Nietzsche

Nietzsche Friedrich Nietzsche

Resenhas - Nietzsche

Markuzu 31/01/2024

Simplesmente Nietzsche.
Livro basilar para aqueles que querem pesquisar ou apenas degustar as escritas do pensador. Essa edição é impecável historicamente, sendo inclusive, referência em sua tradução (a qual é feita de forma inenarrável).

duda 13/06/2022

os pensadores: nietzsch
achei a linguagem um pouco difícil, o que torna um pouco maçante em certo ponto. porém esse livro faz um seguimento muito bom sobre quem foi nietzsch, sua forma de pensar e suas obras. gostei muito!!! nietzsch se tornou um dos meus filósofos contemporâneos favoritos e seus pensamentos singulares me fizeram pensar fora da caixinha.

Clio0 22/05/2021

A coleção Os Pensadores da Nova Cultural preparou uma seleção de alguns dos textos mais conhecidos de Nietzsche para serem apresentados. Essa edição data de 1999, quando a procura por esse filósofo ainda era considerada de nicho e poucos se interessavam pelo seu relativismo.

Para quem não conhece a proposta do autor, ele preconizava a ideia de que as bases fundadores da sociedade ocidental deveriam ser desmistificadas e, ao se revelarem falhas ou corruptas, deveriam ser desmanteladas.

A ausência de valor chamada niilismo, como quase todas as propostas filosóficas, foi sendo simplificada pela pseudo-educação atual e agora é encarada como o YOLO (no Brasil, só se vive uma vez) ou como a completa ausência de significados. Uma forma de evitar essas interpretações rasas, para não dizer errôneas, é o acesso ao Anticristo e ao próprio texto temático aqui presentes.

Desvalorizar ou supervalorizar o trabalho de Nietzsche sempre foi uma faca de dois gumes. Para aqueles que o detratam, textos como Ecce Homo e Assim Falava Zaratustra podem ser deturpados até se transformarem em propaganda de supremacia racial.

Obviamente, isso não é uma exceção de caso já que a perversão de dissertações sempre existiu, maliciosa ou não. Recomendo a leitura desse volume justamente para fugir a preguiça, ao descaso, a ignorância de ideias que permeiam atualmente a mass media.

A edição foi feita com material de qualidade, embora haja algumas marcas de impressão (na minha cópia, não sei se foi geral). Apresenta também biografia, bibliografia, cronologia, além das sempre populares notas de tradução e edição.

Mônica 13/05/2020

Este livro conta sobre a história do filósofo e também tem algumas de suas obras, só que não completa.
O livro foi um pouco difícil para mim, pois tem muitos conceitos que são um pouco complicados. E o que me ajudou muito foi ver vídeos que explicarem as obras deles.
Ler livro de filosofia tem que ter a mente aberta, pois terá assuntos que não vão de acordo com o que pensamos. Nietzsche fala bastante sobre religião, ele não acredita em Deus, então vai ter bastante pensamentos acerca disso. Muitos dos pensamentos dele são interessantes e faz a gente refletir, como também tem outros assuntos que não concordo. Mas vale a pena conhecer suas obras.

Douglas 30/12/2009

O cara!