Possuída Pela Paixão

Possuída Pela Paixão Tony Novaes

Resenhas - Possuída Pela Paixão

Mel 22/06/2015

Caso me fosse pedido para definir Possuída pela paixão em uma palavra, eu diria, enfaticamente, que é um livro ousado.
Numa época em que ainda persiste a castradora ideia de que tudo que vem de fora é melhor, ou seja, há uma desvalorização do “artigo nacional bruto”, realidade que faz que o autor nacional desconhecido, precise ter muita força de vontade para ver seu primeiro livro publicado e reconhecido, Tony Novaes se lança com uma história de amor contemporânea, envolvente, dinâmica e, como afirmei, ousada.
Contemporânea porque trata de um assunto antigo, a paixão, essa nossa velha conhecida que, quando nos arrebata, nos torna estranhos desconhecidos. Contudo, esse tema antigo é tratado a partir de uma linguagem atual e de fatos do dia a dia. Envolvente e dinâmica, pois o estilo do autor faz que a narrativa prenda o leitor em suas tramas, entremeadas e intercaladas, uma a uma, construindo cenas de ação e paixão que nos fazem desejar chegar rapidamente ao próximo parágrafo. Ousada, porque trata de um tema polêmico (diferenças religiosas) e que é pouco ou quase nada explorado pelos novos autores nacionais, embora seja um assunto que está, constantemente, sendo comentado em redes sociais, jornais e outros meios de comunicação (geralmente com manchetes negativas).
A história de paixão entre Ester e Henrique tem tudo para dar errado, desde o prólogo, que já deixa o leitor com um anseio em encontrar o desfecho para a cena que é apresentada. Afinal, o que está acontecendo e como tudo irá acabar? É provavelmente a pergunta que se faz.
O interessante é que, embora o leitor acredite que tudo terá um “final feliz”, típico dos romances modernos, a expectativa criada pelo ambiente da trama sempre deixa o leitor na dúvida, fazendo que se deseje, o quanto antes, concluir a leitura do texto para que a dúvida seja, enfim, sanada.
Ester e Henrique, os protagonistas apaixonados, apresentam ao leitor seus mundos diferenciados e suas visões individuais, permeadas pela maneira como foram criados. Desse modo, a trama central leva às tramas secundárias, intercaladas que criam o clima de expectativa da história.
Paixão entre pessoas com visões de mundo diferentes (Ester é uma jovem pastora evangélica, enquanto Henrique é um rapaz que tenta se reabilitar do uso de entorpecentes e se considera ateu); as divergências religiosas entre outros personagens; corrupção; violência; o mundo do tráfico, da mentira e dos arranjos por dinheiro; esse é o mundo de Possuída pela paixão. Um mundo de personagens fictícios que poderiam ser reais, pois possuem defeitos, qualidades, medos e expectativas como todos nós. Por isso, o enredo torna-se tão envolvente, pois o leitor se sente próximo daquela realidade.
A frase “não se deve julgar um livro pela capa”, se aplica bem à Possuída pela paixão. Embora a capa seja ótima, a impressão primeira é de que será mais um daqueles livros que brotam quase que por geração espontânea nas prateleiras das livrarias e tratam de um tema que parece ser novo, apesar de antigo, as histórias eróticas.
Porém, o título do livro de Tony Novaes tem a ver com a ideia de ser possuído pelo mal, tão natural para as diversas igrejas evangélicas. Ester, a pastora, fica possuída por esse aparente mal, a paixão por alguém que, pela sua ótica, é proibido, e a partir de então, uma luta interna e externa é travada como tentativa de exorcizar esse mal que põe muitas de suas crenças em xeque.
O único ponto ruim da história é que ela poderia ser maior. Apesar da necessidade de concluir a leitura do texto, pela qual fui acometida, digo, possuída, ao final, bateu aquela sensação de “quero mais”.
Recomendo a leitura de Possuída pela paixão e torço para que todos se deixem possuir por essa maravilhosa história.

Letícia 09/12/2014

Adorei a história e sinceramente me prendeu muita a atenção, principalmente por ser um tema muito diferente de tudo o que eu estava acostumada a ler. Muito bem escrito, uma leitura fácil e apaixonante.
O autor tocou na ferida de muita gente... e que feridas!

