Um Amor de Cinema

Um Amor de Cinema Victoria Van Tiem

Resenhas - Um Amor de Cinema

Queria Estar Lendo 28/10/2014

Resenha: Um Amor de Cinema
Sabe aquele tipo de livro fofo, que você quer ler só pra surtar e sofrer pela perfeição? Com aquele tipo de história que conquista logo de cara, que te faz rir e chorar em quase todas as cenas? Com personagens marcantes, absolutamente bem trabalhados? Aquele tipo de livro que tem tudo para virar um filme de comédia romântica maravilhoso? Com o tipo de história que você gostaria de viver? Esse é Um Amor de Cinema.

Kenzi Shaw é uma designer relativamente bem sucedida que acaba de ficar noiva do partido perfeito. Bradley trabalha na mesma empresa que ela, tem a cabeça no lugar, e juntos eles formam o casal aprovadíssimo pela família da garota. Acontece que a vida, toda trabalhada na ironia, resolve jogar Kenzi num turbilhão de emoções quando seu ex-namorado maravilhoso aparece na sua vida. Shane, com seu sotaque britânico e sua presença marcante, propõe à Kenzi uma lista de desafios relacionados as comédias românticas favoritas dela (porque Kenzi é fanática por esse tipo de filme); ela quer a vida real ou um amor de cinema? É isso que Kenzi precisa decidir.

"É um dos meus filmes favoritos. Tudo bem, todos são meus favoritos. Tem alguma coisa tão inocente e doce em filmes românticos. O mundo nem sempre faz sentido, mas, em uma boa comédia romântica, tenho a garantia de um final feliz. A garota sempre encontra o cara certo, aquele que realmente a entende"

Gente, o que falar desse livro que eu mal li e já considero pacas?

Kenzi é uma das melhores protagonistas que eu já conheci. Ela tem toda aquela aura e personalidade de protagonista de boas comédias românticas, o tipo de mocinha com quem a gente se identifica, puxa os cabelos e torce desesperadamente pelo final feliz. A autora trabalhou muito bem o humor e as tiradas de Kenzi, visto que o livro é em primeira pessoa, e logo no primeiro capítulo eu já me vi gargalhando e me apaixonando pelo jeito irreverente, centrado e querido da personagem principal.

Uma figura que definitivamente não me conquistou desde o princípio foi Bradley, o seu noivo. Ah, não, ele não tinha a aura romântica, não dividia faíscas de amor com a Kenzi, ele definitivamente não era o mocinho do filme por quem a gente cai de amores logo no primeiro instante. Não tinha química, só tinha o conformismo porque ei, eles estão noivos, ok então.

E ai o Shane...

Ah, o Shane. Com seu sotaque britânico maravilhoso (eu, como boa adoradora de sotaque britânico, consegui ler as falas dele com a característica marcante e HOLY SWEET MOTHER OF JESUS, MAN), seu bom humor e sua incrível habilidade de saber exatamente como fazer Kenzi se sentir querida e, ao mesmo tempo, extremamente embaraçada. Porque eles já namoraram. Eles já se amaram. E ele partiu o coração dela, mas não significa que o amor deixou de existir. Porque olha, pode ser um livro, mas é impossível não ler o encontro deles sem sentir aquelas centelhas de paixão no ar. EU QUERO UM FILME DESSA JOÇA, PRA ONTEM, DESGRAÇADOS! FAÇAM ISSO ACONTECER!

"- Oi, Kensington. - O "ens" se arrasta um pouco, e o resto pipoca como uma batatinha crocante em seu sotaque meio britânico, meio americano."

Apesar de ser cast da minha próxima comédia romântica a ser escrita, eu não consegui não imaginar o Hugh como o Shane. ELE É COMPLETAMENTE O SHANE QUE CRIEI NA MENTE E AGORA EU TÔ OLHANDO PRA CARINHA DELE E SÓ QUERO CHORAR.

