Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

-Koraline 13/07/2021

Melhor do que eu imaginava
#MLI2021 - Família Sanderson - Um livro de uma série que você escondeu na estante por muito tempo.
Coração de Tinta passou a ser meu filme favorito desde a primeira vez que o assisti, há uns 10 anos, e quando descobri a existência da trilogia, sabia que amaria completamente, e foi uma experiência melhor do que pensei. Não sei por que fiquei tantos anos enrolando para ler esse livro, mas valeu muito a pena ter esperado esquecer os acontecimentos do filme para me surpreender novamente. Esse livro é uma grande homenagem a todos os livros, escritores, e principalmente leitores apaixonados por histórias fantásticas, retratando com perfeição o nosso sentimento de querer entrar na história. Simplesmente leiam, é incrível.
Michele 13/07/2021minha estante
Tá aí uma série que eu continuo escondendo na estante, mas que um dia pretendo ler kk tbm tenho a sensação de que vou adorar, mesmo não sendo muito minha zona de conforto. Só tô esperando a coragem, pois calhamaços kk

elle carmo 13/07/2021minha estante
é um universo que eu conheci pequena, mas que as imagens ainda estão frescas na memória. muito bom ?

Nanda 14/07/2021minha estante
É fantástico demais! É um dos meus livros favoritos??! E o restante da trilogia n desaponta!

-Koraline 14/07/2021minha estante
Que ótimo nanda, assim que finalizar minha tbr da mli eu termino a trilogia

Bruna3810 14/07/2021minha estante
Recomendação aceita

-Koraline 14/07/2021minha estante
Você não vai se decepcionar, Bruna hehe

Nina.Lopes 19/07/2021minha estante

Helena917 27/12/2022minha estante
é um dos meus livros favoritos da vida, se não O meu favorito. Sou completamente apaixonada por esse livro.?

Carolaine 02/08/2023minha estante
Eu amo tanto ??

Carolaine 02/08/2023minha estante
Eu amo tanto ??

Dear.Manoel.Neto 02/09/2020

Um livro de tinta cheio de magia
Primeiramente vi o filme, e passei muito tempo achando que não existia mais nada além daquilo, mas há poucos anos atrás, descobri que existia essa trilogia, além de um derivado.

Finalmente consegui acesso para lê-lo e estava empolgado em começar, e mesmo para quem já viu o filme vai poder se surpreender, como sempre, o livro tem mais informações.

Sendo narrado em terceira pessoa, mas envolvendo diversos pontos de vistas de maneira fluida, a autora sabe muito bem pegar referências de diversos livros e complementar sua própria história, que na verdade se trata justamente disso, de quando a fantasia se torna realidade, de uma forma bastante original, onde aos poucos vai sendo revelado como tudo funciona.

O livro tem um início meio devagar onde prevalece o mistério, enquanto vamos conhecendo cada personagem, mas logo quando os vilões surgem, o ritmo começa a ficar mais acelerado, até chegar no seu ápice da metade para o fim, onde temos grandes momentos de tensão e um final que abre possibilidade para mais coisas serem exploradas e explicadas.
Raquel Holmes 03/09/2020minha estante
Oh! Eu não sabia que além da trilogia havia um livro derivado.

Dear.Manoel.Neto 04/09/2020minha estante
Se chama ?Mundo de Tinta? é um livro de contos e tem apenas 35 págs.

Raquel Holmes 04/09/2020minha estante

Dear.Manoel.Neto 05/09/2020minha estante
??

Cália G. Albus 14/10/2020minha estante
Tenho esse livro na estante a tanto tempo que tinha até me esquecido dele! Vale a pena mesmo lê-lo?

Raquel Holmes 14/10/2020minha estante
Esse primeiro vale. Os outros 2... desanimo só de falar deles. Rs

Dear.Manoel.Neto 14/10/2020minha estante
Catia como a Raquel falou, o primeiro livro se mantém num rotini nada cansativo, agora os outros 2 tenta expandir e adicionar muitos personagens, o que torna meio cansativo, mas ainda sim muito perfeito saber o rumo de todos e depois poder ler o livro de contos e descobrir mais coisas, e com o livro 4 por vir, só fico ansioso \o/

Livianmassafera 07/01/2021minha estante
Mentira que tem o livro 4 chegandoooo?

Dear.Manoel.Neto 22/01/2021minha estante
Tem ssssim Livian! vai lá no insta da autora ?

