Sandman: Fábulas & Reflexões

Neil Gaiman

Resenhas - Sandman: Fábulas e Reflexões

Carol 23/01/2010

Sonho e Poder
Fazer uma resenha dos livros do Sandman é muito complicado por vários motivos. Primeiro porque a resenha deveria também ser dividida com algum ilustrador; segundo porque é um livro de histórias não exatamente unidas entre si – este deve ser também mais ou menos o trabalho de quem tenta resenhar um livro de contos, por exemplo. Tudo isso só pra dizer que eu fiquei pensando bastante antes de escrever.

O sexto livro de Sandman fala sobre tomar poder das coisas. Tomar poder de si, num autocontrole controlado como em “Medo de Cair”, quando uma terceira alternativa é dada: “Às vezes, você desperta. Às vezes, sim, você morre.” Mas há uma terceira opção, um jeito como enfrentar a realidade com tons de coragem, mesmo que dentro de um sonho.

Tomar poder dos Estados Unidos. Em “Três Setembros e um Janeiro” um homem, Joshua, encontra a salvação para sua loucura (ou salvação para continuar-se são), já que perdeu todas as coisas que conseguiu em vida, tornando-se, fantasiosamente, o primeiro Imperador dos Estados Unidos. Foi uma aposta entre Desespero e Morpheus para ver quem conseguia o homem para si, “Então darei um sonho a você, Joshua”.

Tomar poder da França, tomar poder da cabeça do filho de Morpheus, tomar poder de um livro perdido, deixar de tomar poder de Roma por um dia, ...
O poder e a necessidade de transcender para um universo onírico andam juntos porque todas as vezes que você toma poder de algo, ele só é seu verdadeiramente nos sonhos. Mas, como está no livro, nem adianta eu tentar mover muitas frases para encaixar este livro em qualquer formato, afinal, “Nunca confie no contador de histórias. Confie apenas na história”.

Manezera 31/08/2021

Nesse sexto volume de Sandman temos uma variedade de personagens, de fábulas e contos de fada, e a incrível história de Orpheu, o filho do sonho. O tomo fecha com uma incrível história de Bagdá a maior, mais bela e incrivel cidade, literalmente uma cidade de sonho.

Helena Laís 03/08/2023

Amo as histórias isoladas de Sandman, mas confesso que estas não me marcaram tanto, são um pouco mais esquecíveis que o resto da obra, ainda sim, muito bom, comi toda a série.

Ulisses San 04/01/2024

O desejo dos sonhos.
Nestes contos Neil Gaiman levará o leitor a mundos bem aleatórios.
Todos ligados por algo em comum, o desejo de seus sonhos em obter algo que não possuem.
E assim o senhor dos sonhos, Sandman, "ouve" com muito cuidado e atende aos seus ouvintes sempre com contrapartidas.

Doc Brown 05/02/2011

Sinceramente não consigo falar muito sobre esse álbum, sem me repetir.

Histórias absolutamente sem conexão aparente, mas que tem um tipo de conexão "mágica". A forma como Gaiman mescla eventos reais, mitologias diferentes e seu próprio Universo é simplesmente incrível, um talento ímpar.

Uma coisa muito legal deste arco é finalmente "entender" (mais ou menos) como funciona este universo em que as histórias se passam, onde os Deuses nascem e morrem nos sonhos, onde os perpétuos são maiores que estes últimos e ainda assim influenciam diretamente a vida dos pobres mortais, tão pequenos neste universo onde tudo parece tão grande.

Além de tudo isso, Neil ainda dá uma de filósofo, passando um tipo de "moral" em cada uma das fábulas deste livro, todas muito interessantes que acabam por provocar um misto de desespero e esperança...

Vale cada minuto de leitura...

