Guilty Pleasures

Guilty Pleasures Laurell K. Hamilton

Resenhas - Guilty Pleasures

Danny 05/03/2022

Prazeres malditos, o primeiro livro da Saga da caçadora de vampiros Anita Blake.

Anita Blake é uma ressuscitadora profissional, ou seja ela ressuscita os mortos para fins legais. e nas horas vagas mata vampiros por diversão ou por ordem judicial. Num mundo onde vampiros, lobisomens, zumbis e outros seres fantásticos, vivem livremente com os humanos e ganharam recentemente o direito legal de ser ''humanos''. Quando vampiros começam a ser assassinatos, a vampira mestre da cidade contrata e força Anita Blake para investigar e descobrir quem está por trás dos assassinatos.

Um livro cheio de ação, violência, sangue, armas, balas de prata, estacas de madeira e lança chamas.

Os livros da Anita Blake me lembra a série da Buffy.

São mais de 20 livros, e apenas 6 publicados no brasil pela Rocco.

Carolina 05/11/2019

Decepcionante
É... Esse foi complicado. Livros que dou 3 estrelas são complicados porque significa que não são tão ruins, mas também não são tão bons, então eu tive que me forçar um pouco pra terminar porque... tédio.

A série de livros da Anita Blake é antiga, de 1993, e são, até agora, 26 livros lançados, eu acho (muita coisa!). Aliás, os primeiros foram traduzidos para o português, mas não coloquei a capa aqui porque ela é feia demais! Dizem que a série começa bem, mas depois se perde. Eu entrei sabendo disso, mas estava à procura de um prazer culposo (trocadilho não intencional com o nome do primeiro livro), como o que sentia quando lia os livros da Sookie Stackhouse (que inspiraram a série True Blood). Portanto, imaginei que seria um livro que eu ia gostar, apesar de saber que não seria grande coisa. Só uma diversão entre livros, sabe?

Pois é, mas não funcionou tão bem para mim e vou explicar o porquê. Mas antes, a sinopse:

Anita Blake é uma reanimadora de mortos (acho que é essa a tradução para o português). Os zumbis nesse mundo do livro não são aqueles que comem cérebros. Eles são levantados de seus túmulos para testemunhar assassitatos e coisas do tipo. Por isso ela trabalha em uma empresa especializada nisso.

Além disso, ela é uma caçadora de vampiros licenciada, conhecida como "A Executora". Os vampiros, assim como metamorfos, fadas etc. não vivem escondidos. São aceitos pela sociedade. E na história do primeiro livro, vários vampiros estão sendo assassinados, sem motivo aparente. Os vampiros querem que Anita os ajude, mas ela não trabalha para vampiros. Para forçar sua cooperação, os vampiros ameaçam a vida de uma amiga sua. E quanto mais Anita investiga o que está acontecendo, mais ela percebe que sua própria vida está em perigo também.

É um tema divertido, apesar de estar um pouco batido. O problema para mim foi que algumas cenas não faziam muito sentido e pareciam corridas. E os vampiros mega antigos, que deviam ser sábios e frios, agiam como predadores idiotas. E o que eu mais não entendi foi, se eles queriam que a Anita investigasse os malditos assassinatos, por que ficavam tentando matar ela ou colocá-la em situações nas quais era improvável que ela sobrevivesse? Me lembrou quando eu estou fazendo um trabalho para um cliente e ele fica fungando no meu cangote, perguntando toda hora quando o trabalho vai estar pronto. Meu Deus! Se você ficar me interrompendo pra perguntar, não vou terminar nunca!

Então acredito que não vou continuar a ler essa série, porque achei que leria esse livro em uns dois dias e tive que me forçar para terminar (odeio fazer isso). Soube que há HQs dos primeiros livros e talves essa seja uma mídia que me interesse mais. Vamos ver.

Carol Dias 01/06/2011

Um tanto quanto nojento...
O livro foi lançado em 1993 pela primeira vez, então eu entendo que veio antes de Buffy, porém para mim foi muito traumatizante a visão de “vampire slayer” da Laurell K. Hamilton.

O livro é bem violento, e Anita tem quase dupla personalidade: ás vezes é violenta e machona, ás vezes uma pobre menininha. Particularmente eu prefiro a Buffy. Anita tem um humor muito divertido, porém seus momentos “macho” acabaram nublando meu julgamento e não melhorando sua imagem.

Leia a resenha completa: http://tinyurl.com/44xutnk

Patty 27/02/2011

Repleto de descrições
Essa é minha primeira resenha no Skoob. E este é o primeiro livro que terminei de ler desde que me juntei à rede recentemente.

Por incrível que pareça, eu ainda não tinha lido nenhum livro da Hamilton. Não por falta de vontade, mas porque sempre tenho muita coisa pra ler.

Sendo apaixonada por vampiros como sou, não posso deixar de recomendar a leitura deste livro, primeiro da série Anita Blake.

A autora constrói muito bem uma atmosfera de terror, repleta de descrições minuciosas. É bastante cinematográfico, fico estarrecida que ninguém ainda tenha tido a boa idéia de adaptar.

Anita Blake é uma protagonista muito interessante e de fácil identificação.

Mas não é para os fracos. Quem não gostar de cenas perturbadoras, torturas e violência estilizada não vai gostar. Se você não está neste time, recomendo!

Lia Munster 15/08/2010

Not guilty at all =)
Eu li pela primeira vez uns dez anos atrás e segui a série sob aquele efeito "preciso do próximo". Até Obsidian Butterfly, pelo menos.

Este primeiro livro apresenta um mundo que, apesar de não ser único dentro do gênero, foi uma novidade para mim na época e ainda tem suas particularidades que o fazem intrigante, como a inserção de serviços de "animação" dentro da lei e o uso de depoimentos de zumbis.
Esse tipo de realidade alternativa onde vampiros e seres sobrenaturais são reconhecidos abertamente ficou bem evidente com a série True Blood baseada na série Southern Vampires de Charlaine Harris, mas na série de Anita a revelação não implica uma possível segurança proveniente da opção de sangue sintético, que não existe, portanto o trabalho de algoz sancionada pela justiça de Anita.

Resumidíssima, a trama é basicamente Anita investigando assassinatos vampíricos em St. Louis, Missouri, a pedido-suborno do vampiro mestre da cidade, Nikolaos. São apresentados muitos dos personagens recorrentes, como os colegas de Anita na empresa de animação, e os secundários Jean-Claude e Edward, vampiro mestre e caçador de recompensa, respectivamente.

Pra quem é fluente em inglês e tem a opção, recomendo a leitura do original, pois como foi notado nas resenhas da versão em português, a tradução é um pouco distoante e talvez atrapalhe a história.