Katia R 13/01/2015

Muito Bom!!!
Possuída pela Paixão é uma história diferente daquelas que estamos acostumados dos ler. Inicialmente, chamou-me a atenção a inoscência, bondade e pureza da protagonista Ester. Uma mulher evangélica, recém saída da adolescência, totalmente pura e com enorme devoção aos pais, que se apaixona por uma rapaz viciado em drogas que se encontra em uma clínica de recuperação. Isto, por si só, era suficiente para o Autor desenvolver uma linda história de amor, e foi o que ele fez. Entretanto, ele não se contentou em abordar apenas o Amor, ele foi mais a fundo. Possuída pela Paixão aborda um tema delicado e extremamente realista. O quanto a religião pode ser utilizada para corromper o ser-humano! Ficou bem claro que foi feito um longo e profundo trabalho de pesquisa, por isso, como bem informa o Autor, a história foi baseada em fatos reais. Agora o que me instiga é saber qual a parcela de realidade e qual a de ficção nessa envolvente trama. Mas, tal informação o Autor guarda a sete-chaves!
Lud 13/01/2015minha estante
Gostei da resenha! Me deu vontade de ler!!

Katia R 14/01/2015minha estante
Leia sim Amiga!!!! S2

Evaneria 09/02/2015minha estante
Estou amando meu querido bj

Emyle May 23/09/2015

A verdade nua e crua
Vou pular em contar o enredo e dizer o que achei:

Achei o começo da leitura bem tranquilo, da forma como a história estava ganhando corpo, e no qual fui conhecendo o jeito de D. Naná - que por sinal adoraria ter uma tia como ela! - e quanto seus conselhos e seu papel na história foram significantes e necessários, e outros personagens como a Nanda e os protagonistas Ester e Henrique, que muito me simpatizei.

Depois é notável o suspense que se instaurou no momento que Ester descobriu que seu amado Henrique corria um grande perigo. Não consegui fazer outra coisa até sentir que eles não corriam perigo, o que me levou até o epílogo como um tiro, e quando percebi, acabou. Então achei incrível como uma ação para sobreviver em meio a tantas pessoas que queriam fazer o mal, pudesse implicar à lutar não somente pela vida, quanto em não perder quem ama.

"Entenda uma coisa, o amor não tem religião. Ajude alguém de coração, perdoe quem te feriu e não faça para os outro o que não gostaria que fizesse a você, que estará na religião certa, não importa qual. Religião é uma matéria ensinada pelos home, e nós somos apenas
alunos que nos dividimos em grupos com as ideia que mais nos agrada, por isso, cada um acha que a sua é a certa, mas o verdadeiro professor é Ele – disse Naná, apontando o dedo indicador para cima."

É uma história que envolve questões como a religião e o respeito que devemos ter por religiões alheias no qual mal conhecemos e julgamos a nossa melhor que as outras.
Novaes ao retratar o espiritismo, espiritualismo, catolicismo, protestantismo, umbanda e afins, nos faz um convite para conhecer estas religiões, manter uma mente aberta e valorizar quem está ao nosso lado, seja quem for, independente de status social, cor, gênero, etnia, raça e religião. As vezes nos julgamos tão superiores à um indivíduo só porque ele é mais pobre, por exemplo, que deixamos de enxergar as coisas mais simples da vida e nos afundar no nosso ego, na nossa vaidade. Esquecemos até que teremos o mesmo fim, todos iremos experimentar a morte - que nada mais é que uma passagem - e quando o indivíduo descobrir que a vida é muito mais do que ter carne e osso, perceberá que levou uma vida pobre mesmo que em "vida" era rico.

Desde os tempos remotos, as famílias criaram muitos mitos e tabus quanto à morte, fazendo com que a descendência de hoje, trate a questão como um medo, aliás as pessoas hoje não tem medo de "morrer"? Isso é tudo fruto do que nos foi passado. Parece que falar de morte ta sendo pior que falar de sexo, os pais ensinam tantas coisas fúteis aos seus filhos e aí eu me pergunto porque não prepara-los para o inevitável, porque se chocar tanto com a morte?

