Super Ocupado

Resenhas - SUPER OCUPADO

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 06/08/2022

Interessante.
Gostei da forma que o autor expôs o problema de vivermos uma vida corrida, usando como exemplo sua própria experiência pessoal.
Basicamente ele fala que preenchemos nossa existência com ocupações em parte por necessidade e em parte para fugirmos do sentimento de vazio e de inutilidade, além de outros motivos como dificuldade para falar não, preocupação em agradar os outros, para provar nossa capacidade e para ganhar dinheiro e adquirir posses.
Fala também que viver a vida em modo acelerado, além de nos privar de viver intensamente cada momento, também nos coloca em uma série de riscos, já que não temos tempo para avaliá-los de forma adequada.
Ele faz um paralelo desses pontos com algumas passagens bíblicas e nem em tudo eu consegui enxergar uma relação. Por fim, ele diz que em alguns momentos a super ocupação é inevitável, só temos que garantir que estamos nos ocupando das coisas certas e da maneira certa.
Recomendo a leitura.

Diógenes Gimenes 16/06/2022

Bom livro
O autor captou em suas palavras o contexto de mundo que a pós modernidade trouxe a sociedade. Estar ocupado, super ocupado, sempre, ao ponto de abandonarmos o essencial da vida pode ser demasiado perigoso. Glória a Deus pelas lições compartilhadas pelo autor.

jonathanrausch 12/05/2022

Um bom livro, talvez perfeito para cristãos
O autor explica muito bem e de uma forma até que divertida sobre sua trajetória para conseguir lidar com as suas ocupações diárias, só que há um porém, boa parte da obra só serve para quem é cristão. Boa parte dos preceitos só servem para quem quer buscar mais a presença de Deus e avançar nisso. Há outras questões que, por estar fora da religião eu noto como algo estranho... O autor discorre em muitas passagens da obra que conforme se aproximava de Deus se sentia melhor perante estar tão ocupado e mudar o que escolhia como ocupação e, conseguiu assim, com essa aliança com a leitura da Bíblia, encontrar amparo frente coisas que não conseguiam ser enfrentadas adequadamente, mas aparenta que esse caminho foi inverso. Há contribuição de conhecimentos científicos mencionados posteriormente para dar embasamento a seu viés religioso de manejo de mundo novo. Motivo que vejo dessa forma? Ele é um pastor, e não só qualquer pastor, é pastor titular. Ele tem manejo das escrituras e saberia qual usar para fazer um livro em que venha enaltecer o cristianismo. É errado isso? Claro que não, só que foi feita uma obra que, como o próprio autor falou, só servirá para uma pequena parte da população, pois se limita às suas experiências e, consequentemente, pessoas que tem a mesma vivência e necessidades.
Pelas informações científicas à parte das religiosas, e por levar em conta a sua honestidade logo no primeiro capítulo de quem seria o público alvo da obra, desconsiderei diminuir a avaliação. É uma obra boa, e para um público que não é tão restrito assim, visto que o cristianismo ainda é uma das religiões mais influentes das cultuadas no nosso tempo.

Adriele153 08/03/2022

Preciso e necessário
O livro aborda temas como produtitividade, necessidade de descanso e definições de prioridade, sob uma perspectiva cristã.

Achei bem interessante!

_helenabss 23/02/2022

Um livro nada ideal
Muitas vezes quando alguém fala sobre esse tema de estar muito ocupado a pessoa parece estar fora da realidade. A solução é simplesmente "se desocupe". A vida real não funciona assim, e esse livro não idealiza essa falta solução, mas ensina a como lidar com a ocupação necessária e como deixar de lado coisas que você não precisam ser sua ocupação.

Um livro bíblico e cheio de empatia do autor.

Duda 31/01/2022

Como ter um coração de Maria em um mundo de Martas
Esse livro traz um tema muito atual e confronta o que pode ser o pecado de muitos cristãos, quando trata das intenções do nosso coração.

Meus capitão preferidos foram 3, 9 e 10. Eles fazem dessa uma leitura muito necessária. Já os outros capítulos não foram tão incríveis e inovadoras, mas, mesmo assim, são úteis para quem está lidando com a exaustão e a super-ocupação.

Bia 06/01/2022

?Quando encarnado, Jesus não fez tudo. Jesus não supriu todas as necessidades. Deixou gente esperando na fila para ser curada. Deixou uma cidade para pregar em outra. Foi para um lugar afastado para orar. Ficou cansado. Jamais interagiu com a maioria das pessoas do planeta. Gastou trinta anos em treinamento e apenas três em ministério. Contudo, ele fez tudo que Deus pai pediu.?
Não sei o motivo de ter escolhido esse livro como a primeira leitura do ano, mas como eu precisava disso.

