Deuses do Olimpo

Deuses do Olimpo Dad Squarisi

Resenhas - Deuses do Olimpo

Fernanda 11/03/2024

"Com o voto de Minerva, nasceu o patriarcado"
O livro "Deuses do Olimpo: pra gente pequena e gente grande também" foi escrito pela professora, jornalista e escritora, Dad Squarisi e ilustrado pela Carolina Kaastrup, ilustradora e designer que vive no Rio de Janeiro. A primeira edição do livro foi lançada em outubro de 2014. A obra, uma literatura infantojuvenil, trata da mitologia grega de forma simples, resumida e sensurada para que a leitura seja chamativa e adequada para crianças. O exemplar conta com páginas coloridas e com uma diagramação razoavelmente boa, nem minúscula mas também não tão perto de ser confortável.
Temos uma breve história dos 12 deuses Olimpianos e alguns de seus feitos, assim como o nome deles na versão romana, também vemos menções a outros personagens da mitologia grega. Em cada página nos deslumbramos com as ilustrações que se fazem presentes de acordo com o texto.

Júlia Fortuna 05/12/2023

Ainda bem que eu li esse livro de graça pelo Kindle Unlimited, porque se eu tivesse pagado por esse ebook, eu ficaria extremamente decepcionada. É Impossível ler essa obra pelo o dispositivo Kindle, a formatação é horrível. Eu tive que ler pelo celular, sendo obrigada a dar zoom em todas as páginas e nem se quer posso fazer marcações. Simplesmente parece que pegaram o pdf do livro físico e jogaram em um arquivo com a página reduzida.

Entretanto, obstruindo esses péssimos fatos, o livro é bom. Apresenta um pouco sobre a história dos principais deuses gregos e sua origem, mas para quem já tem um certo conhecimento sobre a mitologia grega, a narrativa será ?mais do mesmo?.

Em suma, a obra poderia ser mais bem desenvolvido e possuir uma estética visual mais bem elaborada, por justamente tratar de um tema super interessante.

Manuela222 16/10/2023

Deuses do Olimpo
É um livro bem curtinho, da para ler em algumas horinhas, no máximo 3 horas tu já acaba ele.
Esse livro fala sobre a mitologia grega e romana (q é praticamente a msm coisa, só muda os nomes) é um livro bem resumido, ent pra qm quer aprender um pouco sobre mitologia e n quer ler mt, recomendo esse kkk

Jojô 30/07/2023

Dá até pra criar um time de futebol
Sem spoiler(dessa vez foi até fácil comentar sem spoiler)
Ótimo livro pra quem quer começar a ler Percy Jackson ou qualquer outra saga mitológica já sabendo do básico. Foi uma leitura rápida que foi ótima pra saber o básico sobre os deuses, pequenas histórias sobre eles e etc
Recomendaria?: sim, leitura rápida pra saber o básico???

S.C.Sunbeam. 28/12/2022

Os deuses imperfeitos da Grécia Antiga
Neste ano, coloquei em meu coração a meta de ler mais livros que fossem de mitologia grega, minha antiga paixão e esse, encontrado depois de tanta procura pelo mundo do Kindle Unlimeted, foi o escolhido da vez.

Com uma escrita de fácil entendimento, a autora nos apresenta algumas histórias, a maioria popular, sobre os deuses do Olimpo. Graças a isso aprendi algumas novas informações e também recordei de outras que já estavam caindo em esquecimento (aliás, você sabia que a Hera, esposa do Zeus, para se vingar das traições que o marido cometia, matava e castigava as amantes, juntamente com os filhos - que eram fruto desse relacionamento extraconjugal? Não, né... Fiquei pasma quando vi essa informação e acredito que, se ela queria fazer algo, então que cortasse as "vergonhas" de Zeus, pois talvez só assim ele pararia de ser tão namorador).

Recomendo este livro para os amantes dos mitos gregos que começaram a gostar de mitologia recentemente, assim como eu. Também recomendo para crianças - mas, calma lá, me refiro a crianças de 12 anos para cima (pré-adolescentes/adolescentes) -, pois, como a autora escreveu de forma simples e fácil de se entender, creio que a leitura tem o grande potencial de ser mais proveitosa. Por último, para aqueles que já tem um bom conhecimento dessas histórias, aconselho que escolha outro livro, pois você provavelmente ficará com a sensação de estar lendo "mais do mesmo".

