Mamãe Walsh

Resenhas - Mamãe Walsh

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thalita Branco 09/12/2016

Resenha ~ Mamãe Walsh - Marian Keyes
Tem autor que eu não sei o que acontece. Sofro com a Marian Keyes o mesmo mal que sofro com o John Boyne. Enquanto ADORO alguns de seus livros, outros são bem mais ou menos. Mas Mamãe Walsh me surpreendeu por ser um completo desperdício de papel.

Com o subtítulo de Pequeno Dicionário da Família Walsh, o livro é basicamente isso. Mamãe Walsh discorre de A à Z sobre fatos das suas cinco filhas, do seu marido e de si mesma. Fala sobre álcool, iogurte, xilofone dentre outros assuntos.

Algumas passagens são interessantes e, fazendo uso de bastante bom humor e ironia característicos da autora, dão margem para se conhecer melhor a matriarca da família, como quando ela conta sobre ter se arrependido de ter deixado de trabalhar, sua fixação por cosméticos e seus péssimos dotes culinários.

Mas a maior parte do livro é descartável. O que sobre de interessante são fatos que já apareceram nos demais livros da série. De resto, um monte de blábláblá que pouco acrescenta. Narrado em primeira pessoa, mamãe ainda tem a irritante mania de falar consigo mesma, quebrando totalmente o ritmo da leitura. Pelo menos o ritmo de escrita da autora é ágil e, aliado a apenas 160 páginas, torna o livro uma leitura de uma tarde só.

A diagramação e capa segue o estilo dos demais livros da série. Se serve para eu gostar ainda menos da obra, o livro é menor que os demais da autora, deixando a estante desparelhada. Enfim, não gostei. Gostaria muito de conhecer melhor a personagem, mas em uma história de fato, com começo meio e fim, não esse apanhado de informações.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br
Tathi (@Doidosporserieselivros) 04/01/2017minha estante
Perfeito sua resenha

Thalita Branco 04/01/2017minha estante
Obrigada :)

Alynne Scott 25/11/2016

Pobre mamãe Walsh
Como boa fã da família, comprei o livro ansiosa pra conhecer a mãe irlandesa mais excêntrica.
O que encontrei, na verdade, foi uma introdução com umas propagandas desnecessárias; poucas histórias engraçadas; só um pouco de informação adicional sobre a mamãe Walsh ou o restante das meninas; e um compilado de histórias que não fazem sentido.
Ri com algumas, nelas foi fácil identificar a mamãe que quem acompanhou a série tá acostumado, mas a maioria não tem sentido algum.
Penso que como é um dicionário, traduzir o livro foi um erro terrível e pretendo lê-lo em inglês, só pra conferir se é mesmo meio ruim ou foi a tradução.
Achei ofensivo com quem leu chá de sumiço ter colocado o sr. Walsh como "sempre fiel" no "u de útil" sendo que ele largou a Mary por outra mulher.
Apesar de ter algumas críticas maravilhosas ao machismo e ao avanço lento da Irlanda no quesito direitos, tive uma imensa impressão, na maior parte do livro, de que ele não tinha sido escrito pela Marian. Eu preferiria que a tão querida Mamãe Walsh tivesse um livro tão bom quanto o restante de suas filhas; uma pena ter sido tão ruim.

Laura 17/12/2023

Achei divertido
Um bom jeito de finalizar a leitura da família walsh, li super rápido em horas e dei risadas com os pensamentos da mamãe walsh.

Samia 09/01/2023

Familia Walsh ?
Hoje finalizei o último livro da coleção da família Walsh. Descobri ao longo da leitura de ?Mamãe Walsh? que ele foi feito para matar a saudade dos leitores. E literalmente é essa a mensagem do livro. Curto, leve e repleto de humor.
Me sinto íntima da família Walsh, simples assim. Em toda à leitura senti um clima de nostalgia. A cada frase relembrada de cada livro das irmãs e a mensagem de como está no presente. Um livro muito lindo. Me admiro cada vez mais com a escrita de Marian. Ela é genial com todas as frases, problema sociais abordados, leveza e graça. ??