A escrita de Novaes é muito boa, e respeita também o modo de falar dos personagens como a D. Naná com seu jeitão simples de falar, coloquial. Como eu falei antes, no começo da história foi como uma moldagem da vida dos personagens, e como meus dias estavam bastante agitados, li aos poucos. E justamente quando chegou a parte de Ester escutar a conversa entre o padastro de Henrique e o médico da clínica de tratamento que o rapaz estava internado, minha leitura foi rápida, porque amo suspense, e senti este gênero na história, apesar de ser romance. Li em ebook, e gostei muito dos capítulos curtos alternando situações entre os personagens e facilitando para uma leitura tranquila e gostosa.

As pessoas me perguntam porque amo polêmica, e eu digo: porque dá um tapa na sociedade quando ela menos espera. Então senti isso do livro, foi um tapa na sociedade preconceituosa, vaidosa, egoísta e presunçosa, pelo simples fato de levantar questões que vemos TODO santo dia mas temos receio de discutir à fundo por medo do que os outros vão dizer. Existe sim pessoas que gostam de passar por cima das outras pessoas, que se aproveitam da ignorância dos mais fracos, pessoas mascaradas/falsas que pregam palavras que nem ao menos convém a sua própria realidade, pessoas egoístas e tapadas independente ser for rica, pobre, evangélica, médium, etc. E mais, nos leva a debater sobre relacionamento: porque duas pessoas não podem viver juntas só pelo fato de serem de religiões diferentes ou de vidas "diferentes"? Por que as pessoas insistem em se diferenciar uma das outras, se de fato somos todos iguais em espírito?

Acredito que Novaes foi feliz sobre o que tentou passar ao leitor de forma simples, um romance que poderia dar tudo errado mas que acabou escolhendo ser feliz, no fim, é isso o que importa, mesmo que tenha que "morrer" para viver. Enfim, é um romance que vale a pena ler, e que é uma boa crítica que se deve refletir e parar para repensar nos valores da vida.

luzuanon.appromances 12/01/2015

O livro conta a história de Ester, uma jovem solteira com futuro promissor que morou toda sua vida em São Paulo. No auge de seus 21 anos tem a vida totalmente regrada, com tudo planejada. Ela é cristã, a mãe só pensava em futilidade e seu pai é fundador da igreja evangélica Renascimento. Um homem manipulador, que só pensava em dinheiro, para atingir os objetivos usaria a própria filha.

O projeto de Ester era trabalhar com dependentes químicos, sem saber as verdadeiras intenções do pai foi ao Rio de Janeiro realizar o seu sonho. Por ser uma cristã fervorosa, até que teve facilidade para se enturmar rapidamente com a tia e a prima e manter um bom relacionamento enquanto ficaria hospedada na casa delas. E mais surpresa ela ficou quando sua vida e a de Henrique se encontram!

Tudo na vida tem seus altos e baixos, e são vários os fatores que levam uma pessoa a usar drogas. Henrique sempre teve tudo o que uma família abastada poderia proporcionar. Ester com seu jeito gentil e centrado não conseguia manter o foco no trabalho, de repente, ela, que nunca teve uma experiência amorosa, poderá superar seus medos e se entregar aquele sentimento amor? Já o Henrique é mandão e grosso por muitas vezes, mas no fundo é um bom rapaz apesar da dependência química. As gozações não passavam de implicância, aos poucos ele percebeu que o que sentia era verdadeiro. Tudo o que ele mais queria era tê-la em sua vida.

O toque de suspense, se é que posso chamar assim, que o autor introduziu no livro foi bem sutil, mas o suficiente para manter a minha curiosidade em acompanhar a história do casal enfrentando os perigos onde talvez os dois não sobrevivessem.
Os personagens de Ester e Henrique até cativaram, mas os secundários são sensacionais. A dupla (Naná e Nanda) garante uma boa dose de humor no livro, faz qualquer um rir! E, temos algumas citações interessantes dentre elas, essa foi a que achei mais bonita:

‘’A vida da gente passa o tempo todo por mudanças, assim como o clima da terra. Ás vezes bem como um lindo dia de sol, outras, cheios de problemas, como se o mundo fosse desabar na cabeça da gente, parecendo que estamos enfrentando uma grande tempestade. ’’

Eu gostei da história, gostei da linguagem, gostei da construção da trama, mas fiquei incomodada, pelo autor tratar de um assunto polêmico como uso da droga superficialmente. De maneira alguma o livro me decepcionou, longe disso só senti falta apenas de um aprofundamento maior no assunto.