Amanda 12/12/2021

Assertivo e profundo
Apesar de ser um livro misericordiosamente pequeno, como diz na capa, eu levei certo tempo para ler, consegui aproveitar cada ensinamento e refletir. O autor é muito assertivo e profundo. Nos faz pensar que algo simples, como uma boa noite de sono, pode nos fortalecer espiritualmente.

Amanda3913 09/06/2021

Um livro necessário para dias desenfreados.
"A ocupação nociva não é estar ocupado trabalhando, mas a ocupação que se esforça demais com coisas erradas."

O risco de livros curtos é que eles sejam muito superficiais ou fiquem presos em lugares comuns. Não é o caso de Super Ocupado. Por que fazemos tanto e ainda sim sentimos que não fazemos o suficiente? Kevin DeYoung se propõe a identificar as raízes da nossa sobrecarga e porque ela não se alinha com o que a Palavra pede de nós.
Não é uma receita de bolo, nem uma receita de 10 passos. São, de fato, reflexões necessárias para uma análise da nossa rotina e dos reais motivos que nos levam a assumir tantas responsabilidades.

Nick 05/05/2021

Muito bomm!!
Que livro gostosinho de ler!! Me fez abrir os olhos para tantas coisas na minha vida. Estar ocupado não é necessariamente algo ruim, mas deve ser observado, principalmente quando isso pode estar ocultando pecados a ser trabalhados em seu coração.

Roberth 24/03/2021

Concisão e profundidade
Primeiro de uma série de livros que lerei sobre o tema. Uma leitura que me agradou bastante pela concisão e fluidez, sem ficar devendo quanto à profundidade no tratamento dos temas.

Acho que o autor conquistou seu objetivo ao entregar um livro curto que de fato traz ótimas reflexões e alternativas práticas para pessoas imersas num ritmo frenético e adoecedor.

ANE 14/03/2021

Não corra tanto
Com o que tem andando tão ocupado? Nesse livro o autor trás um pouco do que te aprendido lidando com a falta de tempo e dar algumas dicas.

rhoudini 22/02/2021

Às vezes, descansar é mais necessário e piedoso do que orar
Resumo do livro em 3 frases.
Ocupação em excesso é uma espécie de idolatria, até mesmo se fizermos com aparente boa e piedosa intenção.
Jesus, seguido de Paulo, são os maiores exemplos de pessoas que trabalharam a cada minuto, mas descansando quando necessário e lutando pela prioridade correta.
A prioridade deve ser ser ministrado por Jesus e, depois, prosseguir no trabalho de ministrar a outros, seja na igreja ou em ocupações do dia a dia.

Minhas impressões sobre o livro.
É um livro excelente. Pequeno, bem escrito. Não apresenta uma proposta de solução clara e específica, mas os princípios para que o leitor encontre por si só o caminho para uma melhor relação com suas ocupações, que, embora diferente para cada pessoa, esse caminho deve passar por um relacionamento fiel com Cristo e pela confiança em sua providência.
Com relação ao trabalho da Editora Fiel, sempre primoroso. É possível encontrar alguns termos que poderiam ser melhor traduzidos, mas eles não interferem no conteúdo transmitido de forma significativa.

Quem deveria lê-lo?
Todos aqueles que se sentem sobrecarregados com seu ritmo diário, todos aqueles cujo cansaço tem sido um empecilho para o cumprimento de suas atividades que realmente importam.

Como o livro me mudou?
Sem dúvidas será de grande valia. Fez-me considerar o ritmo que eu estava impondo à minha vida, fugindo do descanso, ficando acordado até tarde. Ele, junto ao Reset, também da Editora Fiel, são baldes de água fria na minha postura idólatra e rebelde de querer depender apenas de mim com relação às minhas atividades.
Devo implementar descansos mais regulares, dormir mais cedo, não forçar tanto conteúdo na minha cabeça, estabelecer prioridades e focar nelas, no que é mais importante: relacionar-me com Deus de forma apropriada e desenvolver as outras atividades confiando que é Deus quem dá o crescimento.

Top 3 citações.
— A situação de estar ocupado demais mata mais cristãos do que balas. A semente da Palavra de Deus não cresce para frutificação sem ser podada por repouso, calma e quietude.
— A pessoa que nunca estabelece prioridades é aquela que não acredita em sua própria finitude.
— O remédio para a ocupação é repouso, ritmo, morte do orgulho, aceitação de nossa finitude e confiança na providência de Deus.

1 | 2 | 3 | 4