Jeh 26/01/2021minha estante
Wow!! Qntas informações novas nas resenhas e nis comentários rsrs

Aline MSS 27/09/2023

Fantasia infanto-juvenil p/ quem ama história sobre livros.
Uma história apaixonante e p/ todos os públicos.

Coração de tinta é o 1°livro de uma trilogia infanto-juvenil q traz a historia de Mo (Mortimer) e sua filha Meggie, uma família q é perseguida por criaturas vindas de um mundo completamente diferente do seu. Isso acontece porque Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica.

Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, Mo após ler o livro chamado Coração de Tinta traz à vida alguns personagens e logo percebe q sua vida e de sua filha nunca mais serão as mesmas.

O diferencial do livro é a quantidade de perrengues q os personagens enfrentam e as inúmeras citações de livros clássicos.
Fiquei preocupada em tomar algum spoiler de livros q pretendo ler, mas até q passou de boas. ??

A personagem principal apesar da pouca idade cativa demais o leitor. O gênero é infanto-juvenil, a escrita da autora é fluida, nada infantilizada e os perigos enfrentados dão um friozinho na barriga.
Quem gosta de Percy Jackson, Harry Potter e o Labirinto do Fauno vai amar. ??

Oq tem no livro:
- Poucos personagens;
- Muitos diálogos;
- Elementos mágicos;
- Citações de livros clássicos (Peter Pan, A Ilha do Tesouro, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, As aventuras de Tom Sawyer e etc.);
- Vilões (a maioria da história é composta por vilões e isso é MTO BOM);
- História sobre um livro;
- Tem um bom fechamento, mas a história não se encerra totalmente. Dá p/ ler somente o 1°livro e ficar satisfeito.
- COBRAS ? (já é o 2°livro esse ano q leio c/cobras, se eu não morri por conta da mnha ofidiofobia, não morro mais). ??

Única crítica: acho q a autora poderia ter reduzido um pouco a história, mas eu gostei de tudo msm sendo um calhamaço.?

Li o e-book e gostei bastante. O livro possui ilustrações simples e fofas. Recomendo!
Davi785 27/09/2023minha estante
Eu assistia ao filme direto, agora tenho que ler o livro!!
Amei a resenha, amiga! Despertou muito mais minha curiosidade pelo livro

Aline MSS 28/09/2023minha estante
Ahhh Davi, obg. Vc é mto gentil! Eu fiquei com receio de assistir antes de ler os outros livros, vai q tem spoiler. Né? Eu gostei, pq é um livro leve e divertido apesar dos perrengues q eles passam. Dê uma chance, acredito q vc irá curtir mto.???

Davi785 28/09/2023minha estante
Pode deixar que eu vou dar uma chance, vou ler com muito prazer.?

Fabio 28/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Aline!?
Parabéns pela belíssima escrita!
Com toda a certeza me incentivou a ler e já coloquei na minha, lista!?

Aline MSS 28/09/2023minha estante
Obrigada, Fabio. De volta à adolescência! TMJ!???

Fabio 28/09/2023minha estante
TMJ, Aline!?

Andressa 24/06/2020

Foi o primeiro livro de Cornelia a qual tive algum contato, e sem sombra de dúvidas foi surpreendente. Ela desenvolve a história de uma forma doce, suave e aconchegante, me livrou de uma longa ressaca literária.
Coração de Tinta é o primeiro livro de uma série, então compreendo que as pontas soltas talvez sejam desenvolvidas posteriormente nos outros livros.
Não é um livro longo, mas chegando no meio o desenrolar da história passa a ser algo maçante e talvez até mesmo entediante. Ela dá voltas e voltas para chegar em um final que particularmente me deixou indignada.
Em contrapartida, você se apega aos personagens mesmo sem querer, por exemplo, inicialmente estava disposta a odiar Meggie de todas as formas possíveis, mas Cornelia tornou essa tarefa impossível e me fez ama-la mesmo contra minha vontade kkkkkk
Eu amo a ideia de colocar personagens mulheres por toda parte da história, e mostrar que elas também são fortes e podem também salvar o mundo, que são tão corajosas quanto qualquer um.
É um livro em que as personagens amam os livros, então é impossível não se identificar tanto com eles, entender suas dores, amores, e experiencias.
Bpo 30/12/2020minha estante
Se o final te deixou indignada, então leia o próximo: Sangue de Tinta!! É muito bom ?