A capa é legal, mas não é tão bonita. A diagramação é simples e usando uma fonte de tamanha bem confortável para leitura. Possuída pela paixão é aquele tipo de livro que traz uma história de busca pelo autoconhecimento, superação, onde não só as feridas emocionais têm que ser confrontadas como também a maneira de cada um enxergar a Deus independente da religião. Tudo isso embalado pela música “Só Hoje” do Jota Quest.!

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2015/01/possuida-pela-paixao-tony-novaes.html

Aldiclebia 29/07/2015

Apaixonante
Logo de cara você se apaixona por Ester, meiga, religiosa e honesta, amável, e principalmente corajosa, pois por seu amor por Henrique ela se envolve numa trama muito perigosa. E também a Nanda que é super descolada, e engraçada. A leitura é fácil, e você não consegue desgrudar do livro até que chegue ao final. Personagens bem descritos e que lhe desperta sentimentos desde amor até raiva. O livro é envolvente, ao passo de você ser possuído pela paixão de Ester e Henrique. Fiquei com sede de mais. Não seria nada mal se fosse uma série em que você leva muuuuuuitos dias pra acabar de ler. E o meu exemplar, não vendo, não troco, acho que também nem vou emprestar. rsrsrsrsrs
Aldineide 11/08/2015minha estante
que livro bom é esse?? Li, não devorei em dois dias maravilhoso!!!!!

Juliana.Caires 10/11/2015

Possuída pela Paixão é um livro apaixonante , que aborda temas polêmicos como religião , drogas , abuso infantil , violência domestica contra mulher.
É um livro envolvente , não consegui parar de ler , tem como centro uma linda Historia de Amor entre duas pessoas completamente diferentes , Ester é filha de Pastores e que por sinal também é uma e Henrique é um dependente químico descrente .
Ester vai trabalhar como voluntária em uma clinica de reabilitação e com o desenrolar da história os dois acabam se apaixonando .
O Livro é um Romance com pitadas de comédia , ação e suspense .
Eu recomendo !
Amei

Josy 08/08/2015

Amei!
Eu gostei da história, gostei da linguagem, gostei da construção da trama.
O livro trata do preconceito e é necessário se livrar totalmente dele, independente de sua crença ou religião, para seguir com a leitura. O autor em nenhum momento defende uma e julga outra.
A narrativa é bem simples e objetiva e os capítulos curtos fazem a vontade de ler ser maior e o termino menos demorado. A capa é, sem dúvidas, fascinante! O que mais gostei na história é que ela contém uma reviravolta incrível, e os protagonistas, realmente me apaixonei por eles, pela força como se apaixonaram e deixaram tudo para salvar um ao outro, e as maluquices da Nanda e da Naná me fez da varias risadas e descontrair nos momentos de tenção.
Sem duvida esse é um dos livros mais lindo, incrível, ousado e emocionante que já li. Parabéns Tony.

Cris 09/03/2015

Surpreendente!!!! =D
Viver de aparências, conviver com as diferenças, respeitar as escolhas do outro, violência e uso de drogas, violência contra a mulher... enfim, foram tantas temáticas trabalhadas que a pergunta que não quer calar é: Como??? Como o autor conseguiu amarrar essas discussões ainda que sutis numa história tão envolvente?? E, foi assim, encantada com a história e curiosa para saber o que viria a seguir... que em 2 dias li esse livro. As descobertas, reviravoltas... Enfim, simplesmente Amei!! Recomendadíssimo...

Vivi Martins 30/07/2015

Uma obra para fazer pensar...
Possuída pela Paixão é um livro escrito por Tony Novaes, brasileiro de Indaiatuba – SP. Em tempos em que a desvalorização de escritores nacionais faz com que um escritor persista muito para ter seu trabalho editado e reconhecido, Tony Novaes estreia com um romance digno de homenagens!

Ao ler a sinopse pensei em se tratar de uma história dramática e pesada por mencionar religião, paixão e drogas, mas pelo contrário, é um romance envolvente e de leitura muito agradável. Uma ficção inspirada em acontecimentos reais que engloba a nossa realidade brasileira e o preconceito religioso. O uso da fé para obtenção de lucros por parte dos líderes religiosos não escapa aos olhos do leitor.

