Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

@lecobastos 18/07/2009

"Nada é mais poderoso do que as letras, no bem e no mal, pode acreditar.", Coração de Tinta.

Cornelia Funke, assim como Luis Carloz Zafón faz uma homenagem aos livros e aos apaixonados por estes. A escrita é ágil, leve e muito inteligente. Espero que a mesma magia que recheou este volume continue no restante da trilogia.
Cintia278 19/07/2014minha estante
Não é Carlos Ruiz Zafón?

Marília 28/03/2021

Admirável
Um livro com uma escrita leve, que não enrola. Uma tradução com pouquíssimos, quase nenhum, erros de impressão.
A história de uma família marcada pela magia dos livros, um livro de fantasia de te leva a querer ler mais e mais e conhecer cada vez mais livros (há diversas indicações de livros no decorrer dos capítulos).
Um livro de literatura infantil, mas que serve pra muito adulto sair desse nosso mundo cruel e viajar na mágica desse enredo.
Um livro que foi adaptado no ano de 2008, para um filme de mesmo título.
Meu primeiro livro de fantasia lido!!! E que eu indicarei pra amigos e inimigos kkkk

Elena58 22/08/2009

Dava para ser mais fino...
Coração de Tinta possui uma história muito boa, mas que acabou sendo, na minha opinião, muito mal aproveitada e quase desperdiçada. Ele é simplesmente grande demais para um livro tão parado e sem ação. A leitura se torna muitas vezes maçante, cansativa e principalmente repetitiva, e isso desanima demais o leitor. Recomandado apenas aqueles que são pacientes e não se importam demais com as partes lentas, pois o final (apesar de a grande 'cartada' dos personagens ser previsível) é muito bom e quase compensa o resto do livro. O mais interessante dele são as referências à outros livros, principalmente clássicos, o que te deixa com bastante vontade de seguir o exemplo dos personagens principais e ler mais e mais livros.
Júliah 22/09/2010minha estante
O seu comentário é perfeito, exatamente tudo que achei, tinha ate falado pro meu namorado, o livro nem é ruim, mas pra que ser tão grande e enrolado se não acontece tanta coisa assim...

Corujinha6 18/06/2023

Livros e o seu poder de carregar memórias
Este livro tem o incrível dom de juntar a melancolia de nossos mundo com a magia de fadas e contos.
Chega a ser nostálgico ver Maggie diante de gospidores de fogo, vilões e segredos.
Uma montanha russa de sentimentos e se eu amava livros , os amo muito mais depois disso.
E do fundo do meu coração, espero que esteja bem e contente com a sua criação querido F.
auany0 18/06/2023minha estante
quero muito ler esse

Mandy Lady de Fiori 18/06/2023minha estante
Eu amo muito esse livro!!!

Corujinha6 18/06/2023minha estante
Leia ,vale cada palavra. Mal terminei e já quero os outros dois.

Maressa 24/10/2023

Amei, amei, o modo como a leitura flui de forma confortável, é um livro com um tom "clássico" a história muito interessante, gostei bastante!

may 17/10/2021

"Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados"
Eu tinha vontade de ler esse livro desde o momento em que descobri que o filme era baseado nele. Ele tem uma fantasia diferente, que envolve o mundo dos livros, nossa paixão pelas histórias e algo que todo leitor com certeza imaginou um dia.

Infelizmente acho que gostaria muito mais se lesse com a mesma idade da personagem principal. O livro é grande, e uma grande parte dele achei uma enrolação só. Não pretendo ler os outros, li algumas resenhas sobre eles e não me interessei tanto pelas histórias e o fato deles tão grandes quanto o primeiro não me anima tanto, apesar de ter gostado muito da magia existente no livro.

-natalia 24/05/2021

Coração de Tinta
Decidi ler Coração de Tinta porque havia assistido à adaptação desse livro já faz alguns anos, e me lembrava pouco da história, mas tinha certeza de que tinha gostado. Admito que estava decepcionada durante boa parte dele (cerca de dois terços), porque estava muito lento e repetitivo, e tive que fazer umas pausas nele pra ler outras coisas. Mas ali pro final a coisa andou e melhorou bastante, felizmente! Sinto que se houvesse mais seres fantasiosos já inicialmente na obra teria sido bem mais legal. Chegou um momento em que eu não aguentava mais ler sobre a aldeia de Capricórnio ou sobre Basta e sua navalha hehehe
Me animei em ler o segundo só pelo final deste livro e porque, pela sinopse, parece bom e bem diferente deste primeiro!

"Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente."

Lela Tiemi 15/12/2011

Mágico e Encantador!
Mortimer (apelidado de Mo), um exímio “médico dos livros” – ou seja, um excelente encadernador – e um apaixonado por seus pacientes, em uma noite com a família resolve ler em voz alta para sua filha Meggie, de apenas três anos, e a sua esposa Teresa, um livro chamado “Coração de tinta”. O que Mo não sabia até aquela noite é que possui um dom (ou maldição?!): quando lê em voz alta, as palavras contidas na narrativa ganham existência concreta e materializam-se; objetos e personagens surgem como mágica. Ao enunciar as palavras contidas no livro, Mo traz à vida personagens sombrios - como os vilões Capricórnio e Basta - e enigmáticos - como o saltimbanco Dedo Empoeirado –, e faz sua esposa e seus dois gatos de estimação desaparecerem, ou seja, mergulharam no interior da trama do livro.

Nove anos se passam e Mo guarda o livro junto com suas muitas frustrações de resgatar a sua mulher daquelas páginas até que em uma noite chuvosa Dedo Empoeirado aparece, enviado por Capricórnio que deseja não só o livro como também quer usar os poderes de Mo para trazer um personagem ainda mais terrível de suas páginas. A partir daí uma jornada emocionante começa. O livro é encantatório do início ao fim. Em cada página, e por cada um dos personagens, há uma declaração de amor verdadeiramente apaixonada aos livros. Cada capítulo é precedido por um epígrafe, extraída de grandes clássicos como: “Peter Pan” de James M. Barrie, “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” de C. S. Lewis, “O senhor dos anéis” de J. R. R. Tolkien, entre outros.

Através de Fenoglio – personagem do autor de “Coração de tinta” –, Cornelia Funke revela como um autor jamais desvenda para o leitor todas as riquezas da história, que há segredos que permanecem nas entrelinhas, que são divididos apenas entre o criador e sua criação e basta que apenas o escritor os conheça.

Ao contrário de muita gente (das resenhas por aqui) não achei o livro maçante, cansativo ou repetitivo. O livro é bem escrito, emocionante, mágico e encantador. Identifico-me com a paixão de cada personagem pelos livros: Maggie, Mo e até tia Elinor que, por sinal, tem uma biblioteca em casa de dar inveja! Fiquei até com vontade de seguir os passos de Mo e tornar-me uma “médica dos livros”, e acho que iria gostar de ser “Língua Encantada” - já até imagino que personagens iria tentar trazer à tona!

Claire Scorzi 26/02/2010minha estante
Ainda estou devendo uma resenha desse romance... Achei lindinho a autora dedicar o volume 2 a Brendan Fraser.

Érika dos Anjos 19/03/2010minha estante
Que fofo! Adorei! E, para matar a minha curiosidade, o nome do blog é em homenagem ao livro???? rs

spessoto 20/03/2010minha estante
Ótima resenha!

Tuísh 15/04/2021

Que livro mais gostosinho, nao chega a ser infantil mas é bastante lúdico, me levou de volta aos meus 10 aninhos ???

Day 03/10/2021

Quando li esse livro pela primeira vez (muitos anos atrás), ele logo se tornou um dos meus favoritos. Esse ano decidi relê-lo para checar se manteria a mesma posição.
Com felicidade, posso dizer que Coração de Tinta permanece um livro excelente, apesar das certas decisões feitas pelos personagens serem bem questionáveis (no sentido "o que diachos passa pela sua cabeça?").
É importante frisar que a protagonista tem 12 anos, e portanto, sua personalidade condiz com a idade. Isso gera uma visão de mundo muitas vezes ingênua e ideias que provavelmente iriam criar muitos problemas se fossem de fato realizadas.
Na verdade, todos os personagens tem camadas, agem impulsivamente e sem pensar, às vezes. No entanto, isso não foi o suficiente para me fazer sentir raiva, uma vez que pude compreender o porquê de muitas de suas ações.
O livro tem uma proposta única e que foi muito bem descrita pela autora. Isso sem falar que conta com vários trechos de outros livros no começo de cada capítulo.
É uma série que com certeza vale a pena, e não vejo a hora de finalmente ler a continuação.

