Um Gay Suicida em Shangri-la

Um Gay Suicida em Shangri-la Enrique Coimbra

Resenhas - Um Gay Suicida em Shangri-la

Surrender_Nih 08/10/2021

Somos Todos Estrelas
Comecei essa leitura sem compromisso nenhum. Eu não tinha muita coisa na minha lista e, apesar da chegada do Enem, queria algo para me distrair. Eu até mesmo me impressionei!

Essa é uma leitura agridoce, assim como a vida é um tanto agridoce com a gente. É marcante as passagens tristes e dolorosas e, ao mesmo tempo, esse novo aprendizado do protagonista que está recomeçando e procurando por algo verdadeiro.

Esse livro tem a proposta de ser curto mesmo, não dá para esperar muito aprofundamento. Entretanto, acho que podía ter aprofundado um pouquinho mais nos outros personagens. Acho que a parte "romântica" em si também foi bem rápida, apesar de eu não entender tanto de relacionamentos.

O final mesmo é doloroso, soltei algumas lágrimas inclusive (o que não tem sido muito difícil ultimamente) e senti aquele aperto no peito com a carta.

E o fim mesmo, de fato, também seguiu essa premissa agridoce. Acho que o principal nesse livro foi trazer um lado realista, não havia como ter um grande final feliz, a vida simplesmente não é assim. Os finais felizes são em sua própria maneira, com detalhes desgostosos mas que relevamos em um cenário completo que é, em sua grande maioria, feliz.

. Quotes:

- "Nunca gostei de ?pareceres?. Ou conhecia ou não conhecia, ou tinha ou
não tinha."

- "Somos estrelas. A analogia mais fiel à existência humana é a de que somos
estrelas. Quando chega nossa hora, quando precisamos morrer, implodimos
nossa massa e nos tornamos buracos negros. Sugamos toda luz."
Gustavo 02/12/2021minha estante
agora que eu vi a tua resenha, amiga. Realmente.
Dor, dor, dor e dor.
e ainda tem a quote das estrelas, minha favorita também.

Surrender_Nih 03/12/2021minha estante
Obrigada por me indicar esse livro amg! Foi um dos meus caminhos de escape desse ano doido. O quote das estrelas é tão profundo, não podia faltar

Ju 25/09/2021

Me surpreendeu
Não esperava muito do livro, mais ele foi bem bacana, porém acho q o autor estava com preguiça de descrever melhor os acontecimentos.

Vinícius 24/10/2014

Vale a pena ler
Gostei bastante do livro. Tem uma narrativa que te prende legal.
Não é aquele texto água com açúcar; trata de aspectos da vida humana bem construídos.
Vai ficando interessante, pois mostra nossas expectativas, frustrações, vontade de mudanças, de querer ser uma pessoas melhor; assim como a forma infantil com a qual lidamos com coisas da vida ou até mesmo com drama demais.
Não tem como não se identificar em alguns momentos. Enfim, é um livro de leitura rápida, mas que vale a pena ler e, depois de um tempinho, reler rs.

Alisu 20/02/2020

Doce
Uma historinha bem curtinha, mas que aquece seu coração, impossível não se apegar aos personagens e sentir o destino de cada um.

estantesecreta 20/06/2021

Amei!
Uma leitura super tranquila e gostosa! É uma história contada sem filtros, cheia de choques de realidade, lições de amadurecimento, é muito bom acompanhar a evolução do Eduardo, sua superação, suas novas prioridades de vida e seu recomeço! Eu me apaixonei pelo Guilherme! Chegou em um momento de vulnerabilidade na vida do Eduardo e deixou o coração do leitor quentinho, com aquele jeito protetor, carinhoso e que adora abraçar forte e juntar todos os pedacinhos quebrados de Edu. Queria muito um segundo livro sobre a nova vida de Edu.

Gigi 11/01/2022

O Mundo Congela Quando Você Se Mata
O nome do livro me chamou atenção, me despertou uma curiosidade também. No começo não me senti presa a história, senti até vontade de abandonar a leitura, mas depois que peguei o ritmo bom não consegui mais parar de ler. Me surpreendi no final e ainda estou digerindo tudo que aconteceu.
A história se desenvolve a volta de Eduardo, e sobrevivente a tentativa de suicídio que decide fugir na casa dos pais para morar no interior numa cidade chamada estrelas. lá ele aluga uma kitnet consegue um emprego no mercado local, os dias passam e ele acaba conhecendo as pessoas daquela cidade e faz alguns amigos, enquanto reflete como era sua vida outrora vazia mesmo rodeada de amigos, e agora tão cheia e importante na sua própria companhia.
Embora aborde um assunto sério o enredo não é pesado, o autor conseguiu conciliar e estruturar muito bem os temas abordados no livro e ainda adicionando momentos engraçados.

TW: O livro aborda temas como a depressão, suicídio, homofobia e hetcomp.

Quotes:
"É tanto eco no meu vazio que o desespero transborda"

"É tão simples na minha cabeça... Como pode deixar tanto tempo apenas passar? Sobrevivendo? Como a gente se engana e desperdice oportunidades por medo de nos assumimos para nós mesmos? Temos medo de nos identificarmos à parte da massa que segue o mar de gente, medo da rejeição de quem pouco se importa. Perdemos momentos maravilhosos como esse, que saciam. Que somam."

"Me quebro, me obrigo a chorar, nem que por cinco minutos. Porque esconder medos de mim me matou uma vez. Quando voltei à vida, prometi que morreria por qualquer coisa: uma bala perdida, um motorista sonolento ao volante, overdose de milk-shake extradoce ou um pedaço de Krypton caindo incandescente do céu; mas nunca, jamais, morreria por escolha própria de novo."