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. ?

Caths 20/11/2021

Muito bom, os principais fatos da mitologia estão aí, ótimo para te introduzir e te viciar e você não parar de falar em coisas gregas

Thayane.Silveira 20/10/2021

É um bom livro pra quem quer começar a entender um pouco da mitologia e conhecer os deuses. Recomendo mas não é um livro que prende, ele apenas fala quem são cada um dos deuses, os nomes, as relações familiares e de que são deuses, por exemplo, Apolo que é deus do Sol.

Mika.Chan 14/07/2021

Leitura com os ouvidos
O primeiro livro que li com os ouvidos, estava muito atarefada então decidir baixar um audiobook.
claro que eu prefiro tocar o livro,virar a página e até cheirar (essa mania doida de leitores ) mas foi uma opção muito boa e satisfatória ler esse livro com os ouvidos.
É um livro e tranquilo, educacional e que vale a pena ler porque são curiosidades históricas sobre uma cultura encantadora eu amei e recomendo.

kelly 28/05/2021

Um bom livro para passar o tempo, bom também pra quem quer conhecer um pouco mais sobre mitologia grega...

sara440 07/04/2021

Curtinho
Deuses do Olimpo conta histórias já conhecidas por quem ama mitologia grega ou já leu um livro sobre o tema.

(07/04/2021)

Coisas de Mineira 27/01/2018

Já comentei com vocês, que eu sou apaixonada pela diagramação que a editora Geração faz em seus livros, na resenha do pequeno príncipe, (clique aqui) e hoje venho mostrar mais um trabalho incrível, agora executado divinamente no livro Deuses do Olimpo de Dad Squarisi. O livro conta sobre a criação da terra e dos deuses gregos de uma forma que seja de fácil intendimento para as criança, mas atrativo para os adultos também.
Então ele é fácil de ser usado em escolas e como introdução para as crianças sobre mitologia grega que fez ou faz parte da crença de milhares de pessoas por muitos séculos e que até hoje é estudada e fascina tanto. Também aborda a criação do mundo de uma forma bem divertida.

Mas tenho que ser sincera, mesmo sendo sobre um tema que eu adoro, o motivo de ter solicitado a editora esse livro, foram as ilustrações e o capricho que eles tiveram. Gente o livro é muito lindo, muito bem acabado, as folhas são gostosas de pegar e a capa é em relevo, além de que usaram cores bem chamativas.

As histórias são aquelas já conhecidas por quem ama mitologia grega ou já leu um livro sobre o tema, então não há novidade nessa área, apenas a forma como foi contada, mas o autora não ficou somente nisso ela também contou um pouco sobre os titãs, sobre como Zeus e seus irmãos conseguiram vence-los e a função de cada deus grego tem, sobre o fato deles nunca envelhecerem eles serem imortais, também como era a terra no início e o que foi feito para que ela se tornasse o que é hoje.

Não vou me estender muito por que o livro é bem curtinho e o legal é pegar e saborear cada página mesmo pra ver o que vai acontecer, tirei várias fotos para vocês terem um ideia do capricho que a editora teve.

Por: Leh Pimenta
Site: http://www.coisasdemineira.com/2015/08/deuses-do-olimpo-dad-squarisi.html

Ingrid 15/05/2016

Hermes anunciando a boa nova.
Deuses do Olimpo é um livro dedicado ao público infantojunvenil, nele há histórias sucintas da mitologia grega, escritos de forma simples, bem humorada e que em uma hora ou em menos a criança consegue ler todo.
Em Algumas narrativas Dad faz explicações de palavras gregas que estão presentes em nossa língua. Um exemplo é quando ao relatar a vida de Cronos, deus do tempo, explica a proveniência de palavras como cronômetro, cronológico, cronologia. Sem ficar chata a explicação.
Agora, de encher os olhos são as ilustrações de Carolina Kaastrup. Que capricho!São muito bonitas, coloridas e fiéis aos modelos gregos.

