Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia

Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia Kenneth C. Davis

Resenhas - Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia

Hugo.Romano 09/09/2020

Bem informativo
Livro muito interessante e com uma escrita fácil de se encarar. Muita informação legal sobre os mitos dos povos desse mundo.
Bastante curioso o fato de que as mitologias de diversos povos são tão parecidas em vários aspectos.

Blog Metamorfose 29/07/2015

Resenha Crítica: Tudo o que precisamos saber, mas nunca aprendemos sobre mitologia!
Tudo o que precisamos saber mas nunca aprendemos sobre mitologia é um livro surpreendente, pois qualquer um que vê um livro com tal título e quantia de páginas julga logo de cara que o livro é enfadonho, um monólogo ou até mesmo aquelas 'aulas chatas que já fomos obrigados a assisti-las quando estávamos no colégio', mas quem vê cara não vê coração! Ops... Digo, 'quem vê a quantia de páginas não vê conteúdo! Você pode pensar que eu sou o tipo de pessoa que exagera ao falar, mas posso lhe falar que não, pois onde ia e levava meu 'pequeno grandioso livro' escutei piadinhas sobre o tamanho do livro e também vi muita cara de espanto, mas mal sabiam estas pessoas que ler este livro para mim não era medida de esforço, cansativo ou obrigação e sim o prazer pela leitura e conteúdo ali presente.

Aprendi sobre muitos assuntos de forma tão agradável e com uma narrativa admirável, que terminei o livro sem nem notar! Eu sempre amei mitologia, mas normalmente o estudo dos mitos são limitados aos mitos gregos e romanos e eu sempre tive muita curiosidade de ler sobre os demais, mas também tinha receio de ler aqueles textos extremamente extensos e no final quase não absorver as informações, não encontrar assimilações com o presente ou não conseguir me envolver com a história... E foi então que finalmente encontrei o que procurava, encontrei este livro maravilhoso, muito bem narrado, cheio de humor, entretenimento e muito, mas muito mesmo, conhecimento!

A leitura é rápida e flui naturalmente devido as assimilações que o autor nos proporciona, quem poderia captar tantos detalhes mitológicos presentes em nossos filmes, HQs, heróis da marvel e DC Comics, então imagina associar filmes e histórias da Disney, pois é isso mesmo que conseguimos assimilar junto ao autor, mas o livro não conta só com assimilações ele vai além, ele envolve vários povos, tempos cronológicos, pensamentos da psicologia, filosofia, religião e ciência, enquanto aponta um passado histórico e geográfico, mas sempre de maneira descontraída, humorada e uma maneira que nos envolve do começo ao fim...

Se você é fã de HARRY POTTER, STAR WARS ou MATRIX irá se interessar neste trecho que separei como 'demonstração' da grandiosidade desse livro

"Todos esses filmes foram inspirados em temas míticos e a maioria inclui referências miíticas muito específicas. (Na trilogia Matrix, por exemplo, os nomes Morpheus, Niobe e Oráculo foram diretamente retirados de personagens da mitologia grega.) Talvez não seja nenhuma coincidência que alguns deles constem na lista dos filmes mais lucrativos no mundo. Acrescente ainda o extraordinário fenômeno Harry Potter - outro passeio pela jornada mítica de um menino comum que aprende a voar e tem poderes mágicos, tal qual Luke Skywalker, de Guerra nas Estrelas, e Neo, de Matrix - terá mais um indício de que ainda amamos os mitos".

"Até hell, palavra do inglês para "inferno", vem de Hela, deusa da mitologia nórdica[...]".

Bem eu poderia citar mais de 100 trechos do livro a vocês, pois eu destaquei muitos, mas prefiro deixar vocês com estes e com minha promessa de que irão se apaixonar perdidamente por mitologia e vários outros assuntos envolvidos no livro. Já indiquei este livro a vários amigos e colegas, um deles já está lendo e admirando a leitura assim como eu admirei e tenho certeza que vocês também irão admirar.
Indico este livro a todos, especialmente aos que são curiosos e amantes da mitologia assim como eu!

BOA MITOLOGIA A VOCÊ!!!!

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/06/resenha-critica-tudo-o-que-precisamos.html

Bárbara_22 28/08/2022

No começo eu achava que iria tratar somente de mitologia tipo só falar de deuses, mas ele também fala muito de história e deixa mais fácil de entender a cultura desses povos

Luiza.Thereza 05/10/2015

Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia
Até um tempo atrás, eu não tinha o costume de prestar atenção nas introduções dos livros que eu lia (a bem da verdade, a maioria nem tinha isso). Mas em algum momento da minha vida como leitora, isso mudou. Neste livro, a introdução é feita pelo próprio autor: um nerd que, quase como eu, foi fascinado pelos mitos desde criança, e que, muito diferente de mim, levou essa curiosidade a um nível que o levou a fazer um livro de 728 páginas sobre o assunto.

O primeiro capítulo de Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia, é dedicado a explicar alguns pontos sobre os mitos, tais como o que são, diferenças entre as nomenclaturas que conhecemos (mito, lenda, fábula e etc.) e outros assuntos mais introdutórios.

A partir do capítulo dois, o autor entra na parte dos mitos propriamente ditos, indo da mitologia mais conhecida (a do Egito) até as que foram (e que estão sendo) mais recentemente estudadas (América e Ilhas do Pacífico).

De uma maneira geral, Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia é um livro incrível. A quantidade de histórias reunidas é enorme e muitas delas (tipo, muitas mesmo) foram novidades.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/06/tudo-o-que-precisamos-saber-mas-nunca-aprendemos-sobre-mitologia-kenneth-c-davis.html

Will 11/03/2020

Sublime! Até a terra ser renovada por um novo dilúvio.
Eu nunca, jamais imaginaria que eu aprenderia tanto sobre história enquanto lia sobre mitologia. Enganadamente pensando que seria um simples compilado de mitos, Kenneth Davis me surpreendeu com um apanhado de historia e cultura das grandes civilizaç?es mundo afora e das relaç?es que os antiquissimos impérios e reinos mantinham entre si.
Acredito que se a história fosse ensinada da mesma forma que esse livro foi escrito, seria mais divertida e interessante de se aprender, uma vez que seria palpável ver como as diferentes culturas e políticas impactavam umas nas outras.
Simplesmente magistral!

Carlinhos.Braneva 04/05/2018

Uma bússola do tempo
Esse livro possui uma linguagem simples sem abandonar a historicidade, nos aproxima dos fatos que moldaram as sociedades que existem hoje. A compreensão do passado que lança luz no presente, o autor faz esse paralelo o tempo todo durante o livro o que no meu entendimento tornou mais fácil e digerível toda a leitura até o fim. Gostoso de se ler, passei pelas páginas sem sentir, chegando ao final de forma saudável sem dores de cabeça. Recomendo para estudantes em geral e também para os leitores curiosos; essa leitura me agregou muita coisa nova. Nota 5, porque vale.

biz 06/01/2019

Diferente da maioria dos livros sobre mitologia, esse abarca um pouco mais das culturas menos conhecidas. Entretanto ainda dá muito mais importância para as mitologias já tão discutidas e difundidas. Mas ainda é uma leitura válida, principalmente para abrir a cabeça sobre as tradições doundo e aprender a valorizá-las igualmente.