Cien Años de Soledad

Cien Años de Soledad Gabriel García Márquez

Resenhas - Cien Años de Soledad

Mindu 01/08/2023

Uma obra muito rica, repleta de detalhes do cotidiano porém não é meu tipo de literatura favorita.

Não segue uma história linear detalhando 100 anos de uma família (algumas gerações) na terra de Macondo. Tiveram muitos pontos interessantes porém tive um pouco de dificuldade de concentração. Diversos personagens com o mesmo nome, se perder o foco, vai ser perder no caminho.

Recomendado para quem gosta de histórias de época.

Juliana 30/07/2023

Um dos melhores livros que já li. Um clássico que todos deveriam ler pelo menos uma vez. São tantos Aurelianos e José Arcadios que sempre tenho que voltar na árvore genealógica pra lembrar quem é quem!

Maria.Indiane 20/07/2023

As maravilhas de Macondo e da Família Buendia... pode colocar na lista daqueles q tem q ler antes de morrer. Li com texto original. Não recomendo pra quem é iniciante no espanhol

jujuwithbooks0 15/06/2023

Las estirpes condenadas a cien años de soledad no tenían una segunda oportunidad sobre la tierra.
Já começo essa resenha falando que não sei como me sinto sobre esse livro. Meus sentimentos com ele são muito conflituosos fazendo jus a toda história.
Vou dispensar as formalidades de apresentar essa obra, porque o que mais eu poderia acrescentar sobre um livro ganhador de um prêmio Nobel?
Comecei essa leitura no final de março, no meio das minhas férias imaginando que seria uma leitura leve e calma pra me acompanhar enquanto eu tava por aí no mundo. Fui ingênua. Levei cerca de 3 meses para concluir a leitura. Obviamente vários fatores contribuíram para isso, mas o principal: escolher ler esse bendito livro em espanhol. Capítulos enormes, parágrafos de 3 páginas e nomes repetidos não são a melhor escolha quando essa não é a tua língua materna.
Dito isso, outra coisa que influenciou foram os muitos gatilhos que eu não tinha noção por não ter procurado e nunca vejo as pessoas comentando sobre isso quando divulgam o livro.
Foi complicado, confuso e difícil de engatar nessa leitura, mas como falei… eu tenho opiniões controversas. Depois que eu passei da página 300 (60% do livro) a leitura fluiu de uma maneira que eu terminei toda a história em 4 dias. Tudo aconteceu depois que eu entendi o que tava acontecendo na história.
Sabe quando tudo faz sentido e as peças se conectam? Foi isso que eu senti. E aí eu comecei a entender porque essa história é tão prestigiada. De dramas familiares bem comuns à situação da América Latina, tudo fez sentido e eu amei.
É difícil pra mim avaliar essa experiência, mas é uma leitura que vai ficar marcada pra mim, principalmente por ter lido o discurso do Gabo quando ganhou o Nobel. Fico me perguntando se um dia eu vou ter coragem de fazer uma releitura desse livro e a resposta por muitas vezes é: sim.

leitordamadrugada68 11/06/2023

"Casa de loucos"
Esta obra é simplesmente incrível. Gabo conseguiu de uma maneira espetacular desenvolver personagens que ao mesmo tempo que possuíam historias de vida únicas, repetiam as maldições dos seus antepassados.

As primeiras duas páginas foram extremamente confusas, porém no momento em que eu me adaptei e comecei a me aprofundar nessa história, a sensação gratidão por ter a oportunidade de ler esse livro era cada vez maior.

Durante alguns momentos em que eu estava lendo, eu acabei me sentindo desmotivado pois as partes políticas me deixavam extremamente confuso, porém após, quando percebi a relação dessas guerras e a importância delas dentro da história em si, as li com afinco.

O livro possui uma linguagem de certa forma ácida, narrando sempre de forma crua os acontecimentos da família Buendía, as vezes de forma tão natural que acababan deixando o leitor em dúvida se o que acontecia era realmente algo extraordinário ou algo comum.

O medo que perseguia Úrsula de que seus descendentes tivessem rabo de porco era completamente racional dentro do contexto fantástico em que estava inserida. Isso, é claro, levando em consideração que as vezes consciente e as vezes incondicionalmente os Buendía tinham noites de amor profundo e sincero entre primos, irmãos, tios e sobrinhos, e assim por diante.

Algo que me deixou de certa forma agradecido ao escritor é que, mesmo os personagens tendo os nomes iguais, sempre existiu algo que distinguiu a quem o narrador estava se referindo. Como por exemplo:
José Arcadio Buendía - marido de Úrsula;
José Arcadio - primogênito de Úrsula e seu marido (e também o filho de Aureliano Segundo, que possuía o mesmo nome pois o primeiro já havia morrido);
Arcadio - filho de José Arcadio com Pilar Ternera.