Obs: Independente do livro, incentive as crianças que você conhece a lerem, da sua irmãzinha a seu vizinho que adora jogar bola no seu portão. Criança que lê será um adulto que pensa e que amará os livros!É assim que iremos de fato transformar o nosso país.

site: http://aportadomar.blogspot.com.br/

Lina DC 09/08/2015

Um dos livros que mais me chamou a atenção da Geração Editorial foi o "Deuses do Olimpo - Pra gente pequena e gente grande também". Mitologia é um assunto interessante, mas muitas vezes se torna confuso, pois uma história se mescla com a outra e as lendas, muitas vezes são complexas. Quando vi que era um livro voltado para o público mais jovem, fiquei animada em conferir, pois queria ver como a temática seria abordada.

O livro é curtinho (tem apenas 52 páginas) porém traz todo o conteúdo básico necessário para começar a compreendermos melhor a mitologia.

Como um guia, cada página comenta sobre um tema. Vamos das origens, passando por Gaia, A Guerra dos Titãs, O Olimpo, os doze olimpianos e páginas exclusivas para cada um deles.

Muito colorido, repleto de imagens e super fácil de compreender, pois sua linguagem é simples e dinâmica, é o livro ideal para presentear os mais novos e despertar o interesse deles. Claro que os adultos também podem conferir e se divertir com a obra, que é uma arte por si só.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

ViagensdePapel 15/05/2015

Deuses do Olimpo, de Dad Squarisi
Para quem gosta de mitologia grega, “Deuses do Olimpo” é uma ótima pedida. Em formato de guia, o livro conta de maneira simplificada histórias dos deuses, seu surgimento, além de curiosidades a respeito. Cada página traz um relato diferente, começando pelo aparecimento de Zeus, que nasceu da união entre Gaia, a mãe terra, e Urano, o céu estrelado.

As outras páginas traçam um panorama do Olimpo e também falam da Guerra dos Titãs e de como Zeus assumiu o poder junto com os irmãos Poseidon e Hades. Além disso, trazem diversas curiosidades, falando, por exemplo, do surgimento de alguns signos do zodíaco. Eu não sabia que o meu signo, de gêmeos, tinha uma explicação mitológica. De acordo com a mitologia, os dois menininhos são Castor e Pólux. Sua mãe, Leda, era casada com Tíndaro, rei de Esparta. Uma tarde, Leda foi tomar banho em um rio e, no mesmo dia, Zeus estava passeando pela Terra. De longe, Zeus viu a bela moça e se apaixonou. Para seduzi-la, transformou-se em um cisne. Encantada com ele, ela cedeu. Um tempo depois, sentiu a dor do parto. De sua barriga saíram dois ovos. Do primeiro, os imortais Castor e Helena. Do segundo, Pólux e Clitemnestra, filhos de Tíndaro. Castor e Pólux tornaram-se tão amigos que pediram que Zeus nunca os separasse. Atendendo ao pedido, ele transformou os meninos em estrelas, que brilham no céu até hoje.

Como a própria capa do livro diz, ele é destinado “Para gente pequena e gente grande também“. Eu não poderia ter usado outras palavras. Apesar de ter um vocabulário mais infantilizado e não se aprofundar nos mitos, o livro traz as principais histórias e é um bom guia para quem deseja saber mais sobre mitologia. Eu já sabia várias coisas apresentadas pela obra, mas me surpreendi com muitas outras. Durante a leitura, por exemplo, descobri que a marca Nike tem uma certa relação com uma deusa grega. Também descobri o porquê da coruja ser considerada símbolo do conhecimento e o porquê do caduceu ser símbolo da medicina.

A princípio, eu achava que o livro seguiria uma narrativa diferente, traria uma história com começo, meio e fim. Fiquei um pouco decepcionada ao perceber que não era isso. Porém, depois de terminar a leitura, percebi que gostei bastante do formato, acho que funcionou muito bem. A autora escreve de maneira leve, despretensiosa, e segue uma estrutura que deixa o leitor curioso a respeito das outras histórias, do que vai se seguir. A leitura é tão rápida que, quando você vê, já terminou de ler.

Aliado à escrita deliciosa da autora está o projeto gráfico. O livro é muito lindo. Por dentro, as páginas são coloridas e recheadas de ilustrações, feitas por Carolina Kaastrup. Elas combinam bem com as histórias e unem elementos modernos à antigos. A capa dura coroa a belíssima edição, dando o toque final.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2014/11/30/resenha-dupla-deuses-do-olimpo-de-dad-squarisi/