Música na Noite

Música na Noite Aldous Huxley

Resenhas - Música na Noite

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Música na Noite e outros Ensaios" é uma coletânea de ensaios escritos pelo renomado escritor e filósofo britânico Aldous Huxley, publicado pela editora L&PM em 2014. A obra reúne diversos ensaios escritos pelo autor ao longo de sua vida, abordando temas que vão desde a música e a literatura até questões políticas e filosóficas.

A obra é dividida em seis partes. Na primeira parte, "Ensaios sobre música", Huxley apresenta ensaios sobre a música como uma forma de arte e como ela pode afetar as emoções e a experiência humana. Huxley discute a importância da música na vida das pessoas e aborda o papel da música em diversas culturas ao redor do mundo.

Na segunda parte, "Ensaios sobre literatura", Huxley discute diversos aspectos da literatura, como a função do escritor na sociedade, a relação entre a arte e a vida, e a importância da literatura na formação da identidade cultural de um povo.

Na terceira parte, "Ensaios sobre política e sociedade", Huxley aborda questões políticas e sociais, como o papel do estado na sociedade, a relação entre indivíduo e comunidade, e a possibilidade de uma sociedade mais justa e igualitária.

Na quarta parte, "Ensaios sobre psicologia e filosofia", Huxley discute temas relacionados à psicologia e à filosofia, como a natureza da consciência, a relação entre corpo e mente, e a busca por uma compreensão mais profunda da realidade.

Na quinta parte, "Ensaios sobre religião", Huxley aborda questões relacionadas à religião, como a busca pela transcendência, a relação entre religião e ciência, e a importância da espiritualidade na vida humana.

Por fim, na sexta parte, "Ensaios sobre viagens", Huxley compartilha suas experiências de viagem, discutindo questões culturais e políticas dos lugares que visitou, bem como suas impressões pessoais sobre as diferentes culturas que conheceu.

No geral, "Música na Noite e outros Ensaios" é uma obra rica e diversa, que apresenta uma ampla variedade de temas e reflexões de um dos mais importantes escritores e pensadores do século XX. Huxley apresenta suas ideias de forma clara e acessível, tornando a obra interessante para leitores de diferentes áreas do conhecimento.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

José Cláudio 05/06/2021

Uma ótima coletânea de ensaios do escritor de Contraponto, sobre diversos assuntos relacionados com arte, religiosidade e sociedade. Recomendado.

Elizandra 23/05/2017

Aldous mais uma vez me surpreende nestes ensaios, onde ele demonstra grande sensibilidade e filosofia profunda acerca de alguns fatos. Há trechos que gostei muito como o da "A arte e o Obvio: É óbvio que, em grande medida, a felicidade depende da
pessoa e não de circunstâncias externas". E ainda mais quando ele refere-se ao público alvo da arte "O público demanda uma garantia
constantemente repetida quanto à validade dessas grandes verdades óbvias. E os
fornecedores de arte popular fazem o que lhes é solicitado. Eles afirmam as
grandes, óbvias e imutáveis verdades da natureza humana – mas afirmam-nas,
infelizmente, na maioria dos casos, com uma incompetência enfática que, para o
leitor sensível, torna suas afirmações extremamente desagradáveis e até mesmo
dolorosas." "numa série de close-ups comoventes, numa lírica pós-wilcoxiana ou numa página de prosa de revista de histórias, os sensíveis só poderão estremecer e desviar seus rostos, corando com uma espécie de vergonha vicária por toda a humanidade."
E diz coisas de forma direta doa a quem doer.