Patricia Lima 27/06/2020

Coração de Tinta
Eu acabei me surpreendendo muito com esse livro, porque eu não apostava que ia gostar tanto dele como gostei.

Ele tem uma fantasia diferente, ela envolve o mundo dos livros, nossa paixão pelas histórias e algo que todo leitor deve ter imaginado um dia.

Eu acredito que o livro é mais voltado ao público infanto Juvenil, da mesma forma que temos em: As Crônicas de Narnia, Desventuras em Série e A Bússola de Ouro, eu tive as mesmas sensações, de por mais que pareça ser uma história meio bobinha, o universo e as coisas que são trazidas te conquistam muito e acabam sendo muito ricas pra história.

Também acaba sendo um universo bem diferente do que costumamos ver em livros de fantasia, e esse livro, ao contrário dessas outras fantasias que mencionei, não tem tantas aventuras, ele tem um objetivo mais centrado, onde os personagens ficam focados em uma coisa só.

E eu gostei bastante disso, não tive aquela sensação de estar acontecendo muita coisa ao mesmo tempo de forma desenfreada. Eu achei que foi uma fantasia mais leve.

Uma coisa que gostei muito foram os personagens, você se afeiçoa muito com eles, a minha favorita foi a Elinor. Ela é uma pessoa apaixonada por livros, que entende muito de livros, mas ao mesmo tempo, é aquela pessoa chata com livros. E essa mistura deixou a personagem muito divertida.

Tem um outro personagem muito interessante e muito importante que aparece mais para metade do livro, que adorei muito.

As resoluções no final foram certeiras, gostei do que foi resolvido no fim, e ele tem um final bem amarrado, são poucos os ganchos para a continuação.

Então se você gosta dessas fantasias com crianças, você precisa ler Coração de Tinta, ele encanta muito e acaba se tornando uma história bem leve e divertida de ler.
Andressa 27/06/2020minha estante
A escrita desse livro é muito suave e aconchegante, goste muito também

Tici 18/09/2020minha estante
Amo esse livro, já li umas quatro vezes

Giulipédia 24/10/2020

Mais do que um livro, um amigo para a vida toda!!
Se existe o que se pode chamar de porta de entrada para o mundo da leitura, esse livro foi a minha porta, não sei se sem ele, ou se fosse outro livro, eu seria a leitora que sou atualmente. Depois de dez anos e relido pela quinta vez, me encontrei com personagens considerados entes muito queridos meus e decidi dessa vez fazer uma propagandinha deles rs.

O que você faria se soubesse que tem o dom de trazer qualquer personagem de qualquer livro para fora das suas histórias apenas lendo-as em voz alta? Você os leria? Ou nem se aproximaria de um livro?
Assim começa a história de Maggie. Um estranho aparece em uma noite chuvosa enfrente a sua casa e passa a observa-la silencioso, assustada a menina chama seu pai e o informa que alguém está lá fora apenas parado na chuva fria encarando a casa deles, seu pai a tranquiliza dizendo ser apenas uma visita, mas que visita é essa que aparece sem ser convidada? E ainda por cima no meio da noite? E por que seu pai subitamente se tornou taciturno e misterioso? São essas as perguntas que surgem na cabeça de Meggie enquanto seu pai abre a porta para um estranho personagem chamado Dedo empoeirado.
No dia seguinte longe de tudo voltar ao normal, subitamente Mo, seu pai, deseja visitar uma tia-avô de Maggie e a menina sabe que por mais que ele não admita, que ambos estão fugindo, do que, ou de quem, não se sabe, e assim o livro começa...

A primeiríssima coisa que tenho a dizer de coração de tinta é que é um livro que fala sobre livros (irônico, não?rs). Um detalhe que me cativou, e ainda me cativa depois de anos, é que a cada início de capítulo temos um pequeno trecho de outras histórias, como uma mini sinopse do que vai acontecer em cada capítulo, achei genial e trabalhoso a autora ter se preocupado em fazer esse charme, e grande parte da minha sede literária se originou dessas pequenas amostras iniciais em cada capítulo da história, muito dos livros citados ali eu procurei depois para ler por isso que digo que coração de tinta foi minha porta de entrada para o mundo da leitura.