@aangeladani 17/08/2016

Mamãe Walsh - pequeno dicionário da família Walsh - Marian Keyes
Quando acabei de ler já fiquei sentindo falta dessa hilária família irlandesa nada normal! rs E que leitura gostosa, gente! Mas já aviso que só fará mais sentido (e terá mais graça) pra quem já tiver lido os outros cinco livros dessa série, porque neste, a matriarca da família Walsh vai comentando alguns acontecimentos que apareceram nos livros anteriores. Tudo em ordem alfabética, como um dicionário mesmo: tem até sumário, rs.
É um livro bem curtinho (com apenas 159 páginas), eu li tudo hoje e dei altas risadas com a narrativa! Foi muito divertido lembrar das cinco filhas (Claire, Rachel, Maggie, Anna e Helen), e saber as “novidades” sobre todos (por isso é importante ler em ordem, mesmo sendo uma série independente, pois cada história aconteceu num momento diferente, então tem uma ordem, sim). Adorei ter lido essa série”!

Nota: 4/5 (ótimo)

MiCandeloro 02/03/2015

Hilário e revelador!
Mary Maguire era uma jovem irlandesa que tinha cinco irmãs e uma mãe completamente durona e meio maluca que vivia chamando-a de girafa e molenga inútil. O curioso é que ela via a conduta de sua mãe com bons olhos e achava que esta era a forma que a vovó Maguire tinha de expressar o seu amor por ela.

Mary começou a trabalhar numa repartição pública quando jovem adulta e, casualmente, conheceu Jack Walsh no trajeto de ônibus que fazia todos os dias. Quando Jack a pediu em casamento, não pensou duas vezes antes de dizer sim. Como dizia sua mãe, era uma chance que ela não podia desperdiçar porque podia ser a única.

Jack e Mary eram um casal perfeito. Ele era muito tranquilo de se lidar e ela gostava de sua função de esposa e dona de casa, apesar de, no fundo, sentir falta de algo a mais. Ao se tornar mãe, se entregou ao mundo da maternidade, só nunca pôde imaginar o quanto ter cinco filhas mulheres, completamente instáveis e malucas, podiam levá-la ao limite da sanidade mental.

Como será que Mamãe Walsh lidou com os problemas de sua família ao longo da vida sem entrar em depressão ou fugir para as colinas?

Querem saber o que aconteceu? Então leiam!

***

Vocês precisam saber, eu sou completamente fã da família Walsh e dos livros escritos por Marian Keyes. Até então, vocês nunca viram uma resenha deles por aqui no Blog porque eu os li há anos, antes mesmo de ter o meu cantinho. De todos, só falta eu ler Chá de Sumiço, que já tenho em minha coleção, mas desde que soube do lançamento desse "pequeno dicionário", decidi passá-lo na frente porque fiquei muito curiosa para saber todas as fofocas que a Mamãe Walsh tinha para nos contar.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Mary, e escrito no formato de um dicionário. Para cada letra do alfabeto, Mamãe Walsh escolhe alguma palavra e disserta sobre ela, geralmente nos contando sobre o quê ela está relacionada.

Não pensem que por ser contado de uma maneira diferente o livro é chato. Não, de maneira nenhuma. Além da escrita da Marian ser deliciosa, informal e intimista, Mary é uma personagem ímpar, que nos deleita com conselhos, divagações, pensamentos íntimos e revelações de segredos sobre essa família que tantos amam.

"Não sei como aconteceu nem quando foi, mas uma vez eu ouvi uma frase dita por Eleanor Roosevelt, uma mulher sobre a qual eu sei pouca coisa, praticamente nada, a não ser que usava roupas diferentes com ar de desespero. Ela disse: “A felicidade não é um objetivo, e sim um produto secundário.”Eu “saquei” o que ela quis dizer. O que tentava transmitir é que devemos ir em frente com as nossas coisas e rotinas, fazendo o melhor possível a cada momento, ajudando as pessoas, descobrindo prazer e contentamento onde conseguimos encontrá-los e — para mim, isso é o mais importante — sentindo alegria em vivenciar tudo isso. Se assumirmos que “a vida é um vale de lágrimas”, quando alguma coisa boa acontecer — quando ganharmos uma caixa de chocolates Thorntons, encontrarmos um cardigã pela metade do preço, assistirmos a um capítulo duplo de Fair City na tevê —, poderemos saborear o momento e nos sentir gratos."

