Sandman: Noites sem Fim

Neil Gaiman
Milo Manara

Resenhas - Sandman: Noites Sem Fim

Fimbrethil Call 23/07/2015

Bom livros, com sete histórias, uma para cada perpétuo.

Will 14/04/2015

o livro é incrível, na verdade a hq, é uma história incrível, que retrata a história dos perpétuos, irmãos do sandman e da morte, a obra tem sete capítulos e cada capítulo, é dedicada a um deles, livro incrível, arte foda.

Beatriz Almeida 29/01/2009

ilustrações ruins.

Alex.. 23/08/2009

Sandman é sempre ótimo, e Neil Gaiman é um excelente escritor. É preciso um bom nível de abstração para absorver as estórias contadas, mas vale a leitura. Os desenhos são um tanto obscuros, dependendo do artista que ilustra cada estória. Quadrinho adulto, muito bem acabado. De colecionador!

fellipe! 28/04/2010

"Livro dos Sonhos"
Uma Obra- Prima sem igual, muito bem feita. Tão bem escrita quanto ilustrada. Gaiman conseguiu reunir um grupo de ilustradores fabulosos para essa que pode ser sua "Magnum Opus".

Menção Honrosa aos contos de "Desejo, "Delírio" e do "Sonho". Ilustradas brilhantemente por Milo Manara( Gênio),Miguelanxo Prado e Bill Sienkiewicz, respectivamente.

Maria 03/04/2024

Todos nós sonhamos o sonhar
Sandman é minha hq preferida, e após terminar as edições clássicas, descobri essa edição com 7 contos para se conhecer melhor os perpétuos, e sabe recomendo muito a leitura dela pra quem quer entender um pouco mais sobre o universo de Sonho.
Aqui a essência de cada um é contemplada em histórias e vemos na narrativa como eles influenciam na experiência da vida como um todo.
Sandaman é uma obra muito linda e recomendo a todos, e mesmo que você não tenha interesse na leitura de tudo sobre, se gostou da série e quer conhecer mais sobre os perpétuos, vale a pena!

HARRY BOSCH 19/01/2015

Realismo Mágico
Realmente até Borges ficaria impressionado com Neil Gaiman e sua arte......

Rascunho com Café 10/02/2015

Meu primeiro contato com a literatura de Neil Gaiman
Apesar de já conhecer a figura de Neil Gaiman, presentear pessoas queridas com seus livros, ter lido várias entrevistas, assistir filmes baseados em suas obras e segui-lo no twitter (rs) eu nunca tinha lido nada do Neil Gaiman. Até então eu o admirava muito como pessoa, especialmente porque sou muito fã do Stephen King e eles são amigos (sou dessas). Por ter outros livros na fila e a série do Sandman, que eu mais tinha e tenho curiosidade de ler, sempre estar com o preço nas alturas (deve ser por isso que ele e o King são amigos, porque olha, pense num outro autor mercenário, mas juro que compensa), nunca tive a oportunidade de ler nada dele.

Mas, por um milagre, ganhei de presente a história em quadrinho “Sandman - Noites sem Fim”, que já adianto pra vocês, é uma obra prima. Com o texto de Neil Gaiman, a quadrinho dá ao leitor a chance de conhecer os Perpértuos, sete irmãos (Sonho, Morte, Desejo, Destino, Destruição, Desespero e Delirium), protagonistas da série Sandman, que Gaiman, em seu prefácio, introduz como não deuses.

“Vale ter em mente que os Perpétuos não são deuses. Pois deuses deixam de existir quando as pessoas deixam de acreditar neles; mas enquanto existir gente para viver, sonhar e destruir, para desejar ou se desesperar ou maravilhar ou perder a cabeça, para viver a vida e afetar uns aos outros, os Perpétuos estarão lá.”

O texto de Gaiman é impecável e cheio de enigmas, em vários momentos durante a leitura me vi refletindo sobre temas como a loucura, crueldade, inveja, luxúria, egoísmo e vários outros temas que normalmente não paramos para refletir, e acredito que essa seja a ideia principal por trás de cada Perpétuo: refletir sobre o que torna o ser humano em humano, tanto seu lado positivo, como negativo.