Essa história me mostrou como os livros são nossa família, amigos, professores e paixões que jamais irão nos abandonar, serão nosso divertimento em dias de tédio, consolo em dias tristes e grandes professores das lições que a vida nos traz. Coração de tinta retrata muito disso em sua história, de que por pior e mais feio que o mundo seja e que na maioria das vezes não tenhamos consolo ou amparo de ninguém, se temos um livro conosco basta abri-lo para nos perdemos em meio as suas páginas e ficar lá o tempo que for necessário, tirar coragem dos nossos heróis literários e voltar para o mundo real mais fortes para encarar esse mundo, na maioria das vezes tão cruel.

É um livro especial para mim por isso mesmo, ali eu vi que mais do que entretenimento ou aprendizado, eu tinha mesmo era um amigo que seria meu companheiro para a vida toda e até agora está se provando exatamente isso. Para os antigos leitores e para os novos leitores que não conhecem, eu lhes apresento Coração de Tinta, recomendo a todos!
Punyama 24/10/2020minha estante
Agora você me fez ter vontade de ler esse livro haha

Giulipédia 24/10/2020minha estante
Culpada!!?? Rsrsrs

Lígia 25/10/2020minha estante
Oie Giuli!! Estava com saudades das suas resenhas!! Já tá na lista!! Fiquei curiosíssima!!???

Giulipédia 25/10/2020minha estante
Ah obgda! Tbm senti falta do seus comentários ??, espero que goste, apesar de ser um livro mais infanto-juvenil, a história é doce e divertida, não dá p ficar lendo só coisa séria o tempo todo!! ???? Rsrs

Larissa 25/10/2020minha estante
Li esse livro há muitos anos, não lembro muita coisa, mas lembro o quanto eu me encantei com ele. Pretendo ler de novo um dia pra eu ler os livros posteriores.

Lígia 25/10/2020minha estante
Sim! Tava na correria, mas lerei todas...?Vc tem um dom de fazer a gente querer ler um livro!!??

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Larissa vale a pena a saga completa, ter essa visão mais adulta da história me fez gostar ainda mais do livro, pretendo reler as continuações tbm!! ???

Larissa 26/10/2020minha estante
É verdade, muitas vezes a gente lê algo depois e consegue aproveitar algo que não vimos quando mais novos. Com certeza vou reler ??

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Ligia vc não tem noção do tamanho do elogio q vc me fez agora, sou eternamente grata, espero de vdd q vc curta mt os livros q ler, se precisar de qlqr coisa, comentário, crítica, opinião, já sabe onde me encontrar!! ???

Lígia 26/10/2020minha estante
Oba! Obrigada Giuli, é tão bom ter com quem conversar sobre livros..S2. E aproveitando a deixa já quero te perguntar sobre uma coisa...kkkkk Vou te mandar mensagem no privado. Bjo

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Larissa, na minha primeira leitura eu tinha rancinho da Elinor, a tia maluca dos livros, agora depois de velha, eu me sinto uma Elinor, hj eu entendo ela, acabou se tornando uma das minhas personagens favoritas!! ??????

Bea 18/12/2020minha estante
Maravilhosa resenha, o meu tá aqui na estante me esperando terminar Nárnia pra pegar ele.

Giulipédia 18/12/2020minha estante
Narnia é maravilhoso, trás uma grande reflexão sobre a fé, presta bem atenção noq o último volume qr dizer, coração de tinta sempre vai ser meu xodó rsrs, espero q goste qnd começar, boa leitura! ????

Livianmassafera 07/01/2021minha estante
Sua resenha resumiu absolutamente tudo que sinto com coração de tinta. Na época em que conheci a história, esses pequenos trechos em cada capítulo me instigaram também a ler mais. Que nostalgia! Irei reler.

Liv 28/06/2009

Maravilhosamente encantador!
Eu não sou muito fã de livros de aventura e fantasia, mas esse (juntamente com a série Harry Potter) entra para o meu Top 10 de melhores livros. A autora trata de um tema (relação entre leitor, personagem e escritor) muito curioso. Duvido que exista alguém que nunca sonhou em entrar dentro de um livro, ou mesmo tirar personagens de lá. É maravilhosa a forma como ela descreve cenários, personagens, a forma como a trama se desenrola. Apesar de o livro ser meio extenso, não o achei cansativo. Ao começo de cada capítulo entramos em um clima de suspense em que tentamos adivinhar o que virá a seguir. E a idéia de colocar trechos de outras obras ao início de cada capítulo faz com que a leitura se torne ainda mais maravilhosa!