A lindeza da interação entre o Shane e a Kenzi é que, diferente das pessoas com quem ela convive, o Shane enxerga ela. Ele está ali por ela, pelo talento dela, pela presença dela, ele faz a lista não só para mostrar que a conhece e que a entende, mas para reconquistá-la da maneira que sabe que só os filmes que ela ama conseguiriam fazer. E gente, pelo amor da beleza do Richard Armitage, quem não gostaria de viver a cena do treino de dança em Dirty Dancing? Quem não quer ser a Julia Roberts por um dia e fazer compras com um novo Richard Gere, como em Uma Linda Mulher? Quem não ama O Casamento do meu Melhor Amigo e gostaria de estar presente numa das cenas mais marcantes daquele filme (sim, eu estou falando da cantoria no jantar, ESPERO QUE VOCÊ SE LEMBRE!). E outros sete filmes que com certeza fizeram gerações se encantar por seus personagens e seus romances tão apaixonantes.

E a Kenzi vive isso. Graças ao Shane, ela se encontra nas melhores cenas e nos melhores momentos das películas que a haviam conquistado, e isso levanta o questionamento sobre os seus sentimentos. Ela sente o que sente por Shane quando está com o Bradley? Ou ela só continua noiva dele porque o conformismo e a aprovação da família falam mais alto? Ela sempre quis impressionar a mãe, afinal (mãe essa que eu vou te contar, ô mulher chata!). Ela quer uma vida estável, uma família, filhos, mas será que é só isso mesmo...?

"E quem eu estou resgatando?Eu mesma.
A garota com tinta no cabelo que ainda acredita em contos de fadas, só que esta é a versão adulta. Porque talvez não exista um feliz para sempre com alguém; talvez tenha a ver com ser feliz consigo mesma."

A autora conseguiu conduzir a trama muito bem, naquele equilíbrio entre romance fofo, humor e um pouco de drama (porque drama sempre faz bem). Ela construiu uma relação tão perfeita e cheia de química entre Shane e Kenzi que é absolutamente impossível não querê-los juntos no final. Não só deles como de Kenzi e Ellie, sua melhor amiga e colega de trabalho. Ellie, que é uma gracinha de personagem, a típica melhor amiga da protagonista, cheia de bons conselhos e alma shipper, querendo ver sua amiga encontrar o final feliz. Tonya... Bem, não vou falar muito sobre Tonya, nem sobre outro personagem, porque eu não gostei deles. Nem um pouco. Desde o começo. O que não significa coisa boa numa comédia romântica, you know...

E preciso falar que descobri um segredo da trama logo no começo porque SOU GENIAL. Mentira, mas é porque eu adoro tramas com segredinhos que vão se revelar num drama mais pro fim da história, e Um Amor de Cinema teve isso exemplarmente bem trabalhado. VICTORIA, SUA LINDA, LET ME LOVE YOU!

Se está procurando por uma leitura leve, bastante divertida e cheia de reviravoltas agradáveis, VÁ CORRENDO COMPRAR ESSE LIVRO!

"- Feliz aniversário, Kensington. Faça um pedido.
Olho para o bolo e me lembro da fala. Da cena.
O beijo.Estou brilhando por dentro. Borboletas agitadas são atraídas por essa luz interior. Talvez estejam muito perto da luz. Elas podem se queimar. [...] Apoiando a mão à frente do corpo para se equilibrar, ele se inclina e fala:
- O meu já se realizou. - Sua voz soa baixa, arfante, os lábios bem perto dos meus."

Acho que desde Rainbow Rowell que eu não sentia essa sensação de ter lido um livro absolutamente fofo, que me conquistou desde o primeiro capítulo. Eu espero, sinceramente, que a Victoria já esteja roteirizando essa lindeza para ir ao cinema, PORQUE EU PRECISO DESESPERADAMENTE VER SHANE E KENZI INTERAGINDO NUMA TELA IMAX!
___________________________________________

Esta resenha foi feita por Denise Flaibam, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

site: http://blogsomaisum.blogspot.com.br/2014/10/resenha-um-amor-de-cinema.html
Rai Lira 30/10/2014minha estante
Adorei sua resenha!

Queria Estar Lendo 10/11/2014minha estante
Que bom que gostou, Rai! *-*

geosrocha 03/05/2021minha estante
Esse livro é PERFEITO!! Passei raiva? Sim, mas em que leitura eu não passo raiva? Eu acho esse livro incrivel, mas se não quiser questionar ainda mais seu gosto por homens, não leia, pq que homem perfeitooo

AndyinhA 22/12/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A sinopse dizia uma coisa, mas a realidade do livro era outra e ela não era lá essas coisas =/
Enredo de garota de 15/16 anos sendo que a protagonista tem 30, fica puxado de aturar em chick-lit e tinha tantas coisas clichês dos livros de Jovem-Adulto, que pensei, ‘porque a autora não colocou a idade da guria para algo entre 17 e 22 anos?’, seria mais condizente com a realidade do que ela quis escrever e a gente não ia ficar se perguntando a toda hora se a protagonista tem 30 ou 15 anos.