Se vocês não leram nenhum livro da série da família Walsh, cuidem, porque vocês podem pegar spoilers nesse livro, já que Mary nos conta tanto sobre coisas que já vimos nas outras obras, quanto sobre coisas que nem fazíamos ideia que aconteceram. Então, este dicionário meio que complementa os demais volumes e nos dá uma visão estendida sobre cada uma das irmãs Walsh.

Mas Mary não se limita a contar sobre elas, ou sobre os vizinhos. Ela também fala muito sobre si e, finalmente, conhecemos quem a Mamãe Walsh realmente é e entendemos o seu lado da história. Achei legal ver que existe uma pessoa com defeitos e qualidade por trás da posição de matriarca suprema da família.

Mary é uma mulher que possui muitas frustrações e desejos não realizados na vida por conta da maternidade. No livro, descobrimos como foi a sua trajetória e a dificuldade que ela teve de criar suas cinco filhas que parecem não entendê-la e não valorizá-la como gostaria.

Mamãe Walsh é uma personagem fantástica e um tanto quanto controversa. Divertida e sarcástica, parece uma daquelas típicas velhas fofoqueiras que adoram bisbilhotar na vida dos outros e possuem uma língua bem ferina. Por mais mandona ou politicamente incorreta que seja, também tem um coração grande e é impossível não amá-la.

"Sei que não é elegante usar a palavra que começa com V. (Essa confusão com palavras que podem e que não podem é uma coisa que me deixa tão enrolada que eu não consigo acompanhar. Agora não se pode mais usar a famosa palavra com V, mesmo que seja para descrever algo tão esquisito e inquietante. E também não se pode usar a palavra perfeita para o pobre diabo que “não bate bem da cabeça”. Não se pode mais usar palavra alguma, em nenhum momento, nunca, sobre nada. Eu me recordo do tempo em que, na minha língua, “gay” era uma palavra que transmitia alegria, era saltitante e exuberante, mas agora adquiriu “conotações” completamente diferentes."

Para quem já é fã da série, certamente vai adorar Mamãe Walsh. Eu ri demais enquanto lia e também aprendi muitas coisas novas com ela, acreditem! Embarquem nessa leitura rápida e desopilante e torçam para nunca virarem objetos de análise dessa mulher tão cheia de ideias.. hehe.

site: http://www.recantodami.com/

Thati 04/09/2015

SUPEROU AS EXPECTATIVAS
Confesso que não esperava nada mais do que um ótimo livro, vindo da autora Marian Keyes, porém superou minhas expectativas com um livro muito bem humorado, que faz o leitor se sentir parte de cada história contada pela mamãe Walsh. Amei e super recomendo a leitura.

Agatha 10/12/2015

Chattooooooo
Livro chato, sem nexo...não gostei. Estou desistindo dessa autora.
Tathi (@Doidosporserieselivros) 04/01/2017minha estante
Mas esse é o pior dela só vale mesmo ler se já leu todos da familia walsh e olhe lá

Thais 26/02/2017minha estante
Esse ainda nao li, mas os dois últimos que li foram decepcionantes!

Lili 10/12/2015

Mamãe Walsh
Nada como ler um livro com expectativas baixas... Rsrs
Não esperava muito desse livro porque a Marian Keyes me decepcionou nos dois últimos. E qual não foi minha surpresa quando me vi dando boas risadas com a Mamãe Walsh?
Marian Keyes novamente leve, bem humorada e "pensando menos", como aconselharia a protagonista. Gostei bastante! Queria que fosse maior!
Será que o Papai Walsh ganha um também?

PRiX 21/05/2016

A Mamãe que a gente já conhecia dos bastidores
Se você já leu um, dois ou todos os livros da Família Walsh, de Sophie Kinsella (Melancia, Férias, Los Angeles...) você vai adorar esse rápido livro que conta as percepeções da Mamãe Walsh narrado por ela mesma. Engraçado é leve.
O engraçado é que você sente que já a conhece e é uma tia da sua família!
Recomendo pra quem já leu ao menos um livro da família.