Recomendadíssimo o livro. Vale a pena ler!
Nathally 14/07/2016minha estante
Eu sou simplesmente apaixonada pela trilogia Mundo de Tinta! Me emociono só de pensar nela.

Alde 22/06/2019minha estante
Guillaume Musso na ,"AGarota de Papel" ele usa deste artifício, sua personagem surge de um livro inacabado, o escritor de uma trilogia entra em um período caótica em sua vida, e não consegue terminar o último livro. É muito interessante o enredo desta narrativa.

Camila Roque 04/04/2021

A magia e o fantástico para enfrentar a desilusão e o real
Abril de 2021. Ainda estamos no meio da pandemia, talvez até em seu pior momento. Os dias passam rápidos, porém enormemente angustiantes. A rotina interrompida há tanto tempo, as pessoas nem insistem mais na ideia de um "novo normal"... até porque o "normal" agora é ter pedido pelo menos um conhecido para a doença misteriosa, quiçá até parentes (como eu).
Em meio a tudo isso, não é de se surpreender que eu tenha abandonado o meu hábito de leitura. É algo que lamento, mas meu momento sagrado de ler sempre foi no ônibus cheio, quando as páginas e a tinta sussurravam histórias e mundos encantados para mim. Não saio de casa mais, desempregada e sem faculdade, então os livros foram mais uma das coisas que desapareceram junto com minha tão amada vida.
Porém, em um acesso de raiva ou de ansiedade (até os sentimentos se confundem agora), resolvi que me acalmaria se lesse e, assim, dei uma chance para Cornelia Funke. Este é um livro especial para mim, entendam. Ele veio do lugar que mais amei em todo o mundo: a Biblioteca Comunitária Messias de Freitas que, ao fechar suas portas, promoveu uma espécie de liquidação de seus livros para quitar todas as dívidas com despesas do dia a dia. E este livro, que já sussurrou ao ouvido de dezenas de pessoas e traz em si as marcas de todas essas leituras, veio parar na minha estante, onde ficou esquecido por cinco ou seis anos completos. E eu sinto muito que tenha ficado assim, como enfeite, por tanto tempo.
Na verdade, não sinto nada. Porque o livro chegou na hora certa em minha vida, no momento em que precisava lembrar daquele lugar que marcou tantos dos meus dias e que influiu de tal maneira em mim que me fez desejar ser bibliotecária.
Pois vejam: este é um livro encantador que versa sobre o quanto os livros, por sua vez, são encantadores. Em suas páginas, há personagens como eu e você, que agora me leem: apaixonados por leitura, que se transportam para as histórias e amam os livros e seus multiversos. É assim que começa "Coração de tinta": um pai que possui um dom com o qual maioria de nós já desejou ter sido agraciado... mas que trouxe um sofrimento inesperado. Este pai, que também fez do trabalho com os livros sua profissão, vira e mexe é atormentado por aqueles que foram por ele libertados (como? Só lendo para descobrir).
A cada página lida, é impossível não se apaixonar mais e mais por "Coração de Tinta". A escrita é leve e rápida, a aventura envolvente. O mundo criado por Funke é real, o mesmo que conhecemos... e sua magia é a mesma que envolve a nós todos. Confesso que termino a leitura com a garganta até rouca, de tanto que li em voz alta (quem sabe essa magia não se repetia comigo?).
Então recomendo muito essa leitura para todos vocês que, como eu, estão passando por este momento tão tragicamente único e que precisam fugir para o fantástico para dar conta do real. Recomendo para vocês que gostam de livros sobre livros. E recomendo para vocês que não se enquadram em nenhuma dessas categorias: só leiam e sejam bem vindos a "Coração de tinta"!
Ladybug 04/04/2021minha estante
Que relato emocionante!!

Mandellen 04/04/2021minha estante
Belas palavras ??

