Trágico e cômico

Trágico e cômico Diogo Salles

Resenhas - Trágico e cômico

Marcos Pinto 04/10/2014

Charges que fazem pensar
Trágico e Cômico Os Protestos em Charges é um livro muito diferente do que muitos estão acostumados. Não há uma narração contínua, apesar de haver muitos personagens indigestos como Maluf, Dilma, Serra, Aécio, Sarney, José Roberto Arruda e outros. O enredo? Toda a patifaria que acontece no Brasil e que levou ao acontecimento dos protestos recentes.

Trágico e Cômico é um livro que faz pensar. O autor é astuto e questionador, tenta colocar tudo e todos em xeque. O objetivo dele, claramente, não é te convencer, mas abrir a sua mente, te deixar esperto. Ele tenta mostrar que temos de ser desconfiados, pois não existem boas ações no Brasil. Tudo tem um motivo e um propósito, normalmente macabro, até mesmo os protestos.

O assunto geral do livro é política, mas se você está pensando naquela lengalenga chata, cheia de velhas múmias e palavras difíceis, você está muito enganado. Diogo Salles traz esse tema com uma realização linguística bem acessível. As charges são incríveis e explícitas. E caso você não conheça o corrupto da vez, no Brasil são tantos o autor ainda deixa uma legenda para você.

Para entendermos o Brasil de hoje, é preciso lembrar do Brasil de ontem. Segundo Ivan Lessa, a cada 15 anos o brasileiro esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos. É em momentos de grande indignação que surgem os salvadores da pátria, se aproveitando do nosso analfabetismo político e capturando nas urnas esse nosso desejo quase mórbido de querer resolver tudo da noite para o dia (p. 34).

Claramente o livro é apartidário, pois o autor atira em tudo e todos. Direita, esquerda, centro, perdidos, partidos de aluguel: todos são alvos, indistintamente. Mas, claro, PT, PSDB, PMDB e DEM recebem um espaço especial no livro, uma espécie de zona livre de tiro, afinal, eles são os partidos mais influentes do país, e também os mais corruptos.

O livro foi uma das minhas melhores leituras não literárias do ano, juntamente com O que é ideologia, da Marilena Chauí. Foi uma leitura esclarecedora e que me fez ver vários pontos e figuras políticas sobre outros aspectos. Para um ano eleitoral, esse livro se torna quase obrigatório. Afinal, nossa escolha em outubro influenciará diretamente o país pelos próximos quatro anos e, indiretamente, por muitos outros.

Apesar de ser um livro curto, apenas 72 páginas, o conteúdo vale muito mais do que centenas de páginas de outros livros lançadas por aí. O livro coloca uma interrogação das grandes na sua mente. E, claro, tudo que te faz pensar, questionar e duvidar, certamente é bem aceito. Afinal, já dizia o poeta que o importante é a pergunta certa e não a resposta.

Acompanhar a extrema esquerda em eleições é sempre diversão garantida. Se no legislativo eles são até úteis, ao fiscalizar e constranger o governo (coisa que a oposição não faz), para cargos no executivo, essas figuras conduziriam o país ao século XIX. Em pleno século XXI, não bastasse o fato de que ainda tenha gente que leve o socialismo a sério, essa meia dúzia de gatos pingados não consegue nem ao menos se unir em torno de uma única candidatura. Cada um ali parece ter o seu projeto de poder totalitário (p. 44).

Se o conteúdo em si é excelente, o livro também é um show na parte física e visual. Quanto à qualidade das charges, isso é inquestionável; Diogo Salles mostra que possui um talento incrível. Além disso, o livro é um pouco maior que uma revista e ainda tem páginas mais grossas do que elas. Como é totalmente colorido e ilustrado, a leitura fica ainda mais gostosa.

Indico esse livro para todos os que gostam e que não gostam de política, para todos que desejam ver as coisas por outro ângulo e enxergar o mundo fora da caixinha. Certamente a obra vale o investimento.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-tragico-e-comico-os-protestos.html