Leticia 06/06/2022

"(...) Ela tinha razão. O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados."

Fernanda 23/02/2023

Esse livro é simplesmente a definição de magia.
"Mas naquela noite não estava interessada em palavras escritas. Queria entender as palavras faladas, sussurradas em segredo, as palavras quase incompreensíveis trocadas pelos dois homens atrás da porta."

Como não se apaixonar com essa escrita??

"A maior parte das pessoas não consegue imaginar que os livros são escritos por pessoas iguais a elas. Normalmente elas supõem que os escritores já estão mortos, e quase ninguém imagina que possa cruzar com um deles na rua ou no supermercado. As pessoas conhecem as suas histórias, mas não os seus nomes, e muito menos o rosto. E a maior parte dos escritores gosta disso."

Cornelia simplesmente consegue escrever uma historia de modo tão magico e acolhedor q se torna impossível não se apaixonar por cada frase, página e capítulo. A forma como ela consegue descrever as cenas e expressar os sentimentos - e as ações - dos personagens é surreal. Com certeza, ela já é uma das minhas autoras favoritas e não vejo a hora de ler mais dela.

"Talvez seja verdade que a morte é apenas o começo de uma nova história, mas ainda ninguém leu o livro em que ela está escrita"

Esse é um livro que eu definitivamente gostaria de ter lido quando criança, porque não tem como não se envolver com toda a vibe dessa historia... simplesmente uma obra prima!!

"Por que os adultos achavam que as crianças suportavam melhor os segredos do que a verdade? Será que não faziam ideia das histórias tenebrosas que elas inventam para explicar os mistérios?"

Evy 16/12/2010

Fantástico!
Foi difícil começar a escrever essa resenha, porque são tantas coisas boas pra falar sobre esse livro que eu não sabia por onde começar. Começo então por dizer que Cornélia Funke foi maravilhosamente criativa ao criar essa hístória. Um belíssimo conto de fadas moderno.

O livro tem tudo que eu gosto: fala de livros, tem uma personagem colecionadora de livros que é tudo que eu quero ser quando crescer (rs), o pai da mocinha é um restaurador de livros que é o meu sonho de profissão depois de ser bibliotecária, tem citações lindas nos inícios dos capítulos e eu sou apaixonada por citações e por fim uma história envolvente cheia de mistérios, magia e uma pitada de acontecimentos trágicos que na minha opnião torna a história mais verdadeira.

A história gira em torno de Meggie, uma garota de 12 anos cujo pai, Mo, é restaurador de livros e tem um dom (que em certos casos pode ser considerado uma maldição) fantástico: é capaz de dar vida aos personagens das histórias que lê em voz alta. E sempre que uma personagem é trazida dos livros para o nosso mundo, uma pessoa ou animal daqui é levado para o livro, como uma troca.

Mo estava lendo "Coração de Tinta" para Meggie e sua mãe quando ainda não sabia de seu dom e por isso, trouxe três personagens do livro a vida e a mãe de Meggie com seus dois gatos de estimação desapareceram. Claro que, assim como na vida real, nada é um mar de rosas e Mo trouxe a vida justamente o vilão da história, Capricórnio e seu fiel escudeiro, Basta. Para amenizar um pouco trouxe também Dedo Empoeirado, um malabarista de fogo.

Nove anos se passaram desde então e agora Capricórnio quer destruir todos os livros "Coração de Tinta" existentes pois não quer voltar a fazer parte de sua história. Mas antes, precisa que Mo traga para ele um amigo terrível daquele mundo. E é então que a aventura começa. Com ajuda de Elinor, uma colecionadora de livros, Farid, um personagem que Mo obrigado por Capricórnio, tirou de um outro livro e Fenoglio o autor de Coração de Tinta, eles vão lutar para fazer essa história ter um final feliz.

Envolvente, emocionante e criativa, essa história vale a pena ser lida. Leitura super recomendada!
Fe Sartori 16/12/2010minha estante
Ai Meu Deus.
Mais um para meus desejados Vê hahahaha..
Parece fantastico mesmo!
Adorei!

Gabi Pescarolo 30/12/2010minha estante
É ou não é um livro perfeito?
Amei a resenha!