Juliana Costa 13/07/2010

Perfeito *0*
Sinceramente? Eu simplesmente AMEI esse livro, ele simplesmente me encantou. Em certos pontos eu parava e pensava "Caramba, eu realmente gostaria de escrever um livro assim!". Com certeza ele é um dos meus livros favoritos. Eu acho que com Coração de Tinta eu consegui arrumar palavras pra descrever o que eu sinto pelos livros e me idenficar com Meggie, a protagonista. O livro é muito bom, recomendo a todos, sério. Não parem de ler por causa do tamanho da letra, da grossura ou dos 59 capítulos, afinal, os livros tem que ser pesados, pois o mundo inteiro está dentro dele (quem leu Coração de Tinta entende do que falo). Só tenho isso para dizer. Ah, e se você, que está lendo isso nesse exato momento, for começar a ler, fala comigo, eu ADORO comentar os livros que eu li, principalmente esse, tão especial. Então, me deixa uma mensagem por aqui pelo Skoob mesmo \õ e boa leitura :D
Matheus Caixeta 14/08/2010minha estante
Muito boa sua resenha :DD

Juliana Costa 18/05/2011minha estante
obrigada :D

Pedro 30/04/2012minha estante
Muito boa , a resenha acabei de terminar o livro e concordo tem q ser grande já que carrega o mundo dentro dele, o seu mundo e de muitos outros livros

Camila 05/10/2012minha estante
Concordo totalmente

Raíssa 02/01/2013minha estante
Adorei sua resenha, eu estava doida atrás dessa coleção e eu comprei ela hj, já estou lendo o primeiro livro e eu não consigo mais largar, já faz muito tempo que eu não encontro um livro que me prenda dessa forma, eu totalmente recomendo esse livro e pelo que eu já ouvi falar dos outros livros a história só melhora

Nana 29/07/2013minha estante
Eu estava aqui pensando em qual livro começar a ler essa semana durante meu longo trajeto para o trabalho. Selecionei alguns títulos e fui ler as resenhas deles, depois de ler a sua resenha, tive certeza de que vou começar a ler Coração de Tinta ;)

Rodrigo 25/01/2015minha estante
Juliana vc ja leu os outros dois livros da triologia?

Aly 19/09/2021

Achei um pouco arrastado nada me interessava, é uma história boa mas nao é meu tipo de leitura, pra quem gosta de fantasia acredito que seja melhor, pra mim foi apenas um bom livro

Daiane.Nascimento 21/05/2022

Demorei mas terminei
Foi uma leitura fluída, mas acabei demorando um pouco, me enrosquei em alguns momentos. Personagens bem construídos e enredo interessante. Agora vamos para o restante da trilogia!
Vann.Deodato 21/05/2022minha estante
Eu achei tão gostoso de ler. Comecei a ler o segundo.

Raphael.Fraemam 05/09/2022

Um livro que toca no sentimento
Coração de Tinta é um livro que, apesar de ter uma linguagem simples, certamente merece ler lido de forma devagar. Considero a obra uma bela homenagem à literatura, aos leitores e aos escritores, com passagens muito marcantes cobre o valor dos livros e da leitura para o mundo.

Me emocionei em vários momentos e fiquei encantado com a simplicidade em que Cornelia Funke conseguiu entregar uma história tão bela. Fiquei muito curioso para ler as continuações e compreender como é o fantástico universo dentro do livro de Coração de Tinta.
Selma 06/09/2022minha estante
É um livro espetacular!

Raphael.Fraemam 07/09/2022minha estante
É mesmo!

Bia 18/09/2020

Um sonho
Imagina poder ler e os personagem aparece ao seu lado! Um sonho .

Muito bom, adorei. Só em a história fala sobre livros, já amei !

Só achei a escrita a autora lenta , tem em algumas parte ficou arrastado . Enfim gostei muito . Recomendo .

Carolina.Gasai 09/07/2021

O escritor tem um pouco de magia
Coração de Tinta é um livro sobre livros. Sobre amar livros. É uma das histórias mais gostosas que já tive o prazer de ler, e frequentemente tinha a sensação de estar em mesma passeando pelos cenários bucólicos dos personagens.

Ele responde a pergunta: e se meus personagens favoritos pudessem sair das páginas? Bom, nem sempre é uma resposta prazerosa.

Um livro que pode ser lido em todas as idades e você nem vê o tempo passando

@lecobastos 18/07/2009

"Nada é mais poderoso do que as letras, no bem e no mal, pode acreditar.", Coração de Tinta.

Cornelia Funke, assim como Luis Carloz Zafón faz uma homenagem aos livros e aos apaixonados por estes. A escrita é ágil, leve e muito inteligente. Espero que a mesma magia que recheou este volume continue no restante da trilogia.
Cintia278 19/07/2014minha estante
Não é Carlos Ruiz Zafón?