100 Dias de Felicidade

100 Dias de Felicidade Fausto Brizzi

Resenhas - 100 Dias de Felicidade

Fernanda631 05/07/2023

100 Dias de Felicidade
100 Dias de Felicidade foi escrito por Fausto Brizzi e publicado em 2013.
O livro nos conta a história de Lucio, treinador de um time de polo aquático que quase nunca vence, marido de Paola, por quem é absolutamente apaixonado e com quem tem dois filhos.
Sua vida vai muito bem, até descobrir que tem uma doença grave e os médicos lhe darem 100 dias de vida. É justamente o que justifica o título do livro e o que veremos em suas páginas.
Mas não imagine que se trata de um livro triste, dramático e que coloque o leitor para baixo! Muito pelo contrário, o personagem é muito engraçado e nos faz refletir bastante sobre a vida através dos seus mais diversos comportamentos durante esses 100 dias.
Narrado em primeira pessoa, o autor coloca tanta realidade em sua escrita, que é impossível não se emocionar em alguns trechos, é claro! Mas a personalidade de Lucio é incrível, leve na maioria das vezes e sentimental, profunda, em outras. Lucio é apaixonado por inventores e costuma atribuir o protótipo ou as ideias iniciais de toda e qualquer invenção a Leonardo da Vinci. Esse ponto parece um detalhe bobo, mas garante boas risadas durante a leitura.
A história se passa na Itália e traz alguns detalhes dos costumes e da culinária desse país tão fantástico que tenho vontade de conhecer!
O livro foi uma grande surpresa para mim, pois me surpreendi com uma história bem real, super bem escrita, com questões familiares importantes e muito humor.
O final do livro é surpreendente. Só garanto que as últimas páginas são emocionantes!
Logo no início do livro 100 dias de felicidade, Lucio Battistini, o narrador da própria história, é muito bem humorado. Ele conseguiu trazer a tona todos os problemas difíceis de um jeito bem leve. Sem rodeios, ele conta o porque de três datas serem as mais importantes da vida dele. O primeiro foi o dia no qual foi concebido, uma Sexta-Feira 13. O segundo foi o dia em que pediu a até então noiva em casamento. Dia 11 de Setembro de 2001. (Sim, no mesmo dia do atentado terrorista às torres gêmeas em NY). E o terceiro, o dia da sua morte, 14 de Julho de 2013.
E assim ele conta que o assassino é na verdade um câncer e conta que apelidou o dele de "Amigo Fritz" para torná-lo mais íntimo, familiar e menos agressivo.
ele começou a fazer uma recapitulação de alguns meses da vida dele, como se estivesse fazendo um prólogo para introduzir os personagens, para enfim contar a história principal. Foi então que ele fez um resumo da vida dele, passando por todos os momentos desde o nascimento até a morte dos avós e tem uma citação dele sobre os avós que eu sei que a maioria vai concordar.
Então ele continua falando do quanto os avós eram unidos e que depois da morte deles, encontrou na portaria onde trabalharam até o fim de suas vidas, uma caixa com muitas fotos. Não eram fotos de recordações de datas importantes, ele viu que o avô tirou uma foto por dia da sua avó durante os sessenta anos que passaram juntos. Isso mesmo, todos os dias e tiradas de lugares diferentes. Olhar as fotos que estavam na caixa, era fazer uma viagem ao tempo pela Itália que se transformava e onde estava a história.
Ele apresenta os personagens da vida dele: os filhos Lorenzo e Eva de 9 e 6 anos, Paola, a sua esposa, o sogro Oscar. Os amigos Umberto e Conrado. O motivo dele ter traído o amor da vida dele, Paola.
Em seguida, fala como foi e o que aconteceu quando ela descobriu. E depois nos conta como tomou conhecimento da existência do amigo Fritz. Descobrir um câncer não é nada fácil, descobrir que o estágio que ele se encontra não é muito favorável, afinal - é um tumor maligno no fígado de 6 centímetros - e que não há mais chances de cura, deixa qualquer um desestabilizado e com Lucio não foi diferente.
Sendo assim, depois de passar por vários oncologistas, ter feito vários exames e nenhum deles dando esperanças de que o quadro seria reversível, ele teve a ideia mais brilhante que um paciente "terminal" poderia ter, que foi fazer uma contagem regressiva de cem até zero. Onde zero é a data da sua morte. Parece triste não é? Não! Ele faz uma reflexão do que ele quer fazer nesses dias e da melhor maneira possível.
A primeira coisa da lista é ser perdoado por Paola. Não vai ser uma tarefa fácil, porém ele continua dando o seu melhor para que dê certo. Enquanto não vai funcionando os planos de reconquistar a esposa, ele descobre por meio da doença, a não desperdiçar o tempo e com isso se demite do trabalho, mas continua no outro trabalho de treinador de um time de Polo Aquático, eu não falei aqui, mas ele foi durante a adolescência jogador de Polo Aquático e tem uma grande paixão pelo esporte.
Não vou ficar contando todos os detalhes do livro senão depois vocês não vão querer ler, mas digo que acontecem umas coisas bem interessantes e bem reflexivas. Ele passa a observar mais as coisas e as pessoas ao redor dele, fica mais presente às necessidades dos filhos e mesmo não estando 100% com a esposa, é mais dedicado as necessidades dela também. E faltando mais ou menos 20 dias para a data final, ele planeja uma viagem em família para que possa ficar os últimos dias com as pessoas que ele mais ama, e Paola no início é contra, mas depois cede, porque sabe o quão importante é pra ele fazer aquilo. O interessante dessa viagem deles, foi porque fomos junto para lugares da Itália que geralmente não ouvimos falar.
Esse foi um livro que me fez rir muito, também ficar um pouco triste. Pensar o tempo todo nas coisas práticas da vida e por diversas vezes eu me perguntei o que faria se só tivesse 100 dias de vida? E certamente Lucio foi a imagem da coragem por querer sair de cena quando ainda poderia permanecer. Tudo porque ele queria que as pessoas guardassem a imagem de como ele sempre foi, ao invés de ver ele morrendo aos poucos. E outra coisa que eu aprendi com ele foi que se você ama, se você realmente ama uma pessoa e tudo o que ela representa pra você e se por um acaso você falhar gravemente com essa pessoa, lute, corra atrás, mas não sufoque, não diga apenas que se arrependeu, prove que se arrependeu. As ações valem mais que as palavras!

