Sete anos

Sete anos Fernanda Torres

Resenhas - Sete Anos

Janine Maribondo 22/02/2024

Opiniões de Fernanda
Ao contrário de "Fim", em Sete Anos Fernanda Torres se coloca em suas opiniões publicadas nas suas colunas na Folha de São Paulo e na Piauí.

Com textos muito mais políticos do que poéticos, a autora desvenda seu lado analítico embebido em suas experiências no mundo.

O livro é muito mais pessoal que seu romance de estréia, apesar de nada falar sobre sua trajetória de vida. A atriz, mãe, escritora, comenta fatos do mundo pelos seus olhos e destaca pontos de reflexão sobre os acontecimentos universais, nacionais e locais.Textos jornalísticos, por assim dizer.

Confesso sentir um pouco de angústia ao lembrar de quem eu era, o que fazia e o que pensava há 10 anos atrás (época de publicação de grande parte dos textos do livro). Da mesma forma, o livro me faz relembrar, com certo desgosto, de todos os acontecimentos retratados e como foram divulgados pela grande mídia. Dá raiva.

joaoggur 21/12/2023

Entre tapas & Fernanda?s
Fernanda Torres já é consagrada como atriz, tendo uma carreira consolidada. Temos, neste volume, um compilado de suas cronicas publicadas no Folha de S. Paulo e outros jornais.

A atriz, como autora, desponta falando sobre sua própria profissão; é uma exímia conhecedora das artes cênicas e, tendo testemunhado muitos movimentos na dramaturgia brasileira, é uma real enciclopédia artística. Seus comentários sobre cinema, sobre o teatro europeu e outros meios extremamente nichados são um prato cheio para amantes do tema.

Quando as crônicas vão para assuntos mais mundanos e/ou não ligados ao meio artístico, Fernanda apresenta um certo despreparo ao lidar com tais temas; impossível não notar a superficialidade dos artigos em relação a política e/ou esportes. A oscilação é normal em um volume como este, mas é uma certa degustação de quais assuntos encaixam/não encaixam em suas canetadas.

Interessante.

cacautoledo 11/09/2023

Top
Uma leitura muito boa e envolvente em que a autora te oferece e muito bem escrita. Amei demais e recomendo

Ramon 04/07/2023

Eita como ela arrasa.
Eu cometi o erro de ler esse livro de uma vez só. Acho que é o tipo de livro pra ler devagar, intercalando. Mas é bom, gosto das histórias e da escrita da Fernanda. Sou fã.

Lud 14/05/2023

Gostei muito da escrita da Fernanda Torres. Eu, particularmente, gosto bastante de crônicas e acho que essas reflexões do cotidiano nos trazem para mais perto da autora. Me identifiquei com vários pensamentos dela. Foi uma leitura leve e prazerosa.

Ellen Rayane 23/04/2023

Que delícia essas crônicas...
Eu amo esse gênero, amo que ela trás tanto dos seus sentimentos e da sua vida pessoal.
Uma das minhas autoras brasileiras favoritas
Amei descobrir um pouco do seu olhar da vida nesse livro

Charleees 28/03/2023

SETE ANOS - Fernanda Torres

Crônicas é um dos "gêneros"? literários que mais gosto, isso se deve muito a Clarice Lispector que não escrevia crônicas, aliás, como ela mesmo disse "não entra em gênero, gênero não a importava mais". Em Sete Anos vemos a mesma Fernanda de FIM e A GLÓRIA E SEU CORTEJO DE HORRORES, com a escrita afiada, inteligente, sarcástica, mas dessa vez um tanto real dosada de ficção, talvez.

Fernanda se debruça em histórias de sua mãe, Fernanda Montenegro, de seu pai, Fernando Torres misturado a realidade de seus dias, a política, O PT, a Dilma, lembra de histórias de Dercy Gonçalves, Jorge Dória e João Ubaldo Ribeiro as lembranças de sua infância e do período de ditadura militar que o país enfrentava à época. Fernanda como diz Antonio Prata na orelha do livro é tão boa atriz quanto escritora, Deus foi generoso ao lhe aspergir talentos, ela fala de tudo um pouco e um pouco de tudo, mas é quando trata de teatro, de cinema e atuação que seus textos mais prendem a minha atenção.

Ela diz que as letras tem feito grande companhia a ela, e a mim também Fernanda. Continue nos brindando com seus escritos por muito tempo.

As artes em geral me chamam e me hipnotizam, estar em contato com a arte é essencial para minha existência para o ser que eu sou e galgo a ser, livros, textos como o da Fernanda são um momento de suspensão da vida (cruel) e real.
Viva Fernanda!

* Resenha editada em Novembro de 2019

Sophia Estrela 11/07/2022

esse livro me cheira a educação de qualidade. cada crônica Fernanda me cita 10 obras, 5 filmes, 15 nomes ilustres, correlacionando cinema, história e política. acho que eu preciso de vários pontos a mais no meu QI pra ao menos tentar compreender essa mulher. sou suspeita pra falar, muito fã.

Gabi 02/04/2022

Memórias
Gosto muito dos livros da Fernanda Torres. Os li todos fora de ordem: primeiro o terceiro, depois o primeiro, e agora o segundo! Sete anos, um livro de crônicas publicadas ao longo de vários anos, é completamente diferente dos outros. São textos que abordam diversos assuntos, de arte a política, mas o que mais me tocou foi o toque pessoal, sobretudo nas duas coletâneas finais. Um livro divertido, pessoal e incisivo.

Iara.Borges 13/02/2022

Livro muito bom. Com ótimas crônicas sobre vários assuntos. Especialmente as que falam sobre o falecido pai da autora me deixaram bem comovida. Vale a pena a leitura leitura, apesar de não ser nada super empolgante.

Camila.Nunes 09/02/2022

Mediano
A Fernanda escreve muito bem. Gosto muito dela como atriz e a considero muito bem humorada e divertida em suas entrevistas. Primeiro livro que leio dela. No entanto, achei algumas opiniões muito elitistas e isso me incomodou bastante durante a leitura.

Lauriza Maurício 14/06/2021

E tome histórias, que viagem ao tempo, pelo tempo, por fatos, por impressões.
É o terceiro livro que leio, terceiro livro que me apaixono.
Recomendadíssimo.

Patrick 08/10/2020

O livro reúne artigos que Fernanda escreveu para o jornal Piauí e folha do povo, em seus artigos é tratado sobre política, arte, cinema e escritos pessoais, dentre estes um que aborda a morte de seu pai.....

Fe 10/03/2019

SPOILERS NAS CRÔNICAS
Fernanda escreve muito bem, porém, no meio de suas crônicas, há spoilers de livros, filmes e peças de teatro, o que pra mim, é um pouco de falta de consideração com quem a lê e ainda não teve acesso as obras citadas.