Kamila 11/11/2016

Mamãe Walsh - Pequeno Dicionário da família Walsh é a história da família contada sob o ponto de vista da matriarca da família mais doida da Irlanda. O livro em si nem conta tantos spoilers assim, começa com uma pincelada sobre cada filha (com a indicação de cada livro que consta a história toda), para enfim, falar sobre seu dicionário.

Cada letra do alfabeto (menos K,Y e W, diga-se de passagem) tem pelo menos uma palavra ou expressão em que Mamãe Walsh conta uma história, como nos capítulos "B de Bublé" (em referência ao cantor Michael Bublé, de quem é fã) e "F de Ferrem-se Todos" (em que ela diz que é gostoso falar 'vão se ferrar', porque ferrar é diferente daquela outra palavra que começa com F).

Por ser um spin-off, é claro que vai rolar um ou outro spoiler de algum dos livros, mas a leitura é tão rápida (o livro tem 159 páginas), que você se diverte e até esquece que não leu todos (o que é meu caso, pois só li o primeiro. E caso tenha lido todos, vai relembrar de todas e cada uma delas (eu sou #teamAnna).

Pelo menos dessa vez a Bertrand Brasil não cometeu erros de revisão. A capa é uma clara referência à série e a identidade visual não deixa mentir - aliás, adoro as capas dedicadas aos livros da Marian, são tão fofas... Vou deixar os seis livros (de 12 publicados pela BB em território brasileiro) da série, para que vocês possam se localizar - a ordem é da esquerda pra direita.

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/11/resenha-mamae-walsh-pequeno-dicionario.html

Taís 16/11/2016

Mamãe Walsh melhor pessoa
A forma de dicionário foi bem legal, e o livro curto foi bom pra quebrar a sequência de livros longos das filhas. Amei a forma que a Mamãe Walsh descreve as situações e o bom humor, sem contar é claro da relação dela com as expressões usadas pela filha. A melhor e mais engraçada foi a letra V. Mas o livro me deixou com a vontade de ter a versão do Sr Walsh.

Flávia Lira 10/12/2016

Esperava mais.
Não foi o que esperava a mamãe merexia uma historia só dela.

Dâmares Dias 28/12/2016

Mamãe Walsh: Pequeno dicionário da Família Walsh - Marian Keyes
Esse é mais um dos livros de uma das minhas autoras preferidas: Marian Keyes...
Para quem não conhece a autora do sucesso "Melancia", preciso dizer inicialmente que alguns dos seus livros baseiam-se na vida de cada uma das 5 filhas da Mamãe Walsh, são eles: Melancia, Férias, Los Angeles, Tem alguém aí? e Chá de Sumiço (numa próxima oportunidade resenharemos esses)...
Outros livros, como por exemplo, "A mulher que roubou a minha vida", baseiam-se em outros personagens, alheios a família Walsh.
Quem já leu as histórias de Claire (Melancia), Rachel (Férias), Maggie (Los Angeles), Anna (Tem alguém aí?) e Helen (Chá de Sumiço) está familiarizado com a divertidíssima Mamãe Walsh...
Por isso eu indicaria a leitura desse livro para quem já leu um dos cinco acima... Caso você não tenha lido nenhuma história da família Walsh, pode ficar meio perdido com os "casos" que são lembrados aqui, e que fazem parte dos livros anteriores, só que aqui narrados sob o ponto de vista da matriarca da família.
O livro é pequeno, tem 160 páginas, e como a narrativa é meio que na forma de um dicionário, a leitura é super rápida.
E aqui vai uma curiosidade que descobri e gostaria de compartilhar com vocês... Na resenha anterior do livro "A mulher que roubou a minha vida" eu disse que a Marian Keyes era uma autora do que chamo de "dramas femininos" (de um jeito divertido)...
Agora eu sei que esse estilo tem um nome "Chick lit" (me desculpem se pra vocês não for novidade e eu for a única desinformada que não sabia disso kkkk)...
A definição abaixo foi retirada da Wikipédia:
"Chick lit é um gênero de ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa".
"A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno.A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio".

Enfim, foi bom descobrir o nome desse tipo de livro que é o meu preferido...
Conclusão: super recomendo "Mamãe Walsh: Pequeno dicionário da família Walsh, e muitos outros "Chick lits" virão... :)

site: lifalei.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6