A ideia do enredo é engraçadinha, afinal refazer cenas de alguns dos seus filmes mais lindinhos e com aquela pessoa que a gente ama é um sonho para qualquer uma, mas as artimanhas e a história que é contada para de fato isso acontecer é o que ficou faltando melhorar e muito por aqui.

O clássico dos clichês de romance é você estar noiva de X, mas o Y volta à sua vida e você fica se perguntando por que ele te abandonou. E todo aquele lance de família não gosta dele / minha mãe mentiu para mim / tinha uma ‘amiga vaca’ que queria meu namorado e agora que a gente se separou ela está atrás dele... ok, vocês entenderam a ideia. O problema é que o noivo é tão sem graça que a gente realmente torce para o ex voltar e dar certo.

E claro que a protagonista não ajuda; insossa, sem sal e sem graça. Essa vibe de ‘não sou feliz se não tiver marido’ me irrita e muito no chick-lit, acho que as mulheres podem ser tão mais do que isso. Não que as pessoas não devam se casar, mas dizer que a sua vida só vai ser completa se você se casar ou tiver alguém é algo que me irrita, aí transforma as mulheres desse gênero em bobocas cabeças-ocas que vivem para competir sobre quem faz o quê e viver uma vida triste e comandada pelos outros.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/11/poison-books-um-amor-de-cinema-victoria.html

ruane 27/12/2020

clichê gostosinho
Alguém precisa me lembrar de não julgar um livro pela capa, enrolei tanto pra ler que quando dei uma chance acabou me surpreendendo.
A história é sim um clichê bem previsível, mas é tão envolvente o desenvolvimento dos protagonistas, as referências aos filmes, foi tão empolgante e divertido de ler, como a autora mesmo cita ?Não importa se a comédia romântica segue um curso previsível; reagimos porque ela é baseada na verdade?.
Essa é uma ótima leitura pra quem não tem o costume de ler, que prefere algo mais leve, e que goste de filmes!!! Eu senti muito na escrita da autora uma característica cinematográfica, eu consegui imaginar facilmente os cortes das cenas e como uma possível adaptação seria.

Bibi 20/09/2014

Um amor de romance!!!
Estou simplesmente deprimida!!! Eu sou fã numero um do Shane... Quem não ficaria se o amor da sua vida voltasse disposto a reproduzir cenas dos grandes clássicos de romance do cinema, entre eles, as compras de Uma linda mulher e a dança de Dirty Dancing... Estou apaixonada!!!! E deprimida, óbvio!
Bom, nossa mocinha é insegura no meio de pessoas decididas e manipuladoras e descobre com a volta do ex, após sete anos e um grande mal entendido, que a vida pode sim ser um pouco mais emocionante e romântica, basta você estar aberta a novas experiências e ter alguém que te ame ao ponto de realizar e valorizar as coisas que você ama! E nem sempre o que é perfeito para os outros, que veem por uma ótica distante, será pra você, que esta vivendo na pele as incertezas, as dores, as emoções...
Fazia algum tempo que não conseguia tirar um tempo para ler em um dia, mas este, nossa!, eu simplesmente não consegui largar!!!
Super recomendo!!!!

Bianca 12/12/2023

Romance água com açúcar
Achei que a leitura fluiu bem. A história é legal e fofinha, a maioria dos personagens são chatos, a família da kenzi é um porre, a Tonya é uma vaca e o Shane é um amorzinho, mas ele traiu ela no passado com a melhor amiga e esse pano não tenho certeza se eu passo.
Para quem gosta de romance água com açúcar eu recomendo, não espere nenhum drama nem mistério, é apenas romance cliche.

Matheus656 24/04/2024

Uma bela história.
Foi maravilhoso acompanhar essa história de amor. O que mais me dói é que eu não vi parte dos 10 filmes citados nos livros. Perdi algumas referências.