ci 23/12/2022

Confesso que quando li a sinopse esperei muito mais do que o livro me entregou.
Por isso demorei muito para ler, achei a escrita arrastada e sem algo que te prende, então começava a leitura e logo me cansava, e como não queria abandonar retornava a pegar novamente.
Para alguém que tem nos dias contados ele demora muito tempo para fazer algo de verdade a que propôs, mas espero que vocês leiam e tirem vocês suas conclusões pois cada um tem uma opinião.

Belly 15/10/2022

Um livro encantador, simplesmente não tem muito o q falar.
É um livro necessário pra muitas pessoas, se não, todas né.
O jeito que o autor interage com o leitor é fantástico, e pelo fato de ter sido a sua primeira obra publicada, tenho apenas uma palavra a dizer: Parabéns.
Uma obra incrível e como eu disse necessária.
Leiam.

yasmimtbs 19/05/2022

Comprei esse livro com o meu pai menos de dois meses antes dele morrer. Achei que lendo ele conseguiria superar um pouco mais do que aconteceu, já que Lúcio também morreu muito jovem, e bem mais que o meu pai, aliás.
Mas o livro só me fez lembrar de todos os erros do pai, por que, por incrível que parece, foram os mesmos do Lúcio! Mas o Lúcio querido teve pelo menos 100 dias, o meu pai não. Comecei a ler com saudade, terminei com raiva. Lúcio não merecia perdão, era uma criança mesquinha que cresceu demais, não muito diferente dos homens num geral. E escrito por um homem, não poderia esperar um personagem diferente.
É um livro com uma leitura fluida, simples e muito gostosa. Se não fosse pelo abominável protagonista, daria um 5.