Tito 30/04/2011

Encadeamentos e apropriações de outras histórias e mitos.
Julyana. 30/04/2011minha estante
Apropriações não... releituras :-)

Tito 30/04/2011minha estante
Apropriações! E não há nenhum demérito nisso. Na verdade, achei engenhoso o modo como o universo dos Perpétuos foi encaixado em eventos históricos ou em mitologias consagradas, passando a fazer parte deles (e vice-versa). Pense em âncoras sendo lançadas, pense em múltiplos pontos de apoio sendo erguidos, pense num organismo crescendo e se disseminando...

Rodrigo.Trindade 09/08/2018

O passado pela ótica de Gaiman
Neil Gaiman durante seu auge em mais uma coleção de histórias curtas, onde acho que escreve de forma mais confortável, agora focado em mitos e figuras históricas.

1 - "Medo de Cair" mistura sonhos e auto-ajuda de uma forma até bem interessante.

2 - "Três Setembros" e um Janeiro é lindo, abordando uma competição onde o Sonho impede que essa figura esdruxula que foi o Imperador Norton caia nos reinos do Desespero, Delírio e Desejo. “Sua loucura o mantém são” resume a mensagem em uma frase.

3 - "Termidor" utiliza muito bem Robespierre e sua escalada de autoritarismo em nome de um ideal da razão como um contraponto a fantasia e aos "sonhos". Além de ser um ótima plot de resgate envolvendo a cabeça Orfeu e a tataravó de Constantine.

4 - "A Caça" tem como base mitos folclóricos eslavos de bruxas e lobisomens. O final, no meu ver, trabalha bem a ideia de "Querer é melhor que ter", ao perceber que o utópico quando vira realidade pode ser extremamente decepcionante.

5 - "Agosto" se foca em algo muitas vezes ignorada: os traumas e vida privada de figuras históricas influentes até hoje. E liga muito bem esse "ocorrido" com César a decisão histórica de impedir uma maior expansão do território do Império Romano.

6 - "Regiões Abstratas" tem conceitos interessantes a respeito dos exploradores e sua capacidade de acabar com a "magia" dos lugares desconhecidos, mas não apresenta muito além disso.

7 - "A Canção de Orpheus" faz um bom trabalho de integração do mito grego com o universo Sandman, que será de muita importância daqui para frente.

8 - "O Parlamento das Gralhas" creio ter sido feito para retomar outro elemento importante no futuro da série (Daniel) enquanto se foca um pouco na função da Casa dos Mistérios e Segredos e na relação de Caim, Abel e Eva.

9 - "Ramadã" é espetacular, se utilizando de uma arte muito diferenciada do tom da série para explorar o conceito da cidade idílica do passado, preservada até hoje na imaginação e cultura coletiva de várias pessoas.

Beatriz 16/09/2021

Sandman melhora a cada volume
Esse volume trouxe diferentes histórias muito legais, acho que é o meu favorito até agora. A história Parlamento das Gralhas ganhou meu coração ??

CoolGabe642 31/12/2021

Detalhes
Durante essas histórias conhecemos um pouco mais sobre o funcionamento do mundo o qual Morpheus governa. O que se mostra bem interessante. Gaiman realmente tem aqui um universo fascinante que só cresce e ainda assim gera ainda mais mistérios e belezas incessantes.

Fimbrethil Call 25/07/2009

Genial!
O Neil Gaiman é mesmo um gênio, eu adoro o jeito como ele escreve e conta histórias.

Beatriz Almeida 29/01/2009

Contos pequenos deixam a história mais interessante. Mas deixou muito a desejar para livro de uma série tão aclamada.

Janus 10/04/2009

A vida de Orpheu e a tragica relação Pai e Filho que ele tem com seu pai Morpheus, marcam fortemente essa obra.
Uma obra trsite sim, mais deslumbrante como toda a serie Sandman

Marselle Urman 23/01/2012

Pequenas e saborosas fábulas em pontos diferentes do tempo / espaço, tendo o rei dos Sonhos como único elo de conexão.

Bom.