Luana.Cristina 07/08/2022

Vivendo um Romance de Cinema
Conheci esse livro ao acaso, encontrei na biblioteca. Nunca tinha ouvido falar dele antes, mas a sinopse me chamou a atenção. Parecia um livro muito bacana, e constatei quando li.
Kenzi é uma garota que está próxima dos seus 30 anos, e passou praticamente toda a vida tentando impressionar sua família, que sempre a cobrava, mas parecia nunca reconhecer suas conquistas, que sempre eram ofuscadas por qualquer outro acontecimento. Ela está prestes a se casar com Bradley, um cara boa pinta, que a família aprova. Quando de repente, seu ex surge novamente: Shane. Ele é o cliente da empresa em que Kenzi trabalha. E, durante a construção de seu restaurante cinema, pede para que Kenzi recrie com ele cenas de 10 filmes românticos que eles gostavam de assistir. Isso desencadeia varias cenas fofas e cômicas durante o desenvolvimento da história.
Com o tempo, Kenzi percebe que precisa parar de fazer coisas pelos outros, e pensar mais nela. O desenvolvimento dela na história, é muito bacana, a história é muito fofa!
Eu amei o final, a reviravolta... Quando ela finalmente se encontra. Quando finalmente decide o que quer fazer... O caminho que quer seguir.
Realmente fofo, e muito bom. Seria um filme incrível!
Adorei ter conhecido esse livro, e recomendo para uma leitura tranquila.

Lari 28/03/2021

Livro muito bom pra quem quer passar tempo ou curar ressaca literária! A história é fraquinha mas amo o conceito de personagens desastradas e sem noção ?

Antonio Maluco 16/02/2022

Filme ou Seriado
O livro conta histórias de um casal de namorados que o ex dessa garota propõe cenas de filmes entre os dois pois ele trabalha com publicidade e seria interessante um filme ou seriado do livro mas os nomes americanos dos personagens confundiu um pouco a minha cabeça em quem era mulher ou homem no livro todo

Aline 12/07/2020

Valeu o ingresso?
O exagero em criar uma personagem fraca e dependente fica tão evidente que nem o melhor dos filmes conseguiria salvar essa obra.

Elaine 23/01/2021

Um romance perfeito, eu diria!
O favorito do ano até agora.

Iara.Antunes 23/04/2022

Aí que amor esse livro . Contém várias referências de filmes do gênero comédia romântica. Desde a cenas a nomes de filmes adaptados a realidade da história o que achei demais.
Me surpreendeu positivamente e foi me cativando a história.
No início confuso, mas depois as informações e detalhes se encaixam.
O que mais supreendeu foi a descoberta da portagonista pra ela ser sua própria voz, o seu próprio amor e o seu propósito. Fazer suas escolhas e fazer o que se ama, mas até ela consegui foi um processo difícil de muito choro, descobertas um tanto complicadas, mas como numa grande comédia romântica o final feliz de aquecer o coração ??.

MWeirich 01/12/2021

Ler um livro sem expectativas é ótimo, pois me habilita a me surpreender e realmente achei o livro surpreendente e bom.

Mas faltou alguns aspectos importantes no livro e demorei a me conectar com a história, pois achei a personagem principal muito fútil e desesperada... mas no decorrer do livro, a autora explica por que ela é assim e desenvolve o amadurecimento da personagem.

Um bom livro, cheio de risadas e algumas reviravoltas. Recomendo!

Geovanna.Carla 24/02/2021

Eu adoro romances clichês e não choca ninguém. Esse, em especial, ganhou meu coração. Amei todas as referências a filmes e estou ansiosa para assistir todos daquela lista. Imaginava que a história seria entre dois atores, mas não tem nada a ver com isso. Enfim, gostei muito, mas não darei melhor avaliação porquê teve partes que tive muita vergonha alheia dos personagens.

Diri 10/09/2020

Um Amor de cinema: Interessante
A história nos mostra que não existe finais felizes como em filmes, mas a existência de um término tão empolgante e torto como deve ser vivido na vida.
Um romance tentador onde os erros do passado podem atrapalhar o presente. Onde uma vida de incertezas podem deixar rastros de infelicidades.
A protagonista sonha em ter um romance de cinema com o seu noivo, ter filhos e nunca deixar a chama dos apaixonados apagar de sua vida.
A única coisa que ela não esperava é reencontrar alguém que a fez sonhar um dia e que por falhas de comunicação, destruiu o seu tão esperado Amor de cinema.

Nem sempre é um par prefeito que necessitamos, as vezes devemos procurar pelo imperfeito e único. O amor é incerto demais para ter padrões.