Márcia Camargo 12/04/2022

Sobre a vida que levamos ao longo da vida
Bem temos sempre que refletir oque fazemos e oque não fazemos pois não temos outra oportunidade de refazer, então temos que pensar todos os dias no que não fizemos para nós msm e para os outros pois o amanhã pode ser tarde de mais, esse livro nos ajuda a refletir no que podemos ser daqui pra frente, e escolher oque queremos para nossa vida então vamos ser gratos a cada dia e cada coisa que fazemos.....

Thais 06/09/2021

O que vc faria se soubesse que só tem 100 dias de vida ?
Eu ri , chorei , fiquei com raiva , fiquei triste , fiquei esperançosa e chorei mais .
Ao descobri um câncer terminal e que só tem 100 dias de vida , Basttistini resolve fazer desses últimos dias os melhores de sua vida , só que não sair assim como ele planeja , todas as tentativas são um fiasco , as coisas começam a melhorar nas 4 últimas semanas . O final é muito triste , eu não lido bem com despedidas então esse capítulo acabou cmg , porém existe milhares de lições por trás deste livro .Vale muito a pena ler e aprender com essa leitura . A vida é injusta mas eu só tenho um , então bora vivê-la da melhor forma.

sarah 16/04/2021

MEU DEUS
Eu ainda estou meio extasiada com esse final.
Não sei nem o que dizer ainda, acho que você precisa ler esse livro para poder compreender esse sentimento.
Uau.
Todos deveriam ler esse livro, de verdade.
Um livro que te faz rir, chorar, ficar com raiva do personagem tudo num só capítulo.
Tipo, Lucio sabe que são poucos os dias que restam, e vive esses dias intensamente, mas, nós são sabemos se estamos vivendo os últimos 100 dias, ou talvez 50, até mesmo os últimos 5, e sem saber vivemos de qualquer jeito.
livro incrível.
?O dia mais perdido de todos é aquele em que não se riu."

cibelefrahm 07/03/2021

Bonito, triste, intenso e leve. No decorrer da narrativa, nos apegamos a Lucio, com todos os seus erros e acertos, como qualquer ser humano.
Sua trajetória nos últimos 100 dias é intensa e bonita, mas não deixa de ser triste, considerando seu fim. Apesar disso, a história também é leve, nos fazendo até esquecer por um momento do que está por vir.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2020

Esta é a história de Lucio Battistini, apaixonado pelo time de polo aquático que treina e pela família: a mulher e os dois filhos pequenos. É a história de como ele viveu os últimos 100 dias de vida com o “amigo Fritz”. E de como, contra todas as probabilidades, aqueles foram os melhores dias de toda a sua vida. Em 100 dias de felicidade, Fausto Brizzi, roteirista e diretor de cinema, ganhador do Prêmio David di Donatello, mistura humor e dor, ficção e franqueza para explicar o sentido de viver e o de morrer, em uma narrativa hilariante e inspiradora.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581052359

Vivi 14/09/2019

Esse é o meu livro favorito da vida, não porquê amo o Lucio e suas escolhas. Mas porque entrei em um questionamento sobre como fazer da minha vida um antro de amor, carinho e respeito.

madu 01/07/2019

Chorei horrores quando li, é maravilhoso esse livro, muito tranquilo, perfeito. Deveria ter MUITO mais reconhecimento doq tem

Rebeca 26/07/2017

Uma vida em 100 dias, que nos arranca risadas e muitas lágrimas!
Uma emocionante história, com um antagonista de dar medo, o temido câncer, que o protagonista resolve apelidar de Amigo Fritz (uma ironia, que o faz encarar de maneira mais leve a doença). Os últimos 100 dias de Lúcio são os melhores dias de sua vida, ele faz um balanço, tudo que deu errado, todos os sonhos não realizados, seus medos, seus erros… E, nesse meio tempo, percebe o que a vida trouxe de bom, o que realmente importa, seus amores, seus amigos, sua família… Seu amadurecimento em pouco mais de 3 meses é maior do que em seus 40 anos. É inspirador, apesar de triste! OBS: Acordei com os olhos inchados de tanto chorar! Não sei em que parte do livro começou, apenas sei que as lágrimas rolaram por muito tempo, durante e após a leitura.