Gaiman convidou sete grandes artistas plásticos para se encarregarem de cada capítulo, foram eles: Craig Russel (Morte), Milo Manara (Desejo), Miguelanxo Prado (Sonho), Barron Storey (Desespero), Bill Sienkiewicz (Delirium), Glenn Fabry (Destruição) e Frank Quitely (Destino).

Eu particularmente amei a experiência de ler essa quadrinho, além da riqueza textual, o traço diferenciado de cada história e a maneira que o próprio desenho se relaciona com o personagem é incrível. Um exemplo claro disso, está no capítulo da Desespero, em que o traço é grotesco, desconexo e melancólico como o próprio sentimento de desespero, passando ao leitor a intensidade de cada página.

A apresentação que se tem dos personagens não é necessariamente “Fulano se originou de tal jeito”, e sim cada perpétuo na ativa. As que mais gostei foram a da Desejo, especialmente por causa da arte do Milo, e a da Desespero, pela intensidade e misto de emoções. Mas todas são muito ricas em significado, seja sobre a dores e falhas da humanidade ou sobre a personalidade de cada personagem.

Pra quem nunca leu nada da série do Sandman, e morre de vontade de ler, assim como eu, Noites sem Fim é uma ótima opção, tanto pelo preço, quanto por introduzir ao leitor cada Perpétuo, facilitando a assimilação na hora de ler a série principal. Quem não tem o hábito de ler HQ, só digo que está perdendo a oportunidade de ter uma obra de arte em mãos, a experiência visual é muito interessante e super recomendada.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/

thiagodss 08/08/2021

O universo de Sandman ficando cada vez mais denso. Muito bom conhecer mais da história dos perpétuos!

Everson Rodrigues 23/11/2015

Talvez não a melhor forma de começar a adentrar o universo, porém magnífica revisitação.
A HQ é uma alternativa para quem já é leitor de Sandman (ou para quem já ouviu falar e se interessou), e quer de novo se aventurar por esse universo único. Não é cara (20~30), se for comparada com as Edições Definitivas que estão à venda. Logo, muita gente procura. Contudo, a HQ pode exigir sim alguns conhecimentos prévios sobre o universo para não se tornar tão ilógica e, talvez, para quem é leitor iniciante isso seja ruim.

As histórias são curtas, porém todas são bem trabalhadas. Neil Gaiman não só explorou o lirismo já conhecido de suas tramas, mas também explicou alguns conceitos e mistérios e por isso nenhuma história passa despecebida, todas possuem algo a acrescentar ao universo de Sandman. O ponto alto, na minha opinião, acaba sendo o conto destinado ao Sonho, por coincidência.

O que mais chama atenção nessa revisitação são as ilustrações. A sacada dessa HQ é que as sete histórias são ilustradas por 7 grandes desenhistas (e desenhistas de diversos gêneros, diga-se de passagem). Então, é um grande presente pra quem é fã ver Desejo nos traços eróticos de Milo Manara. Ou ver uma história com Desespero no moldes modernos de colagens fotográficas de Dave Mckean.

No final das contas, é uma grande obra, pois o roteiro de Neil ainda possui bastante inventividade e somando isso ao fato de ser ilustrada por grandes desenhistas, a obra acaba sendo ainda mais grandiosa. Ótima revisitação e talvez uma iniciação de universo um pouco confusa para primeiros leitores de Sandman.

Beca 24/03/2018

HQ de respeito!
Meu primeiro livro relacionado a Sandman e, depois de muito tempo, a volta da minha leitura em HQ. Foi uma surpresa eu gostar tanto do livro, considerando o meu "preconceito" às HQ's, mas foi uma surpresa muito bem-vinda!

Noites Sem Fim conta histórias independentes e, ao menos tempo, relacionadas de alguma maneira.Leia com atenção e não subestime o formato. Fique atento às imagens, elas são complementares às palavras e igualmente importantes!! Vamos valorizar também o trabalho de nossos gloriosos ilustradores!

