Desenhos Invisíveis

Desenhos Invisíveis Troche

Resenhas - Desenhos Invisíveis

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 06/02/2024

Para ver muito além da página
Pode soar estranha a ideia de pegar um livro e saber que não encontrará palavras nele, mas é justamente isso que (não) encontramos em "Desenhos Invisíveis".

Contudo, como a própria obra nos lembra, através de uma tirinha do Adão Iturrusgarai, colocada ali no início, “uma imagem vale mais que mil palavras”. E, neste caso, sou obrigada a concordar.

Mesmo sem escrever uma linha sequer, desde a primeira página Troche me colocou para pensar, expandindo minha visão das coisas para novas formas de enxergá-las. Seja na amarelinha que vira caixa, seja na semente música plantada, seja no cometa pipa — apenas para citar alguns exemplos — cada página é um novo mergulho e uma nova descoberta.

As folhas são, em sua maioria, compostas de alguns poucos traços e de muito espaço para que a nossa mente as complete como bem entendermos. Os desenhos não são literalmente invisíveis, mas possuem uma parte invisível para os que não têm a mente aberta.

O traço em preto e branco reforça alguns dos temas que os desenhos evocam: a solidão, os desafios, o silêncio. Mas se fosse preciso escolher algumas palavras para definir esta obra, escolheria perspectiva, equilíbrio, reinvenção.

Outro ponto que eu não poderia deixar de mencionar é que por mais silenciosas que sejam as páginas deste livro, é impressionante como a música se faz presente, trazendo uma dimensão ainda mais interessante para a leitura. Música que se faz presente nas suas mais diversas representações, mas sem que haja som algum do livro.

E sim, usei a palavra “leitura” ali em cima, porque apesar de não encontrarmos palavras ao longo das páginas, os desenhos nos inspiram a uma leitura deles e uma nova leitura do mundo em que vivemos.

"Desenhos Invisíveis" é uma obra para você que quer deixar a mente vagar sem rumo e se inspirar para dar um novo gás aos seus projetos e criações. Além disso, como professora de idiomas, não vou negar que pensei em várias possibilidades didáticas para este livro, que com certeza vai ficar em algum lugar bem acessível da minha estante.

site: https://blogdastatianices.com/2024/02/06/desenhos-invisiveis-troche/

Naiara Paixao 27/12/2023

Pra pensar fora da caixinha
Um livro de desenhos, que aguça nossa criatividade, os desenhos mais interessantes são os que fogem do padrão da nossa realidade. Os desenhos não tem uma conexão mas ao mesmo tempo se conectam mesmo passando mensagens únicas. Acho que o mais interessante é que a cada vez que folhear esse livro vou ter uma interpretação diferente. Me senti em uma galeria de museu. Amei ??

clarwcee 18/09/2023

Simplesmente maravilhoso. passaria HORAS conversando com alguém (que me aguentasse) sobre o quão bem pensados e reflexivos, intensos, são os desenhos desse livro.

Marco 07/08/2023

Os desenhos do Troche são simples, mas carregados de sentido. Ele usa imagens da cidade e natureza para construir ações fantásticas que dizem muito com pouca coisa.

Marianna 29/06/2023

Gostei, tem muitas ilustrações bem diferentes! O autor tem uma boa criatividade, tem desenhos bem aleatórios, mas legais

Helô 08/11/2020

Simples e profundo
De forma tão singela as ilustrações de Troche foram capazes de criar em mim um sentimento tão profundo de auto-consciência e melancolia. Muito lindo e tocante.

Aguinaldo 24/05/2019

desenhos invisíveis
(Gervásio) Troche é um artista plástico uruguaio. Ele viveu em vários países, inclusive no Brasil, e publica em jornais e revistas mundo afora. Encontrei esse livro de ilustrações dele nas escadarias do viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre, em frente ao agitado Bar Justo, em uma feira gráfica de artista independentes. Os desenhos se defendem sozinhos. Não há palavras, e de fato elas não são necessárias, pois o resultado alcançado por Troche realmente é forte, convincente, que cobra reflexão do experimentador daquela linguagem. Ele descreve o cotidiano de uma cidade, olha frequentemente para o céu, para as estrelas, equilibra-se em um trapézio, empilha prédios, experimenta os elementos (a noite, a chuva, a luz e a sombra, os sons e a música, as folhas e as árvores). Os homo sapiens que ele desenha não são exatamente solitários, tristes, mas há uma solidão entranhada neles. Os desenhos parecem versões em preto e branco das pinturas mais icônicas de Edward Hopper. Um leitor curioso pode apreciar algo de sua produção plástica num blog (portroche blogspot) ou em sua página no instagran (portroche instagran). Vale a pena, mesmo. Vale!
Registro #1388 (hq´s cartuns e mangás #73)
[início - fim: 21/02/2019]
"Desenhos invisíveis", Troche, São Paulo: editora Lote 42, 1a. edição (2014), brochura 17x22 cm., 160 págs., ISBN: 978-85-66740-07-3 [edição original: Dibujos (Buenos Aires: Editorial Sudamericana / Penguin Random House Mondadori) 2013]

site: http://guinamedici.blogspot.com/2019/05/desenhos-invisiveis.html

Panda djpandacwb 19/04/2018

Desenhos invisíveis
Narrativa gráfica? Pintura? Reflexões? Tudo isso! Arte!

Mari Siqueira 14/04/2018

Desenhos Invisíveis é uma seleção de ilustrações e tirinhas de Troche que trazem mensagens e significados profundos. Seus traços simples são combinados com as poderosas metáforas visuais criadas pelo artista e dão origem a um compilado de imagens invisíveis que são construídas em nossa mente.

Sem palavras, esse livro diz muito e nos faz pensar sobre como cada um de nós vê algo diferente no mesmo papel. Daí o título tão inteligente Desenhos Invisíveis que na verdade não têm significado até que o "leitor" os signifique. É como se eles fossem invisíveis até serem vistos por você.

À edição linda da Lote 42 só faltou uma capa dura, como em outros livros desse gênero mas, de qualquer forma, o que importa a beleza exterior de um trabalho tão maravilhoso por dentro? Se você ainda não viu essas ilustrações tão expressivas, se deixe observar ao menos a da capa e perceba o Universo que existe nas entrelinhas.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Isabelle.Melo 04/12/2016

Troche - Desenhos invisíveis
Um livro incrível para aqueles que desejam ficar horas pensando nos sigificados mais profundos ou mais simples das ilustrações. Traz muitas indentificações com nossos próprios sentimentos os situações corriqueiras de cada dia. Excelente!