do Rei (O nome do Vento: Livro um)... acredito que vá gfostar muito mais.

Guilhermemoraes 09/01/2015minha estante
olha, o grande problema da edição da Generale e que faltou um tetxo introdutório sobre o universo de Elric.
No mais o livro é uma excelente leitura, da qual dou nota 4

Morgana 21/03/2015minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Vi resenhas falando que os personagens eram super complexos, só que não vi complexidade nenhuma neles.

Achei esse livro bem fraquinho.

J. 11/04/2015minha estante
Segura o like; adorei a sinceridade, jovem. E não, o problema definitivamente não está em você, nem no gênero literário. A série Mago também é horrível para mim e muita fantasia contemporânea também, pelo mesmo motivo - dissonância cognitiva generalizada e constante. Sim, é fantasia, mas você não precisa subverter ou ignorar todas as premissas da lógica que (des)governa a realidade. Eu já estou desenvolvendo pânico do estilo narrativo que pipoca por aí com alegorias extremamente singularizadas. Juro! É só ouvir coisas do tipo "O Destruidor", "O Governante", "O Tirano"... pelamor! Até tento ler, mas não consigo silenciar a voz interna que grita: "Estou lendo seus livros e quero ser convencido da plausibilidade do seus universos, senhores autores. Verossimilhança! Por favor, ampliem seus universos ou não construam histórias com proporções épicas." Obs.: devo abrir um parêntesis em relação ao Aprendiz de Assassino da Robin Hobb, que utilizou uma técnica de nomeação das personagens fortemente temerária e com tudo pra não dar certo, mas obteve um bom resultado, sobretudo porque os outros elementos do livro conferem corpo a história que está sendo contada.

Nicarao 14/07/2015minha estante
Cara, tá dificil, estou na parte 3, soh nao desiti por insistência mesmo, senao abandonaria esse livro na segunda parte, mas é certo que nao vou ler a continuação, tá muito chato de ler, tem erros de tradução, nem falei de erros no contexto dos personagens...
Vejo assim, Elric vai ser o poderoso e dane-se o resto, ele vai matar deus e o mundo e dane-se, ele faz oq quiser, manda matar qm quiser e ainda o livro faz ele ser bonzinho, para neh...as decisões dele sao ridiculas, os deuses ajudam ele pra tudo...e o mais chato, nao tem como entender o mundo dele, sabe pq? pq nao diz nada, ele soh sai matando, correndo atraz da amada, matando qm fica no caminho, parece um crepusculo da vida...elric como imperador eh uma piada de mau gosto!!

rafael 11/11/2015minha estante
Atual? Sei lá, pra mim, em 50 anos muita coisa muda na maneira como as pessoas escrevem e como elas consomem fantasia

Caim Ferreira 31/08/2017minha estante
Resenha mais tosca que já li. Completa falta de informação e bom senso.

Sapatolindo 24/08/2020

Elric de melniboné
A obra introdutória da saga de Elric, o imperador da ruína, o lobo branco original e uma enorme influência em personagens com moralidade cinza e anti heróis da fantasia. Moorcock foge da dicotomia do bem e mal, propondo o conceito de equilíbrio entre lei e caos em seu multiverso.

Elric passa por um grande conflito interno, incerto sobre seu povo e a relação deste com os reinos jovens, e também sobre ele como servo de Arioch, arquiduque do inferno e lorde do caos.

O autor inglês propõe também diversos paralelos ao mundo real, como a própria melniboné -- que é um império decadente que costumava dominar o mundo, localizado numa ilha e que agora se mantém com comércio com reinos sob os quais exercia poder -- referenciando o império inglês.

Apesar de tudo é um livro de leitura fácil, e uma história cheia de ação.

Fabio293 09/12/2021

Alta fantasia de qualidade
Um livro que tem um ritmo excelente. Personagens muito bem escritos e uma história envolvente. Alta fantasia sem enrolação. O autor sempre vai direto ao ponto,o que faz o livro ser dinâmico. Com certeza voltarei para ler os outros. E aguardando a tradução de toda a obra.

RickardoMoura 26/12/2023

Razoável
Não foi o que eu esperava. Primeiro livro que leio do Moorcock. Elric, o protagonista, tem uma história interessante, profunda. Mas todos os outros personagens parecem sem personalidade. Parece que estou velho para certos livros de fantasia. Esse me pareceu banal, infantil, óbvio.
Saudades do Gaiman.

Matheus.Correa 17/12/2021

Uma boa porta de entrada para a Fantasia
Elric de Melniboné é um livro sensacional; nos mostrando muito sobre um personagem, o imperador do trono rubi. Iniciamos com a apresentação desse cenário; O imperador com a pele albina, a base de remédios, com o coração justo e com as pitadas de egocentrismo é invejado pelo seu primo, a primeira parte nos deparamos com esse arco, apresentação, conseguimos julgar as intenções e nos aproximamos dos costumes e dos dilemas daquele povo . O livro é riquíssima em cenas, detalhadas com precisão, não cansando o leitor e toda informação dada é usada. A segunda parte temos um conflito por consequência do que houve no primeiro ponto r isso torna o livro muito confortável para o autor. O livro carece de mais informações, os personagens são esqueciveis, não tão bem trabalhados. A ideia de cada um ser a extensão da personalidade do protagonista torna o livro comum. O aspecto rico do mundo, o world bulding, isso já me impressiona mais. As armas, os dragões e as necessidades do povo. O livro é uma grandíssima porta de entrada para o gênero. Nao cansa, não destoa e é coeso . Recomendo

Matheus.Konrad 25/10/2021

Muito boa a leitura. Recomendação do navegando e simplesmente adorei, agora tô com vontade de ler até o Conan kkkkkkkkkkk

Clara 26/11/2022

Ótimo
Uma ótima leitura, personagens interessantes e sem enrolação. Os plots são bem legais, me impressionei lendo. Recomendo

Victor Oliveira 02/05/2022

Elric de Melniboné - A Traição Ao Imperador
Quando Conan encontrar Senhor dos Anéis. A maneira como Moorcock conseguiu juntar alta fantasia com espada e feitiçaria é lindo demais.

Elric é um personagem fantástico, que é muito forte e muito frágil ao mesmo tempo. Uma relação com seu primo que lembra Thor e Loki.

Tudo isso em um universo muito bem construído. Melniboné e todos os ambientes são belos e intrigantes, deixa você com vontade de saber mais a respeito.

Além das relações com os deuses. Elric e Arioch não deve nada para a relação entre Conan e Crom.

Vale muito a pena a leitura.

Andre.Breder 06/06/2021

Ótimo livro de Fantasia!
O livro é curto, mas a história é muito bem contada. Sem enrolações desnecessárias, com a dose perfeita de momentos reflexivos e outros de pura ação. A trama traz bastante reviravoltas e aquilo que achamos ser óbvio nem sempre é o que acontece. Muito bom!