A personagem principal, Ester, cativa o leitor desde o início com sua personalidade meiga e inocente. Pastora evangélica desde muito jovem viveu sua vida dedicada aos estudos e a religião, mas nos surpreende no decorrer da história com sua determinação e coragem ao enfrentar perigos iminentes para salvar a vida do homem que ama.

As personagens Naná e Nanda, tia e prima de Ester, dão um sabor cômico à história; Naná por sua simplicidade e Nanda por sua rebeldia, além disso, Naná com sua sabedoria ensina para Ester valores que realmente importam na vida.

Este é um livro com uma história muito bem construída. É interessante a substituição dos nomes para se referir aos líderes das igrejas, mas que deixa bem claro ao leitor atento, os verdadeiros nomes! O autor também usa sua crítica de forma inteligente de maneira a instigar o leitor a refletir sobre determinados valores impingidos pela sociedade atual.

A capa do livro é bonita com uma imagem forte que atrai a atenção. Com suspense do início ao fim, não quis largá-lo até saber o desfecho de toda a história. Tony é inteligente e apresenta saídas incríveis e inesperadas sabendo agradar até o leitor mais exigente!

Parabéns Tony, este livro tem tudo para ser um best-seller e até mesmo uma produção cinematográfica!

Aritania 01/03/2015

Um ótimo livro que conta a história de Ester e Henrique.

Tem cenas fortes, de emoção, suspense, e muito engraçadas principalmente quando aparecem a Naná e a Nanda (tia e prima da Ester).

E os pais dela? Usando a religião para se beneficiarem. Muito triste isso...

Agora, só achei que deveria ter mais capítulos com a Ester e o Henrique... tão apaixonados os dois. Teve muitos capítulos com outros personagens, enquanto que o casal mesmo, nem tantos, mas tá valendo.

É um livro baseado em fatos reais, então vale a pena ler #ficaadica :)

DANIROMA 02/03/2015minha estante
Quero muito ler e gostei de sua resenha Aritania, Abcs

Aritania 02/03/2015minha estante
Obrigada Dani. Leia sim. Dpois me conta o que e ahou. Bjim!

Flavia.Souza 15/08/2015

Apaixonada
Comecei a ler o livro possuída pela paixão por indicação do autor, que conheci aqui no skoob. O livro é cheio de boas surpresas e você vai conhecendo e se apaixonando pelos personagens principais Ester e Henrique, além do amor, o livro trata de um assunto delicado, religião, trás assuntos que muitas vezes são escondidos devido aos escanda-los, enfim, o livro fala de amor, essa é a maior religião, essa é a que devemos seguir, indicado pra todas as pessoas que assim como eu são românticas incuráveis, me prendeu da primeira a última página!!

Vane 03/08/2015

Fascinante, envolvente.
Surpresa das surpresas, que livro mais envolvente, emocionante e gostoso de ler, fiquei fascinada, feliz em saber e comprovar que nossos escritores tem tanto talento e que podem ser comparados a maravilhosos escritores estrangeiros que tanto sucesso fazem. Gostei muito da forma que foi colocado o tema religião e o uso das drogas, a esperança no amor e a beleza de não se julgar as pessoas e sim ver o lado bom e perceber que todos tem defeitos e somos passiveis de erros, mas que podemos mudar. A principio achei a Ester sem atitude, mas ela cresceu como personagem e me surpreendeu, gostei da tia Naná e da Nanda que se mostraram personagens interessantes e dignas do papel que tiveram, e a forma como a Nanda mostrou atitude e beleza interior ao passo que se tornou amiga da Ester.Final surpreendente !!!!!!

Andrieli 03/02/2015

Ester e criada por seus pais para ser uma grande pastora, sendo privada de tudo o que desejava, mal sabia que seus pais eram gananciosos e planejavam um casamento para ela que renderia a eles muito dinheiro, aos seu 21 anos se apaixona por um dependente químico, no começo luta contra seu coração, mas depois de descobrir que seus pais não eram quem ela pensava, ela decide lutar pelo seu amor.

Déia 03/02/2015

possuida pela paixão
o que mais me prendeu nessa leitura foi a mistura que o autor fez com o conto mencionando a religião,nunca tinha lido livro assim,esta de parabéns,pois é um assunto difícil a ser abordado e ele fez lindamente.