Outro fato que me deixou intrigado, foi que Arcadio e Aureliano José eram primos, porém também meio-irmãos, já que ambos eram filhos de Pilar Ternera, porém nenhum dos dois e ninguém da família jamais percebeu essa obra do destino.

Definitivamente Cem anos de solidão é uma obra prima da literatura latinoamericana e, me enche de alegria ter tido a oportunidade de desfrutar de tamanha obra.

Lipienski 13/05/2023

O segredo de uma boa velhice nada mais é do que um pacto honesto com a solidão."

Romance de época muito bom. Facil de simpatizar com os personagens e o local da história. Recomendo fortemente.

Vanessa.Oliveira 10/05/2023

A única que coisa que desabona essa obra prima é a frequência com que os nomes dos personagens se repetem e isso contribui pra quem lê se confundir, mas entendo que foi importante como um todo para o livro.

Flávia 02/04/2023

Livro denso e que você precisa estar atento aos nomes da família para conseguir entender a trama. É uma fantasia (na minha opiniao) muito bem escrita

Júpiter 31/03/2023

É algo a se pensar
Eu confesso que até a metade do livro eu estava achando bem parado e pensando em parar de ler, mas depois continuei e começei a entender a proposta aos poucos. Mesmo ele sendo um clássico e não é um tipo de livro que eu costumo ler, gostei bastante da história, e da mensagem que ele passa, também me surpreendi com o final. No geral foi uma boa leitura, apesar de ter demorado muito tempo, vale a pena ser lido, provavelmente se tornou o meu clássico favorito.

Fernando 11/01/2023

Em 100 anos termino!
Estou lendo faz um bom tempo, acho que vou terminar só de raiva! O autor se perdeu na obra, um tanto quanto confusa... já li livros bem maiores onde a trama se desenvolve empolgante e envolvente... no caso em questão, acredito que o autor quiz contar a história de gerações por um período de 100 anos, mas ficou bem confuso e meio perdido! vamos ver si mudo de opinião ao terminar, já li 3/4 do livro.

crislane.cavalcante 02/11/2022

Demorei um tempo para iniciar e finalizar a leitura desse romance, pois tinha receio de não conseguir mais ler nenhuma outra obra de García Márquez depois de "Cien años de soledad". Porém, ao finalmente concluir a leitura fiquei me perguntando o porquê de não ter lido antes. É uma história intrigante, que me causou curiosidade receio e asco, resumindo: impossível ser indiferente. Tantas personagens intrigantes com suas peculiaridades, mas com algo em comum: no fim das contas todos sabem que a solidão e o fim é inerente. Mesmo após concluir a leitura sinto que preciso fazer uma releitura, pois tenho certeza que à medida que for (re)lido outras perspectivas serão (re)descobertas nessa história de uma família amaldiçoada e condenada ao olvido.

Yuri 22/10/2022

Incrível história, incríveis personagens e incríveis reflexões. Um livro estupendo, mas que também é bem dinâmico e com dezenas de personagens, então não é uma leitura fácil. Para quem ama fantasias, indispensável!

Poliana 17/10/2022

Se perca no tempo e se ache no fim
Uma história para quem não liga se estiver perdido. Garanto que uma hora você vai se achar, vai se divertir e rir e chorar, se emocionar. São vários sentimentos nessa complexidade de texto que acaba sendo uma grata surpresa no final. Não é uma leitura muito facinha. Esteja atento quando estiver lendo. Distraído, você se perde no emaranhado de histórias da fascinante e intrigante Macondo e sua família fundadora. Boa leitura!

Yago.Fonseca 23/09/2022

Finalmente arrumei tempo para concluir a leitura, mas demorar me fez também ter o gostinho de apreciar melhor cada palavra dessa obra maravilhosa.
Cem Anos de Solidão traça um paralelo com a América Latina, onde García Márquez reimaginou o surgimento do continente e ao fazer isso, acabou por definir seu futuro.

Joui. 23/09/2022

E não sobrará nada
Não importa se é um império de mil anos ou de um milhão, se é uma cidade, uma planeta ou uma galáxia. Tudo terá um fim.
Não importa quão feliz você seja, quão rico ou quão inteligente. Você nasceu só, viverá só e morrerá sozinho.
Através de uma leitura que nos faz navegar em uma história de realismo mágico, Cem anos de Solidão nos faz adentrar de uma forma incrível na história da família Buéndia e da vila de Macondo, Colômbia.
Através de um mundo mágico, onde a todo momento é impossível o leitor não se maravilhar com o fantástico, entre homens perseguidos por borboletas, fantasmas, pessoas que viram anjos, pessoas marcadas a morrerem com um tiro na testa, e tantos personagens, coisas e acontecimentos fantásticos que surpreenderão até os mais leitores de fantasia, Gabriel García Márquez nos faz se apegar a essa família, vivenciar seus altos e baixos, presenciar o passar do tempo e nos faz perceber que nada é mais certo que a solidão.

Melhor livro que li até agora. Merecedor do Oscar de Literatura.

ÚNICO.