Morte, Destino, Sonho, Desespero ,Delirium, Destruição e Desejo.. Os Perpétuos! Não pense que são deuses. Deuses só existem se você acreditar neles. Eles são o que são e independem de sua crença. O que faz deles tão poderosos.

Os capítulos que mais gostei e mais me identifiquei foram o da Morte (velha companheira minha, irmã mais velha dos Perpétuos), o Sonho e o Desejo. Acho que isso diz muito sobre mim rs

Por fim, peço que leiam e o faça de coração aberto. Super vale a pena adentrar nesse mundo dos Perpétuos... Rumo à Saga 1 - Prelúdios e Noturnos.

Leitura fácil e gostosa. Imagens impactantes.

Ps.: esse livro é independente dos demais da saga, você pode ler ele a qualquer momento sem prejuízo de entendimento! =]

?.

Na Literatura Selvagem 26/10/2017

#LendoSandman Parte II - Sandman: noites sem fim
Enfim cheguei ao final da segunda parte do projeto de leitura #LendoSandman, organizado pela Raquel do Pipoca Musical... Noites sem fim encerra essa segunda fase e apesar de eu ter me atrasado no cronograma proposto, eis minhas impressões de leitura que compartilho com vocês...

A edição é composta de sete histórias curtas que são protagonizadas - cada uma - pelos Perpétuos, trazendo o traço de sete artistas diferentes para compor as ilustrações. Podemos encontrar nomes que vão de P. Craig Russell a Milo Manara... A primeira história tem como protagonista a Morte, chama-se Morte e Veneza. Já falei a respeito dela na resenha de Morte [encadernada], e você pode conferi-la aqui.

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/05/lendo-sandman-noites-sem-fim-final-do.html

Taverna 42 24/04/2017

Sandman, Noites Sem fim, de Neil Gaiman
Considero Sandman como o carro chefe de Neil Gaiman. Certamente é que proporcionou mais reconhecimento ao autor.

Tal sucesso não é sem razão. As histórias dos Perpétuos (como Sandman e seus irmãos são chamados) são carregadas de conteúdo filosófico, com narrativas que nos fazem pensar durante dias sobre determinados assuntos.

E com Noites sem Fim isso não poderia ser diferente. A obra conta com sete historias independentes, uma de cada irmão.

Iniciamos com Morte em Veneza, onde narra a história de uma criança que encontrou a personificação da Morte e, depois de anos, decidi voltar para encontrá-la.

O segundo conto tem a participação de Desejo, onde um pacto é firmado entre este Perpetuo e uma donzela, com o objetivo desta ter o amor do filho do chefe local.

O terceiro caso finalmente contamos com a participação de Sandman, também conhecido como Morpheus. Nosso querido Perpetuo é participante de uma assembleia interplanetária e tem consigo uma (aparentemente) adorável companhia.

Quinze Retratos de Desespero é o nome da obra que conta com a participação de Desespero. Aqui temos quinze quadros que tentam (e conseguem com sucesso) retratar as mais variadas formas de desespero e agonia. A obra é interessante, tendo em vista que ao mesmo tempo que você quer evitar os retratos por contada aflição, você também quer lê-la novamente para poder compreender melhor cada retrato.

Delírio está presa e necessita de ajuda. Seus heróis são cinco deficientes mentais. Esse é o conteúdo de Adentrando, o quinto conto de Noites sem Fim.

O antepenúltimo conto da Obra conta com o Perpetuo Destruição. Em uma ilha qualquer está acontecendo uma escavação arqueológica, contudo, o que encontram é algo muito mais interessante (e curioso) do que artefatos do passado.

Por fim, temos a presença de Destino, o meu Perpetuo favorito. Aqui não temos uma história propriamente dita, mas sim o personagem andando ao longo do seu Jardim nos (re) apresentando esse mundo magnifico criado por Neil Gaiman.

O mais interessante e o que considero como ponto positivo de Noites sem Fim é a técnica do “não fale, mostre”, que foi aplicada de forma excelente. Dessa forma, temos a oportunidade de conhecer e acompanhar de perto cada Perpetuo.

site: www.taverna42.wordpress.com