"O mundo congela quando você se mata."

Vini87 16/06/2020

Uaaal....
Forte e pesado, mas ao mesmo tempo lindo, com momentos bem humorados, românticos, fofos e cheios de descontrução.

Gigi 11/01/2022minha estante
eu me senti assim também

Lucas 03/06/2022minha estante
E a vida não é assim? rs

Fábbio (@omeninoquele) 18/12/2016

Eduardo & Guilherme

Eduardo é um jovem rapaz homossexual que a um certo momento de sua vida, resolve tentar suicídio, por achar que sua vida não era boa.

Ele estava cansado das hipocrisias, da vida de plástico que levava, dos pais que fingiam estar bem com a sua sexualidade, mais que no fundo não estavam, dos desconhecidos amigos e do namorado que se dizia gay mais que também não se aceitava como homossexual.

Eduardo tentou então o suicídio, tomando vinte pílulas de Gardenal com vodca. Passou três dias apagado e acordou diferente. A partir daí sua vida muda e ele sempre diz que morreu e que agora está tendo uma nova chance pra viver de verdade.

Ele muda-se de São Paulo e vai morar num interiorzinho chamado Estrela, onde arruma trabalho num supermecado de mesmo nome, faz novas amizades e segue adiante.

Numa festa, ele conhece Guilherme que é apresentado por seu amigo Cassiano, e no começo nem queria saber de rolos, mais acaba se envolvendo com o rapaz. Em Estrela, Eduardo parece ter tudo o que não tinha em São Paulo.

Então o passado resolve fazer uma visita, Douglas, seu ex namorado aparece na cidadezinha querendo-o levar de volta a São Paulo sob a desculpa que os pais de Eduardo sentiam falta e que também ele o amava e esperava ter uma segunda chance, claro que essa visita inesperada vai causar muitas confusões né? Rsrs

Gosto das referências que o autor, que é brasileiro faz a série Glee.

Fiquei emocionado, porque no fim tem uma morte, mais fiquei feliz porque Eduardo e Guilherme terminaram felizes e juntos.

Vale a pena ler

site: https://www.instagram.com/p/BOItTUsAxHQ/?taken-by=omeninoquele
Isa - @livros_em_mente 18/12/2016minha estante
Que resenha linda Fábbio, parabéns ??

Fábbio (@omeninoquele) 28/12/2016minha estante
Obrigado Isa!

about_rodrigo 30/05/2017minha estante
Só podia ter evitado o spoiler sobre os dois, eu terminei ontem o livro e, se tivesse vindo ler as resenhas antes, iria ficar bastante decepcionado...

Paulo César 16/01/2022

Um talvez
Ainda estou pensando sobre a história e na realidade que ele traz.
Talvez você se identifique com Eduardo
Talvez você se identifique com o Douglas
Talvez você se identifique com Cassiano, ou até mesmo com o Guilherme.
Mas só talvez você entenda ou não, e julgue as atitudes de Eduardo...

O livro começa de uma forma previsível, até que ele se torna algo mais sério do que realmente aparenta... O título diz sobre isso, mas a história é narrada de um jeito leve que te faz esquecer esse nome.

Vejo em Eduardo a coragem que ele sempre teve e que sempre teve medo de usá-la, mas que precisou "morrer" para arriscar toda sua vida.
Vejo em Douglas o medo de ser quem é.
Vejo em Guilherme o amor e o carinho que todos merecem ter de alguém próximo independente de quem for.
Vejo em Cassiano a pessoa que se cala e se esconde para poder trazer a vista o melhor das pessoas, de trazer a felicidade que elas perderam.
Eu vi na Stéfany a felicidade de ser quem é, sem medo.
Eu vi no Ju o pavor de estar sozinho sem um amor, mesmo cercado de gente.

E tenho minhas dúvidas se o livro é sobre Eduardo, o narrador e personagem principal, ou sobre Cassiano "o pilar" de Eduardo.

Mas talvez, só talvez seja um bilhete para que você entenda que, você não precisa morrer para ter a coragem de mudar e viver a pessoa que você é!

Kiva 02/02/2018

O outro lado
Este livro tem um ponto de vista muito interessante, porque ao invés de cometer suicídio a pessoa pode simplesmente largar tudo e começar um nova vida. Uma página em branco. É um livro com uma grande mensagem de esperança e de recomeços. Recomendo!

guslz 03/11/2023

O livro aborta muito bem os sentimentos do protagonista mas acho que alguns temas que são necessários uma abertura maior ele deixou muito raso que fez parecer com que as relações que o protagonista criou muito rasas também. Também achei o protagonista bastante insensível e egoísta em algumas partes do livro kk.

Yago.Gecy 27/12/2017

Simplismente perfeito
Um livro curto, mas com uma história tocante, que nos faz levar uma lição de moral para o resto da nossa vida, é uma bússola que mostra o tanto que amar não é errado, que todas as formas de amar são válidas e que mesmo que você não entenda, tem que se livrar dos preconceitos e viver a vida.
O livro também mostra como devemos tentar enxergar as pessoas pelo interior, dessa maneira saber quando amigos ou conhecidos vão precisar de uma palavra de consolo.
É um livro que todos deveriam dar uma chance, vale a pena.

Pedro Schabarum 30/03/2020

Um gay suicida em Shangri-la
Após uma tentativa de suicídio frustrada, Eduardo foge de São Paulo em busca de um recomeço.